De modo popular, denominados como melhores amigos dos homens, os cães tiveram domesticação há milhares de anos atrás e se caracterizam animais leais, sociáveis, e de modo relativo dóceis.
Sem contar que os cachorros apresentam atribuições físicas boas, sendo exemplo excelente de audição, disposição corpórea e olfato, que os determinam práticos à guarda e caça. E podem ser amigos agradáveis, e de certo modo, úteis ao cotidiano.
Nesta seleção estão em destaque as 10 raças de cachorros mais populares no Brasil, de acordo com levantando feito por jornal Brasil Econômico, que apontou as 10 raças de maior popularidade no país.
Bulldog Francês
O Bulldog Francês se apresenta carismático, e pequeno, porém com o corpo desenvolvido e é possível formar massa muscular facilmente, contanto que exista exercício. Mas não é um cachorro atlético, o Bulldog Francês necessita dos exercícios físicos na própria rotina, porém também aprecia permanecer deitado. Há pouca queda dos pelos e não há dificuldade em ser tosado. O Bulldog Francês vai viver entre 9 e 12 anos.
Golden Retriever
A raça de cão perfeita para as pessoas que gostam de sempre frequentar o ar livre. Este cachorro tem destaque por versatilidade, o mesmo pode ser aplicado à caça ou guia aos cegos, e devido a se apresentar bastante afetuoso, pode ser um grande amigo das crianças. O Golden Retriever é atlético e enérgico, e vive período entre 10 e 12 anos.
Pug
O Pug realmente é traduzido por sua expressão facial, um cachorro sensível, expressivo e afetuoso. O Pug se caracteriza muito amigável que tem bom convívio até com demais cachorros ou gatos, sem contar as crianças.
Este animal é afeiçoado com as pessoas, e percebe necessidade de permanecer em sociedade. O Pug chega a se resumir ainda mais humanizado no momento que emite barulhos na respiração ou roncos leves ao dormir, e tudo na função do próprio focinho achatado. Este cachorro é de fácil adestramento, obediente, leal, e possui hábito de seguir o dono não importa aonde este vá. E vai viver entre 12 e 14 anos.
Maltês
Aqui é importante não se enganar por aparência fina, pois o cachorro Maltês se caracteriza repleto de vigor e ama brincar. Há possibilidade até de se transformar cachorro de guarda, mesmo que seja espécie de porte pequeno. Este cachorro vai viver entre 15 e 18 anos e se apresenta fiel, muito sociável e leal.
Shih Tzu
Os cachorros Shih Tzu se destacam ao adentrar um ambiente. De modo visualmente atrativos, têm lindas pelagens e focinhos de forma interessante achatados. Este cão se caracteriza muito dócil e amigável que aprecia mimo e ser o centro das atenções. Não é cachorro com indicação aos esportes ou guarda, trata-se do “bom vivant” canino, e o Shih Tzu vive período entre 10 e 18 anos.
Yorkshire
Os cachorros Yorkshire, 5% entre raças brasileiras, se destacam devido à aparência. Trata-se de animais lindos, pequeninos e muito peludos. Mas, não se deixar enganar por aparência, estes cães possuem mais características atraentes. Um cão Yorkshire se apresenta dócil, gosta de brincar, é sociável e bastante apegado com o dono.
O Yorkshire se resume caçador natural de roedores e vai latir toda vez que perceber que necessita avisar alguma coisa para o dono. O adestramento necessita ser realizado de modo atencioso e particularmente de modo paciente, já que é uma raça teimosa. Este cachorro vai viver entre 12 e 16 anos.
Labrador
É estimado que quase 6% de cachorros no país se resumam Labrador. A versatilidade e jeito simpático são características principais deste cachorro. A simpatia, pois o cachorro é dócil, amigável, que tem bom convívio com qualquer pessoa, a incluir crianças. Ele possui versatilidade, já que pode ser usado de guarda, cão de caça, guia aos cegos, ou mesmo cão de busca, com utilização policial. A pelagem é curta, adora água e viverá entre 10 e 13 anos.
Pinscher
Resumem-se Pinschers em quase 7% de cães brasileiros, sendo a maior parte em variações de miniaturas. Mesmo sendo de porte pequeno, este cachorro é popular pela confiança, segurança, e sempre estar alerta. Não é difícil achar cães desta raça que desafiam, até com somente latidas, aqueles bem maiores que se sejam determinados intrusos. Este cachorro é bastante ativo e necessita de atividades físicas de modo constante, sem contar ser divertido, e às vezes, mesmo engraçado. O Pinscher vai viver período entre 12 e 15 anos.
Poodle
É estimado que 12% dos cães vivendo no país se resumam em Poodles, o que determina a raça definida de maior presença no Brasil. Estes cachorros se apresentam afetuosos, bastante inteligentes e sociáveis. E se adéquam em muitos tipos de famílias e os Poodles são adestráveis com facilidade. Eles apreciam ser o centro das atenções. Existem 4 tamanhos, o grande, o médio, anão e ainda o toy. O Poodle vive período entre 14 e 18 anos.
Vira-Lata
O vira-lata não tem raça definida. Em torno de 20% dos cachorros do Brasil não possuem raça definida ou trata-se de mestiços descendentes. E receberam apelido de vira-lata no país, estes não apresentam características particulares, já que fazem abstração de um pouco de cada antepassado.
Mas é fácil apontar que se caracterizam cachorros dóceis e mesmo ariscos, particularmente os cães que ficam nas ruas ou nos lares à adoção. Assim, antes de cogitar pela compra de um cão, lembrar-se sempre da possibilidade da adoção, que é uma atitude muito mais positiva.
Pra mim não tem raça melhor que o vira lata. ????,tenho uma ela é linda, dócil e muito companheira
Parabéns pela postagem Eu já Tive um Pinscher é muito carinhoso tenho vontade de ter um Yorkshire…