Muitas pessoas, principalmente, os ateus tem diversas dúvidas da existência de Jesus Cristo, pois alegam que tudo não se passa de histórias criadas pela Igreja para fazer com que a população creia em uma determinada coisa. Um exemplo disso é Hildeberto Aquino que em uma matéria da Revista Época escreveu que “Jesus é a maior ilusão da humanidade…”.
Porém, existem diversos estudos e trabalhos que comprovam a existência na Terra de Jesus Cristo e várias evidências são apontadas, as quais passamos a listar a partir de agora.
Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo
A Bíblia
A Bíblia é a principal evidência de Jesus Cristo na Terra e embora para muitos ela seja “O Livro Sagrado”, na realidade é um livro histórico que conta vários momentos marcantes da população da Palestina, do Egito, da Assíria, do Império Romano e, claro, de Jesus Cristo tem o cunho da verdade.
Obra Antiguidades Judaicas
O historiador judeu Flávio Josefo viveu na época de Jesus Cristo e em sua obra “Antiguidades Judaicas“, mais precisamente no capítulo terceiro do volume XVIII diz:
“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.
Este é um relato da época, escrito por um Judeu que viveu a existência de Jesus Cristo.
Anais de Públio Cornélio Tácito
Tácito era um convicto pagão romano (56 d.C. – 120 d.C.) e foi considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:
“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.
Carta de Plínio
Plínio (62 d.C. – 114 d.C.) foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que
“… maldizer Cristo, um verdadeiro Cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.
Obra Vitae Duodecim Caesarum (Os dozes césares)
O historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra “Os doze césares”, mais precisamente no capítulo XXV no qual evoca o imperador Tibério:
“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.
Urna de Tiago
A primeira prova arqueológica da existência de Jesus Cristo é uma urna de calcário que era usada à época para depositar os ossos na cidade de Jerusalém. O ossuário data de aproximadamente 63 d.C. e nele está escrito “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Para estudiosos no assunto, o ossuário trata realmente de Tiago que era o irmão de Jesus Cristo.
Pergaminhos Sagrados
Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Jesus Cristo na Terra, são os Pergaminhos do Mar Morto que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os pergaminhos e papiros encontrados foram datados através da técnica de carbono-14 e confirmaram que se trata da época de Jesus Cristo (150 a.C. – 70 d.C.) e referem em vários pontos a um “mestre da justiça”.
Obra de Luciano de Samosata
Luciano de Samosata foi um escritor grego que escreveu, apesar de não ser cristão, durante toda a sua vida (segundo século) que Jesus Cristo era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos e que foi por eles mesmos crucificado. Luciano de Samosata diz ainda em seu escritos que entre os principais ensinamentos de Jesus Cristo estavam a fraternidade, a importância da conversão e que todos deveriam negar outros deuses a não ser o seu pai. Ele ainda fala que os cristãos viviam sob as leis de Jesus, acreditam ser imortais e desdenhavam da morte.
Escritos Gnósticos
O Evangelho da Verdade, O Apócrifo de João, O Evangelho de Tomé, O Tratado da Ressurreição, entre outros são considerados os escritos gnósticos e todos eles mencionam a existência de Jesus Cristo na Terra.
Mara Bar-Serapião
Mara Bar-Serapião foi um escritor sírio e ficou conhecido por ter fornecida uma das maiores referências não judaica e não cristã sobre a existência de Jesus Cristo quando escreveu uma carta 40 anos depois da crucificação (73 d.C.) onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento. Nesta carta ele usa diversos exemplos como, os filósofos Sócrates e Pitágoras, além de um “rei sábio” que havia sido executado pelos judeus.
não existe prova nenhuma o que foi apresentado,não passa de falsificação grosseira,acredito que a crença em Jesus deveria ser deicado no campo da fé,pois se partir para o lado da ciencia não irão encontrar nada
Não posso dizer se é falsificação ou não, sou um leitor, porém você afirmou ser falsificação. Poderia apresentar alguma fonte sobre sua afirmação?
Série de Artigos – Parte 01: Jesus Histórico?: http://seteantigoshepta.blogspot.com.br/2016/08/jesus-cristo-nunca-existiu-ele-e-uma_2.html Jesus Histórico?? O Jesus Cristo como é relatado na Bíblia na verdade nunca existiu, nunca existiu um “milagreiro” um ser muito “iluminado” enviado por Deus para salvar a humanidade morrendo por nós… a figura central da religião cristã é na verdade uma concha de retalhos, criado a partir do conjunto de mitos e lendas da época do Imperador de Roma Constantino. O personagem Jesus foi criado para doutrinar as pessoas usando de uma filosofia conformista introduzindo a idéia que a ‘recompensa’ está no outro mundo depois da morte, então para que se rebelar? Para que lutar por justiça? Dignidade? Melhores condições de vida? Para que isso se o ‘reino dos céus’ não é desse mundo, e só pode ser alcançado depois da morte? Então por que ir contra os tiranos e déspotas? A idéia é simples e brilhante… criar uma figura exemplar para todos seguirem e assim se tornarem dóceis e passivos para então os governantes poderem fazer o que quiserem sem se preocupar com as reações populares. Sentenças tais como: ‘Jesus morreu na cruz, e por causa disso ele foi consagrado!’, ‘Jesus cumpriu o mandamento Divino, se sacrificou, derramou seu sangue, e por isso está sentado ao lado direito de Deus! Faça o mesmo você, se sacrifique, se deixe crucificar, e ai vai se juntar ao filho de deus no paraíso!’. Essas são as diretrizes centrais que é o objetivo final de toda a ficção colocada na bíblia e imposta a massa da população como a ‘verdade estabelecida’, a ‘palavra de deus’. O Imperador Constantino queria acabar com a instabilidade dentro do império romano e aconselhado por filósofos, historiadores, e políticos resolveu que criaria uma religião única e todas as outras seriam proibidas. A religião cristã é uma construção de Constantino, a figura Jesus foi profundamente modificada agregando talentos e feitos míticos de outras figuras religiosas mais populares da época. O Jesus verdadeiro, se existiu, era apenas um homem comum sem poderes, não era nada demais talvez apenas um médium como tantos outros da época, não se destacava… O cristianismo gnóstico floreou muito as estórias sobre ele e Constantino se apropriou e a modificou ainda mais, e completamente, a ponto dele (Jesus), não ter mais nada a ver com a figura original, (se é que existiu uma “figura original”, pelos meus estudos nunca existiu). Jesus Cristo é fundamentalmente apenas uma ficção criada pela elite para alienar as pessoas comuns, torná-los passivos e dóceis para aceitarem a sua miséria e decadência. A mensagem é clara, e não deixa dúvidas: – ‘veja Jesus! Ele aceitou que deveria sofrer e morrer, era a vontade de deus… sigam o EXEMPLO!’ –
Engracado que essa ilusao q vc imagina foi sustentada ate hj…por ate msm por pessoas da epoca como n existe documentos de relatos das
pessoas dizendo q ele era um impostor Como n existe nada q prova o contrario do que ele Fez,felizmente amigo havera um dia q todos verao a sua gloria,aceite ele como senhor e salvador q ele se revela a vc vlw…
Me respondam uma coisa ATEUS!
Com respeito, lhes pergunto. Para serem ateus, por acaso vocês ja tentaram falar/contacta-lo? POR QUE são ateus? Porque simplesmente a ciencia disse tal coisa e vocês acreditaram? Ja perderam tanto tempo pesquisando sobre tal coisa que seria burrice se nao tentassem falar com o próprio! É como eu querer saber algo, e perguntasse para todos a minha vollta, sendo que o professor esta a minha frente, capacitado/esperando que eu o pergunte!
Para serem ateus, nao ter tentado falar com ele, sinceramente e com respeito, são tolos. Porque uma pessoa que nao acredita em algo ou é contra, tem que ter testado ambos os lados, e tenho certeza absoluta que se você falar com ele e pedir resposta ou provas, em menos de 24 horas lhe responderá!
Sem dizer que vocês generalizam tudo! Como um colega falou que os cristão são ignorantes e que nao aceitao a opiniao dos outros! Sinceramente é tolice também generalizar! É como se eu pensar, nossa você é um homem ateu? Entao todos os homens sao ateus!
Existe cristão que nao deveriam ser nomeado de cristao? Existe e muito! Mais também existe cristão de verdade.
Obrigada pela atenção!
Fica na paz!
A grande maioria dos ateus foram religiosos fervorosos, mas que não se contentaram em acreditar. Queriam SABER. Só que de tanto pesquisar e estudar, acabaram percebendo que tudo isso é uma enorme fraude, uma manipulação mental que tem por único objetivo o controle das massas e o lucro financeiro. Por isso mesmo a maioria dos ateus conhecem mais as religiões e o cristianismo do que qualquer cristão. A maioria dos cristãos, principalmente os mais fanáticos, nunca leram a bíblia inteira, só se contentam em ouvir os pastores e padres, fazem mil e um malabarismos mentais pra tentar dar sentido aos absurdos da bíblia, contradições, mandamentos cruéis, porque precisam crer, é uma muleta psicológica, um conto de fadas pra adultos que não conseguem encarar a vida como ela é realmente. Por isso negam todas as evidências, desprezam o conhecimento e a lógica. O simples fato de questionar é considerado uma ofensa de tanto medo do seu castelinho de areia desabar Se libertar da escravidão mental que são as religiões é a coisa mais útil que uma pessoa pode fazer pra si mesmo.
Fervoroso pela religião? Ser Cristãos e ser religioso são coisas bem diferente. Religião escraviza, Cristo liberta.
Muito bem falado! Ele se mostra para nos de uma forma muito dificil de explicar. Nos sentimos sua presença, todos nossos problemas sao aliviados de forma inexplicavel. Comigo se passou assim. Eu ofendi muito Cristo apesar de ter nascido num meio cristão. Estudei e me tornei um grande orgulhoso. Entao começei a sofrer seriamente. Ia a caminho do fundo do poço e nao sou nenhum fanatico acreditem. Apenas aceitei Jesus cristo historico e bom homem que ele foi em meu coraçao. As mudanças surgiram. Vejam por vces mesmo e nao ofendam os outros como fiz. Perdoai as nossas ofensas assim como nos perdoamos a quem tem nos ofendido! Obrigado e paz para todos!
Incrivel. A sua história se iguala a minha. Tive uma terrível mudança de vida quando aceitei Cristo, quando disse a ele que não era nada. A minha vã filosofia, o meu conhecimento, os meus dons e muitas outras bençãos não me serviam de nada, sofrimento apenas. Lá no fundo a sua voz ecoou e me tirou de lá. Se o buscarmos de verdade, acha-lo-emos, e ai, descobriremos que não passamos de vis pecadores cuja a Graça nos aceitou. Dificil de compreender quando não se tem um encontro verdadeiro com ele, eu entendo! Misercórdia para eles Senhor.
Que merda hem, vocês conhecem mais o cristianismo do que nós, os cristãos? Vocês ateus, são apenas crianças birrentas que acham que sabem de tudo. Falam que a bíblia não tem fundamento cientifico, mas vocês vivem de teorias e hipótese e nada é comprovado.
Mandamento cruéis? Quer dizer que fazer o que é de fato certo é crueldade caro irmão, que tipo de pessoa você então?Jesus manda amar, o amor é sua lei e as pessoas que vivem realmente em Cristo são as que sabem exatamente o sentido de está nesse mundo…Estamos aqui pra aprender e não pra ensinar, vamos todos morrer um dia sabia? A diferença é que nós cristãos não temos medo do que vem depois da morte porque que acredita em Cristo sabe que estamos só de passagem por aqui e vconfira veio ao mundo pra que mesmo qual sua missão aqui na terra? Fazer tudo ao contrário dos mandamentos cruéis? A lei de Cristo é a lei da vida e quem for contrário tem algum tipo de desvio de caráter e no final não vai terminar muito bem pois quem planta limão não vai colher laranja pra eu não citar a parábola do semeador dita pro Jesus que você não acredita não é?só ame e verás Cristo habitar em você!
Você já ouviu falar de exegése ou hermenêutica meu jovem. Leia cada texto, pesquisando quem escreveu, pra quem escreveu, em que ano escreveu e por qual motivo escreveu. O grande erro de vocês é pegar textos isolados, de épocas e teologias diferentes, para públicos diferentes, manifestar uma opinião totalmente desconexa com a realidade da época na qual o texto foi escrito e pior ainda, fazer comparações entre eles…não se trata de ateus terem sido religiosos ou não meu filho…se algo não existe, simplesmente não deve ser discutido, até porque não faz sentido discutir o inexistente…melhor que isso é arranjar uma namorada não acha? Fica aqui a dica: Estude um pouco mais. Só pra você ter uma ideia, o pentateuco na verdade pode ser tetrateuco, exateuco ou até eneateuco e não foi escrito por menos de 4 grupos…
o que vou dizem não é bem uma resposta, mas uma verdade nua e crua! Na verdade essas pessoas que contestam tanto a existência de Deus, Cristo, enfim, tentam discutir, não são ateus. Na verdade se trata de Pseudo intelectuais ou frustrados que desejam achar um culpado para suas frustrações. Um ateu de verdade, não perderia tempo discutindo algo que pra ele não existe, até pelo fato lógico que só se discute o que existe, o resto é perda de tempo. Infelizmente desses 10 argumento, o único que não pode ter o rótulo de especulativo ou conjectura é a segunda, o que já é mais que suficiente.
Quando Jesus disse para “…não lançar pérolas aos porcos, ele queria incentivar os seus discípulos a não desperdiçarem tempo com aqueles que jamais aceitariam o projeto confiado pelo Pai
O homem é o único ser de tem o dom de criar, vcs ateus poderiam me explicar de onde vem este dom?
Luiz estuda neurociência e saberá que temos mais neurônios que os outros seres vivos.
Somos os únicos animais que cozíamos nossos alimentos, não é questão de dom, mas de capacidade de irmos além dos demais seres, cada animal tem seus dons, uns voam, outros respiram debaixo d’água. E etc.
So tenho uma coisa a dizer para os que não acreditam leiam estes livros:
analise da inteligencia de cristo – AUGUSTU CURY
Em Guarda – Wilian Lane Craig
Eu Não Tenho Fé suficiente para ser ateu – norman geisler
o mundo cristão – martin marty
Em Defesa de Cristo – Lee Strobel
Evidências que exigem um veredito – josh mcdowell
Deus Não Esta Morto – Rice Brooks
O Rosto de Deus – Roger Scruton
Deus a liberdade e o Mal – Alvin Plantinga
E Tem muitos mais Deus Abençoe Vocês abraços.
Eu vejo pessoas discutindo coisas óbvias como o próprio big bang, está tudo escrito em Beresheet, ou melhor Genesis, basta pesquisar a fundo e examinar de verdade a biblia, e quem disse que 1 dia na bíblia significa 1 ano, ou 1 ano 365 dias ? existem muitas dúvidas sobre muitas coisas na bíblia, YHWH conhece o homem, ele sabe de sua arrogância, seria muito fácil Deus (YHWH) entregar tudo de mãos beijadas, em nossa sã natureza , ( coloque um ser humano com seu filho sem conhecimento de nenhuma religião , nada, completamente puro ou virgem ), Você com certeza iria observar se seu filho está fazendo as coisas certas, ou entregaria toda historia para ele de mãos beijadas? sem esforço algum, mais ai que está a questão, desde o principio ele estabeleceu uma palavra chamada Fé ( confiança absoluta em alguém ou algo ) correto ? não tem discussões , ou você acredita ou não! quem acredita em Yeshua ( Cristo ) ótimo, e quem não acredita, oremos para que possa acreditar, afinal quem sempre Fez mau a humanidade não foi Yeshua e sim como sempre o próprio homem, pq ele só disse para amar a Deus (YHWH) e uns aos outros, se fizéssemos isto com certeza tudo seria transformado! mais enfim é simples e fácil de entender, ame mais e odeie menos!
Acredito que a Igreja Católica não fez isso durante a Inquisição.
Não há nenhuma evidência da existência de um indivíduo chamado Jesus Cristo que tenha feito os feitos a ele atribuídos. Jesus era um nome comum na época. Todos os relatos sobre Cristo foram escritos muito tempo depois de sua morte e podem ter tido a finalidade de doutrinar, com pouco compromisso com a verdade. Tanto que o mito de Cristo incorpora vários mitos pagãos. Cristo pode sintetizar as ideias de um grupo, de um movimento, pode até ter existido um indivíduo que foi crucificado em nome desse movimento, e que ficou na história como o mártir e ajudou a propagar as ideias do cristianismo. Mas esse Cristo em quem as pessoas têm fé não parece ter existido. No entanto, justamente o que cria Cristo é a fé. Como diria Nietzche, Cristo existe porque os homens (que creem nele) existem.
Primeiro vc diz que não ha evidências de que jesus tenha existido, e depois diz que todas as referencias dele foram bem depois de sua morte ? kkkkkk
Quanta ignorância. Estas evidencias simplesmente não evidenciam nada. Já se sabe que o texto de Flávio Josefo, foi adulterado e as outras evidencias são tiradas de textos de pessoas que não viveram a época de Jesus, é o mesmo que daqui a quinhentos anos usamos como prova de evidencia de seres de outros planetas o fato de pessoas dizendo que foram abduzidas.
Quanto ao calendário foi a coisa mais idiota que já ouvi falar na minha vida, o que o nosso querido esqueceu é que o Calendário que usamos hoje não foi instituído no dia do nascimento de Jesus e sim muitos anos depois, imposto pela Igreja Católica.
Sobre a evolução dos seres humanos é pífio o argumento apresentado, nunca vi nenhum homem evoluindo do macaco pois não foi isso que Darwin postulou e sim que homens e outros primatas descendem de um parente em comum. Quero encerrar dizendo que assim como ninguém viu um homem vindo de um macaco acredito que ninguém aqui viu um homem saindo do barro.
haahahhha gostei da sua resposta eu sou ateu, mas respeito a opniao de cada um
Mas realmente a ciencia dá argumentos plausíveis para a existencia do homem
não precisamos ir muito longe.
Nesse seu contexto,podemos dizer que seu tataravó ou tetravó ou de repente seu bisavô também não existiram. que evidencias vc tem da existência deles? além de fatos contados por seus avós ou sua mãe no máximo sua família.
Isso tornaria sua existência duvidosa?
se Você é corajoso para instigar este tipo de tema nessas condições absurdas de deduções , te faço um desafio! .
dobre seu joelho e peça pro Jesus (o mesmo que vc acabou de Negar Veementemente), para que se revele em sua vida, e se nada acontecer realmente! retorne a resposta, que deixarei minha fé e todas as experiencias que ja tive com ele de lado e afirmo sua negação no próximo comentário! mas quero que seja sincero!!
se Jesus não se manifestar em sua vida eu nego sua existência!
Deus abençoe!!!!
Caramba que coragem, parabéns pela coragem. Deus exige realmente isso de nós mostrar que confiamos Nele para tudo. Obrigada pelos argumentos que usou, um dia irei imita-lo.
Oi Roberto…
Em grande parte o que move a verdadeira ciência são as perguntas, a busca pelo que ainda é descompreendo e a possibilidade de algo que ainda não conhecemos estar lá esperando para ser revelado… colocar um pedra sobre alguma coisas, ou dizer que não existem é encerrar a possibilidade de um caminho na ciência, um caminho para um nova descoberta que poderia mudar muita coisa…
além do mais; Quem te garante que Darwin estava totalmente certo?
Grande parte da ciência dos homens pode se igualar a um tipo de fé quando você crê nela cega ou obstinadamente… muitos fizeram isso no passado, mas a própria ciência desmentiu tudo com um novo ponto de vista ou descoberta nova… abra a mente para o novo, e não creia na ciência cegamente… Darwin cometeu algumas falhas em suas pesquisas… muitos sabem disso( pesquise sobre isso), mas ele descobriu coisas importantes na natureza e nas espécies ( não que alguém já não as tivesse notado antes, mas ele as oficializou por suas pesquisas )
A Igreja Católica Apostólica Romana mais trouxe destruição para humanidade e problemas para a verdadeira fé cristã, do que beneficio, e não duvido que tenha alterado muitos textos históricos para forçar vários povos a conversão… mas não é por isso que não existam algumas evidências da passagem de Jesus por aqui além da Bíblia…
A Católica Romana embora tem apregoado isso… não foi a unica detentora da posição de cristã nestes dois milênios, inclusive perseguiu e escondeu por muito tempo outras vertentes de fé cristã… mas a fé original e a Bíblia inalterada permaneceram protegida este tempo todo. Acredite, se quiser estudar o tema um pouco além dos livros escolares você pode descobrir mais…
O homem e os animais terem semelhanças podem ser tanto evolução quanto a evidência de que foram feitos pela mesma Inteligência Modeladora (Deus), e programado desde o principio de tudo, como um programador lida com cada parte do código para chegar ao fim que ele pretende… tudo depende de onde parte o seu ponto de vista para você iniciar a sua pesquisa (busca por resposta)… a ciência esta além dos diplomas e livros escolares… alem dos discursos de homens vaidosos e suas descobertas “patrocinadas”… procure e você vai descobrir mais pontos científicos além daqueles que MEC aprova para o ensino brasileiro… abra essa mente.
O homem ser “formado” do barro em gênesis (ou do pó em algumas traduções mais precisas) tem um conotação mais profunda, além de poder apontar para a natureza material dele, já que o homem ser considerado a imagem de Deus, não tem muito a ver com a aparência física, mas por causa de uma natureza profundamente espiritual que o homem tem, e uma das coisas que o torna diferente das demais espécies deste mundo físico… e mais parecido com o Criador…
Além do mais gênesis 1 e 2 são considerados por alguns, poema extremamente figurativo e que mostra verdades e fatos de uma forma profundamente espiritual… não dá pra afirmar algumas coisas só de chegar e ler, sem se aprofundar no contexto em que foi escrito e nos sentidos profundos que texto passa…(e mesmo alguns religiosos fazem assim)…
Faça mais perguntas na vida e cuidado com respostas prontas demais… alguns aspectos da vida, do universo e dos fenômenos; visíveis ou invisíveis, podem ser mais complexos do que aparentam ser.
Boa vida.
As “evidências” de que Jesus de Nazaré teria existido são insignificantes. Tácito e Flávio Josefo mencionam alguém chamado Jesus. Na obra completa de Flávio Josefo, historiador judeu, com mais de 1.500 páginas ele faz duas leves referências a Jesus e que um certo Jesus teria sido crucificado. Ocorre que, lendo o mesmo Flávio Josefo, percebe-se que o nome Jesus era um nome muito comum naquela época. Mencionar a bíblia como referência ou “prova” é imbecilidade; quanto aos evangelhos agnósticos, a própria Igreja sempre renegou esses evangelhos, que ora são utilizados como “provas”. A urna com os supostos ossos de Tiago também é alvo de muita polêmica. Os pergaminhos já viraram “sagrados”. O que se pode deduzir de toda essa polêmica é que acredita quem quer e duvida quem quer. Há espaço para os dois lados. A religião cristã passou de uma religião perseguida a perseguidora depois que foi assumida como a religião oficial do império romano. Vê-se no cristianismo tanto na antiguidade como nos dias de hoje uma extrema intolerância, uma colossal ignorância e gente que ainda acredita que o mundo foi feito em seis dias e que o o homem foi feito de um boneco de barro. Eva, foi feita com uma costela de Adão. Por que o Todo Poderoso não fez um novo boneco, soprou nele a vida e fez dele uma mulher? Porque aí está a mão do homem que criou essa versão para submeter a mulher ao homem. Acho toda essa discussão uma imbecilidade. Fico com a opinião do Roberto Carlos Kaydosi. Quem gosta de masturbação teológica que fique com ela, mas respeite a opinião dos outros já que os fanáticos, à falta de explicações racionais vem com o argumento de “fé”.
concordo com voce Francisco Leal, quando voce disse que o nome de Jesus era bastante comum na Epoca, porem voce nao observou a seguinte coisa: no sexto exemplo, fala sobre uma urna encontrada com ossos de uma pessoa que, supostamente teria o nome de Tiago, o filho de Jose, irmao de Jesus, essa genealogia e comum pra voce? era comum ter um Tiago que era filho de Jose e irmao de Jesus? a probabilidade de encontrarmos uma coerencia genealogica desse tipo, e 1 de um em milhao, nao quero que acredite, somente pense.
É interessante: como os ossos de Tiago podem servir como prova de que Jesus tinha irmão, se a própria Bíblia, outra prova da existência de Jesus, diz que ele NÃO tinha irmãos? Ora, é contraditório acreditar em duas coisas que se contradizem: ou Cristo não tinha irmão (segundo a Bíblia) ou tinha irmão (aí vamos desacreditar da Bíblia).
Qual a referência bíblica que diz que Jesus não tinha irmãos?
“Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?”
Mateus 13:55-56
“Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.”
Mateus 12:46
“A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão.”
Lucas 8:19
“Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.”
Marcos 3:31
“Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?”
Mateus 13:55-56
“Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.”
Mateus 12:46
“A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão.”
Lucas 8:19
“Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.”
Marcos 3:31
Alguns das citações bíblicas que provam que jesus tinha irmãos, agora peço que me mostre onde a bíblia diz que ele não tinha irmão, para que seu argumento de “contradição” possa ter validade.
Aguarde e no máximo em cem anos tu conhecerás a verdade
Qual a prova de que os escritos de Flavio Josefo foram adulterados ?
kkkkkkkk viu um homem saindo do macaco kkakakak chorei
Ja foi provado que os escritos de Flavio Josefo não são adulterados, pois existem livros da epoca escrito em árabe com a mesmaafirmacao que Jesus existiu. Os céticos dizem que foi adulterado séculos após pela igreja, mas os achados dos escritos de josefo da epoca escrito em árabe cai por terra essa afirmação.
Para provar que jesus nao existiu, não é necessario recorrer a teorias racionalistas, ciencias, investigacoes et…basta olhar o que a biblia diz. Todos fatos atribuidos a Jesus são ficticios, segundo a biblia , ressurreicaao multiplicacao de paes, , crucificação, etc… Ora, se todos fatos atribuidos a Jesus sao ficticios, a conclusao é clara. Jesus Cristo nunca exixtiu. Todos fatos atribuidos a Jesus a biblia os descreve em ambientes impossiveis de acontecer na realidade, ou mesmo é vaga. Com relacaoa ressurreicao, , que o fato mais polemico da para perceber que a biblia nao diz nada a respeito !- Apesar de Jesus haver prenunciado sua ressurreicao, em nenhum momento apos o suposto fato ele apresenta aos discipulos e diz que ressuscitou. 2- Uma das “provas” mostrada pelos cristaos é que Simao Pedro entrou no sepulcro e viu o tumulo vazio. Ora tumulo vazio não é prova de ressurreicao, apenas diz que o tumulo esta vazio , mas nao diz quem estava la e para onde foi. 2- Tome nunca negou a ressurreicao de cristo e nunca disse que so acreditaria apos ver Jesus ressucitado. tome não acreditava que Jesus estivesse ferido e disse ” so acreditarei apos ver suas ferias” Jesus se apresentou a tome e mostrou as ferias, porem nao diz que havai ressucitado.3 A biblia descreve dois terriveis terremotos em 3 dias , um apos a cricificacao e outro apos a ressurreicao, porem em seguida fala que os apostolos reuniram em uma casa com as portas fechadas. Situacao impossivel de se acontecer apos dois terriveis terremotos, apos estes terremotos nem casa poderia existir mais .e mesmo se existisse, ninguem reuniria dentro de casa com as portas fechadas e muitos mais descricoes de situacoes ficticias existem sobre Jesus, que tambem é um personagem ficticio.
Querido Adriano Lucas, Glórias a Deus pelo seu interesse também pelas evidências sobre JESUS CRISTO, O AMADO DE NOSSAS ALMAS.
Pois cremos, confessamos e prestamos cultos ao nosso Criador, não somente por fé e sim também com nossa razão. Certo é que devemos buscá-lo enquanto Ele esta perto, e que crendo ou não, TODO joelho se dobrará e TODA língua confessará quem Ele realmente é. DEUS TE ABENÇOE.
Jesus foi uma farsa inventada como Apolo….Zeus….Ulisses…Aquiles…Superman….etc…..
Luiz e aos demais ateus, recentemente eu ouvi uma coisa que muito me intrigou, já que vocês não acreditam, poderia me explicar porque o nosso tempo e subdividido em dois ou seja antes e depois de cristo, se ele nunca existiu porque essa divisão? sabemos que a terra existe a milhares de anos e estamos no ano de 2016. acho que a pessoa Jesus se não tivesse existido não haveria a necessidade de tal acontecimento, não haveria como naquela época simplesmente alguém qualquer nascer e contar partir daquele nascimento teria que ser alguém em especial e também não haveria como enganar tantas pessoas daquela época com esse fato teria que ser algo bem concreto. …
Caio, o mais incrível que eu acho, é que tem pessoas que acreditam que uma explosão formou o planeta e não uma força maior que cria e não destrói.
E mais uma, por acaso vocês tem alguns parentes que se parecem com macacos? Por acaso vocês já viram algum macaco evoluir para um ser humano?
Querido Marcio Gomes, tocou num assunto interesante acerca da explosao que formou planetas e macacos que evoluiram para Homens.
vamos começar por explosao:
Se realmente existiu a tal explosao (e eu acredito que existiu) o que tera originado? certamente os negam na existência de uma inteligencia maior… um DEUS diriam que foi um fenomino natural. Logo surge outra questao, quem criou a natureza e por ai em diante…Se continuarmos com essa sequência de pergudas chegamos a um ponto escuro, onde nao conseguimos mais ter resposta sobre a causa do efeito. Nesse ponto a Biblia chama de ”o principio” onde uma inteligência superior projectou e começou a criar tudo, nao importa o nome que voce da a essa inteligencia, eu e a Biblia chamamos DEUS.
E quando a evoluçao do macaco para Homem, pode ser que em algum momento da sua existência devido a varios factores o homem tenha aparentado um macaco actual, porem foi sempre homem com aparencia de macaco. Do mesmo jeito que devido a varios factores temos homens de varias raças e aparencias, mas nao deixam de ser homens.
Macacos foram sempre macacos se possivel com varias aparencias durante os milenios. quem sabe durante sua existencia o macaco ja aparentou boi, mas era macaco com aparencia de boi…
Fiquei Muito feliz com seu comentário, pois todos os heróis que você citou, hoje nao passam de lendas ou Historias para as nossas crianças na escola,
Ja o Nome Jesus permaneceu até os dias de Hoje, e Homens como Martinho Lutero, Jhon Hus, Jerolamo Savonarolla morreram para que ele permanecesse sendo ouvido e crido, e nao foi em vão, pois tenho o livre acesso a Jesus diariamente ( e nao to falando do Inri Christo) falo com ele sinto ele comigo. Uma experiencia que nao se compra, não se descreve, não se dissolve, somente se sente e se experimenta.
JESUS É O REI DOS REIS , SENHOR DOS SENHORES
DEUS NÃO ESTÁ MORTO!
SUGIRO QUE TENTE CONHECE-LO E SENTI-LO , ANTES DE COMPARA-LO COM FICÇÃO OU ALGO IRREAL!
JESUS O ABENÇOE
Olho para todos os comentários e fico abismado com tanto ódio e ignorância por parte de algumas pessoas, elas negam a existência de JESUS, simplesmente porque não aceitam seus mandamentos e suas doutrinas, se o mundo vivesse de acordo com a palavra de Deus estaríamos em um mundo maravilhoso, pois nada do que cristo ensinou foi para o mal e sim para o bem, mas o povo por ser ruim e não querer fazer o bem, apenas decide que cristo não existiu e pronto. Amados olhem para o mundo, cada dia estar pior, falta amor no mundo, pessoas vazias cheias de ódio. Cristo prega a paz, o amor, a vida em comunhão e a graça de Deus. só coisa boa, por que não apenas seguir esses ensinamentos e vivermos uma vida melhor.
Os países onde há maior número de ateus como a Suécia, Austrália etc, são países de primeiro mundo, inteligentes, grandes potências, mestres na economia etc…
PS: sou ateu
Caro Brayan.
O Senhor sabe que os países que estão no topo por desenvolvimento humano, só estão lá por causa da reforma protestante né? E que os avanços científicos em sua maioria foram influenciados pela igreja católica né?
Não concordo com o que o rapaz disse pois analisando o seu comentário venho de uma linha teológica diferente da dele, mas o seu comentário foi explicitamente errôneo.
Brayan. isso que você diz é pura ignorância.
Não atribua sucesso e inteligencia a religião.
Tribos de índios não creem em nada, ou talvez creem em qualquer outra coisa e nem por isso lhes faltam inteligencia e felicidade.
A fé é uma energia que poderá ser usado tanto pelo bem como pelo mau, você escolhe.
O bom desenvolvimento de um pais se da mais por justiça social e não pelo fato de ter fé ou não.
Pra começar, na Suécia om povo é tão feliz que se limitam em dar um aperto de mão.
Cobra-se uma grana para assistir tv e internet, vixi vai longe a conversa.
Cristo, vc creia ou não, apenas tentou nos passar que Deus esta em nós.
Somos responsáveis pelos nossos sucessos ou in.
Se ficares orando e não ir a luta, nada acontecera e se ir a luta revoltado, também de nada servirá.
Seja feliz e procure colaborar com a felicidade dos outros.
E vc acha que acreditando em Deus a nossa vida vai mudar? Primeiro que ninguem sabe se Deus realmente existiu e depois a fé é só um complemento pra nossas vidas nao use a sua religiao pra sua vidaa
Sem contar que estes países apresentam o maior índice de suicídio do planeta.
Para todos os Ateus; antes de vocês afirmaren que muitas coisas eram impossiveis de acontecer na época de jesus;vou lançar um desafio da prova da existencia de Jesus para vocês:
Vão em alguma igreja EVANGELICA:Assembleia de Deus,congregaçao crista,quadrangular,deus e amor etc…
E abra seus coração para Deus ,com adoração e arrependimento dos pecados,Conclusao :
nao se assustem se Deus usar algum irmao e fala verdades sobre sua vida que SÓ VOCE SABE !
Pois quem tem coragem de blasfemar a existencia de Jesus ,tanbem tem corage de ir na igreja EVANGELICA pra ter a prova da existencia de Jesus filho de Deus !
Meu testemunho resumido:
Na minha adolescencia eu bebia muita bebida alcoolica ,fumava muita maconha e cheirava cocaina ,arrumava muitas brigas em bares de rock in roll,mais meus pais sempre oravam por min ,para que eu pudesse sair daquela vida obscura ,e entao Jesus foi fazendo a obra em meu coraçao ,aceitei a jesus de todo meu coraçao na igreja EVANGELICA e com arrependimentos,EU CLAMAVA O NOME DE JESUS EM ADORAÇAO A ELE E JESUS ME RESPONDIA COM A PAZ DO ESPIRITO SANTO ,apartir daqueles dias a presença do espirito santo de jesus filho de Deud foi preenchendo meu interior de alegria e amor que nem se compara com a brisa da maconha ou a adrenalina pó,sentir espirito santo é coisa unica de jesus e é uma das maiores provas da existencia dele ,Observaçao: Nao precisei ser internado pra me curar dos vicios das drogas .JESUS ME CUROU!
Jesus cristo Ama todos nos,nao ha misterios mais valiosos do que ter revelaçoes espiritual com Deus ! Nao ha sensaçao melhor do que sentir espirito santo de jesus cristo !
ATEUS NAO TENHAN MEDO DE VISITA UMA IGREJA EVANGELICA PENTECOSTAl !
Obs: Cuidado Ateus ,porque ‘o Maligno’ ou Diabo tanbem TEM PODER e realiza muitos desejos enganosos,e ate mesmo para fazer o bem pra enganar voces e apos a morte fica com sua alma como recompensa ! O maligno oferece muito Dinheiro ,mulheres ,drogas e ate felicidades constantes ate um certo ponto ,eu ja fui enganado pelo maligno varias vezes ,mais graças a Deus que fui resgatado por jesus !
Quando voces ateus realmente conhecer o jesus que conheço. e muitos conhecen ,dai sim voces podem falar com toda a certeza.
Deus abençoue a todos .
Na Catolica não? saskosakpsposapksapoksa sabe de nada inocente…
Não sei qual foi a Biblia que vc leu… pq a Biblia mundialmente conhecida descreve a confissao de Jesus sobre sua ressurreição. A afirmação de Soldados Romanos que Jesus ressuscitou, inclusive os mesmos foram coagidos a mentir para que não se propagasse a notícia da ressurreição. Outro fato é que quem foi ao sepulcro e o encontrou vazio foi Maria e não Pedro (como você disse) e estava na porta um anjo para lhe dizer que Jesus n estava la pq havia ressucitado. Ja que você esta dizendo que a propria Biblia não afirma que Jesus ressuscitou, me responda: qual seria a explicação para o fato de Jesus ter aparecido aos seus discípulos se eles mesmos o colocaram no sepulcro e viram que ele estava morto?
Ai, nem sei pq vc perde seu tempo para refutar um sem nocao, um tapado, um ignorante. Em fim um retardado!
Jesus foi uma figura histórica. Nenhum pesquisador e/ou arqueologista sério hoje refuta a sua existência concreta.
Devemos lembrar que Jesus era carpinteiro, humilde, pregava para um povo marginalizado e analfabeto, por isso, fora da Bíblia, não há dados registrando os atos de Jesus nos primeiros anos de seus ensinamentos, pois, como toda a História mostra, somente os grandes Reis e Imperadores contratavam historiadores para perpetuarem seus legados, mas mesmo assim, cerca de 30 anos após a morte de Jesus, já começaram a surgir os primeiros relatos escritos de historiadores (não-cristãos) da época fora da Bíblia sobre a vida de Jesus e dos atos heroicos e de fé dos seus seguidores que morriam para disseminarem as suas palavras.
Resumo, historiadores, escribas, sábios (detentores do conhecimento da escrita) não acompanharam ou registraram a vida de Jesus nos primeiros anos de seus ensinamentos, mas isso não impediu que suas palavras fossem espalhadas para os quatro cantos do Mundo, pois quando Deus opera, nada impede.
Outra, todas aquelas informações trazidas pelo filme Zeitgeist comparando a história de Jesus com o mito de Hórus e Mitra SÃO MENTIROSAS. Há inúmeros vídeos no youtube e estudos acadêmicos refutando essas comparações, ou seja, aquilo somente convenceu os desavisados.
É muito comum falarem que o cristianismo foi criado por Constantino. Meus amigos, quando Constantino subiu ao poder de Roma, o cristianismo já tinha mais de 300 anos, os ensinamentos de Cristo já tinham sido disseminados pelos apóstolos e por fiéis. Os cristãos foram como rosas, pois foram esmagados pelos imperadores romanos antes de Constantino, mas o cheiro, o perfume exalou por toda a história. O que Constantino fez promulgar a liberdade de crença através do Édito de Milão, ou seja, não foi só o cristianismo que foi liberado, mas todas as outras adorações pagãs. Entretanto, os ensinamentos de Cristo conquistaram o coração desde imperador, o qual incentivou de sobremaneira a propagação dos ensinamentos santos. Se antes os cristãos se reunião em pequenas catacumbas, com Constantino passaram a reunir-se em grande templos, se antes marginalizados, agora eram convidados a fazerem parte do Estado.
As vertentes espirituais e questões doutrinárias para a Igreja institucionalizada foram definidas nos concílios de Niceia, mas ao contrário do que escuto, não foram convocados com o intuito de manipular a palavra de Deus por Constantino ou para beneficiá-lo (basta uma rápida leitura nesses documentos para ver isso). Isso é tão verdade que as diretrizes ali estabelecidas resistiram a queda do império romano e são seguidas até hoje por muitas Igrejas (Católica e protestante).
Amigo, acho que você está totalmente equivocado. Ninguém diz que o Imperador Constantino foi o fundador do cristianismo. Ele foi sim, o fundador da Igreja Católica Apostólica Romana. E ele o fez por questões políticas, pois a maioria dos cidadãos do império eram cristãos. Constantino dedicou todo o seu governo a recuperar a glória do império romano, em decadência por causa das invasões bárbaras e por conflitos internos causados pela religião. Antes de Constantino, não havia uma igreja unificada, haviam núcleos cristãos em diferentes lugares, com alguns pontos litúrgicos e dogmáticos em comum, mas muitos outros diferentes, cada núcleo era liderado por um bispo.
O Imperador Constantino não via sentido nisso e patrocinou a unificação desses bispados em uma única instituição, onde ele seria o líder supremo e o bispo de Roma seria o seu arauto (os bispos de Roma seria os futuros Papas). O próprio Concílio de Niceia surgiu para promover essa unificação de dogmas e liturgias entre os vários bispados e a determinação da subordinação deles ao bispado de Roma e ao próprio Imperador Constantino. A maior prova da influência de Constantino foi a incorporação de símbolos pagãos ao catolicismo, bem como a resolução da primeira grande controvérsia cristã. A controvérsia envolveu a interpretação lógica e humanista da relação de Cristo com Deus defendida pelo bispo Árius de Alexandria e a versão de Santo Atanásio, que defendia que Deus e Cristo seriam o mesmo ente. Constantino, interessado em engradecer e mitificar o máximo possível a imagem de Jesus Cristo, favoreceu a interpretação de Santo Atanásio, orientou o bispado a referendar isso no Concílio de Niceia, expurgou Arius criminalizou o arianismo dentro do império. Outra coisa interessante é que o próprio Constantino se dispôs a conceder a comunhão a Arius, quando este já se encontrava velho e enfermo, observe que a comunhão de Arius não seria dada pelo chefe da nova igreja, o Bispo de Roma (Papa), mas pelo Imperador Constantino.
Seu comentário esta errôneo. Constatino se converteu após um sonho que ele teve que se colocasse lábaro ou cristograma como brasão em ele venceria a guerra, ele o fez e a venceu. Depois ele se converteu ao cristianismo e derrubou todas as imagens de deuses dos imperadores romanos anteriores dos templos. etc… O podre de Constatino foi ter matado sua mulher e seus por ele achar que tava rolando um clima entre eles bla bla bla …
A maior prova, é sentir a presença dele,privilegio de quem busca isso fortemente em oração. Sem muitos comentários.
Avila, Concordo…mas tal privileio nao eh por buscar. Mas somente aos que Deus chama. Nem todos vao ser salvos. E esse negocio de falar para um Ateu ir na igreja e orar e Deus tocara com arrependimento eh estranho.
Pessoal e tenho quase certeza que Jesus Cristo existiu, mas acho que a história dele foi fantasiada ao decorrer do tempo e usada para interesses e manipulação de massa.
Para um ignorante passar a se considerar sábio Bastar virar ateu pois todo ateu se considera sábio.. (Já fui um)! Garanto que todos os ateus que comentaram esse poste nunca leram a bíblia completamente e se acham inteligentes o suficiente para refuta-la. Vai ler a bíblia antes cambada de ignorantes humano e espiritual. Obs.: Deus é o primeiro a não querer provar a própria existência!!! Isso tá na bíblia;sabia? Mas não vou ajudar não, vai lá e estuda antes de se envolver em debates acerca dela!!!
PELO CONTRÁRIO, A MAIORIA DOS ATEUS CONHECEM A BÍBLIA MAIS QUE OS CRISTÃO, QUE TEM PREGUIÇA DE BUSCAR CONHECIMENTO, APESAR DE COLOCAR ESSE LIVRO RIDÍCULO EMBAIXO DO BRAÇO, SÓ LEEM OS TRECHOS QUE OS PASTORES MANDAM (QUANDO LER). E OUTRA, VC NUNCA FOI ATEU
\Amigo quando ler examine as escrituras; pois ler por ler não precisa; o maior conhecedor da bíblia é satanas e mesmo assim se bandiou; eu sei o que é sentir Cristo bem próximo; não importa se acredita ou não
Deixa de ladainha e faça as tais obras que Chessuis lhe ordenou. Enquanto você está escrevendo algo que não se tem comprovação aqui, os hospitais estão lotados.
Completamente sem nexo essa resposta, eu sou agnóstica e tenho muito conhecimento sobre a bíblia, e conheço diversos ateus que já leram a bíblia, sendo que um é formado em teologia.
todos ai escritos sao falsos, ja foram comprovados e nao tem nexo evidencia de uma pessoa que nasceu no minimo 50 anos apos o ocorrido de cristo, nao alimentem falsas esperanças… era isso que roma queria e conseguiu
obs antes era o periodo da lei,hoje e o perio da fe.na fe, e crer, para ver, e nao para sem fe e imposivel a gradar a DEUS,jesus disse quem cre em mim e nas minhas,palavra tem a vida eterna,quem nao cre ja estar condenado.quase 4 bilhoes de cristao no mundo ,deus e espirito.
nossa que lindo. se vocês olharem direitinho, vão ver que todos estes escritores que mencionaram jesus. Só se pronunciaram sobre ele 40 ou 50 anos depois do ocorrido, sendo que a única prova ,que dizem, ser realmente a mais palpável é a bíblia. Mas já pararam pra pensar que a bíblia é a única prova da época? isso soa muito estranho, sendo que ninguém se pronunciou antes sobre o assunto apenas a bíblia como “prova” que não pode ser levada totalmente a sério. todos ficaram calados nem em 1 ou 2 anos depois falaram sobre o assunto só depois de 30,40 ou 50 anos. agora por que? pelo simples fato de terem lido sobre a história na bíblia e de terem achado aquilo moralmente correto essa é a realidade não iremos descartar quase 4,5 bilhões de anos de evolução por causa de um mito que foi escrito primeiramente pelos judeus(o velho testamento) e por paulo e suas marionetes(novo testamento) prefiro ser um céptico e amante do saber do que um ser arrogante, que quando não possui um grande arsenal de provas para defender seus próprios ideais que se deixa levar por algo invisível chamado fé. Eu desejo a todos vocês meus caros apenas juízo e fiquem com a ciência.
desculpa meu caro mas é melhor agente se apegar a fé e saber que agente ainda tem uma saída do quer pensar que morre acabou não é bem assim A bíblia fala e se eu falo eu creio sim tem muitas coisa nela que de fato agente tenta mas não entende mas sim não é pra entende mesmo não amado é pra sente pq pra você é mas fácil acha que nasceu de uma Bactéria ou ser descendente dos macacos dor que ser Feito pro um Deus de paz de LUZ amor seja realista com você mesmo olha sem Deus agente Não é nada e outra quando esta tudo dando errado a primeira coisa que vem na mente é quem claro nosso Deus que mesmo você e outras pessoas negando ele estende a suas mãos né mas eu acho lindo isso né essas pessoas que duvida elas que Deus pega pra fala do AMOR dele fica na paz a ciência esta ai claro mas se Deus não esteve lá nada seria estude mas olha mas pra Cristo você vai ver que só ele é a luz
Pedro, se vc é tão culto como se apresenta, se tem grande teses defendida cientificamente sobre o assunto acima, seja um pouco mais claro nas suas opniões e tenha um maior controle emocional ao tratar com as pessoas. Você até menciona coisas que requer reflexão porém não somos obrigados a seguir sua cartilha que demonstra mais revolta do que sabedoria. Você diz para substituir a fé pela ciência porém a ciência requer provas, já a fé, responde com beneficios obtidos por elas. Quando ao tempo por vc mensionado sobre a divulgação da existência e poder de Jesus, seria como se perguntar no futuro porque o homem não protegeu melhor a natureza, tudo é uma questão de cultura. Os tempos mudam e os comportamentos também.
A bíblia não pode ser levada a sério só porque você não quer? Beleza, aí você reclama que demorou 30 anos para surgirem escrituras sobre Jesus. Ninguém duvida da existência de César, Platão ou Homero. Nos baseamos na credibilidade dos escritos de César, Platão ou Homero fundamentados nos seguintes dados: -César escreveu entre 100-44 a.C., o fragmento mais antigo que temos de seus textos é de 900 d.C., uma diferença de mil anos do original. Possuímos 10 manuscritos de sua autoria. -Platão escreveu entre 427-347 a.C., a cópia mais antiga que temos de seu trabalho é de 900 d.C., uma diferença de 1200 anos. Possuímos 7 manuscritos de sua autoria. -Homero escreveu Ilíada em 900 a.C. Temos a cópia mais antiga em 400 a.C., ou seja: 500 anos depois do original. Ao todo, em mãos, temos 643 manuscritos da Ilíada. -O Novo Testamento foi escrito entre 40-100 d.C. O manuscrito mais antigo que temos é de 125 d.C., uma diferença entre 25-50 anos do original. Ao todo, possuímos 24.000 manuscritos antigos do Novo Testamento. Uma distância do original que é incomparável e uma quantidade absurdamente maior de documentos que as outras literaturas da Antiguidade. Fonte: Por que Confiar na Bíblia?, Amy Orr-Ewing, Ultimato, 2008, pg 43. Foram encontrados 5300 manuscritos gregos do Novo Testamento –a língua predominante na época de Cristo. Temos, ainda, 10.000 manuscritos latinos e 9300 porções antigas do Novo Testamento. Fonte: Por que Confiar na Bíblia?, Amy Orr-Ewing, Ultimato, 2008, pg 43. Segundo a Bíblia de Estudo das Profecias, John C. Hegee, Almeida Corrigida Fiel, Edit. Atos, 2005, pg 925, há 5000 manuscritos gregos do Novo Testamento e mais de 9000 traduções antigas do Novo Testamento para o latim, siríaco, copta e outras línguas mediterrâneas. A variação de números também depende do período de tempo analisado. Sobre a quantidade de manuscritos da Bíblia, o livro O Cristianismo Através dos Séculos, Earle E. Cairns, Edit. VidaNova, 2008, pg 101, se manifesta: são cerca de 5500 documentos antigos que atestam para a credibilidade da Bíblia. O mais antigo e extenso é um rolo de Isaías encontrado em Qumran. Mais de 3100 manuscritos contém quase todo o texto bíblico ou parte dele, e cerca de 2300 lecionários preservam parte do texto. De Bello Gallico, de César, possui menos de 10 cópias, todas escritas 900 anos depois do autor. O livro Por que Acreditar na Bíblia, John Blanchard, Edit. Fiel, edição virtual autorizada, pg 9, reforça os números: mais de 5000 manuscritos gregos do Novo Testamento e um total maior do que 20.000 fontes antigas. O livro faz uma comparação com outros documentos antigos: são nove ou dez cópias da Guerra Gaulesa, de César (58-50 a.C.), vinte cópias da História Romana, de Livy (59 a.C.-17 d.C.), sete cópias das histórias de Plínio, o Jovem (61-113 d.C.), e apenas duas cópias de Histórias e Crônicas, de Tácito (55-120 d.C.). A literatura antiga não-bíblica mais bem servida de manuscritos é a Ilíada, de Homero, com 643 cópias, mediante mais de 20.000 referentes ao Novo Testamento. Do livro Origem, Confiabilidade e Significado da Bíblia, Wayne Grudem, C. John Collins e Thomas R. Schreiner, Edit. VidaNova, 2013, pgs 102, 112 e 113: atualmente existem mais de 3 mil manuscritos hebraicos do Antigo Testamento, 8 mil manuscritos da Vulgata Latina, mais de 1,5 mil da Septuaginta e mais de 65 mil cópias da Siríaca Peschita. Há mais de 5700 manuscritos gregos do Novo Testamento (do século II ao XVI), ao todo há entre 20 e 25 mil cópias manuscritas do Novo Testamento em vários idiomas – até hoje já foram catalogadas mais de 1 milhão de citações do Novo Testamento da parte dos Pais da Igreja. A média de manuscritos que os autores gregos e latinos clássicos possuem está em vinte, isso significa que o Novo Testamento possui, no mínimo, vinte mil vezes mais manuscritos que a média desses autores da mesma Antiguidade. “Há mais marcas indeléveis de autenticidade na Bíblia que em qualquer história profana.” Sir Isaac Newton. Fonte: Uma História Politicamente Incorreta da Bíblia, de Robert J. Hutchinson, Agir, 2012, pg 81.
Leia mais em: http://entreomalhoeabigorna.blogspot.com.br/2013/07/o-numero-de-manuscritos-da-biblia.html
Perfeita resposta Guilherme, foste um ótimo exegeta. As evidências são muitas em torno da pessoa de Cristo. Alguém acima mencionou o fato de: o túmulo estar vazio não ser uma evidência. Ridículo, O TÚMULO VAZIO É UM FATO HISTÓRICO! Pelo simples fato de, tanto cristãos, judeus e romanos mencionam isso. Judeus e romanos, mencionam que o corpo foi roubado pelos cristãos. Mas se isso for verdade, porquê 11 dos 12, foram brutalmente assassinados? Uma coisa é você morrer por uma mentira, não sabendo que se trata de algo falso, agora, morrer por algo sabendo que é mentira? Isso é subestimar os povos da antiguidade. O outro ponto, os judeus e os romanos roubaram o corpo. Se assim foi, porque no momento onde ela começaram a pegar a ressurreição, este corpo não apareceu? Existem tantos outros aspectos, basta você pesquisar. O nome do livro é: “Evidências da ressurreição” de Josh Mcdowell.
Alguém mencionou sobre fazer pesquisas e verás que a Bíblia é falsa. Bom, existem muitos trabalhos sérios, com uma extensa bagagem bibliográfica que mostra a veracidade do cristianismo, ao contrário de autores como: La Segesse que diz que Cristo nunca existiu, contrariando a maioria dos historiadores, isso eu falo dos céticos.