Nos siga nas redes sociais

Animais

Top 10 maiores baleias do mundo

As baleias são criaturas altamente inteligentes e mais amistosas dos animais marinhos. Apesar de seu tamanho enorme, são improváveis a atacar seres humanos, mas sua simpatia muitas vezes as coloca em problemas, já que podem ser facilmente capturadas por pescadores de baleia, que as caçam por sua gordura e carne.

A indústria de baleias pode em muitas formas ser vista como uma tragédia do homem, já que as baleias estão entre os animais mais graciosos e bonitos do planeta. Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores baleias do mundo.

10°

Baleia Narval

Baleia Narval entre as maiores baleias do mundo
A baleia narval ganhou seu apelido de “unicórnio”, por causa do dente do macho que é canino único, saliente e cravado. Este dente pode medir até 3 metros, metade do comprimento de um corpo do adulto totalmente desenvolvido, de 6 metros. Estas baleias são encontradas em águas canadenses e ao redor da Groenlândia, e pesam mais de 1.5 toneladas, sendo décima posição nesta seleção, das 10 maiores baleias do mundo.

Baleia Beluga

Baleia Beluga entre as maiores baleias do mundo
As baleias beluga são encontradas no Ártico e mares ao redor da Rússia, Groenlândia, e América do Norte. Elas crescem até 5.4 metros, e pesam 1.5 toneladas. E são inaptas de todas as baleias, já que entre 40 a 50 por cento de seu peso corporal é pura gordura. Elas comem peixes, crustáceos e larvas.

Baleia Minke

Baleia Minke entre as maiores baleias do mundo
Esta baleia é menos conhecida do que algumas das outras e cresce até 7.3 metros de comprimento, pesando 10 toneladas. As baleias minke são pretas, cinzas e roxas em coloração, e são facilmente diferenciadas por sua faixa branca em cada nadadeira. As baleias minke são encontradas no hemisfério norte e normalmente vivem para entre 30 e 50 anos, embora algumas são conhecidas por viver até 60 anos de idade.

Orca

orca entre as maiores baleias do mundo
Elas são muito inteligentes e fáceis de treinar, que é o motivo de serem muitas vezes as atrações estrelas em apresentações aquáticas. Facilmente diferenciadas por sua aparência de preto e branco, elas crescem até 10 metros em comprimento e pesam até 10 toneladas. E são encontradas em todos os oceanos e mares, mas principalmente em águas frias.

Baleia Jubarte

Baleia Jubarte entre as maiores baleias do mundo
Como a orca, esta é uma espécie muito conhecida de baleia, já que é a baleia que os turistas mais freqüentemente observam quando vão às viagens para assistir estes animais. É uma das baleias mais lentas ao redor, que é o motivo de os barcos poderem chegar tão perto.

Elas atingem até 15.8 metros em comprimento, pesando até 40 toneladas. E são encontradas em todos os oceanos do mundo, e no verão elas deixam as águas árticas para migrar aos locais mais quentes de alimentação próximos ao Equador.

Baleia-da-Groenlândia

Baleia-da-Groenlandia entre as maiores baleias do mundo
Estas baleias crescem até aproximadamente 20.11 metros em comprimento, e podem pesar até 74 toneladas. Elas são encontradas principalmente nas águas árticas e sub-árticas. Sua cabeça em forma de curva leva 40 por cento de seu comprimento de corpo, e sua boca enorme é arqueada. Elas se alimentam de plâncton, e krill e também pegam presa do lodo no solo oceânico.

Cachalote

Cachalote entre as maiores baleias do mundo
Esta é a maior das baleias com dente e seu nome vem do líquido ceroso encontrado em sua cabeça enorme. Ela cresce até 20.4 metros, e na fase adulta pesa aproximadamente 60 toneladas. Ela é conhecida por ter o maior cérebro de qualquer animal do mundo e é o mamífero de mergulho mais profundo. Estas baleias podem ser encontradas nas águas antárticas e sua dieta principal é de lula gigante.

Baleia-Franca

Baleia-da-franca entre as maiores baleias do mundo
Esta é uma das criaturas mais feias do planeta com uma cabeça bulbosa enorme, que é geralmente coberta em calos, cracas, larvas e piolho de baleia. As baleias-francas são também a espécie de baleia mais rara e mais ameaçada de extinção, o que é lamentável, pois as baleias são um dos animais mais fantásticos do mundo. Elas crescem até 24.3 metros de comprimento e pesam 100 toneladas, porque elas têm um conteúdo de gordura extremamente alto, sendo a baleia-franca terceira posição nesta seleção, das 10 maiores baleias do mundo.

Baleia-Comum

Baleia-Comum entre as maiores baleias do mundo
A baleia-comum é também uma espécie ameaçada de extinção devido às práticas de caça comercial. Conhecidas como galgo do mar, elas crescem até 27.4 metros de comprimento e pesam 74 toneladas. Elas costumavam habitar o Hemisfério Sul, mas quase 750.000 delas foram mortas entre 1904 e 1979, assim elas são raramente vistas ali agora, e são principalmente encontradas nos oceanos do Atlântico Norte e Pacífico Norte, infelizmente um fascinante animal que se encontra ameaçado de extinção.

Baleia Azul

Baleia-azul entre as maiores baleias do mundo
Não apenas a baleia azul é de longe a maior baleia, também é o maior animal do planeta crescendo até 30.4 metros e pesando 150 toneladas. A língua da baleia azul sozinha pesa tanto quanto um elefante, e o coração tanto quanto um automóvel.

A baleia azul tem sido uma espécie ameaçada de extinção desde os anos 1960 e acredita-se que haja apenas 5.000 a 12.000 restantes no mundo todo. Elas nadam em uma média de 8 km/h, mas podem acelerar a 32.1 km/h quando precisam, e elas comem de 4 a 8 toneladas de krill a cada dia.

7 Comentários

7 Comentários

  1. Renan Guilherme

    25 de setembro de 2018 ás 6:11

    Orcas não são baleias.

  2. Nathan

    6 de setembro de 2018 ás 17:54

    Cara eu vi a imagem de uma baleia, uma foto que tinha sido tirada por um drone ou helicóptero, não sei, mas tinha um barco pequeno com 2 pessoas, e cara, ela era imensa dava o tamanho de 8 barcos no mínimo.
    Eu acho esses animais simplesmente incríveis

  3. Rodrigo

    29 de agosto de 2018 ás 20:09

    Sempre acreditei que a maior baleia fosse o Tubarão Baleia.

    • Henrique

      1 de setembro de 2018 ás 10:29

      O tubarão-baleia é um peixe, o maior… E não um cetáceo (mamífero marinho). A orca já é um cetáceo, mas não é uma baleia.

  4. Leonardo

    29 de agosto de 2018 ás 11:48

    OBS: As Orcas não chegam nem perto de 19 metros, e sim em torno de 7/8/9 metros.

    • Lucas Gomes

      29 de agosto de 2018 ás 21:41

      É, não prestaram atenção pra corrigir isso

    • Adriano S. Lucas

      30 de agosto de 2018 ás 12:34

      Obrigado pela sua contribuição. Foi corrigido.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos