Nos siga nas redes sociais

Natureza

Top 10 maiores erupções vulcânicas da história

Publicado

em

A história já presenciou e relata as maiores erupções de vulcões. O poder de tais erupções é medido usando o Índice de Explosividade Vulcânica, IEV, um sistema de classificação desenvolvido em 1980 que é algo parecido com a escala de magnitude de terremotos. A escala segue de 1 a 8, e cada IEV sucedendo é 10 vezes maior do que o último.

Não houve quaisquer vulcões IEV 8 nos últimos 10.000 anos, mas a história humana tem visto algumas erupções poderosas e devastadoras. Como é extremamente difícil para os cientistas serem capazes de classificar a força das erupções na mesma categoria IEV, são apresentados abaixo os 10 vulcões mais poderosos dentro dos últimos 4.000 anos, dentro dos registros humanos, primeiro em ordem de força, então dentro de cada categoria, com exceção de 1 vulcão que ocorreu há 640.000 anos atrás, com escala IEV 8.

10°

Krakatoa, 1883 – IEV 6

Krakatoa entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
Os rumores que precederam a erupção final de Krakatoa nas semanas e meses do verão de 1883, finalmente culminaram com uma explosão massiva em 26 e 27 de abril. A erupção explosiva deste estratovulcão, situado junto ao arco da ilha vulcânica na zona de subducção da placa indo-australiana, ejetou quantidades enormes de rocha, pó vulcânico e pedra-pomes a milhares de milhas.  A explosão também criou um tsunami, cujas alturas de onda máximas atingiram 40 metros e matou aproximadamente 34.000 pessoas.

Santa Maria Volcano, 1902 – IEV 6

Santa Maria entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
A erupção de Santa Maria em 1902 foi uma das maiores erupções do século 20. A violenta explosão na Guatemala veio após o vulcão ter permanecido em silêncio por mais ou menos 500 anos, e deixou uma cratera grande, quase 1.5 km de lado a lado, sobre o flanco sudoeste da montanha.

O vulcão simétrico, coberto por árvore, é parte de uma cadeia de estratovulcões que levantam junto à planície costal do Pacífico da Guatemala. E vivenciou atividade contínua desde sua última explosão, IEV 3, que ocorreu em 1922. Em 1929, Santa Maria jorrou um fluxo piroclástico ao seu redor, que reivindicou centenas de vidas e pode ter matado tanto quanto 5.000 pessoas.

Novarupta, 1912 – IEV 6

Novarupta entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
A erupção de Novarupta de uma cadeia de vulcões na Península do Alasca, parte do Anel de Fogo do Pacífico, foi a maior explosão vulcânica do século 20. A poderosa erupção enviou cúbicos de magma e pó vulcânico no ar por 12.5 quilômetros, que caiu e cobrir uma área de 7.800 km² em pó vulcânico, mais do que 0.3 m de profundidade.

Monte Pinatubo, 1991 – IEV 6

monte pinatubo entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
Um estratovulcão localizado em uma cadeia de vulcões em Luzon, Filipinas, criou junto a uma zona de subducção, a erupção cataclísmica de Pinatubo que foi uma erupção explosiva clássica. A erupção ejetou mais de 5 quilômetros cúbicos de material no ar e criou uma coluna de pó vulcânico que levantou 35 km na atmosfera.

Ilha Ambrym, 50 d.C – IEV 6+

ambrym entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
A ilha vulcânica de 665 km², parte da República de Vanuatu, uma nação pequena no sudoeste do Oceano Pacífico, presenciou uma das erupções mais impressionantes da história. A erupção enviou uma onda de pó vulcânico escaldante e poeira abaixo da montanha e formou uma caldeira de 12 km de extensão. O vulcão continuou a ser um dos mais ativos do mundo. Ele teve erupção mais 50 vezes desde 1774, e provou ser um vizinho perigoso para a população local.

Vulcão Ilopango, 450 d.C – IEV 6+

Ilopango entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
Esta montanha em está no centro de El Salvador, a apenas algumas milhas a leste da capital San Salvador. Ela vivenciou 2 erupções em sua história, a primeira erupção conhecida foi única. E cobriu muito do centro e parte ocidental de El Salvador com pedra-pomes e pó vulcânico, e destruiu as primeiras cidades maias, forçando os habitantes a fugir.

Monte Thera, aproximadamente 1610 a.C – IEV 7

Mount Thera entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
Os geólogos pensam que o vulcão das Ilhas Egéias, Thera, explodiu com a energia de várias bombas atômicas em uma fração de um segundo. Embora não haja registros escritos da erupção, os geólogos pensam que poderia ser a explosão mais forte já testemunhada.

A ilha anfitriã do vulcão, Santorini, parte de um arquipélago de ilhas vulcânicas na Grécia, tinha sido lar para membros da civilização miroana, embora haja algumas indicações que os habitantes da ilha suspeitavam que o vulcão fosse explodir, e evacuaram.

Vulcão Changbaishan, 1000 d.C – IEV 7

Changbaishan entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
Também conhecido como Vulcão Baitoushan, a erupção expeliu material vulcânico tão longe quanto o norte do Japão, uma distância de aproximadamente 1.200 km. A erupção também criou uma caldeira grande de quase 4.5 km e uma profundidade de quase 1 km no topo da montanha. É agora preenchido com as águas do lago Tianchi.

Monte Tambora, Ilha Sumbawa, Indonésia, 1815 – IEV 7

Mount Tambora entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
A explosão do Monte Tambora é a maior já registrada por humanos, classificando em 7 no índice, a segunda classificação maior no índice. O vulcão, que é ainda ativo, é um dos picos mais altos no arquipélago indonésio.

A erupção atingiu seu pico em abril de 1815, quando explodiu tão alto que foi escutada na Ilha de Sumatra, mais de 1930 km de distância. Em estudo sobre as mortes da erupção, foi estimada em 71.000 pessoas com as nuvens de pó vulcânico alcançando muitas ilhas.

Yellowstone, 640.000 anos atrás – IEV 8

Yellowstone entre as maiores erupcoes vulcanicas da historia
O Parque Nacional Yellowstone inteiro é um vulcão ativo ressoando abaixo dos pés dos visitantes. Ele teve erupção com força magnífica, as 3 erupções de magnitude 8 balançaram a área tão longe quanto 2.1 milhões de anos atrás, novamente em 1.2 milhões de anos atrás, e mais recentemente, 640.000 anos atrás.

Juntas, as 3 erupções catastróficas expeliram pós vulcânico e lava suficiente para preencher o Grand Canyon, segundo U.S. Geological Survey. O último do trio de erupções supervulcânicas criou a cratera enorme do parque, medindo 48 por 72 km. A chance de tal erupção supervulcânica acontecer novamente é em aproximadamente 700.000 anos.

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos