Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores estados do Brasil

Top 10 maiores estados do Brasil

A República Federativa do Brasil é formada por 26 Estados, e 1 Distrito Federal, com distribuição em área de 8.514.876 km². Os estados constituem unidades de maior hierarquia no interior da organização político-administrativa do país; já o Distrito Federal é sede do Governo Federal.
Nesta seleção estão os 10 maiores estados do Brasil, segundo o critério extensão. A divisão política do território do Brasil foi determinada pela Constituição Federal de 1988. E a divisão dos 26 estados do Brasil e Distrito Federal é por 5 regiões, e são região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Se você esta procurando os maiores estados por população, clique aqui.

10°

Tocantins – 277.620 km²

tocantis um dos maiores estados do brasil
Tocantins está situado a sudeste da Região Norte, com limites definidos por Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, Bahia a sudeste, e Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste, e Pará a noroeste. O estado possui características climáticas e físicas da zona central do Brasil, e também da Amazônia. A economia do Tocantins tem base em comércio, agricultura, criações e pecuária.

Rio Grande do Sul – 282.062 km²

rio grande do sul
Este é o estado mais meridional do Brasil, e maior e mais populoso da região Sul. Rio Grande do Sul é quarto estado mais rico brasileiro, superado somente por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
E é classificado como o quinto mais populoso e terceiro em relação ao IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. A economia é baseada na agricultura, indústria e pecuária. E apresenta muitas opções de turismo.

Maranhão – 331.983 km²

estado do maranhao
O Maranhão é o único estado da região com porção de sua área coberta por floresta Amazônica, com importantes áreas de proteção ambiental; e no ano 1997, a capital São Luis foi declarada patrimônio histórico da humanidade, pela Unesco.
A economia é baseada na indústria, extrativismo, agricultura, serviços, pecuária. É destaque também pelo turismo religioso, cultural e ecológico, e apresenta o segundo maior litoral do Brasil.

Goiás – 340.086 km²

goias estaado
Goiás é o mais populoso da região centro oeste, com 43% da população, e o mais central no Brasil. A vegetação que predomina é definida por cerrado. E a economia tem base na indústria, pecuária, agricultura e comércio. A capital Goiânia detém 1 milhão de habitantes e as principais indústrias de transformação de Goiás.

Mato Grosso do Sul – 358.158 km²

mato grosso do sul

A economia do Mato Grosso do Sul tem base em pecuária, mineração, agricultura e indústria. A região econômica principal do estado é a do planalto da bacia do Paraná, com solos florestais e de terra roxa. A bebida típica do Mato Grosso do Sul, consumida em encontros de amigos, é o tereré, parecido com chimarrão, porém frio.

Bahia – 564.692 km²

bahia entre os maiores estados do brasil
Este é o estado mais populoso da região Nordeste, e é situado ao sul desta região, com divisa com 8 estados. A Bahia apresenta importante indústria petroquímica e possui a mais extensa faixa litorânea do país.
Em relação à economia, a Bahia é o sexto estado do Brasil em riqueza, com mais da metade das exportações do Nordeste. A economia é baseada em agropecuária, mineração, indústria, serviços e turismo.

Minas Gerais – 588.528 km²

minas gerais entre os maiores estados do brasil
Minas Gerais, situado na região sudeste, é o segundo estado mais populoso brasileiro, e apenas Belo Horizonte, capital, apresenta em torno de 5 milhões de habitantes na região metropolitana.
É o terceiro estado mais rico do Brasil, e em relação à economia, destacam-se agricultura, setor industrial e de serviços, e pecuária. Minas Gerais apresenta o terceiro maior parque industrial do país.

Mato Grosso – 903.357 km²

estado de mato grosso
Mato Grosso é situado a oeste da região Centro-Oeste; a maior parte do território tem ocupação pela Amazônia Legal. O estado possui como clima predominante o tropical super úmido de monção. A economia tem base na agricultura, mineração, indústria, e pecuária. E o estado é um dos principais produtores e exportadores de soja brasileiros.

Pará – 1.247.689 km²

para um dos maiores estados do brasil
Pará é situado no centro da região Norte, e iniciou a ser colonizado por portugueses no ano 1616. A economia tem base em agroindústria e mineração. E com a recente expansão da demanda pela cultura de soja pelo território brasileiro inteiro, a região sudoeste do Pará se transformou em nova área para proliferação desta atividade, pela rodovia Santarém-Cuiabá, BR-163.

Amazonas – 1.570.745 km²

amazonas um dos maiores estados do brasil
Amazonas é líder na seleção dos 10 maiores estados do Brasil, com um quarto do total de índios do país vivendo no estado, e sua cultura apresenta fortes influências indígenas e também nordestinas.
A economia do Amazonas tem base em extrativismo, mineração, indústria e pesca. O estado é o único do Brasil que apresenta indústria como foco da economia.
No ano 1967 foi criada a Zona Franca Manaus, para estímulo do desenvolvimento da indústria através de incentivos fiscais. Então, entre os anos de 1965 e 1975, a renda anual do estado teve crescimento de 147%. E a maior parte de transporte de indivíduos e cargas é realizada por rios Madeira, Amazonas e Negro.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Death Valley entre os pontos de terra mais baixos do mundo

Top 10 pontos de terra mais baixos do mundo

Nesta seleção estão em destaque os 10 pontos de terra mais baixos do mundo. Desconhecido …

31 Comentários

  1. claudiomar moreira dutra

    “…Cidade sol,com o céu sempre azul,meu coração que namora e te quer, tu és vitoria um sorriso de mulher” VIVER É VER VITORIA

  2. São paulo tem maior capital do pais mais o estado não e dos maiores o maranhao ja ultrapasou 7 milhões de habitantes no estado e sua capital sao luis 1,091,886 sao luis e uma ilha e a unica capital do Brasil fundada por franceses e onde se fala o melhor português do Brasil mesmo sendo do nordes Maranhão e tudo e sua capital sao luis e muito mais sao luis a unica cidade Brasileira que nao nasceu lusitana

  3. Meu Tocantins ..

  4. Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul em quesito economia faz tempo, sendo ele a quarta maior economia do país…
    atualize a lista

  5. Todos lindos e merecem respeito.

  6. Minas gerais! Belo horizonte tem maus cultura que o estado sao paulo!!eu acho que nos 10 mais ricos o Rio de Janeiro nao ta em 2 ele ta estragadoooo sem ofender os cariocas e o estado espirito santo ta melhor que o Rio de Janeiro etc……

  7. Amazonas o pulmão do mundo abraços!

  8. Minha Bahia é Linda!

  9. Meu Maranhão minha vida

  10. Meu Pará, sempre lindo!!

  11. Ufa meu Mato Grosso Do Sul sempre aparecendo!!! temos mais cultura que o estado de São Paulo!!

  12. E o meu Amazonas maior do que a Noruega,suíça,portugal,holanda, Islândia e Irlanda juntas e a minha linda Manauas

  13. O maior é o da igreja.

  14. o mais populoso e sao paulo e nao esta nos maiores em area territorial .

    • São Paulo e pequeno, Porem a capital e a mais conhecida de todo o nosso continente, A minha Bahia, e linda, tem a maior faixa litorania do país, O pólo petroquímico mais importante do Brasil, Sem contar , que foi onde chegaram os portugueses, Em 1808 A Bahia era chamada de Terra Da alegria, O sul da Bahia, é a região do Brasil que mais produz cacau, a Bahia e maior do que todos os paises da europa, e um estado onde tem mais concentração de turistas europeus, Salvador, é o simbolo do Brasil na europa, Principalmente em Portugal, e etc…

  15. MARANHÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! <3

  16. Iuhuuuu !!! Olha lá o meu Tocantins!

  17. O Brasil é Lindo menos, Amo meu País. O Amazonas Com sua área é maior que Muntos países por aí.

  18. JANE TADEU DA SILVA

    Rapaz como é lindo o nosso País, vendo essas imagens e tem que ser assim mesmo, mostrar o que tem de melhor,porque a pobreza gera pobreza, deixamos de ter a SÍNDROME DO VIRA LATA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *