Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 oceanos e mares mais profundos do mundo

Top 10 oceanos e mares mais profundos do mundo

Nesta seleção estão em destaque os 10 oceanos e mares mais profundos do mundo. Os oceanos e mares são sempre fascinantes e maravilhosos. Eles oferecem um alívio aos olhos das pessoas com seus tamanhos imensos, águas claras brilhantes e de enorme beleza.

Mas ao mesmo tempo, também dão um exemplo da força da natureza e faz as pessoas perceberem que o homem não pode ser mais forte do que a natureza. Os oceanos são tão profundos que podem engolir qualquer estrutura feita pelo homem com facilidade.

10°

Mar Negro

Mar Negro entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Mar Negro apresenta profundidade de 1190 metros. Este mar cobre uma área de 436.400 km², sem considerar o Mar de Azov. O Mar Negro é décima posição nesta seleção, dos 10 oceanos e mares mais profundos do mundo.

Mar da China Meridional

Mar da China Meridional entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Mar da China Meridional faz parte do Oceano Pacífico e tem uma profundidade média de 1.463 metros, com uma área que abrange mais de 3.500.000 km². Há mais de 200 ilhas e recifes neste mar.

Mar de Bering

mar de bering entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Mar de Bering tem profundidade média de 1491 metros e esse mar profundo abriga os maiores nomes submarinos do mundo como ‘Zhemchug Canyon’. Este mar é lar para algumas das mais exóticas espécies selvagens e marinhas como o leão marinho, e também urso polar.

Mar Mediterrâneo

mar mediterraneo entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Mar Mediterrâneo tem uma profundidade média de em torno de 1501 metros e o ponto mais profundo neste corpo de água é conhecido como ‘Calypso Deep’ que tem profundidade de 5627 metros. Facilmente reconhecido por suas águas de coloração azul profundo escuro, o Mar Mediterrâneo é lar para muitos peixes exóticos e corais. Este mar faz seu lugar entre os 2 grandes continentes da África e Europa, pelo que tem este nome.

Golfo do México

Golfo do Mexico entre oceanos e mares mais profundos do mundo

O Golfo do México tem em torno de 1614 metros e é também o nono maior corpo de água do mundo. O ponto mais profundo no Golfo do México é o ‘Sigsbee Deep’, que tem 4384 metros de profundidade.

Mar do Japão

mar do japao entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Mar do Japão tem uma profundidade média de 1666 metros e é muito similar ao Mar Mediterrâneo. O Mar do Japão é conectado com outros mares pelo Estreito da Tartária, Estreito de Tsugaru, Estreitos de Kanmon, Estreito La Perouse e Estreito da Coréia. Este mar é muito calmo e não vivencia muitas diferenças no terreno subaquático e, portanto, a profundidade deste mar é constante e muito menos perturbada.

Mar do Caribe

mar do caribe entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Mar do Caribe lindamente azul tem uma profundidade média de 2575 metros e é localizado no Oceano Atlântico. É também um dos maiores mares de água salgada do mundo que abrange uma área de 2.754.000 km².

O ponto mais profundo no Mar do Caribe é Cavman Trough que tem 7686 metros de profundidade. A trincheira hispaniola e a Trincheira de Porto Rico do Mar do Caribe são muito famosas. Este mar profundo abriga algumas das espécies de vida marinha mais raras e exóticas do mundo.

Oceano Atlântico

oceano atlantico entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Oceano Atlântico, que fica em terceira posição nesta seleção, dos 10 oceanos e mares mais profundos do mundo, apresenta 3575 metros de profundidade. É também o segundo maior em relação à divisão oceânica que tem uma área medindo 106.400.000 km². O ponto mais profundo no Oceano Atlântico é ‘Puerto Rico Trench’, que tem 8605 metros de profundidade.

O Oceano Atlântico é o oceano mais novo depois do Oceano Índico comparado com outros grandes oceanos do planeta. O mar do Atlântico é conhecido a ter muitos obstáculos, especialmente icebergs e até o grande e real navio Titanic afundou no Atlântico, este navio famoso mundialmente, inclusive pelo filme de sucesso que retratou seu fim.

Oceano Índico

oceano indico entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Oceano Índico é o segundo oceano mais profundo do mundo com profundidade média de 3840 metros e o volume de seu corpo de água massivo é de 292.131.000 quilômetros cúbicos. É também o oceano mais quente do mundo e apesar de ser o segundo mais profundo oceano, é o mais novo oceano formado entre todos os outros importantes do mundo.

O oceano é abundante com grande variedade de espécies marinhas e é famoso por sua beleza e diferentes tons de águas azuis, especialmente quando visto com uma visão aérea, sendo o Oceano Índico segunda posição nesta seleção, dos 10 oceanos e mares mais profundos do mundo.

Oceano Pacífico

oceano pacifico entre oceanos e mares mais profundos do mundo
O Oceano Pacífico é posição líder nesta seleção, dos 10 oceanos e mares mais profundos do mundo, e tem uma profundidade média de 3939 metros com a área de divisão oceânica mundial de 169.2 milhões de quilômetros quadrados. Atualmente é o maior oceano do mundo.

A Trincheira Mariana é a área mais profunda do Oceano Pacífico que tem em torno de 10.911 metros de profundidade no Mar Azul. O Oceano Pacífico também tem o maior número de montes submarinos, que são cadeias de montanhas submersas sob o mar. O famoso montante subaquático conhecido como ‘Ring of Fire’ formado após uma erupção vulcânica é também submergido sob este oceano profundo.

Postado por Adriano S. Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

ondas entre as fontes alternativas de energia renováveis

Top 10 fontes alternativas de energia renováveis

A energia usada vem de fontes diversas. As fontes não renováveis, como combustíveis fósseis, são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *