Ínicio » Mistérios » Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo

Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo

Muitas pessoas, principalmente, os ateus tem diversas dúvidas da existência de Jesus Cristo, pois alegam que tudo não se passa de histórias criadas pela Igreja para fazer com que a população creia em uma determinada coisa. Um exemplo disso é Hildeberto Aquino que em uma matéria da Revista Época escreveu que “Jesus é a maior ilusão da humanidade…”.

Porém, existem diversos estudos e trabalhos que comprovam a existência na Terra de Jesus Cristo e várias evidências são apontadas, as quais passamos a listar a partir de agora.

Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo

A Bíblia

a biblia
A Bíblia é a principal evidência de Jesus Cristo na Terra e embora para muitos ela seja “O Livro Sagrado”, na realidade é um livro histórico que conta vários momentos marcantes da população da Palestina, do Egito, da Assíria, do Império Romano e, claro, de Jesus Cristo tem o cunho da verdade.

Obra Antiguidades Judaicas

flavio josefo antiguidades judaicas
O historiador judeu Flávio Josefo viveu na época de Jesus Cristo e em sua obra “Antiguidades Judaicas“, mais precisamente no capítulo terceiro do volume XVIII diz:

“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.

Este é um relato da época, escrito por um Judeu que viveu a existência de Jesus Cristo.

Anais de Públio Cornélio Tácito

Anais de Publio Cornelio Tacito
Tácito era um convicto pagão romano (56 d.C. – 120 d.C.) e foi considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:

“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.

Carta de Plínio

cartas de plinio
Plínio (62 d.C. – 114 d.C.) foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que

“… maldizer Cristo, um verdadeiro Cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.

Obra Vitae Duodecim Caesarum (Os dozes césares)

Vitae Duodecim Caesarum

O historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra “Os doze césares”, mais precisamente no capítulo XXV no qual evoca o imperador Tibério:

“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.

Urna de Tiago

urna de thiago irmao de jesus
A primeira prova arqueológica da existência de Jesus Cristo é uma urna de calcário que era usada à época para depositar os ossos na cidade de Jerusalém. O ossuário data de aproximadamente 63 d.C. e nele está escrito “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Para estudiosos no assunto, o ossuário trata realmente de Tiago que era o irmão de Jesus Cristo.

Pergaminhos Sagrados

Pergaminhos mar morto
Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Jesus Cristo na Terra, são os Pergaminhos do Mar Morto que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os pergaminhos e papiros encontrados foram datados através da técnica de carbono-14 e confirmaram que se trata da época de Jesus Cristo (150 a.C. – 70 d.C.) e referem em vários pontos a um “mestre da justiça”.

Obra de Luciano de Samosata

Obra de Luciano de Samosata
Luciano de Samosata foi um escritor grego que escreveu, apesar de não ser cristão, durante toda a sua vida (segundo século) que Jesus Cristo era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos e que foi por eles mesmos crucificado. Luciano de Samosata diz ainda em seu escritos que entre os principais ensinamentos de Jesus Cristo estavam a fraternidade, a importância da conversão e que todos deveriam negar outros deuses a não ser o seu pai. Ele ainda fala que os cristãos viviam sob as leis de Jesus, acreditam ser imortais e desdenhavam da morte.

Escritos Gnósticos

Escritos Gnosticos
O Evangelho da Verdade, O Apócrifo de João, O Evangelho de Tomé, O Tratado da Ressurreição, entre outros são considerados os escritos gnósticos e todos eles mencionam a existência de Jesus Cristo na Terra.
10°

Mara Bar-Serapião

Mara Bar-Serapiao
Mara Bar-Serapião foi um escritor sírio e ficou conhecido por ter fornecida uma das maiores referências não judaica e não cristã sobre a existência de Jesus Cristo quando escreveu uma carta 40 anos depois da crucificação (73 d.C.) onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento. Nesta carta ele usa diversos exemplos como, os filósofos Sócrates e Pitágoras, além de um “rei sábio” que havia sido executado pelos judeus.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

senhas secretas entre os escandalosos segredos maconicos

Top 10 escandalosos segredos maçônicos

Os maçons são um dos grupos religiosos mais secretos e controversos do mundo. Os maçons …

255 Comentários

  1. Para provar que jesus nao existiu, não é necessario recorrer a teorias racionalistas, ciencias, investigacoes et…basta olhar o que a biblia diz. Todos fatos atribuidos a Jesus são ficticios, segundo a biblia , ressurreicaao multiplicacao de paes, , crucificação, etc… Ora, se todos fatos atribuidos a Jesus sao ficticios, a conclusao é clara. Jesus Cristo nunca exixtiu. Todos fatos atribuidos a Jesus a biblia os descreve em ambientes impossiveis de acontecer na realidade, ou mesmo é vaga. Com relacaoa ressurreicao, , que o fato mais polemico da para perceber que a biblia nao diz nada a respeito !- Apesar de Jesus haver prenunciado sua ressurreicao, em nenhum momento apos o suposto fato ele apresenta aos discipulos e diz que ressuscitou. 2- Uma das “provas” mostrada pelos cristaos é que Simao Pedro entrou no sepulcro e viu o tumulo vazio. Ora tumulo vazio não é prova de ressurreicao, apenas diz que o tumulo esta vazio , mas nao diz quem estava la e para onde foi. 2- Tome nunca negou a ressurreicao de cristo e nunca disse que so acreditaria apos ver Jesus ressucitado. tome não acreditava que Jesus estivesse ferido e disse ” so acreditarei apos ver suas ferias” Jesus se apresentou a tome e mostrou as ferias, porem nao diz que havai ressucitado.3 A biblia descreve dois terriveis terremotos em 3 dias , um apos a cricificacao e outro apos a ressurreicao, porem em seguida fala que os apostolos reuniram em uma casa com as portas fechadas. Situacao impossivel de se acontecer apos dois terriveis terremotos, apos estes terremotos nem casa poderia existir mais .e mesmo se existisse, ninguem reuniria dentro de casa com as portas fechadas e muitos mais descricoes de situacoes ficticias existem sobre Jesus, que tambem é um personagem ficticio.

    • Querido Adriano Lucas, Glórias a Deus pelo seu interesse também pelas evidências sobre JESUS CRISTO, O AMADO DE NOSSAS ALMAS.
      Pois cremos, confessamos e prestamos cultos ao nosso Criador, não somente por fé e sim também com nossa razão. Certo é que devemos buscá-lo enquanto Ele esta perto, e que crendo ou não, TODO joelho se dobrará e TODA língua confessará quem Ele realmente é. DEUS TE ABENÇOE.

    • Luiz Alves de Lima e Silva

      Jesus foi uma farsa inventada como Apolo….Zeus….Ulisses…Aquiles…Superman….etc…..

    • Olho para todos os comentários e fico abismado com tanto ódio e ignorância por parte de algumas pessoas, elas negam a existência de JESUS, simplesmente porque não aceitam seus mandamentos e suas doutrinas, se o mundo vivesse de acordo com a palavra de Deus estaríamos em um mundo maravilhoso, pois nada do que cristo ensinou foi para o mal e sim para o bem, mas o povo por ser ruim e não querer fazer o bem, apenas decide que cristo não existiu e pronto. Amados olhem para o mundo, cada dia estar pior, falta amor no mundo, pessoas vazias cheias de ódio. Cristo prega a paz, o amor, a vida em comunhão e a graça de Deus. só coisa boa, por que não apenas seguir esses ensinamentos e vivermos uma vida melhor.

  2. Jesus foi uma figura histórica. Nenhum pesquisador e/ou arqueologista sério hoje refuta a sua existência concreta.

    Devemos lembrar que Jesus era carpinteiro, humilde, pregava para um povo marginalizado e analfabeto, por isso, fora da Bíblia, não há dados registrando os atos de Jesus nos primeiros anos de seus ensinamentos, pois, como toda a História mostra, somente os grandes Reis e Imperadores contratavam historiadores para perpetuarem seus legados, mas mesmo assim, cerca de 30 anos após a morte de Jesus, já começaram a surgir os primeiros relatos escritos de historiadores (não-cristãos) da época fora da Bíblia sobre a vida de Jesus e dos atos heroicos e de fé dos seus seguidores que morriam para disseminarem as suas palavras.

    Resumo, historiadores, escribas, sábios (detentores do conhecimento da escrita) não acompanharam ou registraram a vida de Jesus nos primeiros anos de seus ensinamentos, mas isso não impediu que suas palavras fossem espalhadas para os quatro cantos do Mundo, pois quando Deus opera, nada impede.

    Outra, todas aquelas informações trazidas pelo filme Zeitgeist comparando a história de Jesus com o mito de Hórus e Mitra SÃO MENTIROSAS. Há inúmeros vídeos no youtube e estudos acadêmicos refutando essas comparações, ou seja, aquilo somente convenceu os desavisados.

    É muito comum falarem que o cristianismo foi criado por Constantino. Meus amigos, quando Constantino subiu ao poder de Roma, o cristianismo já tinha mais de 300 anos, os ensinamentos de Cristo já tinham sido disseminados pelos apóstolos e por fiéis. Os cristãos foram como rosas, pois foram esmagados pelos imperadores romanos antes de Constantino, mas o cheiro, o perfume exalou por toda a história. O que Constantino fez promulgar a liberdade de crença através do Édito de Milão, ou seja, não foi só o cristianismo que foi liberado, mas todas as outras adorações pagãs. Entretanto, os ensinamentos de Cristo conquistaram o coração desde imperador, o qual incentivou de sobremaneira a propagação dos ensinamentos santos. Se antes os cristãos se reunião em pequenas catacumbas, com Constantino passaram a reunir-se em grande templos, se antes marginalizados, agora eram convidados a fazerem parte do Estado.

    As vertentes espirituais e questões doutrinárias para a Igreja institucionalizada foram definidas nos concílios de Niceia, mas ao contrário do que escuto, não foram convocados com o intuito de manipular a palavra de Deus por Constantino ou para beneficiá-lo (basta uma rápida leitura nesses documentos para ver isso). Isso é tão verdade que as diretrizes ali estabelecidas resistiram a queda do império romano e são seguidas até hoje por muitas Igrejas (Católica e protestante).

    • Amigo, acho que você está totalmente equivocado. Ninguém diz que o Imperador Constantino foi o fundador do cristianismo. Ele foi sim, o fundador da Igreja Católica Apostólica Romana. E ele o fez por questões políticas, pois a maioria dos cidadãos do império eram cristãos. Constantino dedicou todo o seu governo a recuperar a glória do império romano, em decadência por causa das invasões bárbaras e por conflitos internos causados pela religião. Antes de Constantino, não havia uma igreja unificada, haviam núcleos cristãos em diferentes lugares, com alguns pontos litúrgicos e dogmáticos em comum, mas muitos outros diferentes, cada núcleo era liderado por um bispo.

      O Imperador Constantino não via sentido nisso e patrocinou a unificação desses bispados em uma única instituição, onde ele seria o líder supremo e o bispo de Roma seria o seu arauto (os bispos de Roma seria os futuros Papas). O próprio Concílio de Niceia surgiu para promover essa unificação de dogmas e liturgias entre os vários bispados e a determinação da subordinação deles ao bispado de Roma e ao próprio Imperador Constantino. A maior prova da influência de Constantino foi a incorporação de símbolos pagãos ao catolicismo, bem como a resolução da primeira grande controvérsia cristã. A controvérsia envolveu a interpretação lógica e humanista da relação de Cristo com Deus defendida pelo bispo Árius de Alexandria e a versão de Santo Atanásio, que defendia que Deus e Cristo seriam o mesmo ente. Constantino, interessado em engradecer e mitificar o máximo possível a imagem de Jesus Cristo, favoreceu a interpretação de Santo Atanásio, orientou o bispado a referendar isso no Concílio de Niceia, expurgou Arius criminalizou o arianismo dentro do império. Outra coisa interessante é que o próprio Constantino se dispôs a conceder a comunhão a Arius, quando este já se encontrava velho e enfermo, observe que a comunhão de Arius não seria dada pelo chefe da nova igreja, o Bispo de Roma (Papa), mas pelo Imperador Constantino.

  3. A maior prova, é sentir a presença dele,privilegio de quem busca isso fortemente em oração. Sem muitos comentários.

  4. Pessoal e tenho quase certeza que Jesus Cristo existiu, mas acho que a história dele foi fantasiada ao decorrer do tempo e usada para interesses e manipulação de massa.

  5. Para um ignorante passar a se considerar sábio Bastar virar ateu pois todo ateu se considera sábio.. (Já fui um)! Garanto que todos os ateus que comentaram esse poste nunca leram a bíblia completamente e se acham inteligentes o suficiente para refuta-la. Vai ler a bíblia antes cambada de ignorantes humano e espiritual. Obs.: Deus é o primeiro a não querer provar a própria existência!!! Isso tá na bíblia;sabia? Mas não vou ajudar não, vai lá e estuda antes de se envolver em debates acerca dela!!!

    • PELO CONTRÁRIO, A MAIORIA DOS ATEUS CONHECEM A BÍBLIA MAIS QUE OS CRISTÃO, QUE TEM PREGUIÇA DE BUSCAR CONHECIMENTO, APESAR DE COLOCAR ESSE LIVRO RIDÍCULO EMBAIXO DO BRAÇO, SÓ LEEM OS TRECHOS QUE OS PASTORES MANDAM (QUANDO LER). E OUTRA, VC NUNCA FOI ATEU

      • \Amigo quando ler examine as escrituras; pois ler por ler não precisa; o maior conhecedor da bíblia é satanas e mesmo assim se bandiou; eu sei o que é sentir Cristo bem próximo; não importa se acredita ou não

        • Deixa de ladainha e faça as tais obras que Chessuis lhe ordenou. Enquanto você está escrevendo algo que não se tem comprovação aqui, os hospitais estão lotados.

    • Completamente sem nexo essa resposta, eu sou agnóstica e tenho muito conhecimento sobre a bíblia, e conheço diversos ateus que já leram a bíblia, sendo que um é formado em teologia.

  6. todos ai escritos sao falsos, ja foram comprovados e nao tem nexo evidencia de uma pessoa que nasceu no minimo 50 anos apos o ocorrido de cristo, nao alimentem falsas esperanças… era isso que roma queria e conseguiu

    • obs antes era o periodo da lei,hoje e o perio da fe.na fe, e crer, para ver, e nao para sem fe e imposivel a gradar a DEUS,jesus disse quem cre em mim e nas minhas,palavra tem a vida eterna,quem nao cre ja estar condenado.quase 4 bilhoes de cristao no mundo ,deus e espirito.

  7. nossa que lindo. se vocês olharem direitinho, vão ver que todos estes escritores que mencionaram jesus. Só se pronunciaram sobre ele 40 ou 50 anos depois do ocorrido, sendo que a única prova ,que dizem, ser realmente a mais palpável é a bíblia. Mas já pararam pra pensar que a bíblia é a única prova da época? isso soa muito estranho, sendo que ninguém se pronunciou antes sobre o assunto apenas a bíblia como “prova” que não pode ser levada totalmente a sério. todos ficaram calados nem em 1 ou 2 anos depois falaram sobre o assunto só depois de 30,40 ou 50 anos. agora por que? pelo simples fato de terem lido sobre a história na bíblia e de terem achado aquilo moralmente correto essa é a realidade não iremos descartar quase 4,5 bilhões de anos de evolução por causa de um mito que foi escrito primeiramente pelos judeus(o velho testamento) e por paulo e suas marionetes(novo testamento) prefiro ser um céptico e amante do saber do que um ser arrogante, que quando não possui um grande arsenal de provas para defender seus próprios ideais que se deixa levar por algo invisível chamado fé. Eu desejo a todos vocês meus caros apenas juízo e fiquem com a ciência.

    • desculpa meu caro mas é melhor agente se apegar a fé e saber que agente ainda tem uma saída do quer pensar que morre acabou não é bem assim A bíblia fala e se eu falo eu creio sim tem muitas coisa nela que de fato agente tenta mas não entende mas sim não é pra entende mesmo não amado é pra sente pq pra você é mas fácil acha que nasceu de uma Bactéria ou ser descendente dos macacos dor que ser Feito pro um Deus de paz de LUZ amor seja realista com você mesmo olha sem Deus agente Não é nada e outra quando esta tudo dando errado a primeira coisa que vem na mente é quem claro nosso Deus que mesmo você e outras pessoas negando ele estende a suas mãos né mas eu acho lindo isso né essas pessoas que duvida elas que Deus pega pra fala do AMOR dele fica na paz a ciência esta ai claro mas se Deus não esteve lá nada seria estude mas olha mas pra Cristo você vai ver que só ele é a luz

    • Pedro, se vc é tão culto como se apresenta, se tem grande teses defendida cientificamente sobre o assunto acima, seja um pouco mais claro nas suas opniões e tenha um maior controle emocional ao tratar com as pessoas. Você até menciona coisas que requer reflexão porém não somos obrigados a seguir sua cartilha que demonstra mais revolta do que sabedoria. Você diz para substituir a fé pela ciência porém a ciência requer provas, já a fé, responde com beneficios obtidos por elas. Quando ao tempo por vc mensionado sobre a divulgação da existência e poder de Jesus, seria como se perguntar no futuro porque o homem não protegeu melhor a natureza, tudo é uma questão de cultura. Os tempos mudam e os comportamentos também.

    • A bíblia não pode ser levada a sério só porque você não quer? Beleza, aí você reclama que demorou 30 anos para surgirem escrituras sobre Jesus. Ninguém duvida da existência de César, Platão ou Homero. Nos baseamos na credibilidade dos escritos de César, Platão ou Homero fundamentados nos seguintes dados: -César escreveu entre 100-44 a.C., o fragmento mais antigo que temos de seus textos é de 900 d.C., uma diferença de mil anos do original. Possuímos 10 manuscritos de sua autoria. -Platão escreveu entre 427-347 a.C., a cópia mais antiga que temos de seu trabalho é de 900 d.C., uma diferença de 1200 anos. Possuímos 7 manuscritos de sua autoria. -Homero escreveu Ilíada em 900 a.C. Temos a cópia mais antiga em 400 a.C., ou seja: 500 anos depois do original. Ao todo, em mãos, temos 643 manuscritos da Ilíada. -O Novo Testamento foi escrito entre 40-100 d.C. O manuscrito mais antigo que temos é de 125 d.C., uma diferença entre 25-50 anos do original. Ao todo, possuímos 24.000 manuscritos antigos do Novo Testamento. Uma distância do original que é incomparável e uma quantidade absurdamente maior de documentos que as outras literaturas da Antiguidade. Fonte: Por que Confiar na Bíblia?, Amy Orr-Ewing, Ultimato, 2008, pg 43. Foram encontrados 5300 manuscritos gregos do Novo Testamento –a língua predominante na época de Cristo. Temos, ainda, 10.000 manuscritos latinos e 9300 porções antigas do Novo Testamento. Fonte: Por que Confiar na Bíblia?, Amy Orr-Ewing, Ultimato, 2008, pg 43. Segundo a Bíblia de Estudo das Profecias, John C. Hegee, Almeida Corrigida Fiel, Edit. Atos, 2005, pg 925, há 5000 manuscritos gregos do Novo Testamento e mais de 9000 traduções antigas do Novo Testamento para o latim, siríaco, copta e outras línguas mediterrâneas. A variação de números também depende do período de tempo analisado. Sobre a quantidade de manuscritos da Bíblia, o livro O Cristianismo Através dos Séculos, Earle E. Cairns, Edit. VidaNova, 2008, pg 101, se manifesta: são cerca de 5500 documentos antigos que atestam para a credibilidade da Bíblia. O mais antigo e extenso é um rolo de Isaías encontrado em Qumran. Mais de 3100 manuscritos contém quase todo o texto bíblico ou parte dele, e cerca de 2300 lecionários preservam parte do texto. De Bello Gallico, de César, possui menos de 10 cópias, todas escritas 900 anos depois do autor. O livro Por que Acreditar na Bíblia, John Blanchard, Edit. Fiel, edição virtual autorizada, pg 9, reforça os números: mais de 5000 manuscritos gregos do Novo Testamento e um total maior do que 20.000 fontes antigas. O livro faz uma comparação com outros documentos antigos: são nove ou dez cópias da Guerra Gaulesa, de César (58-50 a.C.), vinte cópias da História Romana, de Livy (59 a.C.-17 d.C.), sete cópias das histórias de Plínio, o Jovem (61-113 d.C.), e apenas duas cópias de Histórias e Crônicas, de Tácito (55-120 d.C.). A literatura antiga não-bíblica mais bem servida de manuscritos é a Ilíada, de Homero, com 643 cópias, mediante mais de 20.000 referentes ao Novo Testamento. Do livro Origem, Confiabilidade e Significado da Bíblia, Wayne Grudem, C. John Collins e Thomas R. Schreiner, Edit. VidaNova, 2013, pgs 102, 112 e 113: atualmente existem mais de 3 mil manuscritos hebraicos do Antigo Testamento, 8 mil manuscritos da Vulgata Latina, mais de 1,5 mil da Septuaginta e mais de 65 mil cópias da Siríaca Peschita. Há mais de 5700 manuscritos gregos do Novo Testamento (do século II ao XVI), ao todo há entre 20 e 25 mil cópias manuscritas do Novo Testamento em vários idiomas – até hoje já foram catalogadas mais de 1 milhão de citações do Novo Testamento da parte dos Pais da Igreja. A média de manuscritos que os autores gregos e latinos clássicos possuem está em vinte, isso significa que o Novo Testamento possui, no mínimo, vinte mil vezes mais manuscritos que a média desses autores da mesma Antiguidade. “Há mais marcas indeléveis de autenticidade na Bíblia que em qualquer história profana.” Sir Isaac Newton. Fonte: Uma História Politicamente Incorreta da Bíblia, de Robert J. Hutchinson, Agir, 2012, pg 81.

      Leia mais em: http://entreomalhoeabigorna.blogspot.com.br/2013/07/o-numero-de-manuscritos-da-biblia.html

      • Vinicius Gonçalves

        Perfeita resposta Guilherme, foste um ótimo exegeta. As evidências são muitas em torno da pessoa de Cristo. Alguém acima mencionou o fato de: o túmulo estar vazio não ser uma evidência. Ridículo, O TÚMULO VAZIO É UM FATO HISTÓRICO! Pelo simples fato de, tanto cristãos, judeus e romanos mencionam isso. Judeus e romanos, mencionam que o corpo foi roubado pelos cristãos. Mas se isso for verdade, porquê 11 dos 12, foram brutalmente assassinados? Uma coisa é você morrer por uma mentira, não sabendo que se trata de algo falso, agora, morrer por algo sabendo que é mentira? Isso é subestimar os povos da antiguidade. O outro ponto, os judeus e os romanos roubaram o corpo. Se assim foi, porque no momento onde ela começaram a pegar a ressurreição, este corpo não apareceu? Existem tantos outros aspectos, basta você pesquisar. O nome do livro é: “Evidências da ressurreição” de Josh Mcdowell.

        Alguém mencionou sobre fazer pesquisas e verás que a Bíblia é falsa. Bom, existem muitos trabalhos sérios, com uma extensa bagagem bibliográfica que mostra a veracidade do cristianismo, ao contrário de autores como: La Segesse que diz que Cristo nunca existiu, contrariando a maioria dos historiadores, isso eu falo dos céticos.

  8. Creio em muitos dos fatos aqui expostos mais também tenho que mostrar o que não é verdade. A ossuário de Tiago ja foi comprovado como falsidade de um arqueólogo querendo ganhar dinheiro, faça a pesquisa que vc encontrará.

  9. Para ateus, se não acreditem em deus, expliquem todos esses milagres:
    http://top10mais.org/top-10-chocantes-milagres-religiosos-nunca-explicados/
    (Top 10 desse mesmo site)
    Sugiro que se arrependam de seus pecados antes que Jesus volte, ou sofrerão 1000 anos no inferno para aprender, pois pelo que eu acredito, quando Jesus voltar, os que não acreditarem ou obedecerem, passarão 1000 anos no inferno, porém, depois que esses 1000 anos acabar, vocês terão uma segunda chance, de se arrependerem, de louvarem o Senhor, para, quando morrerem, irem para o céu serem eternamente felizes.

    Amém.

    • Dava pra ser menos ridículo não?

    • Obedecer ao deus cruel? ou ele me fará mau?

    • Quer dizer então que mesmo que eu seja uma pessoa boa nesse mundo, faça o bem, ajude pessoas e não acreditar em deus eu vou pro inferno? Ai um ladrao mata, rouba faz o diabo a 4 la e acredita em deus, vai pra igreja etc… Ele vai pro ceu? Kkkkkkk man não acredito em deus, nem jugo quem acredita, mas é engraçado vcs que acredita nisso, por algum motivo vcs não aceitam as pessoas que não ligam pra isso, parece que tem um ima que puxa vcs pra vim encher o saco quando vê alguem que não acredita… Sabe por que voçe acredita nessa historia? Por que desde do dia que voçê nasceu as pessoas colocam na sua cabeça isso, se ninguem fizesse isso eu tenho certeza que a maioria das pessoas teriam duvida sobre esse assunto, tenta pesquisa um pouco sobre a ciência, sobre o espaço, sobre planetas, se voçês falam que tem provas que deus existe por causa de um livro(biblia) ou por causa de papeis escritos por alguem so dps de 50,40 anos que ele supostamente morreu, a ciência se for assim tbm tem provas que ele não existe…. Mas enfim, a opinião e sua, so não fique tentando muda a opinião das pessoas so pq voçe acha que esta certo.

  10. Resumindo, provas físicas que ele existiu não existe nenhuma. Se ele que dizem que é de carne e osso não conseguem evidencias palpáveis de sua existência, seu “pai”, que dizem ser um deus, nunca vão conseguir provar.

    • Matheus Felipe Passoni

      Gente, os grandes filósofos da antiguidade só são reconhecidos pelos seus escritos que vão de geração à geração, a bíblia também. As testemunhas de cristo estão na bíblia (seus apóstolos), que além de livro religioso, é muito coerente quando retrata o contexto histórico da sociedade judaica na época. Mas o ceticismo chega a tal ponto, que de preferência queriam uma foto dele. Eu creio em Jesus, como sendo, o Cristo!!!

  11. Você poderia dar as fontes bibliográficas, para futuras consultas? Obrigado.

  12. Em uma busca histórica não há nenhum filósofo, sábio, ou mestre, e até um suposto deus mitológico com um ENSINAMENTO tão grandioso e puro quanto nos passados nos Evangelhos sobre as palavra de Jesus Cristo.

  13. Rodrigo Caetano

    Você está misturando coisas muito diferentes insinuando uma falacinha de nada.
    Jesus alegadamente seria um personagem histórico. Portanto, o estudo a seu respeito vai além do âmbito da fé. Para que a chamada ciência histórica mereça tal designação tem que estar aberta permanentemente à investigação. Do contrário não é ciência, mas crença religiosa disfarçada de conhecimento. Ninguém é obrigado a aceitar como verdade versões descabidas.

    Quanto à “explosão” nada tenho a dizer, pois esses aspectos da ciência me escapam. No entanto, posso dizer que a causa do surgimento do universo é desconhecida e não comporta crenças. Encontra-se ainda no campo da especulação da filosofia e da investigação da ciência. Agora, desconhecer não é vergonha alguma. Vergonhoso é substituir essa nossa ignorância pela crença, só para fingir que sabe.

    • Amigos, como podem questionar a existencia de Deus, e so olha ao seu redor e veras que Deus existe que jesus veio ao mundo, sera se sao cegos a ponto de nao verem a presença de Deus. Cm vcs achao que td foi criado atraves de explosao, a me polpem dessas teorias bobas cm pode o ser humano ter provas de milhoes de anos atraz que o mundo foi criado assim. Vcs preferem acreditar em algo que os cientistas acham que aconteceu a milhoes de ano ou em jesus que esteve na terra a 2 mil anos e esta sempre entre noos, pelo menos existem provas de que jesus existiu agora kd as provas de que o mundo foi criado atravez de explosao … Ha isso e tolice. “Perdoios senhor eles nao sabem oque dizem” se arrependam enquanto e tempo

  14. Aos amigos ateus, talvez seja difícil acreditar que Jesus existiu de fato e verdade, todavia é lógico acreditar em uma explosão que cria tudo, “TA SERTO”.

  15. A mensagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus ( 1 Cor 1:18 )

  16. Edson Pereira Gomes

    Embora Flávio Josefo, Tácito, Suetônio e outros historiadores antigos sejam frequentemente citados como evidência de um Jesus histórico, de acordo com estes autores as histórias são derivadas, não originais. Josefo, o mais antigo desses autores, nasceu, no mínimo, cinco anos após a suposta morte de Jesus. Não há nenhum testemunho direto dos fatos. Além disso, os antigos relatos não-cristãos de Jesus foram escritos quando o Cristianismo já era generalizado e alguns parágrafos dos livros de Josefo são questionados, supondo-se que foram mais tarde interpolações cristãs.

  17. Edson Pereira Gomes

    Vou colocar aqui algumas provas de que ele (Jesus Bíblico) não existiu:
    De acordo com algumas fontes, se referem à teoria da ressurreição no terceiro dia com um período de três dias em que o Sol se mantém no lugar mais baixo e em 25 de dezembro está num ponto mais alto (como se diz que Jesus esteve morto por três dias e então ressuscitou), mas de acordo com o relato bíblico Jesus morreu durante a Páscoa judaica. Afirmam que os deuses do Sol muito anteriores a Jesus como Horus, Átis, Krishna, Mitra, Dionísio, Buda, todos eles, têm como elemento vital a sua crença na ressurreição no terceiro dia após as suas mortes, também tiveram discípulos que os acompanharam, faziam milagres e nasceram de uma Virgem Imaculada em 25 de dezembro. Segundo os defensores dessa Teoria, algumas destas lendas podem ter sofrido influência direta da história de Jesus, já que os cultos coexistiram com o cristianismo primitivo, mas certamente a imensa maioria surgiu milhares de anos antes do nascimento do mesmo. Entretanto, muitos acrescentam mais similaridades nos deuses antigos por conta própria para criar mais semelhanças.
    Tamuz: deus da Suméria e Fenícia, morreu com uma chaga no flanco e, três dias depois, levantou-se do túmulo e o deixou vazio com a pedra que o fechava a um lado. Belém era o centro do culto a Tamuz.

    Hórus – 3000 a.C.:

    -Deus egípcio do Céu, do Sol e da Lua;
    -Nasceu de Isis, de forma milagrosa, sem envolvimento sexual;
    -Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
    -Ressuscitou um homem de nome EL-AZAR-US;
    -Um de seus títulos é “Krst” ou “Karast”;
    -Lutou durante 40 dias no deserto contra as tentações de Set (divindade comparada a Satã);
    -Batizado com água por Anup;
    -Representado por uma cruz;
    -A trindade Atom (o pai), Hórus (o filho) e Rá (comparado ao Espírito Santo).

    Mitra – séc. I a.C.:

    -Originalmente um deus persa, mas foi adotado pelos romanos e convertido em deus Sol;
    -Intermediário entre Ormuzd (Deus-Pai) e o homem;
    -Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
    -Nasceu de forma milagrosa, sem envolvimento sexual;
    -Pastores vieram adorá-lo, com presentes como ouro e incenso;
    -Viria livrar o mundo do seu irmão maligno, Ariman;
    -Era considerado um professor e um grande mestre viajante;
    -Era identificado com o leão e o cordeiro;
    -Seu dia sagrado era domingo (“Sunday”), “Dia do Sol”, centenas de anos antes de Cristo;
    -Tinha sua festa no período que se tornou mais tarde a Páscoa cristã;
    -Teve doze companheiros ou discípulos;
    -Executava milagres;
    -Foi enterrado em um túmulo e após três dias levantou-se outra vez;
    -Sua ressurreição era comemorada cada ano.

    Átis (Frígia / Roma) – 1200 a.C.:

    -Nasceu dia 25 de dezembro;
    -Nasceu de uma virgem;
    -Foi crucificado, morreu e foi enterrado;
    -Ressuscitou no terceiro dia.

    Buda – séc. V a.C.:

    -Sua missão de salvador do mundo foi profetizada quando ele ainda era um bebê;
    -Por volta dos 30 anos inicia sua vida espiritual;
    -Foi impiedosamente tentado pelas forças do mal enquanto jejuava;
    -Caminhou sobre as águas (Anguttara Nikaya 3:60);
    -Ensinava por meio de parábolas, inclusive uma sobre um “filho pródigo”;
    -A partir de um pão alimentou 500 discípulos, e ainda sobrou (Jataka);
    -Transfigurou-se em frente aos discípulos, com luz saindo de seu corpo;
    -Após sua morte, ressuscitou (apenas na tradição chinesa).

    Baco / Dionísio – séc. II a.C.:

    -Deus grego-romano do vinho;
    -Nascido da virgem Sémele (que foi fecundada por Zeus);
    -Quando criança, quiseram matá-lo;
    -Fez milagres, como a transformação da água em vinho e a multiplicação dos peixes;
    -Após a morte, ressuscitou;
    -Era chamado de “Filho pródigo” de Zeus.

    Hércules – séc. II a.C.:

    -Nascido da virgem Alcmena, que foi fecundada por Zeus;
    -Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
    -Foi impiedosamente tentado pelas forças do mal (Hera, a ciumenta esposa de Zeus);
    -A causadora de sua morte (sua esposa) se arrepende e se mata enforcada.
    -Estão presentes no momento de sua morte sua mãe e seu discípulo mais amado (Hylas);
    -Sua morte é acompanhada por um terremoto e um eclipse do Sol;
    -Após sua morte, ressuscitou, ascendendo aos céus.

    Krishna – 3228 a.C.:

    -Trata-se de um avatar do Deus Vishnu – um avatar é como se fosse a personificação ou encarnação de um deus;
    -Nasceu no dia 25 de dezembro;
    -Nasceu de uma virgem, Devaki (“Divina”);
    -Uma estrela avisou a sua chegada;
    -É a segunda pessoa da trindade;
    -Foi perseguido por um tirano que requisitou o massacre dos milhares dos infantes;
    -Fez milagres;
    -Em algumas tradições morreu em uma árvore;
    -Após morrer, ressuscitou.

    Estas coincidências biográficas, segundo os defensores de “O Mito de Cristo”, provam que os autores dos Evangelhos, ao escreverem as histórias de vida de Jesus, tomaram emprestados relatos e feitos de outros deuses antigos ou heróis.

    • Isso ai que você escreveu apenas comprova sua crença, que é baseada em mitologias.
      Mas, Jesus existiu sim, inclusive os Pergaminhos do Mar Morto, um conjunto de pergaminhos e papiros encontrados nos anos 1940 em Israel, que foram escritos entre os anos 150 DC e 70 DC trazem evidencias que ele realmente existiu.

      Os estudiosos acreditam que os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram escritos por quatro discípulos de Cristo décadas após a crucificação. Existem outros evangelhos que não fazem parte do cânon, mas que também foram escritos por contemporâneos de Jesus. Existem diferenças em detalhes nos relatos de eventos na vida e morte de Jesus, mas também há bastante concordância, e durante os séculos de análise cuidadosa, os estudiosos bíblicos chegaram a um perfil geral de Jesus, o homem.

    • Hórus – 3000 a.C.:

      -Deus egípcio do Céu, do Sol e da Lua;
      -Nasceu de Isis, de forma milagrosa, sem envolvimento sexual;
      -Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
      -Ressuscitou um homem de nome EL-AZAR-US;
      -Um de seus títulos é “Krst” ou “Karast”;
      -Lutou durante 40 dias no deserto contra as tentações de Set (divindade comparada a Satã);
      -Batizado com água por Anup;
      -Representado por uma cruz;
      -A trindade Atom (o pai), Hórus (o filho) e Rá (comparado ao Espírito Santo).

      Fonte: http://top10mais.org/top-10-evidencia-existencia-jesus-cristo/#ixzz47E9o9xH6

      É melhor não utilizar-se de mentiras caso tenha que expor suas ideias. :/

  18. Se a bíblia é evidência de jesus, as histórias em quadrinhos são a evidência do homem-aranha, superman, wolverine e outros tantos…

  19. Tá bom, Henrique. Quando ele voltar teremos uma conversa séria.

  20. Só quero deixar uma mensagem para os ateus, Mesmo vcs duvidando da existência do nosso senhor Jesus Cristo ele continuará existindo e te amando e esperando o seu arrependimento.;

  21. Que tal ao invés de uma postagem com “provas” da existência de Jesus, um post ensinando como deixar os céticos em paz? Que tal ensinar que o texto de Marcos 15 vers 16, deve se aplicar aos que estão afim de receber tal “verdade”?

  22. “Costumo dar 100% de crédito a mim e aos meus estudos, até que argumentos melhores me façam reformar as conclusões conquistadas. Não as tomei emprestadas de autor algum. O autor sou eu.” (Ivani)

    “Quando assim falas parece que argumento algum está acima do seu. É dessa humildade que falo”. (Tiago)

    Nada disso Tiago Abreu, você foi ridículo mesmo. Pode assim parecer aos invejosos, porque ninguém argumentou desse modo até agora. Quando não se resvala em Constantino ou em Engels e seus continuadores, nada se acrescenta ao pensamento crítico. Por falta de vontade ou preguiça de pesquisar? Não me cabe responder. Aguardo refutações para estudar o assunto um pouco mais, se necessário for. Se vierem com besteira, paciência…

  23. O gado sempre volta ao cocho, estamos sempre voltando pra casa.

  24. Tiago Abreu, a mim você não vai impressionar bem com esse palavreado pomposo e ridiculamente apelativo.

    O que é um sofisma? Argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa. (Houaiss).

    “Vejo que tens muito conhecimento quando escreves, entretanto seu discurso é ligeiramente de sofista”. (Tiago)

    Diga o que, quando respondendo ao debate, na demonstração do meu pensamento, estou querendo enganar, uma vez que os meus argumentos de base estão no link censurado que apenas alguns tiveram acesso? O desonesto aqui não sou eu.

    “Principalmente quando tratas da verdade, que julgas ter, de forma sólida e absoluta”. (Tiago)

    Cara, o que eu faço é negar a versão oficial da história do cristianismo (Bíblia) de maneira clara e categórica. Você está a reclamar que eu não deixo abertura para dúvida quanto à existência de Jesus? Contra argumente, então. Quem inventou essa besteira de um cristianismo proletário e revolucionário, com um Jesus com a bandeira na frente, foi o marxismo. Duvido que no efervescente século dezenove o “socialismo científico” receberia a atenção que recebeu se não tomasse carona no sentimentalismo cristão. Duvido que Engels e Marx desconhecessem essa farsa tão mal posta e cheia de pontas soltas. Apostaram nela e se “deram bem”. Não sei se é o seu caso, mas alguns acreditam na existência de Jesus por causa disso.

    “Epistemologicamente a verdade é apenas um valor, valor esse que não é imutável e nem a priori”. (Tiago)

    Bebeu?

    “Apesar de ser paradoxal ou até ortogonal, prefiro criar um mix das coisas que estudo e leio sem dar 100% de crédito a algo”. (Tiago)

    Costumo dar 100% de crédito a mim e aos meus estudos, até que argumentos melhores me façam reformar as conclusões conquistadas. Não as tomei emprestadas de autor algum. O autor sou eu.

    “No seu caso se você fosse mais humilde poderia ser bem mais militante em sua causa e com certeza contribuiria muito mais para os leitores desse post”. (Tiago)

    Tiago, a burrice confeitada pode até fazer algum sucesso aqui. Mas somente em ambientes assim mesmo. Você é mais um dos que não entende nada do que lê. É como eu já disse: se quisesse seguidores me associaria a algum pastor para ganhar muito dinheiro.

    • Ivani, realmente é impressionante a tua busca por argumentos e por uma “verdade”. Isso por si só já é algo muito interessante, partindo do pressuposto que não temos uma verdade irretocável a cerca da vida, o que a torna condicionada a uma concepção subjetiva e que a maioria das pessoas não tem. Mas as vezes saímos de um extremismo de ignorância para outro de arrogância. Eu tenho 20 anos, graduando em Psicologia e sou cristão. Sempre fui muito estudioso, pois venho de uma família de historiadores/teólogos. Quero te passar uma visão que talvez vai ferir um pouco a tua ideologia. Exite duas maneiras de se viver uma religião, a maneira intrínseca e a extrínseca, de maneira que a primeira se refere a uma pessoa que vive a essência do que a sua religião ensina, com uma devoção total e verdadeira a seu deus e suas concepções metafísicas. Também existem as pessoas que vivem da segunda maneira, como explicação parcial de seu sentido de vida, busca por socialização, status, dinheiro, enfim… Eu só te dou uma dica para nunca generalizar. Existem realmente pessoas que são corruptas e se valem da fé e inocência da massa, mas também existem pessoas que são verdadeiras seguidoras de Jesus, que vivem de uma forma genuína seus ensinamentos e tem um acréscimo substância a sua vida em todos os sentidos. Como um futuro psicólogo não posso me valer de extremismos, respeito sempre as posições das pessoas, mas alguém que se diz indiretamente um “sabedor” não nega a existência de Jesus, pode negar sim a sua divindade. O cristianismo é precursor da moralidade e ética que (na teoria) existe na nossa sociedade atual; os ensinamentos de cunho filosófico/moral de Jesus o fazem ser admitido pelos ateus (sóbrios) pelo menos como o maior homem e filósofo que já existiu.. Essas ideias que estou colocando aqui se fazem um tanto quanto óbvias pra quem estuda, independente de religiões. E sobre ser um cristão nada mais é necessário do que a fé. A maior prova pra mim que Ele existe é mudança em mim, no meu eu, Ele é a fonte da paz que eu tenho dentro de mim; através da comunhão que tenho com Ele eu busco somente coisas de valor, coisas que acrescentam a mim; através d’Ele eu amo cada ser humano que vejo no meu dia-a-dia me sentindo no meio dos meus irmãos; através d’Ele eu não dou a mínima pra bens materiais, repudio todos sentimentos ruins que possam surgir no meu eu (arrogância, prepotência, inveja), sentimentos que fazem parte da natureza do homem. Enfim… Quem vive uma vida com Ele sabe do que digo. Viver uma vida com Jesus é ter uma ligação irretocável com a fonte do amor Te digo isso de uma forma legitimada, pois já me considerei um ateu também. Abraço.

      • “Quero te passar uma visão que talvez vai ferir um pouco a tua ideologia. Exite duas maneiras de se viver uma religião, a maneira intrínseca e a extrínseca, de maneira que a primeira se refere a uma pessoa que vive a essência do que a sua religião ensina, com uma devoção total e verdadeira a seu deus e suas concepções metafísicas”.

        Kemu S, se você leu os meus comentários aqui deveria saber que religião não é o meu assunto, mas história. Foi baseado nessa disciplina que procurando entender melhor a nossa cultura cheguei à conclusão de que Jesus nunca existiu. Para você e outros, isto é arrogância. Paciência. Outros estudiosos que percorreram o caminho da teologia chegaram à mesma conclusão a que cheguei. Isto é: o alegado cristianismo palestino do primeiro século é pura invenção (farsa). Que seja da crença, eu não discuto; mas que seja da história, jamais!

        https://www.facebook.com/professorsabino/videos/939336259484101/

  25. Em uma sala de aulas seria mais produtivo para o seu conhecimento você se sentar ao alado de um colega curioso ou de um obediente, daquele tipo que não faz “perguntas que não devem ser feitas” para não desagradar ao professor?

    • Ivani

      Vejo que tens muito conhecimento quando escreves, entretanto seu discurso é ligeiramente de sofista. Principalmente quando tratas da verdade, que julgas ter, de forma sólida e absoluta. Epistemologicamente a verdade é apenas um valor, valor esse que não é imutável e nem a priori. A própria ciência trata esse cenário de mudanças de como uma ruptura não evolutiva. Um exemplo é a forma em que Einstein tratou a gravidade, totalmente diferente comparada à newtoniana. Até a matemática que é considerada a ciência perfeita está sujeita a essas rupturas, como por exemplo o calculo integral que derrubou o Paradoxo de Zenon.
      Sócrates, há mais de 2500 anos, um certo dia ficou furioso quando lhe foi rotulado “o homem mais sábio da Grécia”, pois ele admitia que não sabia de nada: humildade.
      Sou evolucionista, sou darwinista e sou criacionista, tudo com uma margem de erro para mais ou para menos. Apesar de ser paradoxal ou até ortogonal, prefiro criar um mix das coisas que estudo e leio sem dar 100% de crédito a algo. Sugiro que estude em geometria analítica a lei 80 20.
      Então, concluindo. Somos muito ignorantes ou ainda não somos seres inteligentes como sugere Stephen Hawking, para definir o que é certo ou errado principalmente quando se trata de um meio metafísico.
      No seu caso se você fosse mais humilde poderia ser bem mais militante em sua causa e com certeza contribuiria muito mais para os leitores desse post.

      • “Apesar de ser paradoxal ou até ortogonal, prefiro criar um mix das coisas que estudo e leio sem dar 100% de crédito a algo”. (Tiago)

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Como pode alguém assim, tão sem noção, me falar em humildade?

        • “Costumo dar 100% de crédito a mim e aos meus estudos, até que argumentos melhores me façam reformar as conclusões conquistadas. Não as tomei emprestadas de autor algum. O autor sou eu.” (Ivani)

          Quando assim falas parece que argumento algum está acima do seu. É dessa humildade que falo.

  26. Vejam as estórias de Jesus, de Horus (Egito, 3000 AC), de Krishna (Índia, 4000 AC), de Dionísio,(grécia) e de outros deuses solares.

    Horus por exemplo:
    Nasceu dia 25 de dezembro,
    Nasceu de uma virgem Isis-Meri com o Deus imortal Osiris.
    Nascimento acompanhado por uma estrela a Leste. Estrela seguida por três reis.
    Aos 12 anos era uma criança prodigio. Foi batizado aos 30 anos.
    Começou seu ministério aos 30 anos. Tinha 12 discípulos e viajou com eles.
    Operou milagres e andou sobre as águas;
    Era “chamado” de filho de Deus, luz do mundo, a verdade, filho adorado de Deus, bom pastor, cordeiro de Deus, etc…
    Foi traído, crucificado, enterrado e ressuscitou três dias depois.
    Querem mais!?
    Pesquisem a estória dos outros.

    • Regy,
      já pensei igual a você, tinha visto o filme Zeitgeist e me impressionei, fiquei até feliz por ter me libertado da mentira.
      Porém meu amigo, descobri que mentiram pra gente.
      Não existe na história SÉRIA de Horus nehuma semalhança como descrita acima.
      MAS PESQUISE EM MATERIAL CONFIÁVEL, se você fala ingês, melhor ainda.
      Acreditamos muito nos que nos dizem e levantamos bandeira com isso.
      Mas me senti um idiota quando descobri que Horus não tem nenhuma semelhança com Jesus.
      Aí pensei: Por que o pessoal do Zeitgeist mentiria?
      Tente descobrir amigo, eles não se importam com você, somente com seu dinheiro (cada propaganda que você faz do filme é dinheiro pra eles e desconhecimento pra você).

      xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

      Nao existe dúvidas se jesus existiu, talvez sobre sua ressurreição…

      Esse debate de alto nivel com pessoas capacitadas, Históriadores de verdade.
      Nao escute curiosos.

      https://vimeo.com/10856057

      Abraço

  27. Luciano,

    “foi bom ter te conhecido, fortaleceu muito mais a minha fé em jesus…” (Luciano)

    Como eu já disse inúmeras vezes aqui: o meu objetivo é corrigir a história e não tirar a fé de ninguém. Você continua insistindo nisso pra fingir que está com a razão. Problema seu. Tô nem aí.

    “Nunca falei que os Historiadores (que são infinitamente mais capacitados do que você) são cristãos. Grande parte deles não é, e são pessoas sérias”. (Luciano)

    Você não precisava tê-lo dito (quem estuda sabe disso), pois eles são ou foram (os que já morreram) cristãos. A nossa historiografia é cristã, sabia? Por isso se diz que historiador algum nega a existência de Jesus. São e eram como você, apenas cristãos que acreditam ou acreditavam nessa balela. É que você é burrinho mesmo e isso a gente entende.
    Quanto a capacitação deles, pois eu não discuto a capacitação de ninguém. Você está querendo me esculachar com “infinitamente capacitados do que você” rsrsrsrs por puro ressentimento de origem religiosa. Religião é uma bosta mesmo. Tivessem esses historiadores um pouco mais de coragem, como pesquisadores e docentes, teriam acabado com essa palhaçada há muito e você não seria tão ridículo.

    “É óbvio que numa universidade renomada os professores não podem simplesmente ensinar o que querem. Precisam ser responsáveis e refletir as visões acadêmicas de sua área. […]” (EHRMAN, p. 218)

    “Mau amigo, meu irmão, te desejo o melhor em saúde, paz”.

    Cara, também não sou hipócrita. Claro que não lhe quero mal algum. Não tenho motivos para tanto. Quanto ao “Mau amigo” (não sei se foi erro de digitação ou intencional), não sou seu amigo e muito menos irmão, com toda certeza.

    Apenas passe bem. Evite queimar alguma peça de roupa.

  28. Luciano,

    Quanto à questão dos historiadores cristãos e associados, comentei no meu artigo. Todavia, nada custa desenhar aqui um pouco mais: quando iniciei a minha pesquisa histórica, senti-me profundamente incomodado pela historiografia oficial. Um não crente como eu percebe prontamente que essa historiografia está seriamente contaminada pela fé.

    Claro que o propósito da nossa cultura era lastrear a fé cristã e fortalecê-la constantemente. Para isto, serviu-se da história como um mero instrumento utilitário. Se a Igreja dissesse que preto era branco, todos tinham que repetir o mesmo. Especialmente os professores, que eram sustentados por ela. Não havia escola que não fosse cristã.

    Não é difícil imaginar o resultado disso séculos a fio. Desse modo, o absurdo passa torna-se natural quando a proteção à fé está acima de tudo. É ai que surge uma questão moral da maior relevância pela sua contradição: a obrigação da academia seria zelar pelo ensino honesto de história [a honestidade é um dos valores basilares do cristianismo] ou dar guarida às necessidades da religião, por mais justificável que isso possa parecer?

    Este sempre foi um grande perigo para a própria fé cristã, por causa do progresso das comunicações. Coisa que na Antiguidade era impossível de prever. Uma questão política muito antiga que implica num escrachado favorecimento ideológico. Nada a ver com as bobagens “arrogantes” e “desrespeitosas” que você entende que estou a cometer. É ignorância sua mesmo, como se eu fosse o único a entender que Jesus jamais existiu e que tudo o que contam os evangelhos seja igualmente pura invenção, e não fatos.

    Você parece buscar (se buscar) somente leituras que confirmem a mentira que contamina a sua fé. Do contrário, a história dela não seria contestada em momento algum. No entanto, vem sendo refutada abertamente desde o século dezoito, porque antes não podia [Inquisição]. Agora escancarou de vez e não tem mais jeito. História é uma coisa, religião é outra.

    Bem, tive muita paciência com você até aqui. Desde o início, seus comentários me vieram de forma pessoal e alfinetada. Procurei permanecer no terreno das ideias, mas você insistiu porque estou nem aí para as convicções e as invenções da sua crença. Mas como que é? Conselho seu? Para eu seguir com integridade?

    PQP. Acaso você conhece o significado desta palavra?

    Integridade = caráter de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis; honestidade, retidão. (Houaiss)

    Você está dizendo que eu não sério, que não sou honesto porque contestei a balela que você [por falta de leitura] está acostumado a ouvir? Mesmo demonstrando o porquê do meu raciocínio? Enquanto você nada refutou com base, apenas se serviu de parcos argumentos de fé e supostas críticas a minha pessoa? Eu não vendi ou aluguei a minha consciência com medo de não ir para um céu de fantasia. Não me deixei subornar por promessas imbecis. Continuo inteiro desprezando tudo isso. Isto é ser íntegro, ser honesto consigo. Boçal.

    Santa pobreza. Se enxergue cara. Ser religioso cristão não qualifica positivamente ninguém em absolutamente nada. Vide Eduardo Cunha e possivelmente outros daquela bancada evangélica. Crenças religiosas nascem e morrem com seus crentes e invenções e a vida continua.

    • Nunca falei que os Historiadores (que são infinitamente mais capacitados do que você) são cristãos. Grande parte deles não é, e são pessoas sérias.
      Mas tudo bem,
      Mau amigo, meu irmão, te desejo o melhor em saúde, paz.

    • Kkkk, o próximo tópico poderia ser: Medina está certo ou errado? Só da ele, acho legal seus argumentos e os debates, também inteligentes, contra.

  29. Luciano,

    Realmente, se eu quisesse me dar bem poderia estar a assessorar algum pastor, produzindo material de convencimento para facilitar a gula dele por dinheiro e me enriquecendo também a custa da ingenuidade alheia. Todavia, faço exatamente o contrário, no que se refere à história. Volto a insistir nesse ponto. Por que será? Ora, você que já disse “ter sido ateu e sabe muito bem como é isso”, deve ter uma ótima resposta, né? Para si mesmo, lógico. Não para mim.

    Você desconhece muito mais coisas do que eu e muita gente que estuda, e sabe disso. Suas tentativas primárias de apelo a uma autoridade que não tem é de dar dó. Acaso já ouviu falar no reverendo anglicano, teólogo e escritor canadense chamado Tom Harpur? Duvido. Ele abomina a “história” que vocês defendem, mas nem por isso perdeu a sua fé ou deixou de ser cristão por constatar que Jesus Cristo é, de fato, um mito. Vale a pena conhecer seus motivos e o seu livro chamado “O Cristo dos Pagãos”. Talvez, mas talvez mesmo, você possa, assim, começar a compreender alguma coisa.

    Persiste no seio da sua fé uma questão política desde os seus primórdios. A maioria absoluta de cristãos desconhece e uma minoria influente e e$perta finge ignorar. Justamente, por causa da versão mentirosa que se antepôs aos fatos. Este sempre foi um grande perigo para a própria fé cristã. Uma maldade para com os seus devotos. Aí está o motivo da nossa diferença de opinião de indivíduos de uma mesma sociedade, pois os valores morais que nos norteiam são os mesmos, e estes não estão em discussão aqui. O que eu reclamo é a falta da observância deles no específico ensino da história.

    • Pois é,
      Cada um ocupando seu lugar.
      Mas nos encontramos quando você sugere que Jesus não existiu.
      Reconheço que desconheço muito mais coisa do que você ( no tocante a história ).
      Porém você reconhece que desconhece muito mais sobre história sec I,II,III do que os historiadores que dedicaram mais de 30 anos com doutorado e tudo mais? Aqueles que tem acesso a material que você nem sonha em tocar? Tiveram aulas em lugares que você não ousa frequentar? Nesses historiadores de diferentes nações e diferentes pontos de vista é que eu posso respeitar como capazes de me trazer uma história mais próximo da verdade.
      Sabe Ivani, você vem me falar de reverendo Tom Harpur?!
      As pessoas tem direito de procurar o que melhor se adapta a sua realidade.
      Enquanto o reverendo e você constatam que Jesus de Nazaré é um mito, eu fico com a história daqueles que dedicaram a vida estudando e gastando dinheiro para se aperfeiçoarem, Faculdades, cursos, viagens em loco…
      Vou ler o livro que você me indicou, porém se ele começar a falar de política da Igreja, manipulação de documentos, vou parar. Porque disso todos nós sabemos.
      Sabemos que Apóstolo Pedro e Paulo tinham suas desavenças . Imagina após isso.
      Mas dái dizer que Jesus não existiu, é infantilidade, EGO, querer aparecer.
      Cara, ainda que todos os reverendos do mundo, todos os teólogos venham me garantir que jesus não existiu, ainda assim, vou permanecer naquilo que eu conheço, pois falo do que eu conheço, você não sabe do que você fala, porque você não conhece a paz e o amor que jesus proporciona através do seu espírito.

      • “Dizer que Jesus não existiu, é infantilidade, EGO, querer aparecer” Cara, não sei se isso é para rir ou chorar por você. kkkkkkkkkkk

        Segue um bônus gratuito para a sua ilustração.

        O Cemitério dos deuses

        “Onde fica o cemitério dos deuses mortos? Algum enlutado ainda regará as flores de seus túmulos? Houve uma época em que Júpiter era o rei dos deuses, e qualquer homem que duvidasse de seu poder era ipso facto um bárbaro ou um quadrúpede. Haverá hoje um único homem no mundo que adore Júpiter? E que fim levou Huitzilopochtli? Em um só ano – e isto foi há apenas cerca de quinhentos anos – 50 mil rapazes e moças foram mortos em sacrifício a ele. Hoje, se alguém se lembra dele, só pode ser um selvagem errante perdido nos cafundós da floresta mexicana. Falando em Huitzilopochtli, logo vem à memória seu irmão Tezcatilpoca. Tezcatilpoca era quase tão poderoso: devorava 25mil virgens por ano. Levem-me a seu túmulo: prometo chorar e depositar uma couronne des perles. Mas quem sabe onde fica? (…) Arianrod, Nuada, Argetlam, Morrigu, Tagd, Govannon, Goibniu, Gunfled, Odim, Dagda, Ogma, Ogurvan, Marzin, Dea Dia, Marte, Iuno Lucina, Diana de Éfeso, Saturno, Robigus, Furrina, Plutão, Cronos, Vesta, Engurra, Zer-panitu, Belus, Merodach, Ubililu, Elum, U-dimmer-an-kia, Marduk, U-sab-sib, Nin, U-Mersi, Perséfone, Tammuz, Istar, Vênus, Lagas , Belis, Nirig, Nusku, Nebo, Aa, En-Mersi, Sin, Assur, Apsu, Beltu, Elali, Kusky-banda, Mami, Nin-azu, Zaraqu, Qarradu, Zagaga, Ueras. Peça ao seu vigário que lhe empreste um bom livro sobre religião comparada: você encontrará todos eles devidamente listados. Todos foram deuses da mais alta dignidade – deuses de povos civilizados –, adorados e venerados por milhões. Todos eram onipotentes, oniscientes e imortais. E todos estão mortos”.

        H. L. Mencken

        • Mais uma vez Ivani,
          foi bom ter te conhecido, fortaleceu muito mais a minha fé em jesus…Parece realmente que Deus escreve certo por linhas tortas. De alguma maneira, você me fez ver o quanto sou alinhado com a minha fé.

          Te desejo amor, paz, e saúde.

  30. Não sei a quem estou respondendo, mas lá vai: engraçado, enquanto respondo a todos baseado na história (é o que me interessa), e não com meras e desprovidas opiniões pessoais de forma mal educada para tingir sua fé recebo ovos poderes. Justamente por falta da boa argumentação, alguns já tentaram atingir a minha pessoa. Coisa feia, né? Eu não sou do tipo que diz amar o inimigo, que vira a outra face etc. No entanto, na hora “H” alguns aqui partiram para ao ataque pessoal por não ter como argumentar no mesmo nível. Sou como sou. Mas, de qualquer maneira, obrigado pela crítica.

    Luciano,

    Francamente, acho que você no seu afã de querer se colocar acima não diz coisa com coisa. Não entendeu o motivo pelo qual lhe enderecei o pensamento de Mark Twain. Já me chamou de tolo e agora de ingênuo e, no entanto, …

    • Ivani, não se faça de vítima. Não te chamei de tolo, nao te conheço. Disse que você SE FAZ DE TOLO ( para um determinado tema). Ingênuo sim. Porque tem uma ambição que não trará frutos.
      Historiadores com muito mais estudo e conhecimento que você , e reconhecimento mundial, concordam que Jesus andou no meio de nós. E você se apega a uma TEORIA que já percebeu que mexe com as pessoas, cria polêmica, e isso é o seu motivo de vida , seu grande entusiasmo.
      A história toda é a seguinte:

      Essa ideia de forçar o ateu a crer em Deus é um mal que fazemos ao próprio ateu. Deixemos os o ateus em paz, respeitando-os, deixando que eles seguam com suas vidas….e vamos tentar confortar os que estão precisando de apoio, ajudar os necessitados de amor.

      • A propósito, às vezes a gente usa as palavras sem conhecer o seu verdadeiro significado:

        Teoria = conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica (Houaiss).

        Na verdade, uma teoria em nada se assemelha a “invenção” ou “palpite”, como um produto da simplória imaginação. No meu caso, na pesquisa histórica, nos servimos de notícias consideradas factuais no específico ambiente e com as devidas referências bibliográficas. Assim se faz a justificação teórica. Portanto, uma teoria histórica teve regras a obedecer, podendo ser prontamente impugnada se descumprir alguma. Meu artigo “Paguei pra ver” foi postado no dia 30 de julho de 2015, no Café História [uma rede social de muitos historiadores] e conta até esse momento com 1656 visualizações sem ter recebido uma única contestação baseada no estudo dessa disciplina.

        • Volto a dizer Ivani,
          Historiadores que dedicaram décadas a mais que você, frequantando as melhores universidades, os melhores professores, tendo por perto acesso aos melhores documentos, viajando aos lugares do acontecimento, falando mais de 3 idiomas…Nesses eu coloco minha confiança.
          E acho uma arrogância, uma falta de respeito, você que NEM HISTORIADOR É, querer colocar em dúvida a credibilidade de alguns deles, querer colocar em dúvida a integridade deles. Existem pessoas sérias ali, cara!
          Conselho:
          Segue com teu trabalho, vai se infiltrando nas redes sociais, nos sites. Mas faz o seu, segue com integridade sem olhar para trás, sem querer fazer comparações ou se defender dizendo que estão querendo nos manipular, mentir ….
          CLARO que sim, claro que existe essa intenção de alguns.
          Mas a história está CRAVADA no que diz respeito a existencia de Jesus.

          Fico por aqui Ivani,
          com respeito,sempre!

  31. Sr. Ivani, venho respeitosamente……………., kkkkkkkkkk, brincadeira.
    Eu tenho acompanhado seus comentários, que a princípio me pareceu muito radical porém, mesmo crendo em Jesus pois tenho meus motivos, vejo que é uma pessoa muito determinada e esclarecida.
    Talvez esteja lhe faltando somente um pouco de controle emocional para que possamos refletir nas suas palavras.
    Não tenho a mínima intenção de te corrigir apenas acho que com seu potencial e um pouco mais de calma o entendimento seria melhor.

  32. Luciano, me referindo a história, pois não estou falando de outra coisa, eu diria que errar é científico, persistir no erro é religioso.

    • Ivani,
      O pior cego é aquele que não quer ver!
      ja fui ateu e sei como é estar desse lado.
      Se você está feliz assim, continue assim.
      Mas você se faz de tolo tentando negar algo que o mundo sabe. A história não pertence à ciência. Por isso nem sempre não ter provas significa que não axonteceu na nossa história.

  33. Luciano, A nossa academia acoita desde sempre a invenção da origem do cristianismo para não comprometer a crença em Jesus Cristo. Hoje, ela vive um conflito cuja postergação não a permite mais ignorar: sua obrigação é zelar pelo ensino honesto da história ou apoiar as invenções da religião, por mais justificável que isso possa parecer? Defender os dois ao mesmo tempo é impossível.

  34. Sergio, você se apresenta como um imbecil de um hipócrita com “caro Ivani”. Melhor seria “odioso Ivani”, aí sim, o restante do que escreveu estaria em acordo com a introdução. Cara não dou meio centavo pela sua crença, pelo teu Jesus pelo teu deus, por nada disso. No entanto, como já deixei claríssimo, mas um boçal como você se recusa entender, aqui não cheguei para falar dessas coisas ou entrar em arenga com ninguém. Quanto ao resumo dos meus estudos, não preciso me justificar com quem não tem capacidade intelectual de entender coisa alguma. Você me parece um desprovido metido a besta refugiado na crença. Não vou alimentar esse bate-boca idiota. Não adianta me xingar porque não voltarei para te responder. kkkkkkkkkkk

    Passem bem..

    • Boa noite Ivani medina.

      Descobri o pq da sua autoconfiança, estava lendo a bíblia e percebi q não nem nunca dependeu d nós ser Cristão.

      Na verdade Deus fez vazos pra honra e outros pra desonra.

      Vc não escolheu ser mulher nem seu próprio nome. Em fim vida eterna é para apenas os escolhidos. Que Jesus tenha misericórdia d todos. Abraço te amo, olha q nem te conheço!

  35. Então tá…
    Jesus existiu…
    O que a gente ganha com isso?
    Existiu… Foi morto…
    Agora é um fantasma… Que vive sentado ao lado direito de um pai que não faz NADA.
    E se naquela época que ele existiu… Ele não foi curar os leprosos que moravam em buracos se degenerando…
    Curou 10 apenas porque os procuraram…
    E ainda ficou zangado porque só um voltou pra agradecer.
    Agora REALIZE se naquela época que ele viveu não fez questão de curar todos os que eram doentes… Imagina agora que é um fantasma.

    • é Jesus na época curou só dez, e hoje é capaz de curar dez milhões. Leia a Bíblia.

      • Curar 10 bilhoes aonde ?! So serve para aprisionar a mentes da humanidade. Transgrediu inumeras leis de D’us escrita no velho testamento. E pra concluir, nao fez nenhuma missao que e um Messias deve fazer, segundo as escrituras.

      • e se Jesus não curou a todos é porque a cura depende da fé, Ele nao pode curar , por exemplo, todos esses que comentaram aqui que dizem nao crer , pois o próprio Jesus disse a um dos curados que “… a tua fé te salvou..”

    • Anderson dos Santos

      Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.
      João 21:25

      • muito bem , esse versiculo diz tudo, ha explicações para tudo na Bíblia, além de haver soluçoes para todos os problemas e , o principal, a salvação para a vida eterna que é dada de graça a todos que simplesmente crerem

    • Ponha em prática o que Jesus ensinou e saberás se ele existi. 😉

  36. Eu creio no meu deus e agradeso a ele a cada dia de bençoa na minha vida e da minha familia e do proximo pois so ele me fortalece e a minha fe nos encontraremos um dia

    • Fico intrigado como as pessoas que se chamam céticas manter essa opnião, diante de tantas evidençias, como um universo nasçer do ”nada”, segundo a teoria desses cientistas que dizem que no principio havia apenas energia, mas da onde surgiu essa energia? Como os céticos explicam as Eqm em cegos de nascença que relatam o que lhes aconteceu durante o periodo de morte clínica, descrevendo percepsões visuais que nunca tiveram em toda sua vida? Como negar o que foi dito aqui sobre a vida de Jesus e todos os seus milagres? Existem essas e outras tantas evidençias que levam a uma só conclusão. Para mim, a partir desse ponto de vista para a pessoa ser cética é preciso uma monstruosa fé para negar tantas evidençias e acreditar nessas teorias científicas, vamos lá amigos céticos todos devemos glorificar o Deus ”nada” e o Deus ”acaso”, é o que dizem:o pior cego é aquele que não quer ver.

      • Meu argumento foi podado do link que deixei. Não discuto religião, mas história do cristianismo no mundo real.

        • Por que se esforça tanto em negar e existência de Cristo? Já parou para pensar nisso? A questão não é ‘não crer’, mas até onde você quer saber sobre Cristo?

      • Céticos não precisam provar coisa alguma. Essa bobagem de dizer que é preciso uma fé monstruosa para não se crer, é uma inversão infantil. A inexistência histórica de Jesus não está liga a vontade dos céticos. Porém, a existência dele está ligada a monstruosa fé dos crentes. Isso sim. Ora, porque os céticos são mais desconfiados e exigentes?

        • Caro Ivani Medina, entendo, claro, a sua ansiedade em mostrar algo que você pesquisou e acredita ser ” a verdade”. Porém, você nunca vai poder provar que Jesus histórico não existiu. A moeda cai para os dois lados. Ele pode ter existido ou não.
          Acho que a ciência, e a história são imprescindíveis para conhecermos nós mesmos e seguirmos, evoluindo.
          Mas amigo, você sabe que existe a fé, e isso é algo que você não consegue tirar das pessoas. Sabe por que? Pela fé, por meio da fé, as pessoas participam de experiências que o entendimento humano não consegue compreender. E no caso da fé em Jesus (histórico ou Cristo, tanto faz), quem experimentou DE VERDADE sabe. É uma paz que realmente transcende, uma vontade de amar e fazer o bem de forma elevadíssima.
          Aí eu te pergunto: Quem vai dizer pra mim que isso não é real?
          Percebe, já não me importa se Jesus existiu ou não. Isso já passa para uma outra esfera.
          Aí você me pergunta:
          Mas você Renato, você continuaria tendo fé em Jesus, ainda que eu prove que ele não existiu?
          Isso mesmo amigo, porque pra mim, (nesse caso) já não importa a ciència e a história, mas O QUE EU SINTO. E pode ter certeza que se eu tiver um pedaço de pedra em casa e ela me trazer conforto, o que me importa é o conforto. E não alguém tentando me provar que é IMPOSSÌVEL um pedaço de pedra me trazer conforto.
          Porque na vida é assim, geralmente essas pessoas que tentam provar que a fé dos outros é equivocada, acabam se frustrando e frustrando o outro. Porque tentam tirar a fé do indivíduo, mas não conseguem apresentar nada que possa substituir a paz e o conforto que essa fé da. E o bem que você quer causar, acaba causando um mal. Se a pessoa perder a fé, você vai embora para sua casa satisfeito com seu ego, porém o indivíduo fica perdido, porque ele não é igual a você.
          Sua saga em promover a MENTIRA DA HISTÒRIA DE JESUS, me lembra a saga de Paulo de Tarso (ainda que ele nãotenha existido).

          Um abraço.

          • Caro Renato,

            Postei aqui um link que foi censurado, no qual apresento a minha justificativa teórica para a inexistência de Jesus. Devo esclarecê-lo de que o meu empenho se prende exclusivamente ao aspecto histórico. Por quê? Por que esta é a origem da nossa cultura, o que para mim me basta. Não tenho o menor interesse de apagar a fé de ninguém. Simplesmente, e não estou sozinho nisso, não posso aceitar que uma farsa tamanha continue a ser ensinada e defendida como algo histórico. Agora, não tenho culpa se os pais da Igreja resolveram criar o seu personagem principal no tempo histórico e não no tempo mítico, como era o usual na Antiguidade. Explico tudo isso.

            Pergunto se o povo judeu tem fama de povo estúpido ou de burro mesmo? Então seria crível que um povo notoriamente inteligente viesse criar o cristianismo e escrever seus evangelhos afrontando a própria tradição? Para quê? Para ser execrado perseguido e maltratado em gerações sucessivas de judeus inocentes? Ora bolas, uma coisa é certa, alguém está sendo burro aí. E há muito tempo. O cristianismo é grego. Explico também.

            Essa invenção do judeu Jesus histórico trouxe um constrangimento desnecessário para vocês e um destino inaceitavelmente bárbaro a um povo inteiro. É como você mesmo diz “Já não me importa se Jesus existiu ou não.” Os aspectos filosófico/religiosos que você aborda não estão em discussão. Eu não trato disso. Ao contrário do que imagina, não sou contrário à fé pacífica e conciliatória de ninguém. Não vou admitir que você me responsabilizasse por uma mentira catastrófica e desumana que eu não contei. A farsa da história da origem do cristianismo jamais deixará de ser o que é por causa da fé de bilhões de pessoas. Essa não é responsabilidade minha.

            Abraço.

          • Olá Ivani,
            li o seu artigo sobre sua teoria. Com certeza é interessante. Ainda que o cristianismo seja grego, isso não quer dizer que Jesus não existiu!
            Por que?
            Porque jesus não é o cristianismo.
            Se formos olhar mais a fundo mesmo, a fé em jesus é algo que não faz sentido.
            Uma vez que você experimenta e coloca em prática suas idéias, você não precisa mais de fé!
            Temos uma experiência,uma realidade. Sabemos.
            È esse ponto que você não consegue compreender.
            Está tentando mostrar que jesus não existiu, quando milhoes de pessoas (ainda que seja somente eu) experimentaram e viram que sua ideia sobre o amor é real.
            Melhor seria eu compreender que os gregos inventaram o cristianimo. Mas inventar jesus?!

            Ivani,
            quem pode inventar palavras sobre AMOR, COMPAIXÃO, PERDÃO, AMAR O INIMIGO, de uma forma tão penetrante, visto que essa ideia penetra o coração das pessoas tanto as que são arrogantes como aos humildes.

            Então as pessoas compartilham as ideias de jesus,, não jesus ( pelo menos deveria ser assim)
            As pessoas são tocadas pelas ideias de jesus, não por jesus,
            As pessoas adoram as ideias de jesus, não jesus.

            Falar que os Gregos criaram Jesus para destruir os judeus é uma falta de percepção, Falta de observação.
            Por que criar uma estoria de um homem onde o tema principal de suas ideias é o AMOR, união, paz, perdão.?!..e essa mesma estoria ser usada para arruinar uma nação. E no final de tudo, a estoria conta que ele nem morreu, virou heroi, ressuccitou.
            Quando eu leio essa estoria, por mais mentira que seja, nunca penso nos judeus, não há espaço para raiva aos judeus, mas sim fico pensando em como o amor é forte.
            ” PERDOAI, ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM”
            Forte isso.

            Ivani, é mais fácil você pegar uma historia real de um homem que veio trazer a paz, o amor, e então apartir dai, criar uma estoria, fazendo a historia. Criando então o cristianismo e toda sua fábula. Ai sim é mais convincente.

            Com relação ao seu segundo parágrafo, digo o seguinte:
            Ninguem foi burro nesta história!!!!
            Você não tem ideia do poder transformador do amor!
            Um judeu que experimentou as ideias do amor, não deixou de ser judeu, apenas se abriu para o mundo e não ficou mais segregado. E entende que não ha mais necessidade de preservar a religiao, a doutrina. Encontra a liberdade que o amor oferece.
            Então, seria capaz sim, de uma parte dos judeus terem experimentado essas ideias e terem se libertado da escravidao da doutrina e religiao.
            E então desafiarem seu proprio povo a experimentar o mesmo. E não exitarem em contar a história.

            Mas como disse Gandhi;
            “O cristianismo seria perfeito se não fosse os cristãos” rsrs

            um abraço

          • Ivan Medina mas foi justamente por Jesus ter contrariado a tradição judaica é que ele foi condenado pelos sacerdotes e todo o povo gritou pedindo sua crucificaçao, os evangelhos foram escritos por alguns dos poucos judeus que aceitaram Jesus. Portanto seu argumento é nulo

          • Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. Apocalipse 1:7

  37. Por que essa história continua na penumbra? Não devia ser assim. No entanto, quando fazemos uma aproximação dos fatos com fatos e não com ideias, é possível outra conclusão.

    • Antes das pessoas comentarem qualquer coisa deveriam primeiramente conhecer quem é Deus.

    • Caro Renato

      Olha só, você está querendo fazer daquilo que foi atribuído ao personagem literário Jesus uma evidência da existência de um homem real. Não. Isso não passa de uma licença poética da fé. Você, como tantos outros, se agarra a essa invenção porque ela tocou profundamente no seu íntimo. Entende? Por isso tem que ser verdade, pois o nosso íntimo é predominantemente sentimento. Não depende tanto da razão para se deleitar.

      Como? Eu não consigo compreender? Vejo que quem não consegue é você, meu caro. Está com medo de assumir o que sente sem Jesus algum. Como se fosse incapaz de fazê-lo por si mesmo. O que há é ainda um resíduo infantil que precisa da mão de um pai. Quem é ele? Jesus! Cara, fé não precisa de justificativas do mundo exterior. É fé e ponto final.

      Portanto, fica difícil compreender que algo que nos toque profundamente, seja imanente da experiência acumulada pelo sofrimento humano. Como é difícil suportar as nossas próprias deficiências que estremecem a nossa paz, inventamos um ser superior que pode nos trazê-la de volta por ser perfeito, isento das nossas falas. Então, esse ser faz-se humano para mostrar que aos humanos isto é possível. Será?
      Até hoje só vemos isso em palavras. Algo não está funcionando bem…

      Abraço.

      • Ivani,
        admiro a maneira como você se expressa, apesar de às vezes parecer meio reativo. Mas tudo bem,
        Você com certeza não está entendendo amigo!
        Escreveu tanto mas não percebe que não estou falando de Jesus.
        Falo das ideias atribuídas a ele, é ISSO que move.
        Jesus já foi amigo e suas ideias ficaram. A nenhum outro homem foi atribuida tantas ideias revolucionarias sobre o amor.
        Quando mensiono Jesus, somente digo que a ideia de amor é dele, e não dos gregos.
        Buda nos trouxe a compaixao, sócrates nos troxe a sabedoria, até mesmo gandhi nos trouxe a solidariedade.
        Mas amor incondicional, somente é atribuído a Jesus. Já mencionei pra você que a ideia de perdoar os que nos maltratam, amar nossos inimigos é uma ideia de força, eleva nossa alma.
        E jesus não é o dono disso amigo. Ele apenas nos mostrou esse caminho.
        AMOR, È ISSO QUE ME CONFORTA E ME ELEVA, ME TRAS PAZ, NÃO JESUS!
        Então, não venha falar de jesus pra mim, porque o que me interessa são as ideias dele.
        Você se engana quando diz que espero que jesus me traga paz!
        Jesus nunca pode me trazer a paz, porem, as ideias de amor que ele estabeleceu, isso sim!
        .
        Se a sua teoria diz que os Gregos inventaram os evangelhos e jesus para acabar com os judeus, então Ivani, a sua teoria não faz sentido.
        Porque quem termina de ler os evangelhos só pensa numa coisa:
        O amor, amizade, compaixão, perdão, humildade.

        Somente uma pessoa muito negativa e de alma triste é que pensa em Judeus assassinos.

        Com cordialidade,
        Abraços

        • Meu caro Renato, se você não está mais falando de Jesus, então não fale mais em Jesus. É simples. Já podia ter dito que está se referindo às ideias atribuídas a ele. Adivinhar eu não posso. Até porque esse é o tema da discussão. Eu tenho negado a existência do homem, e não das ideias. Mas Caramba, lá vem você de novo com Jesus. Cara sugiro que você estude um pouco a respeito do pensamento grego do período helenístico para não dizer tolices, como “Quando menciono Jesus, somente digo que a ideia de amor é dele, e não dos gregos.”

          Os gregos nunca abriram mão da escravidão. Aristóteles defendia esse tipo de serviço eloquentemente, desde que não se escravizasse o grego. Todavia, o domínio romano deu um belo chute nesse orgulho deles. Imagine você pertencendo a um povo altivo que estava na crista da onda do conhecimento da época, ver-se escravizado por um povo ainda rude. Enviando notícias tristes aos parentes que ficaram na terra, sem perspectiva de um ponto final naquele sofrimento. Imagine a aflição dos seus parentes sem poderem nada fazer por você. Assim acontecia a um número imenso de famílias. Num momento desses o amor ao próximo começa a fazer sentido, a alteridade se impõe na consciência dos pensantes. Fico com Dori Caimmy: “Quem inventou o amor não fui eu nem ninguém”.

          Se para você o que importa (e o que transforma o ser humano) são as ideias atribuídas a Jesus, então por que faz tanta questão de que ele tenha, de fato, existido? Será que se ficar convencido da sua inexistência a sua fé se evapora? Ora, se for assim está mentindo para si mesmo. Já ouvi histórias de vítimas perdoando seus algozes. Eu não seria capaz disso, mas não duvido que muitos o sejam. Tampouco eu teria qualquer comentário crítico a essas pessoas, mas um profundo respeito. Em determinado momento, você disse que eu não posso separar o Jesus da fé do Jesus da história. Engano seu, quem não pode é você. A todo o momento dá provas disso.

          Não quero me colocar como exemplo para coisa alguma, mas para efeito de argumentação devo dizer que a minha fé na nossa espécie humana dispensa referências fixas, como filósofos, outros grandes pensadores ou esses vultos criados para o imaginário humano, como Jesus. Por quê? Porque para mim isso é como o ar. É o que todos nós respiramos por estarmos vivos. Ninguém pode me asfixiar por dizer que a minha fé é estúpida, pois a humanidade é podre. Concordo. É também podre, mas é ao mesmo tempo incrivelmente bela realizadora e amorosa. Isso é uma crença infundada minha? Não. É a mais pura realidade que pratico e vejo sendo praticada diariamente.
          A minha fé está a salvo de manipulações, de medos, de partidarismos estúpidos e especialmente de contradições. Portanto, a sua tentativa de me convencer “A nenhum outro homem foi atribuída tantas ideias revolucionárias sobre o amor” é vã. Justamente pelo que acabo de lhe dizer, esta é uma evidência de que as ideias atribuídas a Jesus procedem de vários homens que, de fato, existiram. Juntaram tudo num “homem” só. Por isso, a minha fé não pode ser abalada por coisa alguma.

          Olha como essa crença lhe fez mal: “AMOR É QUE CONFORTA E ME ELEVA, ME TRAZ PAZ, NÃO JESUS!” Parece que isso é só para você ou para os crentes em Jesus. Os outros não têm essa capacidade de sentimento, né? Contradiz-se a troco de nada. Ora bolas, então por que está alimentando essa conversa, senão por pura insegurança no que pensa acreditar? Acaso eu me contradisse alguma vez aqui? Ao contrário, continuo afirmando que Jesus foi uma invenção grega para reverter uma situação política no passado. O resto não passa de confeito nesse bolo. A minha teoria faz todo sentido sim. Você é que precisa estudar um pouco mais para poder entendê-la melhor. Compreendeu porque está escrito em português, mas não entendeu por falta de bagagem.
          Fico por aqui,

          Abraço.

          • Não Ivani, desse modo não!
            Você tem fé na espécie humana?
            Olha o que você está falando amigo, por acaso precisa de fé na espécie humana, basta viver e se relacionar por aí que você vai viver as experiencias da na nossa especie.
            Você não esta sendo integro quando coloca que eu disse que a paz é somente para os que creem em jesus.nunca disse isso.Apenas disse que o amor me eleva e ma da paz. As ideias de amor de Jesus, não o ser Jesus.
            Mas já percebi a sua estratégia para manter um diálogo.
            O que você passa para os outros é uma tremenda insegurança. Não tem como provar que os gregos difundiram a ideia de amor incondicional, não digo qualquer amor. Falo de amor incondicional.

            Sua estratégia é ser amargo, azedo, intolerante para ser atacado e manter uma conversa.
            Mas aqui você não vai encontrar isso amigo.
            Sou como água, não retenho nada.

            Sua estrategia em dizer que eu estou inseguro no meu pensamento por insistir em manter o nosso diálogo é boba amigo. Infantil.
            Você é melhor que isso Ivani!!
            Foi feio essa!

            Imagina se num diálogo aquecido, alguém solta uma pérola dessa…rsrrs
            Você quer instituir o fim dos argumentos.
            Sem contar que você faz o mesmo, sempre me responde…rs

            Como você mesmo disse, tudo isso é uma teoria sua. Nada provado!
            Na verdade, o que você está falando é que os Gregos ARRUINARAM o mundo, porque deram esse “presente” para nós. E nós temos que conviver com isso hoje, esse cristianismo safado que corrompe e corroe tudo.
            Deixa os Gregos saberem dessa sua teoria!!

            Ivani, os gregos inventaram Jesus para sair de uma crise politica!
            Será que eles não conseguem inventar uma coisa mais simples para resolverem o problema deles hoje?

            Não Ivani, eles não inventaram Jesus.
            Apoio quando você diz que eles podem ter inventado o cristianismo.
            Vai por esse caminho que terá mais éxito. Tudo começará a fluir mais rápido e logo logo estarei vendo sua entrevista no Jõ Soares.

            Grande abraço, de coração amigo.
            Sucesso , felicidades.

          • Renato, meu caro.

            Voltando o filme, o tópico aqui é: “10 evidências da existência de Jesus Cristo.” Logo de cara esclareci que o meu interesse é por história e não discutir fé ou filosofia. Como você não tinha argumentos dentro dessa disciplina fez por onde desviar o assunto para a seara do seu agrado. Fosse o tópico: “O poder da fé em Jesus Cristo” eu passaria batido. Não estaria aqui.

            De início, você veio com uma conversa atravessada dizendo que fé é algo que eu não conseguiria tirar das pessoas. Vejamos a sua intenção com esse argumento: não fui eu quem misturou a fé com a história e uma vez que eu já havia declarado o meu interesse e presença aqui, você deveria ter levado em conta e se preparado para contestar meus argumentos com o mesmo teor. O que não fez. Preferiu covardemente tentar me expor como um inimigo da fé alheia. Era essa a sua intenção, tentar me neutralizar assim.

            Não gosto de religião, nem acredito em deus, não dou a mínima para essas coisas. Sou negativo então? Nesse sentido sou. Agora, sou assim para mim e não para os outros. Não tiro de ninguém o direito a crença, embora não admire. Todavia, a história do cristianismo é a história recente da nossa cultura ocidental e não dá para se fazer a omelete sem que se quebrem esses ovos. O que se chama oficialmente de “história do cristianismo” é um monte de mentiras, invenções e trapaças como você admite. Vai doer na cristandade? Vai. Aliás, está doendo e há algum tempo.

            Fé = confiança absoluta (em alguém ou em algo); crédito (Houaiss). Claro que é preciso que tenhamos fé em nossa espécie humana porque ela não pode ser representada por uma pessoa. Cada um tem suas qualidades e defeitos e, portanto, ninguém pode representar esse papel. Mas o conjunto da espécie humana é algo deslumbrante, ao menos para mim. Por isso tenho muita fé nela. Simples assim. Não sou um daqueles que diz “Quanto mais conheço os homens, mais gostos dos cães”. É isso que estou falando, Entendeu agora?

            Tenho sido integro a cada palavra, meu caro. Do contrário, falaria em Jesus. Vejamos:
            “E no caso da fé em Jesus (histórico ou Cristo, tanto faz), quem experimentou DE VERDADE sabe. É uma paz que realmente transcende, uma vontade de amar e fazer o bem de forma elevadíssima”. (Renato Costa)

            Não só os budistas, que nem creem em deus e estão nem aí para o seu Jesus, como outras pessoas de intelecto elevado sabem disso, pois já vivenciaram (sem essa sua crença).
            Francamente, já que tenta inverter as coisas e desviar o assunto, em prosseguimento a minha integridade, devo dizer serenamente que eu não tenho como provar coisa alguma com a minha pesquisa, tampouco é a minha intenção. O que fiz, e continuo a fazer, é oferecer uma opção ao pensamento baseada numa pesquisa séria.
            A troca de conhecimentos históricos pode ser interessante quando o interlocutor acompanha e tem o que oferecer. Infelizmente eu não tenho dado sorte ultimamente. Em história só se pode provar alguma coisa com uma quantidade de documentos de diferentes procedências, mas mesmo assim não encerra a discussão. Fica a informação.

            Francamente, Renato eu não estou nem um pouco interessado nas suas concepções de amor, na sua visão de mundo, na sua visão da vida etc. Suas percepções não me interessam. O seu Jesus é uma invenção grega sim, porque não pode ter sido de outro. Não tem como. rsrsrs. Jamais existiu.

            Vá estudar ou funde uma igreja.
            Boa sorte.

          • Ivani
            Você não crê na existência de Jesus ou no poder dele?

      • Ivani Medina,
        você se engana quando diz que preciso de jesus para me trazer paz.
        Com certeza você nao compreende!
        Jesus apontou para o caminho, a saber o caminho do amor incondicional, e eu praticando essa vibração, me elevo, e com isso adquiro a paz. Essa é a construção.
        Falo de uma ideia, não falo de cristianismo, não ligo para o cristianismo.
        Mas falo das ideias de um homem que são profundas e são construtivas, integradoras.
        Voce sabe que a nenhum outro nome foi atribuido essas ideias. naõ falo de amor e compaixão somente. Falo de amor incondicional, amar os que te maltratam, perdoar os que te odeiam…você não consegue compreender que a força está aí, na positividade das relações humanas.
        Jesus morreu e as ideias ficaram, Como já havia te dito, jesus não queria seguidores nem servos, nem mesmo ser salvador de ninguem. Queria propagar uma ideia. E olha, ela se propagou!
        Esquece jesus Ivani, olhe para as ideias dele.
        Nao tente associar o cristianismo ao homem Jesus.

        Você querer dizer pra mim que foram os gregos que inventaram o homem jesus e suas ideias, chega a ser muita inocência.

        A historia que você me conta é a seguinte:

        Os gregos inventaram os evangelhos para contar a historia de Jesus, com a intenção de denegrir o povo judeu.
        As pessoas leram essa “mentira’ de evangelhos e ficaram maravilhadas com o homem Jesus, fizeram dele um ídolo!
        Nem prestaram atenção nos Judeus assassinos, porque diante de uma história tão bonita de amor, perdão, compaixão, solidariedade, não hove espaço para negativismo.

        O tempo passa e hoje temos os Judeus mandando no mundo, os evangélicos aos bilhões pelo planeta, verdadeiros consumidores desta invenção,.
        E os gregos que inventaram tudo isso estão na miséria. Pra piorar ninguém sabe que eles inventaram a ideia dos seculos!
        E ainda levam o título de berço da sabedoria.

        forte abraço e paz.

        • Renato,

          Estou deixando essa discussão porque ela não me interessa. Basicamente, são estes os meus motivos:

          “Aí você me pergunta:
          Mas você Renato, você continuaria tendo fé em Jesus, ainda que eu prove que ele não existiu?
          Isso mesmo amigo, porque pra mim, (nesse caso) já não importa a ciència e a história, mas O QUE EU SINTO.” (Renato Costa)

          A sua presunção sem limites levou-o a imaginar que poderia refutar 21 páginas de uma substanciada argumentação com O QUE VOCÊ SENTE. Não é assim que a banda toca.

          “Se a sua teoria diz que os Gregos inventaram os evangelhos e jesus para acabar com os judeus, então Ivani, a sua teoria não faz sentido.
          Porque quem termina de ler os evangelhos só pensa numa coisa:
          O amor, amizade, compaixão, perdão, humildade.
          Somente uma pessoa muito negativa e de alma triste é que pensa em Judeus assassinos.” (Renato Costa)

          Não. Eu disse que foi para tentar enfrentar o judaísmo. Por outro lado, não preciso ficar repetindo que o seu sentimento (sentimento cristão) não estava em questão. Eu não argumentava contra ninguém, mas a favor da revisão de estado de coisas. O QUE VOCÊ SENTE pode interessar aos seus familiares e amigos. Em outra situação na qual o tópico do blog lhe favorecesse poderia fazer sentido. Mas como não é o caso aqui, fala-se em evidencias da existência de Jesus, e não houve debate algum, e nem vai haver no nível que eu pretendia, retiro-me porque bate-boca não é do meu interesse.

          Boa sorte.

          • Ok Ivani,
            Não queria fazer você perder o seu tempo.
            Viajamos em lados diferentes, paralelos, mas vamos parar no mesmo destino, ninguém é melhor que ninguém, apenas diferentes.
            Desejo a você felicidades e paz..

            Abraços

          • Caro Ivani, eu admiro muito o Renato pela elegância e paciência que teve com sua ignomínia debochada, com sua rasa ignorância e sua pirracinha vazia. Serei mais direto e sem rodeios, se é que ainda não percebeu, ou você crê ou não, e que se respeite aquele que crê, coisa que vc não o fez, sendo sarcástico e vil. Pois, não se trata de fideísmo, mas de uma fé consciente. Como disse antes, repito: a questão não é vc não crer em Cristo, mas até onde vc deseja ir com isso? Ou até onde você deseja conhecer sobre Cristo? Ou ainda, até onde você precisa tanto se esforçar para negar a Cristo, enfim, apresentando uma teoriazinha de quinta categoria, sem qualquer fundamentação teológica, histórica ou científica? Nem Nietzsche, Freud ou Durkheim e seus ressentimentos conseguiram, e vc me vem com esse papo furado disfarçando sua insegurança e superficialidade sob a aparência de uma ‘teoria’? Tudo isso para esconder seu vazio, sua falta ou descrença no amor incondicional de Cristo? E daí se vc é mal amado e não crê no amor? O que temos com isso? Vá estudar mais um pouco, lembre-se que Deus não é apenas paz, mas também inquietação, inquietação santa que visa a transformação, a metanóia, e deixe-nos amar a JESUS CRISTO, O REI DOS REIS, EM PAZ.

  38. Vejo muitas vidas amarguradas e sem direção, que querem achar um culpado pelo que que deu de errado em suas vidas ou até mesmo não acreditar na existência por causa da sua vida e de sua família. Somos a imagem e semelhança de Deus, contudo, ele Deixou a nós as escolhas de nossas vidas. Jesus faltou que temos dois caminho um de vida e um de morte, mas Jesus quer que tomemos o caminho de vida.

  39. Não gosto de acreditar, gosto de ter certeza… E não tenho certeza de que deus existe… Se deus existisse eu não precisaria acreditar, eu saberia que ele existe. Se ele existe e eu nunca o conheci, é porque ele não tem preocupação alguma em querer que eu saiba que ele existe… E se pra eu saber que ele existe tenha que partir de mim, então sou para meu filho um pai muito melhor do que deus é para com suas supostas criaturas, pois eu cuido do meu filho melhor que deus.

    • Antes de vc cuidar de seu filho alguém cuidou de vc e assim foi antes tb, se vc tem um filho alguém primeiro te deu essa possibilidade. Amplie sua mente e seu modo de pensar. Mesmo vc não acreditando nele ele cuida de vc, pois vc e seu filho tem vida e ele é o dono dela.

      • E isso é a prova de que existe deus? Porque?

        • Ninguem ira conseguir provar que Deus existe ,isto esta descrito na biblia,a questão de acrediatar é praticar a sua fé,um ex: Voce olha um conta que seu amigo fez na faculdade ,voce não acredita como elechegou nakela resposta que é a certa , ai vc pratica e pratica ate chegar a essa resposta ,ou seja ,voce não vai ler um artigo de cientista comprovando a sua existecia ,mas é praticando a sua fé acreditando e provando algo que voce nunca sequer provou voce vera que ele realmente existe….

          • Erasmo, Deus nao é pai. pai é você…Deus é Deus. Nao se confunda e tente trazer deus para o entendimento humano, nao devemos personificar deus à nossa natureza…..de todo modo, voce acreditando ou nao, nao faz diferença.
            Leia sobre prime radiant.
            forte abraço.

    • Eu não perdi para vim ao mundo, Mas mesmo sim estou aqui. Eu não perdi para ter uma familia, mas tenho. Por que existem fêmea e macho ^E melhor, nos reproduzimos. “Talvez,seja o milagre da evolução” . EU deixei uma bicicleta que eu não usava mais la no fundo do meu quintal: “abandonada”, mas mesmo assim ela não viro moto, o quem sabe ficar “novinha enfolha”, aliás, fico só um monte de ferrugem. Porque tecnica da evolução não funcionou na minha bicicleta. “Mas, com o Planeta terra sim funcionou”.

      • A questão é: onde há maiores evidências? Na fé ou na ciência? O que usamos mais: religião (fé) ou ciência (tecnologia, medicina, biologia, etc.)?

        • Erasmo não se trata de evidências, mas de “matemática”, conheça a tese de um matemático famoso, Pascal: “1) Se você acredita em Deus e Ele existe, quando você morrer seu ganho é infinito, a saber, a vida eterna no paraíso; 2) Já se você acredita em Deus e Ele não existe, quando você morrer sua perda é finita, a saber, o tempo de vida que perdeu acreditando numa quimera; 3) se você não acredita em Deus e Ele de fato não existe, quando você morrer seu ganho é finito, a saber, o tempo de vida que não perdeu acreditando numa quimera; 4) mas, se você não acredita em Deus e Ele existe, então quando você morrer sua perda é infinita, a saber, nada menos do que a danação eterna no inferno”. – PROVA DOS NOVE: ‘Ganho infinito versus perda infinita” Isto é, não deixa alternativa senão apostar que Deus existe. – Ademais, religiosamente, pela fé nós que precisamos de Deus, e não Deus de nós! – Durma com um barulho desse! (kkkk).

      • Rinaldo meu amigo.
        No caso da sua bicicleta, a teoria da evolução funcionou sim. Procure estudar e verás. O fato da ferro começar a corroer, significa uma mudança, evolução da materia para a dissipação dos átomos.
        E olha que tem uma doutrina que parece bem verdadeira, que diz que você pediu pra nascer sim.
        Abraços.

    • Luis Carlos Alves Neto

      Bom, você pode conhecer a Deus se quiser, olhe para seu lado, olhe a natureza, olhe tudo, acha mesmo que veio tudo do acaso, se a própria ciência diz que o universo não veio do acaso? E não é preciso ver Deus para saber que ele existe, você não precisa ver algo para saber que ela existe, se você acredita mais na ciência, como sabe que aquilo que dizem que aconteceu a milhões de anos, aconteceu realmente, se você não estava lá? Em relação ao filho, quando seu filho faz algo de errado, o que você faz? Deixa-o de castigo não? Ou lhe dá qualquer tipo de punição, certo? Deus faz conosco o mesmo, ele nos corrige, Deus não é um velhinho sentado num banco, ele é bom, justo, por isso ele castiga, por isso ele permite que coisas que consideramos ruins aconteça, mas isso é para aprendermos, pena que a maioria não aprende, ele deseja nos corrigir para seguir o caminho correto, ele faz isso com todo mundo, quem acredita nEle ou não.

      • Tudo isso é desnecessário! Aaahhh se eu fosse deus, não judiaria tanto assim atoa dos meus filhinhos… Se eu fosse onisciente, onipresente e onipotente, não seria necessário deixar tanta coisa ruim acontecer só para testar, castigar, ensinar e provar que eu sou o verdadeiro deus. Prq que matar crianças e animais inocentes só para provar que é o verdadeiro deus? Pra que destruir uma cidade inteira sendo que eu poderia apenas mudar as pessoas pra melhor, sendo deus? Pra que tanto malabarismo para mostrar que é deus, sendo que permite que outras duvidem da sua simples existência? Desnecessário isso, mas é proibido questionar, tem que aceitar cegamente kkkkkkkkkkkkkkkk

        • Erasmo, embora eu creia em Deus também te entendo.
          Acontece que está discussão está sendo sobre o Deus criado pelos homens e não sobre o Deus que os criou.
          Se acreditamos, ele existe, se não acreditamos, deixa de existir.
          Deus não maltrata ninguém, nossos pensamentos e atitudes que nos maltrata ou nos protege.
          Assim são as coisas na nossa vida, se você acreditar que pode, e lembrando que acreditar não é desejar, você consegue.
          Falar sobre Deus com nossos filhos é importante pois isso lhe traz segurança. Penso que Jesus, que para mim é o maior psicólogo de toda eternidade, queria transmitir esta mensagem.
          Deus está em você.
          Se você é está sendo um pai protetor de seu filho tenho a certeza que mesmo não crendo você é uma pessoa especial para Deus ou seja, Ele habita em você.

    • Erasmo. Peça para Deus falar contigo. No dia em que isso acontecer. Certeza você nunca mais irá duvidar de sua existência. Desejo-lhe uma ótima experiência.

  40. Acredito que seja mais uma questão de falta de conhecimento da época, pode ser que esse Jesus de fato existiu, mas não seja esse Super heroi contado nas fábulas biblicas.
    Talvez um Hippie que pregava o amor, tolerancia e bla bla bla..
    Nossa raça sempre buscou uma explicação maior pra dar sentido a tudo, mas até agora, tudo indica que somos só macacos evoluidos..kkkkk

    • Lício Luciano Nonato

      Fábulas bíblicas? Evidentemente algo muito subjetivo relacionado a pressupostos pessoais. Como fonte histórica são os melhores documentos que possuímos com respeito à história antiga.

    • Mais de 39 fontes históricas fora a bíblia comprovando a existência de Jesus , e o povo querendo mais evidências , fala sério, só não acredita em Jesus quem não quer. A maioria dos acadêmicos da atualidade acreditam que Jesus de fato existiu e vocês com essa ignorância absurda.

  41. Debate interessante, li alguns relatos, mesmo discordando de alguns, consegui respeitar, já outros, são simplesmente lastimáveis.
    Tive a sorte em ter tido a “sementinha” do amor e respeito por Deus plantada em mim quando criança e mesmo tendo estado distante por anos, um belo dia tive a experiência maravilhosa do contato com o Espirito Santo. Acreditem, Deus existe!!!
    Sim, seus sinais são muitas vezes sutis, porem vão se tornando cada vez mais perceptíveis conforme nos esforçamos para conhece-lo.
    Não nos tornamos menos instruídos ao crermos em algo que não seja cientificamente comprovado, praticamos a humildade em nos darmos conta que a vida não gira em torno de nos mesmos.
    Paz a todos!

  42. Achei que fossem provas concretas e não algo que alguém escreveu sabe-se lá quando falando supostamente de um tal Jesus (que por sinal, era um nome bem comum) em alguma suposta data. Tem aí algo como as pedras de Moisés onde deus escreveu os 10 mandamentos?

  43. Contra fatos não ha argumentos!

    • Anderson Cético

      Só em ver, entre estas supostas provas “comprovadas” a inserção entre as mesmas da dita citação de Flávio Josefo sobre o Jesus já fica mais que evidente que estas tais “comprovações” são mais uma das incontáveis balelas dos religiosos sempre desesperados em tentar convencer àqueles mais esclarecidos, que não se deixam levam por essa mitologia que se quer original é, já que é cópia da cópia, da cópia das mitologias pagas de povos antiguíssimos e culturas solares. Já foi mais do provado que Flávio Josefo jamais fez qualquer citação sobre Jesus, que esse textinho que os cristãos atribuem a ele é uma falsificação. O mesmo foi acrescentado muito tempo depois da morte de Josefo. A ciência não deixa qualquer dúvida sobre isso, logo, essas tais “provas irrefutáveis” caem por terra já no início da apresentação.

      • Apoiado! Anderson, Ivani Medina e Erasmo Oliveira. Saibam que como vcs já existem muitos que estão despertando e se desenrrolando do enlace que as religiões nos encarceraram por séculos e o método de escravizar mentes ainda funciona, foi um grande esforço para simplesmente nos escravizar para que a gente sustentem esses bando de vagabundos espertalhões que se dizem representantes de Deus ou de Jesus na terra. Não se pode provar o que não existiu ou não existe, quem tem que provar são os que acreditam. A Bíblia é um livro escravagista que se encontra defasado devido ao crescimento da ciência e da tecnologia, por isso o número de pessoas esclarecidas irá aumentar. Se não fosse a técnica de análise que mostra até mesmo a profundidade de penetração da tinta no papel e diferencia a pressão do punho do escritor no papel, as análise químicas em aparelhos de Raio X das tintas que foram usadas, até hoje os documentos de Flávio Josefo iria ser dito como prova verdadeira da existência do Deus solar Jesus. Assim como alteraram esses documentos, muitos outros foram, é só a igreja entregar para que esses sejam estudados que sempre muda tudo. Viva a internet que nos dá condições de avisar os iludidos, pelo ao menos vcs estão fazendo suas partes. Parabenizo vcs.

  44. Dar uma opinião sobre questões de fé é complicado! Mas buscar a verdade é uma ambição que pode ter um preço alto a se pagar: o de ter que encontrar uma alternativa viável a uma questão de fé, (se jesus não existiu, o que existe então?). A busca da verdade exige a coragem de por de lado os tabus e mesmo a educação religiosa, a busca da verdade exige provas que se sustentem com critério científico, senão não pode ser aceita como tal, ( por outro lado, se não pudermos provar que jesus existiu, então provamos que ele não existiu? Vc decide conforme a sua capacidade de raciocinar, ou capacidade de apenas ter fé e acreditar no que os outros te impõem como verdade, afinal a ovelha não pode questionar a vontade do pastor, cabendo-lhe apenas ser mais uma ovelha do rebanho, e se de repente a ovelha começar a pensar isso não pode ser perigoso para ordem estabelecida? Na relação rebanho pastor, quem mais serve a quem?). A razão determina o dever de observarmos provas reais, com base em documentos, que não podem ser contestados à luz da boa ciência. Permitam-me fazer uma reflexão acerca do assunto acima (as dez provas de que Jesus de fato existiu): Todos os documentos elencados, tais como os relatos de Flávio Josefo entre outros, estão datados de muitos anos depois da data em que se supõe que Jesus teria morrido, (teria ele morrido na Cruz aos 33 anos de idade, portanto ano 33 da era cristã). Cabe salientar, que Jesus, o Cristo não deixou nada escrito de “próprio punho” acerca de si, ou da sua missão, (qual o motivo disso? Eu digo que sou filho de Deus e não me dou o trabalho de registrar a minha existência nem a minha missão, é no mínimo curioso!) , não há nenhum prova documental ou testemunhal idônea e incontestável, de que Jesus fundou uma igreja. Há relatos sim incontestáveis da fundação das sete igrejas da ásia, e da tutela do apóstolo Paulo a essas igrejas, (numa atitude atrevida levanto a questão de que, portanto, o verdadeiro criador ou codificar inicial do Cristianismo foi Paulo, tanto que ele deveria ser chamado de “Paulismo” e não Cristianismo, sem dúvida sem a presença de Paulo o Cristianismo não teria chegado até os dias de hoje, (o grande marqueteiro e ordenador da nova doutrina). Por que a existência de Paulo e sua obra pode ser provada a de Jesus não?). Sem Paulo a doutrina cristã teria sido descartada em seu embrião, como um dos milhares de conjuntos de crenças, contos e lendas, esquecidos pelo tempo. Sendo assim Deus existe? E se existe como existe? Por que as diferenças de religiões? Há milhares de religiões e deuses, há algumas mais expressivas, tais como a Cristã o budista, a induísta, a islãmica, (e cada uma delas se ramifica por sua vez em outras várias e muitíssimas ramificações, muitas vezes até inimigas de morte, exemplo Xiitas e Sunitas, as duas tem como origem os escritos de Maomé). Interessante, interessante (repeti de propósito para dar enfase), é que cada religião, e cada ramificação avoca para si, única e exclusivamente, o domínio da verdade e o monopólio de Deus. Dá prá perceber que todas essas diferenças, são devidas a interesses de dominação e poder? Ou ninguém percebe autoridade que uma representação divina dá aos seus signatários? “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, mas quantos estão preparados para assumir responsabilidade que a liberdade impõem? Sugiro a leitura da parte da história (parte da história, portanto provada através da ciência), que fala sobre o Consílio de Nicéia, busquem em um livro escolar de História ou coloquem no google ” Consílio de Nicéia”, e verão que o Cristianismo atual, tem como base apropriação do Imperador Costantino de uma doutrina Cristã primitiva e cujas crenças, depois de triadas foram organizadas segundo os interesses do Estado Romano Constatiniano.

    • Jefferson Nunes da Costa

      É totalmente incoerente falar que o cristianismo tem por base Constantino,sendo que o mesmo foi perseguidor dos cristãos.Por aí você ver que está entrando em contradição.Outra coisa,o cristianismo é apenas uma simbologia dos seguidores de Cristo,sem Cristo “NÃO” haveria cristãos.Outra erro está em as pessoas tentar conciliar Cristo com religião.Cristo não é nenhuma religião e se você analisar os evangelhos que são os principais documentos históricos da vida de Cristo você não encontrará nada referente a nenhuma religião,pelo contrário,ele era contra todos os fariseus,saduceus e religiosos da época dele.

  45. Caros amigos…a maioria de vc´s ficam falando sem base nenhuma. Religião não se discute cada um acredita no que quer acreditar. É uma pena que nos dias de hoje com tanta informação ainda existem pessoas que não acreditam na existência de Jesus que foi um homem sábio e se importou e morreu pela humanidade. Estudem um pouco sobre ESCATOLOGIA, HISTORIA,TEORIAS DA EVOLUÇÃO E CRIACIONISMO, estudem um pouco tbm sobre o universo, teoria da relatividade,teoria das cordas, gravidade. etc…. dessa forma vc´s vão ter uma base e um ponto de direção para então começar a entender um pouco sobre DEUS e em chegar em Jesus. Não adiante ficar falando sem bases. A bíblia além de ser um livro histórico e é profético nesse caso peço tbm que estudem a bíblia mesmo sem ser simpático com o cristianismo. A pior burrice e falar que não sabem e sem argumentos, nos dias atuais com tantas informações tem pessoas que preferem falar da boca pra fora do que buscar estudar. Vc´s vão vê e entender que existe um ser perfeito e criador de todo universo. Veja tbm vídeos no you tube sobre um cara chamado (Clovis- Deus) é só uma recomendação. Depois disso tudo voltem aqui pra discutir de forma sabia.

    Tudo de bom pra vc´s e um bom estudo.

  46. Parto d seguinte princípio , os que verdadeiramente não acredita na existência de Jesus , jamais teriam entrado nesse link e postado seus comentários . Sendo assim afirmo vocês tem Dúvidas e a dúvida é a falta de entendimento. Desta forma senhores busquem mais provas e encontrarão a verdade.

  47. Jesus Cristo existiu e ainda existe, ele vive em min. 0/

  48. Se jesus existiu de verdade,ele era um mentiroso ouum louco muito inteligente,enganando pessoas burras que era filho de um ser imaginario(deus),mentiroso…louco…manipulador…

    • Rapaz, como você é revoltado!!!!
      Você demonstra ser mais crente em Jesus do que muitos pois, se assim não fosse, não iria externar tanta asneiras.
      Quem não crê, não julga o inexistente.
      Fale então sobre a crença no lobisomem, saci, bruxa, curupira, fantasmas, etc…..
      Nesses deve acreditar que exista.

      SP

      • – guilherme, pare de ser patético, quer comentar ? Que tal então rebater os 10 argumentos que o link apresenta ?
        – SP, seu argumento falacioso de que o guilherme se apresenta mais crente do que muitos consegue ser mais patético que a atitude revoltada do o próprio guilherme. Dois retardados.

    • Oro a Deus, em nome de Jesus, que salve esses ateus que comentam aqui. E que eles venham a receber o pleno conhecimento da verdade. “Pai, perdoa eles, pois, não sabem o que dizem.

    • odilho – como uma pessoa culta, q arrastava multidões, não deixou sequer uma linha dos seus discursos, gravados num pedaço de couro crú!!!…é q na real, ele, cristo,
      não existiu da forma q o pintam nos escritos antigos. diga-se de passagem, não são tão antigos. será q ninguém conhecia naquele tempo drogas alucinógenas?

  49. (Prefiro acreditar em Deus e ponto final)é triste a ignorancia das pessoas justamente na era da informação

    • [email protected]

      Essa é a maior discoberta de todos os tempos Jugando Deus chamando de metiroso e manipulador se alguem juga alguem esse alguem tem que existir.

  50. kkkkkkkkkkkk prefere acredita em deus é ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk prefere morrer numa ilusão

    • deus é real posso senti-lo,sua presença é evidente em meu ser,jesus…..ah jesus…..meu salvador,jamais desamparou aquele que busca tua face e só quer viver para ele,pensar só nele,romper com as barreiras no mundo aqui,voar com o pai nas asas da fé e ser revestido de gloria e poder,amo o senhor.

    • Minha ilusão e tão real quanto a sua ilusão que somos obra do acaso.

  51. Prefiro acreditar em Deus e ponto final. Um que me ensinou o que é amar, que por isso devo amar os demais e ser bom. Os pergaminhos corroboram com a afirmação de que Jesus realmente existiu, mas não prova sua santidade como descrito na bíblia. Não creio e nem descreio, por isso mesmo prefiro seguir o caminho de amar e ser bom com os demais. Infelizmente foi o homem quem disseminou os supostos milagres e a santidade de Jesus, o mesmo homem que ao abrir a boca distorce, mente, exagera, manipula. Uma bíblia que foi ao longo dos tempos adaptada pela igreja católica. Igreja que durante séculos foi corrupta, manipuladora e assassina, visando os interesses daqueles que a lideravam. O Islamismo (que entendamos e não confundamos com os lunáticos terroristas que são minoria nessa religião), por exemplo, diz que Jesus existiu, mas que o HOMEM distorceu as palavras de Jesus e os ensinamentos de Deus, que por isso Deus fez as revelações a Maomé. Se Maomé, um homem, não teve as revelações/milagres de Deus, enganando bilhões pelo mundo, por qual motivo devo crer que com o cristianismo não aconteceu o mesmo? Quem me garante que os homens que escreveram a bíblia e a disseminaram não nos enganaram? A maioria aqui diz que já foi abençoada com milagres ou que sente Jesus, mas esse sentimento de fé e milagres não acontecem com o Judaísmo e Islã? Sim, acontece… E se tivéssemos nascido em um país com cultura Islâmica ou judaica? Pode ser que todas as 3 religiões irmãs (judaísmo, cristianismo e islamismo) tenham sua parcela de verdade, que apenas uma ou nenhuma tenha razão, mas de uma coisa tenho certeza: se Deus realmente nos envio ensinamentos, o homem com seu coração amargo, egoísmo, fanatismo, etc., conseguiu distorcer. Por esse único e exclusivo motivo prefiro não acreditar em religiões, mas sim acreditar em Deus. Pode ser que eu esteja errado, mas creio que agindo de maneira correta, amando e sendo bom com os demais, que no dia da minha morte, no meu acerto de contas, saberei que apesar de tudo, tentei ser o melhor que podia.

    • voce ta tao equivocado. sinto muito

      • E vc cloves que nem argumentos tem apenas diz que está equivocado, sem sabedoria para argumentar a sua idéia falsa de que Deus não existe, o engraçado é que qualquer outra crença que se tenha em torno da existência de Deus não existiria se ele de fato não existisse porque até os que se dizem ateus não existiriam se Deus não existisse, porque eles precisam de Deus para existir, para ter de quem falar e defender suas teses e hipóeteses sem sentido e sem fundamento, então meu amigo equivocado é você e que Deus tenha misericórdia de sua vida….engraçado que as Leis dos homens são tão boas que vivem precisando de atualizações, emendas para se adequarem ao mundo, os livros de medicinas precisam de constantes atualizações e porque a Bíblia Sagrada um livro de ensinamento mais antigo que se tem o conhecimento não precisa de atualizações? E o que ali está escrito serve até os dias de hoje como ensinamento de como se viver uma vida digna honesta de ensimentos de amor, caráter, lealdade e nos adverte de varias coisas que hoje acontecem, você sabe porque????

        • ” os livros de medicinas” precisam de constantes atualizações porque a ciencia evolui e descobre novas maneiras de salvar vidas de doenças.E ja que o seu deus criou tudo então creio que ele criou o que é ruim tbm, criou satanas criou a maldade criou o inferno criou o “pecado”.

          • kkkk seu burro ! vai ler biblia, vcs ateus dizem nao acreditar pq querem culpar DEUS por seus problemas, acha q Deus tem q dar respostas a vcs, quem pensam que são?

          • deus não criou a maldade,a falsidade,a mentira,a prostituiçao,bebados,ladroes,assassinos,satanas tinha inveja do poder de deus e se rebelou contra ele,fez o homem pecar,jesus morreu por nossas enfermidades,nossas mentiras,nosso egoismo,nos ama tanto que nos faz dormir em verdes pastos,ele é real posso senti-lo,em tuas promessas vou crer sei que um dia vou te ver,minha esperança é a tua palavra,voar com o pai nas asas da fé…..

          • Queridos,venho fazer deste meio um apelo, a maioria de vocês se baseiam em ideias ditas por terceiros ou um estudo superficial, antes de questionar a existência de Deus,por que não baixam a cabeça e vão estudar um pouco?! Ler bons livros faz bem,aumenta o conhecimento e não deixa a pessoa alienada,como muitos infelizmente,são!!
            Para o meu caro,amigo,que disse que Deus é burro,por ter criado Satanás e a maldade,venho lembrar ou ensinar-lhe,que Deus criou Lúcifer,o querubim mais lindo dentre os anjos,por sua vaidade,fez com que sentimentos ruins criassem em si,como a inveja,esse anjo quis ser igual a Deus. Depois de ter visto que Deus não daria o mesmo “poder” a ele,ele resolveu tentar Adão e Eva,no qual,comeram do fruto proibido por Deus(árvore conhecedora do bem do mal). Nisso,surgiu o pecado,então,não culpe a Deus pela maldade,Ele nos deu o livre arbítrio,cada um faz dele o que bem entende,não teríamos feito diferente de nossos primeiros pais.Só cabe a nós, termos saber que todas nossas ações tem consequências.
            Recomendo que leiam “Deus um delírio” pelo autor Darwin(ateu) e também o “Delírio de Darwklin”. O primeiro livro trata de teoria contra Deus,e o segundo em poucas palavras e bem fundamentado fala o que realmente é verdade.

  52. Nenhuma dessas coisas provam a existência de Deus mas não significa que devemos parar de acreditar nele

  53. Sempre fui um defensor de Jesus Cristo.
    Já li muito sobre debates a respeito de sua existência ou não.
    Confesso que já me deparei com opiniões contraria a sua existência, que me faziam refletir, pois seriam uma forte evidencia.
    Hoje não busco mais opiniões, tenho a minha própria.
    Dia 11/03/2015, em uma visita rotineira a meu irmão, fui surpreendido, quando no meio de uma conversa, ele sofre uma parada cárdica.
    Ele não tinha problemas no coração, mas ali estava somente eu e meu querido irmão caído, inerte e com os olhos abertos.
    Neste momento, é bom saber que não sou de nenhuma denominação evangélica, determinei que pela minha fé Jesus o traria de volta para a vida e num ato instintivo fiz pressão em seu peito em duas paradas cardíacas, e ele voltou.
    Resumindo: Ao chegar no hospital foi constatado infarto onde passou por procedimentos através de cateterismo e hoje esta muito bem. Os médicos me disseram que o procedimento adotado naquele instante do infarto, o salvou.
    Se eu precisava de alguma resposta sobre existência de Jesus, agora eu tenho.
    Os céticos nunca irão me convencer.

  54. Faltou como evidência a letra do Raul Seixas que diz: “Eu nasci a 10.000 anos atrás…: Eu vi cristo ser crucificado…”

  55. a todos os blasfemadores digo o seguinte: basta faltar o oxigenio em seus pumões por apenas 1 minuto e todos vcs vao lembrar que deus exite e implorar por suas vidas.
    nós vemos deus a todo momento de uma semente que cai no chao e vira uma bela arvore ao sorriso cinsero de uma criança,nao precisamos realmente velo basta sentir pois ele esta dentro de nós.

  56. Deus é Deus mesmo que creia na sua existência ou não ,porque nada do que foi feito no universo se fez só!!!!!!

    • Não da pra conpreender o universo ainda mais como ele surgiu mas se Deus criou o universo quem criou Deus ?

      • Oi Anderson. Essas dúvidas são muito difíceis mesmo. Sou cristão e entendo você.
        Você disse: ” Deus criou o universo, mas quem criou Deus ?” , mas podemos ver sobre uma ótica diferente, por exemplo ” O universo criou você certo ? e quem criou o universo ?”. Se você acredita que o universo se “autocriou”, não seria tão dificil que imaginar que Deus também poderia não ter sido criado por algo ou alguém…Isso tá muito além da nossa compreensão, mas eu aprendi que no nosso mundo terreno adquirimos conhecimento, sabedoria, adquirimos nos lugares celestiais…..Um abraço, graça e paz.

  57. DE ALGUMAS COISAS QUE LI AQUI, POSSO FALAR COM CLAREZA E CERTEZA, ” PERDOAI-VOS PAI ELES NÃO SABEM O QQUE PESSAM E DIZEM”.

    • Eu acredito em Deus mas não significa que não posso ter uma visão crítica sobre as coisas. Que graça teria se tudo fosse baseado em Deus ?

    • perdoai-vos perdoar de que pow se tu e tao alienado assim em acreditar num ser inexistente na qual teu proposito e afrontar as pessoas q o contradizem faz uma coisa se DEUS vai te se salvar se mata e vai pro teu tao famoso reino DOS SEUS

  58. Não existe problema algum em Jesus ter ou não existido… O problema é acreditar que a terra era como descrito na bíblia, que havia dias e noites antes da criação do Sol, que deus abriu o Mar Vermelho para Moisés e os hebreus, que uma jumenta falou, que Noé colocou todos os casais de seres viventes de animais na arca, que um peixe engoliu Jonas e o cuspiu vivo na praia, que Jesus nasceu de uma virgem e que Jesus ressuscitou, entre outros… Prefiro acreditar que a matéria no espaço não teve início (sempre existiu) e que está em constante mudança (nada se cria e nada se perde, tudo se transforma). Sobre a vida? Acredito na hipótese de Oparin e Haldane, da qual foi parcialmente experimentada por Miller e Urey e comprovada desde então em vários outros experimentos!

    • Como a matéria é sobre Jesus, a teoria de Oparin não exclui e não tem nada a ver com a existência dele.
      Também não entendo porque duvidar da existência de um ser Humano que esteve na terra e nos orientou sobre uma força maior que pode nos beneficiar ou, até prejudicar, através de uma crença. Qual é a função de um psicólogo ? Oferecer segurança emocional, eliminar da mente das pessoas o medo, angústia etc, etc, etc. Jesus, que creio que ainda existe, é o maior psicólogo de toda a existência. Você pode usar esta força da crença tanto para o bem como para o mal.
      O Deus, pregado por Jesus está em nós, basta nos olharmos no espelho.
      Seguindo este raciocínio dou crédito a frase de H. Ford: Se você acha que pode, ou acha que não pode, das duas formas você está certo.
      É simples, isso que Jesus queria dizer.
      Creia em uma força maior ( Deus ).

  59. Ki bosta, um deus cujas únicas evidencias de sua existência são farrapos de tecidos empoeirados, pergaminhos rotos encontrados em potes soterrados, cavernas milenares e depoimentos de míseros mortais que não resistem à um simples infarto fulminante do miocárdio .

  60. Nenhuma dessas evidências são tangíveis, e não chegao nem perto de provar que pode ter existido, a maioria são simples dizeres de simples pessoas. A Humanidade provou concretamente a existência de coisa de coisas q haviam má terra a milhões de anos, por não conseguem chegar nem perto de provar concretamente a existência de Deus? Simplesmente pq ele não existe!

    • Para você, o que seria Deus ? Um homem barbudo sentado em um trono?. Você queria que fosse encontrado algum vestígio como: um pedaço das vestes dele, etc, etc… . Deus não precisa ser provado a ninguém. Deus é energia que se obtêm-se através da crença e saiba, que crer sem ver não é sinônimo de ignorância mas sim grande sabedoria por utilizar as energias mentais em busca de uma resposta.
      Você diz: Simplesmente porque ele não existe ! Ele quem ? Se não existe, elimina-se o ele.

    • Não da para provar que deus não existe, assim como não da para provar sobre o que havia antes do big bang, segundo a teoria… O que existe, enquanto nada se prova, são correntes de pensamentos! Eu não acredito que deus exista e também não acredito que do nada surgiu tudo (big bang).

    • leiam as escrituras peça direçao ao espirito Santo e nao discutam o que nao conhecem se eu nao conheço de arquitetura porque vou falar que a construçao vai cair. Buscai a Deus enquanto se pode achar tenha uma real experiencia com Deus no sobre natural, no evangelho de Joao diz eo verbo se fez carne e habitou entre nós joao 1.1 e 2 , Eu sou o caminho a verdade a avida ningue´m vem ao pai senao por mim joao 14:6, estudem as escrituras para nao espalhar heresias das quais nao conhecem busquem a Jesus orem e Ele vai te responder apenas tenham FÉ.

    • Com todo respeito.Entao como vc explica a criação do universo ??.ele surgiu por acaso?eu acredito que aja uma mente suprema por traz disso mas se essa é a sua opinião.

      • a teoria do big bang hj é aceita por quase todos os cientistas…e antes havia muita energia que foram se condensando e até que explodiu hj o espaço e todo o universo continua em expansão devido esta explosão…

  61. Nenhum historiador sério pode negar que Jesus tenha existido, o que muitos deles questionam, e é plenamente justificável o questionamento, é se ele de fato existiu conforme descrevem algumas religiões tradicionais.

  62. Cristina de Oliveira de freitas

    kkkkk todo mundo se pegando. eu acredito em Jesus e acho isso muito racional e fácil porque tem mais prova da existência dEste do que o ALexandre O Grande , mas também respeito os ATeus porque aprendo muito com eles e retenho as partes interessantes.

  63. Estrelas e atomos nada mais se nao fosse esses dois nao teria o seu deus imaginario flws vlw

    • Eu fico pensando como alguém que não existiu pôde criar uma filosofia tão maravilhosa que gera depois de tantos anos uma nova dimensão de fé para que o homem venha refletir em ter uma vida de paz, alegria e amor! O meu Deus é como o verdadeiro amor você não pode vê-lo, tocá-lo, mas pode senti-lo! Obrigado meu Deus pelo teu filho amando e por ter me escolhido pela tua graça! E tenha misericórdia daqueles que negam a sua existência !

    • Tudo tem uma origem alguma coisas ou alguém criou o atomo

  64. Sabe, pra mim não importa se existe prova se Jesus existiu mesmo, só sei que esse Jesus que eu aprendi, que tem na bíblia me tranquiliza, me faz muito bem, é muito sábio. Não me importa se é mentira ou verdade, gosto desse Jesus, ele é bom, ele é amor, é sabedoria, é o que o mundo precisa.

  65. Incompreensível! Por que Ateus necessitam de repreender a quem acredita na existência de DEUS? Observação: Nós não possuímos essa atitude Irracional! 🙁

    • O problema, Felipe Jean, é que a religião acaba invadindo a vida de todos, não só quem quer. Entende? Se fosse algo de ação única não teria problema nenhum, ninguém iria se incomodar, mas não é. Abraços.

  66. jesus existe e sempre existirar,não crêr em jesus é uma escolha,agora crêr nele é uma salvação

  67. Eu acredito que o big bang pode ter criado uma parte do universo deus criou o resto Cada um com sua opinião tou questionando ninguem

  68. olha só vcs que falam que jesus cristo e deus não existem vcs tem que pensa uma coisa muitas pessoas passam por muita dificuldade na vida e quando entram na igreja conseguem melhora essa e a maior prova que deus e jesus cristo existiram deus não tem que prova nada para vcs porque ele e o nosso pai vcs deviam fica orgulhosos de ter um pai tão bom quanto deus porque sem ele vcs não seriam nada então não posso obriga vcs a acredita em deus mais pesso para vcs respeitarem ele porque eu não gosto que nenhuma pessoa fale mal do nosso pai faleu .

    • Por quê o seu jesus milagroso não consegue curar o ebola???

      • o Ebola e a falta de reconhecimento de quem DEUS é, o povo principalmente da africa adora outros deuses e vivem em uma miséria terrível, como muitos que tem tudo dinheiro e poder mais vivem em uma miséria terrível não tem paz somente ódio e ganancia e são enganados por si mesmo achando são alguma coisa, acham que vão viver aqui a vida toda, quando morrerem se não aceitar Jesus enquanto a tempo vão para o INFERNO

        • Resposta preconceituosa e de falta de conhecimento,imagino se tu tiveres um filho e ele nao falasse contigo tu deixaria ele morrer quando doente?

          • Como posso salvar meu filho se ele esta longe de mim se ele nao quer estar comigo. da mesma forma é Deus, ele quer nos salvar mais nos estamos longe dele. quando nos pecamos nos afastamos de Deus. Deus não ama o pecado mais ama o pecador. Deus nos deixou o livre arbitrio. Se quisermos ser salvos devemos no chegar a Deus e ele chagara a nos.

      • Não sei. Pergunta para os gênios da ciência que você defende, por que os sábios não conseguiram criar um antídoto que elimine todas as doenças do planeta.

  69. Josefo nasceu 5 anos após a suposta morte de Jesus, e desde criança ouvia as histórias fantasiadas e distorcidas dele, até por isso, em seu escrito ele não dá muita ênfase a Cristo, além disso, Josefo também escreveu sobre Tiago, irmão de Jesus, que também era chamado de cristo por alguns, e sobre uma suposta esposa, porém, essa parte do texto de Josefo, o escritor do primeiro século, preferem ocultar…
    Sobre a n° 7, “Os Pergaminhos Sagrados”, já foram comprovados como farsas, ou que pelo menos não podem ser da época relatada, mas mesmo assim, para os que insistem, “mestre da justiça” pode ser qualquer um sujeito e provavelmente é, pois se a referência fosse a Jesus, concordam que se fosse para não citar o nome, usariam metáforas mais fáceis de se associar a ele, como “o filho de Deus”, “o salvador”, ou algo do gênero? Além disso, lendo o texto referente inteiro, ou pelo menos o parágrafo da citação, veremos que ele tem um teor mais “político” do que religioso.

    • Cara, Jesus existe, eu sei pq falei com Ele hoje…, vc tem todo o direito de não acreditar por uma série de fundamentos que vc não acha que são plausíveis, mas ora…se nos guiarmos pela sua linha de raciocínio, ulisses guimaraes também não existiu…não foram encontrados os restos mortais dele…, eu sei que existiu pq eu o vi…e existem imagens, vídeos da existencia dele…mas pra vc acreditar que Jesus Cristo existiu vc querer que te apensente uma filmagem dEle realizando algum milagre, ou em algum de seus ensinamentos a multidão…juntamente com uma cópia autenticada da certidão de nascimento de Cristo datado de ano 0, dia 1…o calendário que vc se utiliza já é uma prova da existencia de Cristo…filho, não te critico, não acredito Nele somente pelas provas científicas da existencia Dele, faço prova da existencia de Cristo diáriamente…sou uma prova da existencia Dele, agiu e age ate hoje em minha vida…

  70. Ottaviano Freitas

    KKKKK essas são as “evidências”?
    O mais próximo que chegaram do Jesus bíblico foi quando alguns historiadores disseram que um homem com nome PRÓXIMO à Cristo (Nada de Jesus Cristo, e nem de Nazaré) fora expulso ou crucificado em algum lugar do planeta.
    Tem também as “evidências” de que ele existiu, que por coincidência SÓ DIZEM QUE OS CRISTÃOS ACREDITAVAM EM UM CRISTO QUE MORREU CRUCIFICADO.
    Sem contar que alguns livros e escritas foram adulteradas pela Igreja Católica (não sou eu que digo isso, fora comprovado mesmo) e antes disso não havia nada relacionado à isso em tais escritas.
    E cá entre nós: Um homem que curou centenas de pessoas, RESSUSCITOU um homem, andou sobre as águas, e fez outras centenas de milagres inacreditáveis até para os dias de hoje com tanta tecnologia… e os historiadores só lembraram de dizer que ele era simplesmente um homem que foi expulso de algum lugar e morto por crucificação? ah pelo amor né? caiam na real cristãos.

    • Seu ateu vagabundo. Sabe de nada inocente. Primeiro da um jeito de comprovar essas suas tais afirmações na sua própria vida, depois faça o que quiser.

    • Cara, você deve ser analfabeto funcional ou então muito ignorante pra terminar esse texto sem nexo dizendo ”Um homem que curou centenas de pessoas, RESSUSCITOU um homem, andou sobre as águas, e fez outras centenas de milagres inacreditáveis até para os dias de hoje com tanta tecnologia… e os historiadores só lembraram de dizer que ele era simplesmente um homem que foi expulso de algum lugar e morto por crucificação?”, sendo que logo na 2ª evidência da existência de cristo ”Obra Antiguidades Judaicas” diz: “… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.

      Aprenda a ler seu ateu ignorante.

      • Cristão que xinga os outros??? Seu deus só ordena as guerras, já era de se esperar….Abalfabeto funcional é você que acredita em um livro cheio de mentiras e controversias…A prova é esse tal livro??? Tá de sacanagem…

    • Otaviano Freitas…nossa que pena que me deu de vc amigo….vc apenas crê que veio do nada…nao tem serventia nenhuma para esse planeta…vai morrer como qualquer plantinha ou animal e ser enterrado em uma cova funda…escura e triste…pro resto de sua eternidade…sem nada mais…que triste amigo..que triste!!!!

  71. E quem Acreditou nisto, somente os sem Mente, nunca existiu tal pessoa.

  72. O livro dos sumérios também foi achado, é muito mais antigo do que a bíblia. Os africanos são mais antigos do que os cristãos, acreditam em outros deuses, porque acreditar no seu deus esta certo e os deuses deles esta errado, eles também tem escrituras e achados antigos, porque eles estariam errados?

  73. O senhor esta aqui e ai. Simples assim, passou disso e conversa fiada de satanas.

  74. Este mundo não é justo e nunca foi ele foi entregue ao livre arbítrio e escolha, se um é rico outros são pobres, se um país é quase perfeito significa que outros não são, o poder é passado mais para um retirando de outro; SE Deus existe então interprete direito e SE não existe intenda direito que o resumo da fé é que:
    (“Existirá uma troca de civilização na terra, desta vez será regida por um administrador justo, onde haverá justiça para os injustiçados neste mundo”). Se em uma empresa a situação esta caótica não significa que não existe dono, significa que a hora que o dono decidir troca os funcionários e permanece com os que merecem .Pois a empresa mudará para melhor.

  75. Jesus não existiu por que ele nunca deixou de existir – ele vive e não a o que questionar sobre isso. Jesus o rei dos reis.

    • Faltou um h! Seu panaca.

      • Se Jesus existiu ou não, o fato é que ele foi uma invenção tão bem inventada que sobrevive até hoje. Não falo pela Igreja que usa de forma erroneamente a fé das pessoas, abusa da boa vontade e da fragilidade de muitos, mas por outro lado quem começou essa “invenção” que se chama Jesus Cristom fez perpetuar coisas como o amor ao próximo, o respeito, o fazer o bem, etc, etc, ô invenção bem inventada…
        Afinal essa poderia ser a mentira que mais perdura e perdurou na nossa humanidade, e incomoda tanto que vários pesquisadores e cientistas continuam até hoje investigando motivos e provas que o reneguem.
        Queria eu ter metade da metade da metade desse poder, e olhe que é porque é uma grande mentira… Nossa como cientistas perdem tempo com isso, porque não perdem tempo com será que a terra é triangular invés de redonda ou achatada, ou escrevendo livros e pesquisas sobre o porque não existe Extraterrestres, enfim, sabem porquê… Porque NADA e nem NINGUÉM tem MAIOR FORÇA do que a palavra JESUS, que mesmo sendo dia após dia contestado e tantos buscando provas que neguem a sua existências, os ensinamentos relacionados a Ele, Jesus, e ao praticar o bem e o amor incondicional CAUSAM REALMENTE RESULTADOS POSITIVOS E REAIS NA VIDA DAS PESSOAS.

        Porque será tamanha agonia dos ateus em renegar Jesus, negar a menor e mais simples possibilidade de que Jesus realmente tenha existido, será o desejo do homeme atual de tentar controlar tudo que está ao seu redor, pena que não é capaz de fato…

        Quantas MENTIRAS na HISTÓRIA DA HUMANIDADE PERDURARAM TANTO ASSIM, ULTRAPASSANDO SÉCULOS E GERAÇÕES INTEIRAS…. reflitam sobre isso…

        • Oi Polyana, graça e paz,

          Muito bem colocado o seu pensamento.
          Tem duas perguntas que os ateus poderiam colocar na sua lista e tentar responde-las de forma racional.
          A primeira quanto tempo dura uma mentira ?
          A segunda qual o preço de uma mentira ?
          Quando falamos dos evangelhos, falamos sobre o testemunho dos apóstolos sobre a vida de Jesus. Se fosse uma mentira, qual o preço dessa mentira e quanto tempo duraria ?
          Primeiro que não existia vantagem nenhuma em ser cristão, pois ele eram perseguidos e mortos. São Paulo morreu decapitado, São Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo, Tiago irmão de Jesus foi apedrejado, Estevão apedrejado…..outros também crucificados, esfolados e etc.
          De duas uma……ou eles eram todos doidos e assumiram uma mentira que os levava a morte ou eles realmente testemunharam algo tão extraordinário, que levaram até o fim de suas vidas o que eles vivenciaram. Pra mim é mais coerente a segunda opção.
          Afinal, se realmente fosse uma mentira, eles não entregariam a sua vida, confessariam a mentira pra não morrer.
          Aí perguntamos de novo….
          Quanto tempo dura uma mentira ?
          Qual o preço de uma mentira ?

          • A mentira existe desde que o mundo existe.

            Infelizmente, violencia, abuso e corrupção acompanham a humanidade desde seus primórdios.

            dizer que jesus é real porque é antigo e porque pessoas morreram por ele, e por isto ele é bom, equivale a dizer que se a corrpução é ruim e antiga, então ela não deveria existir hoje.

            religião existe porque dá poder.

          • Gulherme, compartilho da fé que Jesus existiu. Não o Cristo. Mas um ser que veio aqui para nos lembrar, mostrar o caminho de volta, a saber, O AMOR.
            Somente através do amor seremos salvos, mas não do inferno, pois ele não existe, mas salvos de nossas próprias desilusões e sofrimentos, que gera a desconexão com Deus, essa desconexão dao o nome de pecado.
            Mas seu argumento, não é muito eficaz, falo com todo o respeito. E sempre deixando claro que é na minha opinião.
            Digo isso, porque em relação à sua priimeira pergunta, uma mentira pode durar pelo menos 1700 anos.
            hoje é provado que no século 3, foi incluído no evangelho de mateus, a historia da mulher adultera. Essa histótia não existia no evangelho original. Então caracteriza uma mentira.

            Mas com relação aos crentes morrerem, eles não morreram por jesus, morreram pela fé.
            Do mesmo modo como alguns os terroristas morrem pela fé de encontrar as virgens e etc…

            Mas Guilherme, de qualquer forma, estamos no caminho, caminhando para a evolução espiritual. E infelizmente, quando um ateu se manifesta, ele somente contesta, não consegue apresentar uma palavra de conforto, porque o ateu não sabe o que é a PAZ QUE TRANSCENDE TODO O ENTENDIMENTO.
            Mas os ateus são nossos irmão, pois somos todos seres humanos, e iremos todos para o mesmo lugar.
            Jesus quando falava deste mundo, se referia ao planeta, não aos seres humanos. Isso fica óbvio, porque jesus era um ser de ABSOLUTA compaixao e ama o ser humano, ama incondicionalmente, ou seja, não importa o que fazemos, ele nos ama.
            Nada pode nos separar deste amor.

            Jesus simplesmente nos advertia que a nossa origem , nossa casa, é espiritual, não é aqui neste planeta. Então em resumo, veio trazer o modelo de amor, ELE MESMO como modelo para seguirmos, mas não ele, e sim o modelo de amor.
            Após ele morrer, vieram os cristãos, aí, ferraram com tudo!.

            Abraços.

  76. Brasil, o maior país cristão…
    Japão, o país onde somente 1% da população é cristã…
    Acordem. Esse seu “deus” não existe, caso, exista, explique o fato da vida Brasileira ser fudida e da vida japonesa ser quase perfeita

    • Jesus e Deus existem porém ele é o Senhor, que acontece no Brasil e que Deus se confunde a Religião e falsas Doutrinas, a palavra de Deus fala sobre a Religião ela é obra do deus do mundo: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
      2 Coríntios 4:4

    • Vê se aqui tem terremoto, maremoto, Fukushima e todas estas pestes….

      • Mesmo com “pestes”, eles ainda são superiores, e te recomendo livros de geografia e história, mais expecificamente sobre placas tectônicas e 2ª Guerra mundial, talvez você passe entender melhor as coisas…

        • Eles usam como argumento os fenômenos da natureza pois são carentes de argumentos e provas evidentes…

          • no japão a vida é melhor porque eles não estão preocupados em saber se buda existiu ou não , eles seguem uma filosofia de vida onde amar e respeitar o próximo, honrar o seu país e sua cultura , respeitam os pais , um país onde a ganancia e corrupção é tida como vergonha para toda sua família , pois honestidade é ensinada desde o berço , e se o problema é a fé ou a quantidade de religiosos existentes nos países , porque as colônias estrangeiras no (BRASIL) QUE NÃO TEM TERREMOTO, ….. ESTÃO MUITO BEM FINANCEIRAMENTE OU ESPIRITUALMENTE , não tem fé que resolva seus problemas se você mesmo não se empenhar pra que isso aconteça, todas as religiões , seja qual for a sua, se vc não seguir e por em prática o que ela te ensinou,ninguém fará por vc, não adianta ser rico financeiramente e pobre de espírito , então não importa a religião , quando o coração está direcionado PARA O BEM DE TODOS, QUALQUER QUE SEJA Á RELIGIÃO, COR OU ORIGEM !!!!!

        • Tauã, considerando seu dito, observamos que o país muito adorado por você, está entre os 10 colocados com mais crimes ocorridos a base de Suicídio, de acordo com as informações exibidas NESSE SITE, as principais causas são: problemas Financeiros, Sociais e Depressão. Ainda por cima, os problemas Ambientais citados por “eu”, e outros derivados a poluição. #E diversos países Asiáticos, Norte Americanos e Europeus são desenvolvidos e constantemente mencionados entre porcentual de Religiosos Cristãos. Bem, pense com a razão Psicológica Humana, observados constantemente ao longo de grandes ocorridos na História… Responde as seguintes perguntas: São eles, os “Superiores”? Se sim, Realmente pretendo viver como eles? Com minha Superioridade sendo Infeliz? E o que realmente Emerge essas características? Isso mesmo, dependência de Deus e Jesus. 🙂

      • Aqui no Brasil tem PT, mensalão, roubo na Petrobrás e outras desgraças.

    • DEUS existe e sempre e eternamente vai existir,e mais ELE eo unico DEUS em toda a terra ,deus nao escolle estado e nem pais para operar seus milagres mas sim ELE opera para aqueles q nele confia sem importar se o seu pais é asitico,europeu,africano etc………….basta vc querer mas se vc nao quer o nosso DEUS nao é de confuçao….so sei de uma coisa amo o meu DEUS e nele eu confiu…

    • Nossa, que informação podre, só pelo seu nome de perfil se nota que você tem raiva de Deus, mas porque ter raiva de algo que você não acredita?

  77. Eu creio no SENHOR e sempre irei crer! Amém!

  78. Minha mãe nunca acreditou em Deus e em Jesus (era atéia), ela passou por um período de depressão profunda, pensou em matar meu pai na cama enquanto ele dormia e depois se jogar debaixo de um carro. Eu vivenciei tudo isso…e após um tempo falaram do amor de Jesus pra ela, a princípio ela pensava que se tratava de uma lavagem cerebral, mas ela buscou conhecer mais sobre a bíblia e sobre Jesus que tanto falavam e compreendeu por fim que Jesus é o único caminho. “…Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus. (Mt 22:29)

  79. galera é serio precisa de um top 10 pra saber que jesus existe ?? é claro que nn,ele sempre existiu

  80. Talvez possa ter existido, mas realizado milagres e ressuscitado é outra história, uma história na qual para crermos é preciso renunciar a grande característica que nos diferencia dos outros amimais: a razão.

    • Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
      Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
      Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
      Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
      Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
      Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

      1 Coríntios 1:18-23

  81. Eu acredito em Jesus, porque ele é Natureza, conhecimento e tudo. Ponto final.

  82. As pessoas são livres de pensar como quiserem… e cada um da sentidos diferentes a tudo..não ha uma única pessoa no planeta terra q tenha mais ou menos razão numa discussão sobre religião!! Não existe nada, simplesmente isso é um bom tema para conversas filosoficas e debates!! Alem de ser um sistema secreto de corrupção.. mais nada..amem a natureza! Nos somos natureza!parem d pensar em ilusões e fantasias…tudo existe pq td é natureza..e nos somos parte dela..as coisas acontecem..as coisas se proporcionam…é natural!!!não são milagres,é naturaza..

  83. eu acredito demais q jesus existiu… a provas historicas comprovadas

  84. O Eterno não precisa provar nada para o temporário . ( homem )

  85. 4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

  86. Jesus Cristo O Rei dos Reis !

  87. Bando de ignorantes. Procurem no google sobre as adulterações de textos que a igreja romana fez. Esse ‘suposto texto’ de Flávio Josefo se referindo ao tal do cristo já foi comprovado cientificamente como adulteração dos textos, ou seja, a igreja católica da época inseriu esse texto na obra de Josefo, manipulou informação, acrescentou inverdades. Sinto muito mas cristo é a maior mentira e a maior lenda inventada na humanidade. Pare de acreditar em conto da carochinha, e vão ler sobre biologia, quimica, fisica e tornem-se pessoas instruidas. A biblia outro monte de merda para mantê-los cegos. Não há uma única evidência da existencia desse cara a não ser esse monte de merda que escreveram. Acordem.

    • Meu querido amigo ignorante, existem incontáveis provas arqueológicas, psicológicas a certa da veracidade da bíblia. Se puder compre a coletânea “Jesus Mestre dos Mestre” de Augusto Cury. Esse Escritor é um dos maiores psiquiatras do mundo, e foi um dos maiores ateus também.

    • vc é muito educado…..vai ler sobre a vida e vai se tratar

  88. adoreeeiiii,de fato é verdade,cristo jesus é o caminho,a porta e a vida ninguem vai ao pai celeste se não for por intermedio dele,é só fazer uma comparão de todas as religiões e vc vai ver que o encinamento de jesus vem de deus pai ok.

  89. A maioria das evidências são alterações,inclusive a urna de thiago ,foi uma falsificação barata e comprovada.

  90. Estas evidencias, algumas delas, apontam somente que cristãos adoravam Cristo, não que ele existia.

  91. Show de bola…. =D

Seu comentário é importante!