Muitas pessoas, principalmente, os ateus tem diversas dúvidas da existência de Jesus Cristo, pois alegam que tudo não se passa de histórias criadas pela Igreja para fazer com que a população creia em uma determinada coisa. Um exemplo disso é Hildeberto Aquino que em uma matéria da Revista Época escreveu que “Jesus é a maior ilusão da humanidade…”.
Porém, existem diversos estudos e trabalhos que comprovam a existência na Terra de Jesus Cristo e várias evidências são apontadas, as quais passamos a listar a partir de agora.
Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo
A Bíblia
A Bíblia é a principal evidência de Jesus Cristo na Terra e embora para muitos ela seja “O Livro Sagrado”, na realidade é um livro histórico que conta vários momentos marcantes da população da Palestina, do Egito, da Assíria, do Império Romano e, claro, de Jesus Cristo tem o cunho da verdade.
Obra Antiguidades Judaicas
O historiador judeu Flávio Josefo viveu na época de Jesus Cristo e em sua obra “Antiguidades Judaicas“, mais precisamente no capítulo terceiro do volume XVIII diz:
“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.
Este é um relato da época, escrito por um Judeu que viveu a existência de Jesus Cristo.
Anais de Públio Cornélio Tácito
Tácito era um convicto pagão romano (56 d.C. – 120 d.C.) e foi considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:
“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.
Carta de Plínio
Plínio (62 d.C. – 114 d.C.) foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que
“… maldizer Cristo, um verdadeiro Cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.
Obra Vitae Duodecim Caesarum (Os dozes césares)
O historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra “Os doze césares”, mais precisamente no capítulo XXV no qual evoca o imperador Tibério:
“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.
Urna de Tiago
A primeira prova arqueológica da existência de Jesus Cristo é uma urna de calcário que era usada à época para depositar os ossos na cidade de Jerusalém. O ossuário data de aproximadamente 63 d.C. e nele está escrito “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Para estudiosos no assunto, o ossuário trata realmente de Tiago que era o irmão de Jesus Cristo.
Pergaminhos Sagrados
Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Jesus Cristo na Terra, são os Pergaminhos do Mar Morto que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os pergaminhos e papiros encontrados foram datados através da técnica de carbono-14 e confirmaram que se trata da época de Jesus Cristo (150 a.C. – 70 d.C.) e referem em vários pontos a um “mestre da justiça”.
Obra de Luciano de Samosata
Luciano de Samosata foi um escritor grego que escreveu, apesar de não ser cristão, durante toda a sua vida (segundo século) que Jesus Cristo era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos e que foi por eles mesmos crucificado. Luciano de Samosata diz ainda em seu escritos que entre os principais ensinamentos de Jesus Cristo estavam a fraternidade, a importância da conversão e que todos deveriam negar outros deuses a não ser o seu pai. Ele ainda fala que os cristãos viviam sob as leis de Jesus, acreditam ser imortais e desdenhavam da morte.
Escritos Gnósticos
O Evangelho da Verdade, O Apócrifo de João, O Evangelho de Tomé, O Tratado da Ressurreição, entre outros são considerados os escritos gnósticos e todos eles mencionam a existência de Jesus Cristo na Terra.
Mara Bar-Serapião
Mara Bar-Serapião foi um escritor sírio e ficou conhecido por ter fornecida uma das maiores referências não judaica e não cristã sobre a existência de Jesus Cristo quando escreveu uma carta 40 anos depois da crucificação (73 d.C.) onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento. Nesta carta ele usa diversos exemplos como, os filósofos Sócrates e Pitágoras, além de um “rei sábio” que havia sido executado pelos judeus.
kkkkkkkkkkkk prefere acredita em deus é ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk prefere morrer numa ilusão
deus é real posso senti-lo,sua presença é evidente em meu ser,jesus…..ah jesus…..meu salvador,jamais desamparou aquele que busca tua face e só quer viver para ele,pensar só nele,romper com as barreiras no mundo aqui,voar com o pai nas asas da fé e ser revestido de gloria e poder,amo o senhor.
Minha ilusão e tão real quanto a sua ilusão que somos obra do acaso.
Prefiro acreditar em Deus e ponto final. Um que me ensinou o que é amar, que por isso devo amar os demais e ser bom. Os pergaminhos corroboram com a afirmação de que Jesus realmente existiu, mas não prova sua santidade como descrito na bíblia. Não creio e nem descreio, por isso mesmo prefiro seguir o caminho de amar e ser bom com os demais. Infelizmente foi o homem quem disseminou os supostos milagres e a santidade de Jesus, o mesmo homem que ao abrir a boca distorce, mente, exagera, manipula. Uma bíblia que foi ao longo dos tempos adaptada pela igreja católica. Igreja que durante séculos foi corrupta, manipuladora e assassina, visando os interesses daqueles que a lideravam. O Islamismo (que entendamos e não confundamos com os lunáticos terroristas que são minoria nessa religião), por exemplo, diz que Jesus existiu, mas que o HOMEM distorceu as palavras de Jesus e os ensinamentos de Deus, que por isso Deus fez as revelações a Maomé. Se Maomé, um homem, não teve as revelações/milagres de Deus, enganando bilhões pelo mundo, por qual motivo devo crer que com o cristianismo não aconteceu o mesmo? Quem me garante que os homens que escreveram a bíblia e a disseminaram não nos enganaram? A maioria aqui diz que já foi abençoada com milagres ou que sente Jesus, mas esse sentimento de fé e milagres não acontecem com o Judaísmo e Islã? Sim, acontece… E se tivéssemos nascido em um país com cultura Islâmica ou judaica? Pode ser que todas as 3 religiões irmãs (judaísmo, cristianismo e islamismo) tenham sua parcela de verdade, que apenas uma ou nenhuma tenha razão, mas de uma coisa tenho certeza: se Deus realmente nos envio ensinamentos, o homem com seu coração amargo, egoísmo, fanatismo, etc., conseguiu distorcer. Por esse único e exclusivo motivo prefiro não acreditar em religiões, mas sim acreditar em Deus. Pode ser que eu esteja errado, mas creio que agindo de maneira correta, amando e sendo bom com os demais, que no dia da minha morte, no meu acerto de contas, saberei que apesar de tudo, tentei ser o melhor que podia.
voce ta tao equivocado. sinto muito
E vc cloves que nem argumentos tem apenas diz que está equivocado, sem sabedoria para argumentar a sua idéia falsa de que Deus não existe, o engraçado é que qualquer outra crença que se tenha em torno da existência de Deus não existiria se ele de fato não existisse porque até os que se dizem ateus não existiriam se Deus não existisse, porque eles precisam de Deus para existir, para ter de quem falar e defender suas teses e hipóeteses sem sentido e sem fundamento, então meu amigo equivocado é você e que Deus tenha misericórdia de sua vida….engraçado que as Leis dos homens são tão boas que vivem precisando de atualizações, emendas para se adequarem ao mundo, os livros de medicinas precisam de constantes atualizações e porque a Bíblia Sagrada um livro de ensinamento mais antigo que se tem o conhecimento não precisa de atualizações? E o que ali está escrito serve até os dias de hoje como ensinamento de como se viver uma vida digna honesta de ensimentos de amor, caráter, lealdade e nos adverte de varias coisas que hoje acontecem, você sabe porque????
” os livros de medicinas” precisam de constantes atualizações porque a ciencia evolui e descobre novas maneiras de salvar vidas de doenças.E ja que o seu deus criou tudo então creio que ele criou o que é ruim tbm, criou satanas criou a maldade criou o inferno criou o “pecado”.
kkkk seu burro ! vai ler biblia, vcs ateus dizem nao acreditar pq querem culpar DEUS por seus problemas, acha q Deus tem q dar respostas a vcs, quem pensam que são?
deus não criou a maldade,a falsidade,a mentira,a prostituiçao,bebados,ladroes,assassinos,satanas tinha inveja do poder de deus e se rebelou contra ele,fez o homem pecar,jesus morreu por nossas enfermidades,nossas mentiras,nosso egoismo,nos ama tanto que nos faz dormir em verdes pastos,ele é real posso senti-lo,em tuas promessas vou crer sei que um dia vou te ver,minha esperança é a tua palavra,voar com o pai nas asas da fé…..
Queridos,venho fazer deste meio um apelo, a maioria de vocês se baseiam em ideias ditas por terceiros ou um estudo superficial, antes de questionar a existência de Deus,por que não baixam a cabeça e vão estudar um pouco?! Ler bons livros faz bem,aumenta o conhecimento e não deixa a pessoa alienada,como muitos infelizmente,são!!
Para o meu caro,amigo,que disse que Deus é burro,por ter criado Satanás e a maldade,venho lembrar ou ensinar-lhe,que Deus criou Lúcifer,o querubim mais lindo dentre os anjos,por sua vaidade,fez com que sentimentos ruins criassem em si,como a inveja,esse anjo quis ser igual a Deus. Depois de ter visto que Deus não daria o mesmo “poder” a ele,ele resolveu tentar Adão e Eva,no qual,comeram do fruto proibido por Deus(árvore conhecedora do bem do mal). Nisso,surgiu o pecado,então,não culpe a Deus pela maldade,Ele nos deu o livre arbítrio,cada um faz dele o que bem entende,não teríamos feito diferente de nossos primeiros pais.Só cabe a nós, termos saber que todas nossas ações tem consequências.
Recomendo que leiam “Deus um delírio” pelo autor Darwin(ateu) e também o “Delírio de Darwklin”. O primeiro livro trata de teoria contra Deus,e o segundo em poucas palavras e bem fundamentado fala o que realmente é verdade.
Nenhuma dessas coisas provam a existência de Deus mas não significa que devemos parar de acreditar nele
Só pelo fato de você escrever Deus com letra maiúscula, demonstra seu respeito a ele. Saiba que Deus não precisa ser provado a ninguém.
Sempre fui um defensor de Jesus Cristo.
Já li muito sobre debates a respeito de sua existência ou não.
Confesso que já me deparei com opiniões contraria a sua existência, que me faziam refletir, pois seriam uma forte evidencia.
Hoje não busco mais opiniões, tenho a minha própria.
Dia 11/03/2015, em uma visita rotineira a meu irmão, fui surpreendido, quando no meio de uma conversa, ele sofre uma parada cárdica.
Ele não tinha problemas no coração, mas ali estava somente eu e meu querido irmão caído, inerte e com os olhos abertos.
Neste momento, é bom saber que não sou de nenhuma denominação evangélica, determinei que pela minha fé Jesus o traria de volta para a vida e num ato instintivo fiz pressão em seu peito em duas paradas cardíacas, e ele voltou.
Resumindo: Ao chegar no hospital foi constatado infarto onde passou por procedimentos através de cateterismo e hoje esta muito bem. Os médicos me disseram que o procedimento adotado naquele instante do infarto, o salvou.
Se eu precisava de alguma resposta sobre existência de Jesus, agora eu tenho.
Os céticos nunca irão me convencer.
Faltou como evidência a letra do Raul Seixas que diz: “Eu nasci a 10.000 anos atrás…: Eu vi cristo ser crucificado…”
a todos os blasfemadores digo o seguinte: basta faltar o oxigenio em seus pumões por apenas 1 minuto e todos vcs vao lembrar que deus exite e implorar por suas vidas.
nós vemos deus a todo momento de uma semente que cai no chao e vira uma bela arvore ao sorriso cinsero de uma criança,nao precisamos realmente velo basta sentir pois ele esta dentro de nós.
Deus é Deus mesmo que creia na sua existência ou não ,porque nada do que foi feito no universo se fez só!!!!!!
Não da pra conpreender o universo ainda mais como ele surgiu mas se Deus criou o universo quem criou Deus ?
Oi Anderson. Essas dúvidas são muito difíceis mesmo. Sou cristão e entendo você.
Você disse: ” Deus criou o universo, mas quem criou Deus ?” , mas podemos ver sobre uma ótica diferente, por exemplo ” O universo criou você certo ? e quem criou o universo ?”. Se você acredita que o universo se “autocriou”, não seria tão dificil que imaginar que Deus também poderia não ter sido criado por algo ou alguém…Isso tá muito além da nossa compreensão, mas eu aprendi que no nosso mundo terreno adquirimos conhecimento, sabedoria, adquirimos nos lugares celestiais…..Um abraço, graça e paz.
DE ALGUMAS COISAS QUE LI AQUI, POSSO FALAR COM CLAREZA E CERTEZA, ” PERDOAI-VOS PAI ELES NÃO SABEM O QQUE PESSAM E DIZEM”.
Eu acredito em Deus mas não significa que não posso ter uma visão crítica sobre as coisas. Que graça teria se tudo fosse baseado em Deus ?
perdoai-vos perdoar de que pow se tu e tao alienado assim em acreditar num ser inexistente na qual teu proposito e afrontar as pessoas q o contradizem faz uma coisa se DEUS vai te se salvar se mata e vai pro teu tao famoso reino DOS SEUS
Não existe problema algum em Jesus ter ou não existido… O problema é acreditar que a terra era como descrito na bíblia, que havia dias e noites antes da criação do Sol, que deus abriu o Mar Vermelho para Moisés e os hebreus, que uma jumenta falou, que Noé colocou todos os casais de seres viventes de animais na arca, que um peixe engoliu Jonas e o cuspiu vivo na praia, que Jesus nasceu de uma virgem e que Jesus ressuscitou, entre outros… Prefiro acreditar que a matéria no espaço não teve início (sempre existiu) e que está em constante mudança (nada se cria e nada se perde, tudo se transforma). Sobre a vida? Acredito na hipótese de Oparin e Haldane, da qual foi parcialmente experimentada por Miller e Urey e comprovada desde então em vários outros experimentos!
Como a matéria é sobre Jesus, a teoria de Oparin não exclui e não tem nada a ver com a existência dele.
Também não entendo porque duvidar da existência de um ser Humano que esteve na terra e nos orientou sobre uma força maior que pode nos beneficiar ou, até prejudicar, através de uma crença. Qual é a função de um psicólogo ? Oferecer segurança emocional, eliminar da mente das pessoas o medo, angústia etc, etc, etc. Jesus, que creio que ainda existe, é o maior psicólogo de toda a existência. Você pode usar esta força da crença tanto para o bem como para o mal.
O Deus, pregado por Jesus está em nós, basta nos olharmos no espelho.
Seguindo este raciocínio dou crédito a frase de H. Ford: Se você acha que pode, ou acha que não pode, das duas formas você está certo.
É simples, isso que Jesus queria dizer.
Creia em uma força maior ( Deus ).
Ki bosta, um deus cujas únicas evidencias de sua existência são farrapos de tecidos empoeirados, pergaminhos rotos encontrados em potes soterrados, cavernas milenares e depoimentos de míseros mortais que não resistem à um simples infarto fulminante do miocárdio .
Nenhuma dessas evidências são tangíveis, e não chegao nem perto de provar que pode ter existido, a maioria são simples dizeres de simples pessoas. A Humanidade provou concretamente a existência de coisa de coisas q haviam má terra a milhões de anos, por não conseguem chegar nem perto de provar concretamente a existência de Deus? Simplesmente pq ele não existe!
Para você, o que seria Deus ? Um homem barbudo sentado em um trono?. Você queria que fosse encontrado algum vestígio como: um pedaço das vestes dele, etc, etc… . Deus não precisa ser provado a ninguém. Deus é energia que se obtêm-se através da crença e saiba, que crer sem ver não é sinônimo de ignorância mas sim grande sabedoria por utilizar as energias mentais em busca de uma resposta.
Você diz: Simplesmente porque ele não existe ! Ele quem ? Se não existe, elimina-se o ele.
Acho que a matéria é sobre “Jesus existe” e não “deus existe”!
JESUS É DEUS!
Não da para provar que deus não existe, assim como não da para provar sobre o que havia antes do big bang, segundo a teoria… O que existe, enquanto nada se prova, são correntes de pensamentos! Eu não acredito que deus exista e também não acredito que do nada surgiu tudo (big bang).
Poxa cara, ta difícil hein? E pensamento é o que?
leiam as escrituras peça direçao ao espirito Santo e nao discutam o que nao conhecem se eu nao conheço de arquitetura porque vou falar que a construçao vai cair. Buscai a Deus enquanto se pode achar tenha uma real experiencia com Deus no sobre natural, no evangelho de Joao diz eo verbo se fez carne e habitou entre nós joao 1.1 e 2 , Eu sou o caminho a verdade a avida ningue´m vem ao pai senao por mim joao 14:6, estudem as escrituras para nao espalhar heresias das quais nao conhecem busquem a Jesus orem e Ele vai te responder apenas tenham FÉ.
Com todo respeito.Entao como vc explica a criação do universo ??.ele surgiu por acaso?eu acredito que aja uma mente suprema por traz disso mas se essa é a sua opinião.
a teoria do big bang hj é aceita por quase todos os cientistas…e antes havia muita energia que foram se condensando e até que explodiu hj o espaço e todo o universo continua em expansão devido esta explosão…
Nenhum historiador sério pode negar que Jesus tenha existido, o que muitos deles questionam, e é plenamente justificável o questionamento, é se ele de fato existiu conforme descrevem algumas religiões tradicionais.
kkkkk todo mundo se pegando. eu acredito em Jesus e acho isso muito racional e fácil porque tem mais prova da existência dEste do que o ALexandre O Grande , mas também respeito os ATeus porque aprendo muito com eles e retenho as partes interessantes.
Estrelas e atomos nada mais se nao fosse esses dois nao teria o seu deus imaginario flws vlw
Eu fico pensando como alguém que não existiu pôde criar uma filosofia tão maravilhosa que gera depois de tantos anos uma nova dimensão de fé para que o homem venha refletir em ter uma vida de paz, alegria e amor! O meu Deus é como o verdadeiro amor você não pode vê-lo, tocá-lo, mas pode senti-lo! Obrigado meu Deus pelo teu filho amando e por ter me escolhido pela tua graça! E tenha misericórdia daqueles que negam a sua existência !
Tudo tem uma origem alguma coisas ou alguém criou o atomo