Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países com maior população negra fora da África

Top 10 países com maior população negra fora da África

Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente negro, porém há também afrodescentes que nasceram em toda parte do mundo. Prova disto, você confere nesta seleção dos 10 países com maior população negra fora da África.
No futuro próximo, a população africana aumentará, atingindo em torno de 40% da população mundial até o final deste século. A seleção é criada usando como fonte dados de Institute for Cultural Diplomacy sobre diáspora África no mundo.

10°

Cuba – População Negra 1.126.894

cuba entre os países com maior população negra fora da África
Em 2012, o Censo mostrou que as pessoas negras constituíam 9.26% da população total. Os africanos chegaram à Cuba durante o século 16 e 17, quando o país era uma colônia espanhola.
Atualmente, os negros vivendo em Cuba enfrentam diferentes formas de discriminação, desde sub-representação na política, academia, setor privado à elevada taxa de desemprego e pobreza, e Cuba é décima posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.

Reino Unido – População Negra 2.015.400

reino unido  entre os países com maior população negra fora da África
As comunidades negras e de minorias étnicas têm aumentado desde a década passada no Reino Unido e continuará a subir, por isso em 2050, um terço da população do Reino Unido pertencerá a estes grupos.

Venezuela – População Negra 2.641.481 – 6.999.926

venezuela  entre os países com maior população negra fora da África
Embora haja uma impressão geral que não há racismo na Venezuela, a discriminação predominante das pessoas com base em sua cor de pele prova o oposto. Como em outros países da seleção, os afro-descendentes são sub-representados em estruturas de poder. Nos últimos anos, Hugo Chávez, o ex-presidente que morreu em 2013, tentou mitigar os efeitos da discriminação.

Jamaica – População Negra 2.731.419

jamaica  entre os países com maior população negra fora da África
Com quase 3 milhões de residentes com origem africana, a Jamaica é um dos 3 países na seleção em que a população negra representa a maioria. Os africanos chegaram à ilha durante o governo espanhol e inglês como escravos, e a Jamaica é sétima posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.

França – População Negra, em torno de 5.000.000

frança  entre os países com maior população negra fora da África
A França proíbe pesquisas de dados sobre raça dos residentes, etnia e religião, que é a razão de não haver registros oficiais sobre o número exato de pessoas negras vivendo no país.
Os negros vivendo na França têm origem africana ou do Caribe. A comunidade negra no país tem enfrentado décadas de discriminação e marginalização, e nos últimos anos, manifestou sua revolta através de uma série de incidentes violentos nas ruas de Paris.

República Dominicana – População Negra 7.985.991

dominicana  entre os países com maior população negra fora da África
Os termos, negro, comunidade negra, e cultura negra são raramente usados, já que a maioria dos moradores insiste em suas raízes européias e indianas. As razões que explicam dominicanos negligenciar sua herança africana podem ser rastreadas até os tempos da colonização quando os europeus brancos eram superiores e como tal objeto desejável de identificação.

Haiti – População Negra 8.701.439

haiti  entre os países com maior população negra fora da África
A população negra, que é estimada em torno de 9 milhões, respondem por 95% da população total. O país é o primeiro no hemisfério ocidental que aboliu a escravidão e que elegeu líder negro.
Jean-Jacques Dessalines, que liderou a revolução dos escravos contra colonizadores, derrotou as tropas francesas, que permitiu o Haiti a declarar independência em primeiro de janeiro do ano 1804, que é atualmente celebrado como Dia da Independência. Atualmente, o Haiti é um dos países mais pobres do mundo.

Colômbia – População Negra 9.452.872

colombia  entre os países com maior população negra fora da África
No país, cuja história recente tem sido marcada pelos conflitos armados, comunidades indígenas e afro, sofreram mais. Mais de um terço das pessoas deslocadas na Colômbia fugiram da Costa do Pacífico, que é principalmente habitado por estes 2 grupos.
Embora constituam grande porcentagem da população, os colombianos com raízes africanas têm lutado contra diferentes formas de discriminação, a pobreza aguda e violência, sendo a Colômbia terceira posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.

Estados Unidos – População Negra 38.499.304

estados unidos  entre os países com maior população negra fora da África
Atualmente, em torno de 38 e meio milhões de pessoas negras vivem nos Estados Unidos, que representam 12.61% da população total. Estima-se que até 2060, a população negra nos Estados Unidos atingirá 74.5 milhões.
Em comparação com os brancos, a comunidade negra ganha muito menos, enfrenta taxas de desemprego maiores e riscos de pobreza, tem menores realizações educacionais e cuidados médicos mais pobres.
Além disso, a violência policial contra os negros tem impulsionado uma série de protestos em toda a América. No ano de 2015, 6.46 negros por milhão foram mortos pela polícia, comparado com 2.71 brancos, e 3.06 latinos.

Brasil – População Negra 85.783.143

brasil  entre os países com maior população negra fora da África
Com quase 86 milhões de residentes com origens africanas, o Brasil classifica como líder nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
Como nos Estados Unidos, a comunidade negra no Brasil é muitas vezes sujeita à violência policial. Além disso, os dados mostram que a maioria das vítimas de homicídio é afro-brasileira, enquanto os adolescentes afro são 3 vezes mais propensos a serem mortos em comparação com seus pares brancos.

Veja também:

ovelhas entre as maiores populacoes de mamiferos do mundo

Top 10 maiores populações de mamíferos do mundo

Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores populações de mamíferos do mundo. Para estimativas …

32 Comentários

  1. Não imaginei que fossem tantos negros assim.
    Estou boquiaberto.

  2. Fabio Silva de Lima

    O Brasil é um país altamente miscigenado não existe pessoas 100& brancas e 100% negras

  3. Fabio Silva de Lima

    No Brasil infelizmente existem muitos negros racistas que não gostam de assumir suas verdadeiras origens

  4. Fabio Silva de Lima

    O Brasil é um país altamente miscigenado,tem inumeras pessoas brancas e negras que não são 100% brancas e negras,brancos e negros puros nesse país quase que não existe,tem pessoas muitos brancas com características extremamente européias que as vezes não são totalmente da origem européia pode ter indios e negros em algum grau distante da família como os avós,bisavós e tataravos,existe sim uma forte predominância européia na familía que as vezes faz com que a pessoa venha herdar os fenótipos da própria raça.Assim como tem muitas pessoas negras que não são 100% negras porque tem pessoas de outras origens na linhagem de seus avós e bisavos.Por isso que eu falo tem muitas pessoas de pele branca no Brasil com sangue africano e indígena,assim como tem muitos negros com sangue indígena e europeu

  5. Nunca vou entender porque branco com negro dá sempre negro. O negro é tão poderoso que suplanta e anula o branco, é isso? Café com leite vira café?

  6. Vocês não computaram a Índia.que e a maior nação com negros fora da Africa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *