Os humanos têm domesticado e mantido os cães desde épocas pré-históricas devido a suas vantagens como um protetor e como uma companhia. Os humanos também têm seletivamente criado cães domesticados por milênios até eventualmente ter criado as raças que são conhecidas atualmente. Mas existe cães mais forte que o Pitbull, uma raça conhecida pela sua incansável força.
A seleção de certos traços genéticos no processo de reprodução levou às raças que são agora mais rápidas do que antes, e mais ágeis, claro, mais fortes do que antes. Nesta seleção estão em destaque as 10 raças de cães mais fortes do mundo.
Ao longo da história, a importância do cachorro e prevalência como um guarda e protetor de seu mestre criou a motivação para produzir as raças de cães mais fortes para proteção, mas também para que essa raça seja facilmente domesticada e obediente.
Pastor-alemão
Inteligente, leal e fácil de treinar, o pastor-alemão tem sido por muito tempo o cachorro de trabalho favorecido de aplicação da lei e empresas de segurança. Embora o pastor-alemão não seja tão grande comparado com outros cães na seleção, sua velocidade e agilidade, combinadas com força de mordida de 107.9 kg faz deles oponente formidável para aqueles que enxerga como uma ameaça.
Husky siberiano
Imensamente forte e criado para ser resiliente às temperaturas de extremo frio, o husky siberiano é um cão de trabalho ideal que fez os exploradores pioneiros das regiões polares capazes de sobreviver e viajar. O husky tem uma força de mordida de mais de 145.1 kg e eles comumente vivem por mais de 15 anos, apesar de seu tamanho grande. Embora o husky seja apenas de altura média, normalmente cresce mais de 50.8 cm, sua estrutura acumulada de músculo pode facilmente pesar mais de 27.2 kg.
Buldogue americano
O buldogue americano é um cão musculoso e bem desenvolvido, e é um dos cachorros mais comumente usados nos Estados Unidos. E são confiantes com um temperamento altamente social e tendem a se unir fortemente com seus donos. Como um cão de trabalho, o buldogue americano pode ser um impedimento formidável com uma natureza ferozmente agressiva para aqueles que enxerga como uma ameaça, e embala uma força de mordida de mais de 136 kg.
Mabeco
Embora seja um canino, é de um ramo da espécie que tem menos dedos e dentes. Embora menor do que muitas outras raças, os instintos de caça do mabeco fazem um predador natural para o antílope e outros rebanhos africanos, principalmente devido a sua capacidade de alcançar sua presa em velocidades de até 41 km/h, e manter a perseguição por até uma hora se for necessário.
Cão-lobo
O cão-lobo pode ser uma das raças mais perigosas na seleção, principalmente devido a sua herança de instintos selvagens de seus antecessores menos domesticados. A raça comumente cresce a uma altura de mais de 76.2 cm, e muitas vezes, pesa em excesso de 54.4 kg, mas com uma força de mordida de mais de 181.4 kg, uma das raças de cães com as mordidas mais fortes. Ele é um nascido natural assassino e perigoso se não domesticado no início da vida.
São-bernardo
O são-bernardo é mais conhecido como uma companhia leal e pet perfeito para ter ao redor das crianças, mas as características gentis da raça apenas mascaram sua imensa força física. O são-bernardo pode crescer até mais de 76.2 cm e não é incomum para os maiores machos pesar em excesso de incríveis 136 kg. Ele também aparece na lista das maiores raças de cães do mundo.
Rottweiler
Esta raça é conhecida por sua inteligencia, lealdade, obediência e bom temperamento. A raça é embalada com músculo, é rápida, ágil e também tem uma força de mordida de mais de 145.1 kg. O Rottweiler pode atingir uma altura de até 68.5 cm até o ombro e os machos maiores atingirão um peso em excesso de 58.9 kg de músculo sólido.
Dogue alemão
O dogue alemão é geralmente reconhecido como um dos mais altos, se não o mais alto de todas as raças de cão. O cachorro mais alto já registrado foi um dogue alemão que media 111.7 cm de altura ao seu ombro, e bem mais de 2.1 metros quando ficava em suas patas traseiras. A raça se tornou conhecida como um gigante gentil das raças de cão, devido a sua natureza amigável e apreciação da afeição física.
Mastim inglês
Há muitos tipos diferentes de mastim. Os maiores machos crescerão mais de 76.2 cm de altura e podem pesar tanto quanto 113.3 kg. Além de seu tamanho imenso, o mastim inglês é notável por sua cabeça enorme, que sempre tem uma máscara preta, e seu corpo muscular resistente, o que contribui para seu grande peso, e uma força de mordida de mais de 249.4 kg.
Mas felizmente o mastim inglês é também conhecido por sua gentileza, lealdade e facilidade de domesticação, mas devido ao seu tamanho físico, e excesso de energia, é mais adequado para áreas rurais e de campo.
Kangal
Mesmo entre todos os cães anteriores e suas forças físicas enormes, há uma raça que se destaca em termos de peso, tamanho, agilidade, e agressividade natural para os predadores, e é o Kangal. O Kangal, que pode crescer até 86.3 cm em altura ao ombro, e pesar até 81.6 kg é tipicamente usado como proteção contra lobos, chacais e até ursos na Turquia, e é até forte o suficiente para grandes felinos como chitas e leões.