Ínicio » Canal » Top 10 maiores explosões já ocorridas

Top 10 maiores explosões já ocorridas

Uma explosão é um rápido aumento no volume e liberação de energia em uma maneira extrema, geralmente com a geração de altas temperaturas e a liberação de gases. Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores explosões já ocorridas no mundo.

As explosões, as naturais e as provocadas pelos homens, causaram terror durante séculos. Elas podem acabar com a vida na terra, por isso existe iniciativas para prever explosões naturais e medidas de segurança para prevenir as explosões causadas pelos homens. Na seqüência são apresentadas as explosões mais potentes que o mundo já viu, e que impressionam até os dias de hoje.

10°

Desastre de Texas City

desastre de texas city
Um incêndio a bordo do navio de carga SS Grandcamp atracado em Texas City em 1947, detonou 2,300 toneladas de nitrato de amônio, um composto usado em fertilizantes e altos explosivos. A explosão golpeou 2 aviões do céu e desencadeou uma reação em cadeia que detonou as refinarias nas proximidades, assim como um navio vizinho de carga carregando outras 1,000 toneladas de nitrato de amônio. O desastre matou aproximadamente 600 pessoas e feriu em torno de 3,500, e é geralmente considerado o pior acidente industrial na história dos Estados Unidos.

Explosão de Halifax

exposao de halifax entre as maiores explosoes ja ocorridas
Em 1917, um navio de carga francês totalmente carregado com explosivos para a Primeira Guerra Mundial acidentalmente colidiu com uma embarcação belga no porto de Halifax, Canadá. E explodiu com mais força do que qualquer explosão feita pelo homem antes disso, equivalente a aproximadamente 3 quilotons de TNT.

A explosão enviou uma pluma branca que ondulava a 6.100 metros acima da cidade e provocou um tsunami tão alto como 18 metros. Por cerca de 2 km em torno do centro de explosão, houve uma devastação total, e aproximadamente 2.000 pessoas foram mortas e 9.000 feridas.

Chernobyl

desastre de Chernobyl entre as maiores explosoes ja ocorridas
Em 1986, um reator nuclear explodiu em Chernobyl na Ucrânia, então parte da União Soviética. E foi o pior acidente nuclear na história. A explosão, que explodiu a tampa de 2.000 toneladas do reator, enviou 400 vezes mais precipitação radioativa do que a bomba de Hiroshima, contaminando mais de 200,000 quilômetros quadrados da Europa. Aproximadamente 600,000 pessoas foram expostas a altas doses de radiação, e mais de 350,000 pessoas tiveram que ser evacuadas das áreas contaminadas.

A experiencia Trinity

Trinity entre as maiores explosoes ja ocorridas

O primeiro teste de bomba atômica na história, denominada “a experiência”, foi detonada em Trinity Site próximo a Alamogordo, N.M., em 1945 conduzido pelos Estados unidos, explodindo com uma força de cerca de 20 quilotons de TNT. O cientista J. Robert Oppenheimer mais tarde disse que enquanto ele assistia o teste, ele pensou em uma linha da escritura hindu, Bhagavad Gita, “eu sou a morte, o destruidor dos mundos”.

As armas nucleares mais tarde terminaram a Segunda Guerra Mundial e iniciaram em décadas de medo da aniquilação nuclear. Os cientistas recentemente descobriram que civis no Novo México podem ter sido expostos a milhares de vezes o nível recomendado de radiação pública.

Explosão de Tunguska

tunguska entre as maiores explosoes ja ocorridas
A explosão misteriosa próximo a Podkamennaya Tunguska River em 1908 reduziu em torno de 2,000 quilômetros quadrados da floresta siberiana, uma área quase do tamanho de Tóquio. Os cientistas suspeitam que a explosão foi causada por um impacto cósmico de um asteróide ou cometa, talvez de 20 metros de diâmetro, e 185,000 toneladas métricas em massa. Estima-se que a energia da explosão seja de 5 a 30 megatons de TNT.

Monte Tambora

Tambora entre as maiores explosoes ja ocorridas
Em 1815, Monte Tambora na Indonésia explodiu com a força de aproximadamente 1,000 megatons de TNT, a maior erupção vulcânica na história registrada. A explosão lançou cerca de 140 bilhões de toneladas de magma e não apenas matou mais de 71.000 pessoas na ilha de Sumbawa e proximidades de Lombok, mas a cinza que lançou criou anomalias climáticas globais.

K-T Extinção do Cretáceo-Paleogeno

kt extincao entre as maiores explosoes ja ocorridas
A Era dos Dinossauros terminou em um cataclismo há cerca de 65 milhões de anos que matou aproximadamente metade de todas as espécies no planeta. Embora a pesquisa sugira que o planeta estava à beira de uma crise ambiental antes da extinção do Cretáceo-Terciário ou K-T, a palha que quebrou as costas do dinossauro é amplamente considerada um impacto cósmico com um asteróide ou cometa de cerca de 10 km de largura, explodindo com a força de aproximadamente 10,000 gigatons de TNT.

Cometa Shoemaker-Levy 9

Shoemaker-Levy 9 entre as maiores explosoes ja ocorridas
O cometa Shoemaker-Levy 9 colidiu espetacularmente com Júpiter em 1994. A atração gravitacional do gigante planeta rasgou o cometa em fragmentos de até 3 km de largura, e atingiram 60 km por segundo, resultando em 21 impactos visíveis.

A maior colisão criou uma bola de fogo que subiu em torno de 3,000 km acima das nuvens de Jovian, assim como um ponto escuro gigante maior que 12,000 km sobre, em torno do tamanho da Terra, e foi estimado a ter explodido com a força de 6,000 gigatons de TNT.

Supernova de 1006

Supernova 1006 entre as maiores explosoes ja ocorridas
Supernovas são estrelas que explodem, que muitas vezes superam brevemente galáxias inteiras. A supernova mais brilhante registrada na história foi avistada na constelação Lupus, na primavera de 1006. A explosão dourada extraordinária agora conhecida como SN 1006 ocorreu a aproximadamente 7,100 anos-luz em uma parte bastante próxima da galáxia, e foi brilhante o suficiente para lançar sombras e ler pela noite, permanecendo visível por meses durante o dia. O evento foi registrado por observadores da China, Japão, Iraque, Egito e Europa.

Explosão Mais Longe Registrada

GRB 090423 entre as maiores explosoes ja ocorridas
Explosões de raio gama são as explosões mais poderosas conhecidas no universo. A luz da explosão de raio gama mais distante já vista, denominada GRB 090423, levou cerca de 13 bilhões de anos-luz para chegar a terra.

Essa explosão, que durou apenas um pouco mais de um segundo, liberou cerca de 100 vezes mais energia do que o sol liberará em sua vida toda de 10 bilhões de anos. Provavelmente originada de uma estrela morrendo, 30 a 100 vezes maior do que o sol.

Veja também:

relatos entre as razões pelas quais Jesus Cristo nunca existiu

Top 10 razões pelas quais Jesus Cristo nunca existiu

A religião é uma das forças mais poderosas do planeta, porém duvidosa. Não há quaisquer …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *