Enquanto algumas coisas possam parecer ligadas às lendas, como as pessoas com pele azul, lobisomens, e vampiros, há algumas doenças que podem até fazer do impossível uma realidade. São doenças raríssimas, sendo ainda estudada pela medicina. Muitas, não há dados registrado de causa ou tratamento, muito menos cura. Nesta seleção estão em destaque as 10 doenças raras e exóticas, que fazem questionar a própria visão ao redor.
Elefantíase
Depois de escutar a denominação, não há surpresa de descobrir que a elefantíase é uma doença rara, esta em que partes do corpo se tornam ampliadas muito além do tamanho normal.
A doença geralmente afeta os membros, que podem inchar e ficar muito maior que tamanho normal, tornando inutilizáveis. Os vermes parasitas microscópicos que vivem na corrente sanguínea do hospedeiro são normalmente injetados pelos mosquitos quando eles mordem.
E os vermes vivem em um hospedeiro por muitos anos antes de os sintomas começarem a se manifestar. Mais de 40 milhões de pessoas foram diagnosticadas com casos graves desta doença, principalmente nos países de terceiro mundo.
Progeria
Esta doença provoca envelhecimento ocorrendo em ritmo extremo, deixando a maioria das pessoas que estão infectadas por isso mortas antes que cheguem à adolescência.
A doença é causada por uma mutação nos genes da pessoa e os sintomas incluem calvície prematura, ossos finos que dão aos doentes uma aparência esquelética, artrite, e até doenças cardíacas. Esta doença está entre as mais raras na seleção, com apenas 48 pessoas de 6 bilhões sofrendo da doença.
Síndrome do Lobisomem
Esta síndrome provoca crescimento do cabelo no rosto e outras regiões do corpo onde o cabelo normalmente não cresce. A doença faz a pessoa parecer como um lobisomem porque o cabelo cresce pelo rosto inteiro, deixando pouca ou nenhuma pele visível pelo denso crescimento.
Desde os anos 1800, as pessoas foram fascinadas com aqueles que tinham esta doença rara, e muitas das maiores trupes circenses durante os anos 1800 e 1900 apresentaram “estranhos” que tinham a síndrome do lobisomem.
Meta-hemoglobinemia
Outra doença ultra-rara, esta doença de pele deixou vários membros de uma família de Kentucky com a pele azul. A família vive ali desde a década de 1960 e se tornou famosa pela pigmentação única da pele.
Não ocorreram efeitos colaterais para a doença deles, mas muitos descendentes da família continuam a nascer com pigmentação da pele que causa a aparência azul ou até roxa.
Pica
Uma doença que é mais difundida e ainda tem cientistas enganados, pica é definida como “um apetite por substâncias que são em grande parte não-nutritivas”.
Isto significa que as pessoas que têm pica não desejam comer alimentação normal que apresenta a nutrição necessária para sobreviver. Eles têm um desejo incrível por comer coisas como a cola, sujeira e papel. Até agora, não há cura.
Síndrome do Vampiro
Não quer dizer que estas pessoas tenham uma sede desumana por sangue dos outros. Em vez disso, aqueles que sofrem da doença do vampiro têm que evitar a exposição ao sol ou então, a pele deles quase imediatamente começará a empolar e queimar.
Mesmo com o melhor protetor solar disponível, estas pessoas não podem deixar a própria pele entrar em contato com a luz solar. Elas têm que vestir roupas para cobrir o corpo inteiro para ser capaz de seguir para fora em um dia ensolarado.
Micropsia
Também conhecida como síndrome de Alice no País das Maravilhas, micropsia afeta a capacidade da pessoa de perceber o tempo e espaço corretamente.
Os objetos parecerão estar longe, mas também a sensação é de estarem imediatamente próximos ao mesmo tempo, causando que as pessoas tenham problemas psicológicos graves por causa da incapacidade delas de perceber e entender a realidade.
Linhas de Blaschko
Aqueles que sofrem desta doença têm coloração inexplicável da pele que permaneceu incerta desde a descoberta em 1901. As linhas não conduzem a uma doença previsível e apesar de terem padrões semelhantes nos pacientes, não correspondem a quaisquer estruturas anatômicas do corpo.
As linhas sobre as costas de uma pessoa são geralmente em forma de V enquanto as linhas no peito geralmente têm uma forma de “S”. Talvez pudessem mudar o nome do fenômeno para “Linhas do Super-Homem”.
Síndrome de Cotard
Outra doença psicológica, esta síndrome se manifesta de várias maneiras. Primeiro, os pacientes se queixarão de ter perdido tudo na vida incluindo a família, posses materiais, e até partes do corpo.
Eles naturalmente acreditam que morreram e que os mesmos estejam vivendo em um cadáver tipo zumbi. Em segundo lar, eles muitas vezes se queixam que sua carne esta apodrecendo de seus ossos e que eles podem sentir vermes rastejando na pele e músculos.
Jumping Frenchman
Enquanto isto possa parecer de denominação estranha, não se refere às tendências suicidas dos franceses do sexo masculino. Ao invés, é uma doença em que os pacientes são surpreendidos por sons ou visões repentinas.
Antes de dizer que todas as pessoas são surpreendidas por um ruído e visão inesperados, os pacientes são surpreendidos, então eles descontroladamente acenam seus braços ao redor, gritam e muitas vezes recitarão sons inarticulados.
Enquanto a doença é comumente encontrada entre a população franco-canadense em Maine, os casos isolados têm sido observados pelo planeta inteiro.
Conhece o Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID 10 ?