Muitas pessoas, principalmente, os ateus tem diversas dúvidas da existência de Jesus Cristo, pois alegam que tudo não se passa de histórias criadas pela Igreja para fazer com que a população creia em uma determinada coisa. Um exemplo disso é Hildeberto Aquino que em uma matéria da Revista Época escreveu que “Jesus é a maior ilusão da humanidade…”.
Porém, existem diversos estudos e trabalhos que comprovam a existência na Terra de Jesus Cristo e várias evidências são apontadas, as quais passamos a listar a partir de agora.
Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo
A Bíblia
A Bíblia é a principal evidência de Jesus Cristo na Terra e embora para muitos ela seja “O Livro Sagrado”, na realidade é um livro histórico que conta vários momentos marcantes da população da Palestina, do Egito, da Assíria, do Império Romano e, claro, de Jesus Cristo tem o cunho da verdade.
Obra Antiguidades Judaicas
O historiador judeu Flávio Josefo viveu na época de Jesus Cristo e em sua obra “Antiguidades Judaicas“, mais precisamente no capítulo terceiro do volume XVIII diz:
“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.
Este é um relato da época, escrito por um Judeu que viveu a existência de Jesus Cristo.
Anais de Públio Cornélio Tácito
Tácito era um convicto pagão romano (56 d.C. – 120 d.C.) e foi considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:
“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.
Carta de Plínio
Plínio (62 d.C. – 114 d.C.) foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que
“… maldizer Cristo, um verdadeiro Cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.
Obra Vitae Duodecim Caesarum (Os dozes césares)
O historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra “Os doze césares”, mais precisamente no capítulo XXV no qual evoca o imperador Tibério:
“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.
Urna de Tiago
A primeira prova arqueológica da existência de Jesus Cristo é uma urna de calcário que era usada à época para depositar os ossos na cidade de Jerusalém. O ossuário data de aproximadamente 63 d.C. e nele está escrito “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Para estudiosos no assunto, o ossuário trata realmente de Tiago que era o irmão de Jesus Cristo.
Pergaminhos Sagrados
Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Jesus Cristo na Terra, são os Pergaminhos do Mar Morto que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os pergaminhos e papiros encontrados foram datados através da técnica de carbono-14 e confirmaram que se trata da época de Jesus Cristo (150 a.C. – 70 d.C.) e referem em vários pontos a um “mestre da justiça”.
Obra de Luciano de Samosata
Luciano de Samosata foi um escritor grego que escreveu, apesar de não ser cristão, durante toda a sua vida (segundo século) que Jesus Cristo era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos e que foi por eles mesmos crucificado. Luciano de Samosata diz ainda em seu escritos que entre os principais ensinamentos de Jesus Cristo estavam a fraternidade, a importância da conversão e que todos deveriam negar outros deuses a não ser o seu pai. Ele ainda fala que os cristãos viviam sob as leis de Jesus, acreditam ser imortais e desdenhavam da morte.
Escritos Gnósticos
O Evangelho da Verdade, O Apócrifo de João, O Evangelho de Tomé, O Tratado da Ressurreição, entre outros são considerados os escritos gnósticos e todos eles mencionam a existência de Jesus Cristo na Terra.
Mara Bar-Serapião
Mara Bar-Serapião foi um escritor sírio e ficou conhecido por ter fornecida uma das maiores referências não judaica e não cristã sobre a existência de Jesus Cristo quando escreveu uma carta 40 anos depois da crucificação (73 d.C.) onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento. Nesta carta ele usa diversos exemplos como, os filósofos Sócrates e Pitágoras, além de um “rei sábio” que havia sido executado pelos judeus.
Creio em muitos dos fatos aqui expostos mais também tenho que mostrar o que não é verdade. A ossuário de Tiago ja foi comprovado como falsidade de um arqueólogo querendo ganhar dinheiro, faça a pesquisa que vc encontrará.
Para ateus, se não acreditem em deus, expliquem todos esses milagres:
https://top10mais.org/top-10-chocantes-milagres-religiosos-nunca-explicados/
(Top 10 desse mesmo site)
Sugiro que se arrependam de seus pecados antes que Jesus volte, ou sofrerão 1000 anos no inferno para aprender, pois pelo que eu acredito, quando Jesus voltar, os que não acreditarem ou obedecerem, passarão 1000 anos no inferno, porém, depois que esses 1000 anos acabar, vocês terão uma segunda chance, de se arrependerem, de louvarem o Senhor, para, quando morrerem, irem para o céu serem eternamente felizes.
Amém.
Dava pra ser menos ridículo não?
Obedecer ao deus cruel? ou ele me fará mau?
?
Quer dizer então que mesmo que eu seja uma pessoa boa nesse mundo, faça o bem, ajude pessoas e não acreditar em deus eu vou pro inferno? Ai um ladrao mata, rouba faz o diabo a 4 la e acredita em deus, vai pra igreja etc… Ele vai pro ceu? Kkkkkkk man não acredito em deus, nem jugo quem acredita, mas é engraçado vcs que acredita nisso, por algum motivo vcs não aceitam as pessoas que não ligam pra isso, parece que tem um ima que puxa vcs pra vim encher o saco quando vê alguem que não acredita… Sabe por que voçe acredita nessa historia? Por que desde do dia que voçê nasceu as pessoas colocam na sua cabeça isso, se ninguem fizesse isso eu tenho certeza que a maioria das pessoas teriam duvida sobre esse assunto, tenta pesquisa um pouco sobre a ciência, sobre o espaço, sobre planetas, se voçês falam que tem provas que deus existe por causa de um livro(biblia) ou por causa de papeis escritos por alguem so dps de 50,40 anos que ele supostamente morreu, a ciência se for assim tbm tem provas que ele não existe…. Mas enfim, a opinião e sua, so não fique tentando muda a opinião das pessoas so pq voçe acha que esta certo.
Resumindo, provas físicas que ele existiu não existe nenhuma. Se ele que dizem que é de carne e osso não conseguem evidencias palpáveis de sua existência, seu “pai”, que dizem ser um deus, nunca vão conseguir provar.
Gente, os grandes filósofos da antiguidade só são reconhecidos pelos seus escritos que vão de geração à geração, a bíblia também. As testemunhas de cristo estão na bíblia (seus apóstolos), que além de livro religioso, é muito coerente quando retrata o contexto histórico da sociedade judaica na época. Mas o ceticismo chega a tal ponto, que de preferência queriam uma foto dele. Eu creio em Jesus, como sendo, o Cristo!!!
Você poderia dar as fontes bibliográficas, para futuras consultas? Obrigado.
Em uma busca histórica não há nenhum filósofo, sábio, ou mestre, e até um suposto deus mitológico com um ENSINAMENTO tão grandioso e puro quanto nos passados nos Evangelhos sobre as palavra de Jesus Cristo.
Rodrigo Caetano
Você está misturando coisas muito diferentes insinuando uma falacinha de nada.
Jesus alegadamente seria um personagem histórico. Portanto, o estudo a seu respeito vai além do âmbito da fé. Para que a chamada ciência histórica mereça tal designação tem que estar aberta permanentemente à investigação. Do contrário não é ciência, mas crença religiosa disfarçada de conhecimento. Ninguém é obrigado a aceitar como verdade versões descabidas.
Quanto à “explosão” nada tenho a dizer, pois esses aspectos da ciência me escapam. No entanto, posso dizer que a causa do surgimento do universo é desconhecida e não comporta crenças. Encontra-se ainda no campo da especulação da filosofia e da investigação da ciência. Agora, desconhecer não é vergonha alguma. Vergonhoso é substituir essa nossa ignorância pela crença, só para fingir que sabe.
Amigos, como podem questionar a existencia de Deus, e so olha ao seu redor e veras que Deus existe que jesus veio ao mundo, sera se sao cegos a ponto de nao verem a presença de Deus. Cm vcs achao que td foi criado atraves de explosao, a me polpem dessas teorias bobas cm pode o ser humano ter provas de milhoes de anos atraz que o mundo foi criado assim. Vcs preferem acreditar em algo que os cientistas acham que aconteceu a milhoes de ano ou em jesus que esteve na terra a 2 mil anos e esta sempre entre noos, pelo menos existem provas de que jesus existiu agora kd as provas de que o mundo foi criado atravez de explosao … Ha isso e tolice. “Perdoios senhor eles nao sabem oque dizem” se arrependam enquanto e tempo
Aos amigos ateus, talvez seja difícil acreditar que Jesus existiu de fato e verdade, todavia é lógico acreditar em uma explosão que cria tudo, “TA SERTO”.
A mensagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus ( 1 Cor 1:18 )
ninguém pode se considerar salva, os últimos serão os primeiros!
Embora Flávio Josefo, Tácito, Suetônio e outros historiadores antigos sejam frequentemente citados como evidência de um Jesus histórico, de acordo com estes autores as histórias são derivadas, não originais. Josefo, o mais antigo desses autores, nasceu, no mínimo, cinco anos após a suposta morte de Jesus. Não há nenhum testemunho direto dos fatos. Além disso, os antigos relatos não-cristãos de Jesus foram escritos quando o Cristianismo já era generalizado e alguns parágrafos dos livros de Josefo são questionados, supondo-se que foram mais tarde interpolações cristãs.
Vou colocar aqui algumas provas de que ele (Jesus Bíblico) não existiu:
De acordo com algumas fontes, se referem à teoria da ressurreição no terceiro dia com um período de três dias em que o Sol se mantém no lugar mais baixo e em 25 de dezembro está num ponto mais alto (como se diz que Jesus esteve morto por três dias e então ressuscitou), mas de acordo com o relato bíblico Jesus morreu durante a Páscoa judaica. Afirmam que os deuses do Sol muito anteriores a Jesus como Horus, Átis, Krishna, Mitra, Dionísio, Buda, todos eles, têm como elemento vital a sua crença na ressurreição no terceiro dia após as suas mortes, também tiveram discípulos que os acompanharam, faziam milagres e nasceram de uma Virgem Imaculada em 25 de dezembro. Segundo os defensores dessa Teoria, algumas destas lendas podem ter sofrido influência direta da história de Jesus, já que os cultos coexistiram com o cristianismo primitivo, mas certamente a imensa maioria surgiu milhares de anos antes do nascimento do mesmo. Entretanto, muitos acrescentam mais similaridades nos deuses antigos por conta própria para criar mais semelhanças.
Tamuz: deus da Suméria e Fenícia, morreu com uma chaga no flanco e, três dias depois, levantou-se do túmulo e o deixou vazio com a pedra que o fechava a um lado. Belém era o centro do culto a Tamuz.
Hórus – 3000 a.C.:
-Deus egípcio do Céu, do Sol e da Lua;
-Nasceu de Isis, de forma milagrosa, sem envolvimento sexual;
-Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
-Ressuscitou um homem de nome EL-AZAR-US;
-Um de seus títulos é “Krst” ou “Karast”;
-Lutou durante 40 dias no deserto contra as tentações de Set (divindade comparada a Satã);
-Batizado com água por Anup;
-Representado por uma cruz;
-A trindade Atom (o pai), Hórus (o filho) e Rá (comparado ao Espírito Santo).
Mitra – séc. I a.C.:
-Originalmente um deus persa, mas foi adotado pelos romanos e convertido em deus Sol;
-Intermediário entre Ormuzd (Deus-Pai) e o homem;
-Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
-Nasceu de forma milagrosa, sem envolvimento sexual;
-Pastores vieram adorá-lo, com presentes como ouro e incenso;
-Viria livrar o mundo do seu irmão maligno, Ariman;
-Era considerado um professor e um grande mestre viajante;
-Era identificado com o leão e o cordeiro;
-Seu dia sagrado era domingo (“Sunday”), “Dia do Sol”, centenas de anos antes de Cristo;
-Tinha sua festa no período que se tornou mais tarde a Páscoa cristã;
-Teve doze companheiros ou discípulos;
-Executava milagres;
-Foi enterrado em um túmulo e após três dias levantou-se outra vez;
-Sua ressurreição era comemorada cada ano.
Átis (Frígia / Roma) – 1200 a.C.:
-Nasceu dia 25 de dezembro;
-Nasceu de uma virgem;
-Foi crucificado, morreu e foi enterrado;
-Ressuscitou no terceiro dia.
Buda – séc. V a.C.:
-Sua missão de salvador do mundo foi profetizada quando ele ainda era um bebê;
-Por volta dos 30 anos inicia sua vida espiritual;
-Foi impiedosamente tentado pelas forças do mal enquanto jejuava;
-Caminhou sobre as águas (Anguttara Nikaya 3:60);
-Ensinava por meio de parábolas, inclusive uma sobre um “filho pródigo”;
-A partir de um pão alimentou 500 discípulos, e ainda sobrou (Jataka);
-Transfigurou-se em frente aos discípulos, com luz saindo de seu corpo;
-Após sua morte, ressuscitou (apenas na tradição chinesa).
Baco / Dionísio – séc. II a.C.:
-Deus grego-romano do vinho;
-Nascido da virgem Sémele (que foi fecundada por Zeus);
-Quando criança, quiseram matá-lo;
-Fez milagres, como a transformação da água em vinho e a multiplicação dos peixes;
-Após a morte, ressuscitou;
-Era chamado de “Filho pródigo” de Zeus.
Hércules – séc. II a.C.:
-Nascido da virgem Alcmena, que foi fecundada por Zeus;
-Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
-Foi impiedosamente tentado pelas forças do mal (Hera, a ciumenta esposa de Zeus);
-A causadora de sua morte (sua esposa) se arrepende e se mata enforcada.
-Estão presentes no momento de sua morte sua mãe e seu discípulo mais amado (Hylas);
-Sua morte é acompanhada por um terremoto e um eclipse do Sol;
-Após sua morte, ressuscitou, ascendendo aos céus.
Krishna – 3228 a.C.:
-Trata-se de um avatar do Deus Vishnu – um avatar é como se fosse a personificação ou encarnação de um deus;
-Nasceu no dia 25 de dezembro;
-Nasceu de uma virgem, Devaki (“Divina”);
-Uma estrela avisou a sua chegada;
-É a segunda pessoa da trindade;
-Foi perseguido por um tirano que requisitou o massacre dos milhares dos infantes;
-Fez milagres;
-Em algumas tradições morreu em uma árvore;
-Após morrer, ressuscitou.
Estas coincidências biográficas, segundo os defensores de “O Mito de Cristo”, provam que os autores dos Evangelhos, ao escreverem as histórias de vida de Jesus, tomaram emprestados relatos e feitos de outros deuses antigos ou heróis.
Isso ai que você escreveu apenas comprova sua crença, que é baseada em mitologias.
Mas, Jesus existiu sim, inclusive os Pergaminhos do Mar Morto, um conjunto de pergaminhos e papiros encontrados nos anos 1940 em Israel, que foram escritos entre os anos 150 DC e 70 DC trazem evidencias que ele realmente existiu.
Os estudiosos acreditam que os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram escritos por quatro discípulos de Cristo décadas após a crucificação. Existem outros evangelhos que não fazem parte do cânon, mas que também foram escritos por contemporâneos de Jesus. Existem diferenças em detalhes nos relatos de eventos na vida e morte de Jesus, mas também há bastante concordância, e durante os séculos de análise cuidadosa, os estudiosos bíblicos chegaram a um perfil geral de Jesus, o homem.
Francamente, pergaminhos do mar morto comprovam a existência de Jesus? Delírio seu. Estudiosos bíblicos, geralmente, zelam pala bíblia e não pela história.
Usamos textos históricos para tudo , menos para comprovar a veracidade da Biblia. É brincadeira sua né ?
Hórus – 3000 a.C.:
-Deus egípcio do Céu, do Sol e da Lua;
-Nasceu de Isis, de forma milagrosa, sem envolvimento sexual;
-Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro;
-Ressuscitou um homem de nome EL-AZAR-US;
-Um de seus títulos é “Krst” ou “Karast”;
-Lutou durante 40 dias no deserto contra as tentações de Set (divindade comparada a Satã);
-Batizado com água por Anup;
-Representado por uma cruz;
-A trindade Atom (o pai), Hórus (o filho) e Rá (comparado ao Espírito Santo).
Fonte: https://top10mais.org/top-10-evidencia-existencia-jesus-cristo/#ixzz47E9o9xH6
É melhor não utilizar-se de mentiras caso tenha que expor suas ideias. :/
Viu a semelhança? apesar de várias crenças religiosas no mundo, todos creem no mesmo Deus.
Suas afirmações não estão corretas. O que conheci e estudei sobre Hórus é muito diferente do que afirma em seu texto.
O deus Hórus nasceu sim de um envolvimento sexual, entre Ísis e Osíris. Evidências murais e textuais do Egito indicam que Ísis pairava sobre o pênis ereto de Osíris e concebeu Hórus.
Hórus também nunca foi batizado. Enquanto os teóricos da conspiração frequentemente apontem para “Anup, o Batizador” e afirmam que ele foi decapitado mais tarde, não há tal pessoa na história de Hórus.
Ele não é representado por uma cruz, seu principal símbolo representativo é o “Olho de Hórus” ou “Udyat”, que significa poder e proteção, sendo um dos amuletos mais importantes na época, que era usado como representação de força, vigor, segurança e saúde.
Dessa forma, analiso que, se somente com o meu conhecimento, desmenti um de seus argumentos, não duvido que haja diversas mentiras sobre as demais mitologias citadas por você. Antes de afirmar qualquer coisa, pesquise muito antes.
Se a bíblia é evidência de jesus, as histórias em quadrinhos são a evidência do homem-aranha, superman, wolverine e outros tantos…
Tá bom, Henrique. Quando ele voltar teremos uma conversa séria.
Só quero deixar uma mensagem para os ateus, Mesmo vcs duvidando da existência do nosso senhor Jesus Cristo ele continuará existindo e te amando e esperando o seu arrependimento.;
Que tal ao invés de uma postagem com “provas” da existência de Jesus, um post ensinando como deixar os céticos em paz? Que tal ensinar que o texto de Marcos 15 vers 16, deve se aplicar aos que estão afim de receber tal “verdade”?