Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 cachoeiras mais altas do Brasil

Top 10 cachoeiras mais altas do Brasil

O Brasil apresenta território continental cheio de belezas naturais, sem contar diversos tipos de biomas, sendo local privilegiado aos turistas que apreciam as cachoeiras.

Algumas cachoeiras, espalhadas por praticamente o país todo, se destacam por cenário em meio a maior floresta tropical do planeta. Há cachoeiras ainda que impressionem por volume de água. Nesta seleção estão em destaque as 10 cachoeiras mais altas do Brasil.

De modo histórico, o Brasil é considerado nação com maior potencial do planeta nos atrativos naturais ao turismo. E, se caracteriza referência internacional em segmento turismo aventureiro.

10°

Cascata do Caracol, Rio Grande do Sul – 131 metros

Cascata do Caracol entre as maiores cachoeiras do brasil
A Cascata do Caracol, com seus 131 metros, tem localização no Parque do Caracol, Canela, sendo a mais popular do Rio Grande do Sul. O elevador panorâmico e o mirante são incríveis para bater fotos, no entanto, para observar a cachoeira de perto, é necessário encarar a escada que apresenta 750 degraus.

Boca da Onça, Mato Grosso do Sul – 157 metros

boca da onca entre as maiores cachoeiras do brasil
Em Bonito, a Boca da Onça, com seus 157 metros é a cachoeira mais alta em relação ao estado de Mato Grosso do Sul. É realizado acesso pela trilha com 4 km que percorre 10 cachoeiras, somente 3 são adequadas ao banho.

Salto do Itiquira, Goiás – 168 metros

salto do itiquira entre as maiores cachoeiras do brasil
Localizado a aproximadamente 120 km de Brasília, esta cachoeira tem acesso fácil, através da trilha pavimentada. É oferecida pela estrutura banheiros, estacionamento, restaurante, parque para crianças, e áreas ao banho ao longo do rio. Salto do Itiquira fica no parque municipal em Formosa, Goiás. Percorrer a pé até a cachoeira tem ao máximo 15 minutos de duração, e no trajeto se pode apreciar os pássaros, a mata e os animais silvestres.

Cachoeira da Água Branca, São Paulo – 180 metros

agua branca entre as cachoeiras mais altas do brasil
A Cachoeira da Água Branca fica no Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba, São Paulo, e se destaca em sétima posição na seleção, das 10 cachoeiras mais altas do Brasil, com seus 180 metros.

Cachoeira Casca D’Anta, Minas Gerais – 186 metros

Casca DAnta entre as cachoeiras mais altas do brasil

A localização da Cachoeira Casca D’Anta é na Serra da Canastra, Minas Gerais. Trata-se de lugar muito interessante para visitar. Na realidade, a serra toda é local fantástico para conhecer.

 

Salto São Francisco, Paraná – 196 metros

Salto Sao Francisco entre as cachoeiras mais altas do brasil
É a cachoeira mais alta da região de Prudentópolis, Paraná. Existe um mirante para ver a queda que corresponde a impressionantes 196 metros, sendo Salto São Francisco quinta posição nesta seleção, das 10 cachoeiras mais altas do Brasil.

Localizado no mesmo estado em que estão as populares Cataratas do Iguaçu, esta queda d’água encanta os turistas do mundo inteiro. Para chegada em trilha que leva para a cachoeira, é essencial se preparar à travessia de carro por estrada de terra.

 

Cachoeirão, Bahia – 270 metros

Cachoeirao entre as cachoeiras mais altas do brasil
O Cachoeirão fica no Vale do Pati, Chapada Diamantina. O nome vem das muitas quedas brotando do paredão em meia-lua, a formar uma real cortina d’água. A trilha demanda 6 horas caminhando com grau de dificuldade médio. O acesso é por estrada de terra que aponta para Guiné. Trata-se de uma das atrações da travessia do Vale do Pati.

 

Cachoeira do Tabuleiro, Minas Gerais – 273 metros

Cachoeira do Tabuleiro entre as cachoeiras mais altas do brasil
Fica localizada em Conceição do Mato Dentro, estado de Minas Gerais, sendo uma das mais bonitas do Brasil. A água serpenteia pelos 273 metros à chegada em poço como spray. As trilhas que levam até a cachoeira são difíceis e perigosas, e é indicado contratar o guia para realizar o passeio.

Esta é a cachoeira mais alta de Minas Gerais, e a queda d’água é respeitada como uma das 7 maravilhas da Estrada Real e faz reunião em seu entorno das cachoeiras de tamanho menor, e de lagos, sem contar o enorme poço cercado dos paredões de rochas.

A cachoeira, com localização em distrito de Tabuleiro, com distância de 19 km da cidade. É necessário, a partir do povoado, fazer caminhada de aproximadamente uma hora e meia à chegada do local. O município de Conceição do Mato Dentro, lugar em que fica Tabuleiro, apresenta também várias mais opções de ecoturismo, com cachoeiras e trilhas.

Cachoeira do El Dorado, Amazonas – 353 metros

Cachoeira do El Dorado entre as cachoeiras mais altas do brasil
Com localização em Serra do Curupira, Amazonas, e é segunda posição nesta seleção, das 10 cachoeiras mais altas do Brasil, com impressionantes 353 metros.

Cachoeira da Fumaça, Bahia – 380 metros

Cachoeira da Fumaca entre as cachoeiras mais altas do brasil
Trata-se de uma das atrações de maior procura da Chapada Diamantina, estado da Bahia, com seus 380 metros. A cortina de água fina que despenca pela abertura do paredão segue “a dançar”, conforme o vento, até a chegada ao solo, como garoa fina.

O lugar é um dos pontos de maior visita do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para chegada ali, é necessário andar 6 km e há possibilidade de contratar guias no começo de trilha. De modo a conhecer a Cachoeira da Fumaça, existe opção de hospedagem em Vale do Capão.

Mais uma opção para se hospedar é o município de Lençóis, sendo mais distante em comparação com Vale do Capão, 70 km a partir do começo de trilha, no entanto, com infraestrutura de hospedagem e serviços superior. Cachoeira da Fumaça é posição líder nesta seleção, das 10 cachoeiras mais altas do Brasil, com seus fantásticos 380 metros.

Veja também:

Majorelle Garden 2 entre os jardins mais bonitos do mundo

Top 10 jardins mais bonitos do mundo

Não há dúvida que todos se sentem revigorados sempre que escutam a palavra jardim, já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *