Muitas pessoas, principalmente, os ateus tem diversas dúvidas da existência de Jesus Cristo, pois alegam que tudo não se passa de histórias criadas pela Igreja para fazer com que a população creia em uma determinada coisa. Um exemplo disso é Hildeberto Aquino que em uma matéria da Revista Época escreveu que “Jesus é a maior ilusão da humanidade…”.
Porém, existem diversos estudos e trabalhos que comprovam a existência na Terra de Jesus Cristo e várias evidências são apontadas, as quais passamos a listar a partir de agora.
Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo
A Bíblia
A Bíblia é a principal evidência de Jesus Cristo na Terra e embora para muitos ela seja “O Livro Sagrado”, na realidade é um livro histórico que conta vários momentos marcantes da população da Palestina, do Egito, da Assíria, do Império Romano e, claro, de Jesus Cristo tem o cunho da verdade.
Obra Antiguidades Judaicas
O historiador judeu Flávio Josefo viveu na época de Jesus Cristo e em sua obra “Antiguidades Judaicas“, mais precisamente no capítulo terceiro do volume XVIII diz:
“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.
Este é um relato da época, escrito por um Judeu que viveu a existência de Jesus Cristo.
Anais de Públio Cornélio Tácito
Tácito era um convicto pagão romano (56 d.C. – 120 d.C.) e foi considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:
“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.
Carta de Plínio
Plínio (62 d.C. – 114 d.C.) foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que
“… maldizer Cristo, um verdadeiro Cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.
Obra Vitae Duodecim Caesarum (Os dozes césares)
O historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra “Os doze césares”, mais precisamente no capítulo XXV no qual evoca o imperador Tibério:
“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.
Urna de Tiago
A primeira prova arqueológica da existência de Jesus Cristo é uma urna de calcário que era usada à época para depositar os ossos na cidade de Jerusalém. O ossuário data de aproximadamente 63 d.C. e nele está escrito “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Para estudiosos no assunto, o ossuário trata realmente de Tiago que era o irmão de Jesus Cristo.
Pergaminhos Sagrados
Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Jesus Cristo na Terra, são os Pergaminhos do Mar Morto que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os pergaminhos e papiros encontrados foram datados através da técnica de carbono-14 e confirmaram que se trata da época de Jesus Cristo (150 a.C. – 70 d.C.) e referem em vários pontos a um “mestre da justiça”.
Obra de Luciano de Samosata
Luciano de Samosata foi um escritor grego que escreveu, apesar de não ser cristão, durante toda a sua vida (segundo século) que Jesus Cristo era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos e que foi por eles mesmos crucificado. Luciano de Samosata diz ainda em seu escritos que entre os principais ensinamentos de Jesus Cristo estavam a fraternidade, a importância da conversão e que todos deveriam negar outros deuses a não ser o seu pai. Ele ainda fala que os cristãos viviam sob as leis de Jesus, acreditam ser imortais e desdenhavam da morte.
Escritos Gnósticos
O Evangelho da Verdade, O Apócrifo de João, O Evangelho de Tomé, O Tratado da Ressurreição, entre outros são considerados os escritos gnósticos e todos eles mencionam a existência de Jesus Cristo na Terra.
Mara Bar-Serapião
Mara Bar-Serapião foi um escritor sírio e ficou conhecido por ter fornecida uma das maiores referências não judaica e não cristã sobre a existência de Jesus Cristo quando escreveu uma carta 40 anos depois da crucificação (73 d.C.) onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento. Nesta carta ele usa diversos exemplos como, os filósofos Sócrates e Pitágoras, além de um “rei sábio” que havia sido executado pelos judeus.
Sabe, pra mim não importa se existe prova se Jesus existiu mesmo, só sei que esse Jesus que eu aprendi, que tem na bíblia me tranquiliza, me faz muito bem, é muito sábio. Não me importa se é mentira ou verdade, gosto desse Jesus, ele é bom, ele é amor, é sabedoria, é o que o mundo precisa.
Incompreensível! Por que Ateus necessitam de repreender a quem acredita na existência de DEUS? Observação: Nós não possuímos essa atitude Irracional! :(
O problema, Felipe Jean, é que a religião acaba invadindo a vida de todos, não só quem quer. Entende? Se fosse algo de ação única não teria problema nenhum, ninguém iria se incomodar, mas não é. Abraços.
jesus existe e sempre existirar,não crêr em jesus é uma escolha,agora crêr nele é uma salvação
Eu acredito que o big bang pode ter criado uma parte do universo deus criou o resto Cada um com sua opinião tou questionando ninguem
se converta, esse mundo é tao complexo.., pela natureza da pra saber q Deus existe…, só de pensar como tudo foi criado com tal perfeiçao isso ja basta pra saber q Deus existe…., nao pode tudo du nada ser criado de uma esplosao
E se Deus criou o big bang já pensaram nisso ???
olha só vcs que falam que jesus cristo e deus não existem vcs tem que pensa uma coisa muitas pessoas passam por muita dificuldade na vida e quando entram na igreja conseguem melhora essa e a maior prova que deus e jesus cristo existiram deus não tem que prova nada para vcs porque ele e o nosso pai vcs deviam fica orgulhosos de ter um pai tão bom quanto deus porque sem ele vcs não seriam nada então não posso obriga vcs a acredita em deus mais pesso para vcs respeitarem ele porque eu não gosto que nenhuma pessoa fale mal do nosso pai faleu .
Por quê o seu jesus milagroso não consegue curar o ebola???
o Ebola e a falta de reconhecimento de quem DEUS é, o povo principalmente da africa adora outros deuses e vivem em uma miséria terrível, como muitos que tem tudo dinheiro e poder mais vivem em uma miséria terrível não tem paz somente ódio e ganancia e são enganados por si mesmo achando são alguma coisa, acham que vão viver aqui a vida toda, quando morrerem se não aceitar Jesus enquanto a tempo vão para o INFERNO
Resposta preconceituosa e de falta de conhecimento,imagino se tu tiveres um filho e ele nao falasse contigo tu deixaria ele morrer quando doente?
Como posso salvar meu filho se ele esta longe de mim se ele nao quer estar comigo. da mesma forma é Deus, ele quer nos salvar mais nos estamos longe dele. quando nos pecamos nos afastamos de Deus. Deus não ama o pecado mais ama o pecador. Deus nos deixou o livre arbitrio. Se quisermos ser salvos devemos no chegar a Deus e ele chagara a nos.
também resta saber se o próprio INFERNO existe ou não. Mesmo o “Céu” que muitos dizem ser o lugar dos bons, quem pra lá já foi? e veio dizer que é assado ou cozido. Quem já ressuscitou? parece que o único só foi jesus cristo. Meus amigos e amigas são perguntas para reflexão. adiós…
Não sei. Pergunta para os gênios da ciência que você defende, por que os sábios não conseguiram criar um antídoto que elimine todas as doenças do planeta.
Josefo nasceu 5 anos após a suposta morte de Jesus, e desde criança ouvia as histórias fantasiadas e distorcidas dele, até por isso, em seu escrito ele não dá muita ênfase a Cristo, além disso, Josefo também escreveu sobre Tiago, irmão de Jesus, que também era chamado de cristo por alguns, e sobre uma suposta esposa, porém, essa parte do texto de Josefo, o escritor do primeiro século, preferem ocultar…
Sobre a n° 7, “Os Pergaminhos Sagrados”, já foram comprovados como farsas, ou que pelo menos não podem ser da época relatada, mas mesmo assim, para os que insistem, “mestre da justiça” pode ser qualquer um sujeito e provavelmente é, pois se a referência fosse a Jesus, concordam que se fosse para não citar o nome, usariam metáforas mais fáceis de se associar a ele, como “o filho de Deus”, “o salvador”, ou algo do gênero? Além disso, lendo o texto referente inteiro, ou pelo menos o parágrafo da citação, veremos que ele tem um teor mais “político” do que religioso.
Cara, Jesus existe, eu sei pq falei com Ele hoje…, vc tem todo o direito de não acreditar por uma série de fundamentos que vc não acha que são plausíveis, mas ora…se nos guiarmos pela sua linha de raciocínio, ulisses guimaraes também não existiu…não foram encontrados os restos mortais dele…, eu sei que existiu pq eu o vi…e existem imagens, vídeos da existencia dele…mas pra vc acreditar que Jesus Cristo existiu vc querer que te apensente uma filmagem dEle realizando algum milagre, ou em algum de seus ensinamentos a multidão…juntamente com uma cópia autenticada da certidão de nascimento de Cristo datado de ano 0, dia 1…o calendário que vc se utiliza já é uma prova da existencia de Cristo…filho, não te critico, não acredito Nele somente pelas provas científicas da existencia Dele, faço prova da existencia de Cristo diáriamente…sou uma prova da existencia Dele, agiu e age ate hoje em minha vida…
KKKKK essas são as “evidências”?
O mais próximo que chegaram do Jesus bíblico foi quando alguns historiadores disseram que um homem com nome PRÓXIMO à Cristo (Nada de Jesus Cristo, e nem de Nazaré) fora expulso ou crucificado em algum lugar do planeta.
Tem também as “evidências” de que ele existiu, que por coincidência SÓ DIZEM QUE OS CRISTÃOS ACREDITAVAM EM UM CRISTO QUE MORREU CRUCIFICADO.
Sem contar que alguns livros e escritas foram adulteradas pela Igreja Católica (não sou eu que digo isso, fora comprovado mesmo) e antes disso não havia nada relacionado à isso em tais escritas.
E cá entre nós: Um homem que curou centenas de pessoas, RESSUSCITOU um homem, andou sobre as águas, e fez outras centenas de milagres inacreditáveis até para os dias de hoje com tanta tecnologia… e os historiadores só lembraram de dizer que ele era simplesmente um homem que foi expulso de algum lugar e morto por crucificação? ah pelo amor né? caiam na real cristãos.
Seu ateu vagabundo. Sabe de nada inocente. Primeiro da um jeito de comprovar essas suas tais afirmações na sua própria vida, depois faça o que quiser.
Cara, você deve ser analfabeto funcional ou então muito ignorante pra terminar esse texto sem nexo dizendo ”Um homem que curou centenas de pessoas, RESSUSCITOU um homem, andou sobre as águas, e fez outras centenas de milagres inacreditáveis até para os dias de hoje com tanta tecnologia… e os historiadores só lembraram de dizer que ele era simplesmente um homem que foi expulso de algum lugar e morto por crucificação?”, sendo que logo na 2ª evidência da existência de cristo ”Obra Antiguidades Judaicas” diz: “… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.
Aprenda a ler seu ateu ignorante.
Cristão que xinga os outros??? Seu deus só ordena as guerras, já era de se esperar….Abalfabeto funcional é você que acredita em um livro cheio de mentiras e controversias…A prova é esse tal livro??? Tá de sacanagem…
Otaviano Freitas…nossa que pena que me deu de vc amigo….vc apenas crê que veio do nada…nao tem serventia nenhuma para esse planeta…vai morrer como qualquer plantinha ou animal e ser enterrado em uma cova funda…escura e triste…pro resto de sua eternidade…sem nada mais…que triste amigo..que triste!!!!
E quem Acreditou nisto, somente os sem Mente, nunca existiu tal pessoa.
OSÍRIS, o marido de Ísis, conquistou e manteve o mais alto lugar nas mentes dos egípcios como o HOMEM-DEUS, o SER QUE ERA TANTO DIVINO COMO HUMANO.
Osíris no Egito PROMETIA RESSUREIÇÃO E VIDA ETERNA A SEUS SEGUIDORES. Em Osíris, os egípcios/gregos cristãos encontraram no homem-deus o protótipo do CRISTO.
Um homem que viveu na terra como eles viviam, sofreu uma morte cruel, mas com a ajuda dos deuses triunfou sobre a morte e alcançou vida eterna.
Uma das primeiras divindades a ter seu nome ligado ao vinho foi Osíris, deus da agricultura e também da vida após a morte. Ele é o criador da civilização, tendo sido o primeiro a cultivar a vinha e pisar os grãos para obter vinho. Posteriormente, seu mito ficou muito relacionado ao de Dionísio. No entanto, os egípcios também consideravam o vinho como o suor de Rá, deus do sol. Ou então, eram as lágrimas de Hórus, seu deus criador.
Mas, uma das divindades mais diretamente ligadas ao vinho foi Hator, deusa do amor, beleza, música, fertilidade, alegria, embriaguez etc. Ela era esposa de Hórus e acreditava-se que seus olhos tinham surgido de dois grãos de uva. Por ser considerada uma deusa agressiva, ao final de seus cultos, oferecia-se vinho para aplacar sua violência.
http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2012/04/mitologias-deuses-existem.html
O livro dos sumérios também foi achado, é muito mais antigo do que a bíblia. Os africanos são mais antigos do que os cristãos, acreditam em outros deuses, porque acreditar no seu deus esta certo e os deuses deles esta errado, eles também tem escrituras e achados antigos, porque eles estariam errados?
O senhor esta aqui e ai. Simples assim, passou disso e conversa fiada de satanas.
O senhor, vá se catar! João aquele que traiu Jesus! Mentira gosto de você, só não da sua religião!
Este mundo não é justo e nunca foi ele foi entregue ao livre arbítrio e escolha, se um é rico outros são pobres, se um país é quase perfeito significa que outros não são, o poder é passado mais para um retirando de outro; SE Deus existe então interprete direito e SE não existe intenda direito que o resumo da fé é que:
(“Existirá uma troca de civilização na terra, desta vez será regida por um administrador justo, onde haverá justiça para os injustiçados neste mundo”). Se em uma empresa a situação esta caótica não significa que não existe dono, significa que a hora que o dono decidir troca os funcionários e permanece com os que merecem .Pois a empresa mudará para melhor.
Jesus não existiu por que ele nunca deixou de existir – ele vive e não a o que questionar sobre isso. Jesus o rei dos reis.
Faltou um h! Seu panaca.
Se Jesus existiu ou não, o fato é que ele foi uma invenção tão bem inventada que sobrevive até hoje. Não falo pela Igreja que usa de forma erroneamente a fé das pessoas, abusa da boa vontade e da fragilidade de muitos, mas por outro lado quem começou essa “invenção” que se chama Jesus Cristom fez perpetuar coisas como o amor ao próximo, o respeito, o fazer o bem, etc, etc, ô invenção bem inventada…
Afinal essa poderia ser a mentira que mais perdura e perdurou na nossa humanidade, e incomoda tanto que vários pesquisadores e cientistas continuam até hoje investigando motivos e provas que o reneguem.
Queria eu ter metade da metade da metade desse poder, e olhe que é porque é uma grande mentira… Nossa como cientistas perdem tempo com isso, porque não perdem tempo com será que a terra é triangular invés de redonda ou achatada, ou escrevendo livros e pesquisas sobre o porque não existe Extraterrestres, enfim, sabem porquê… Porque NADA e nem NINGUÉM tem MAIOR FORÇA do que a palavra JESUS, que mesmo sendo dia após dia contestado e tantos buscando provas que neguem a sua existências, os ensinamentos relacionados a Ele, Jesus, e ao praticar o bem e o amor incondicional CAUSAM REALMENTE RESULTADOS POSITIVOS E REAIS NA VIDA DAS PESSOAS.
Porque será tamanha agonia dos ateus em renegar Jesus, negar a menor e mais simples possibilidade de que Jesus realmente tenha existido, será o desejo do homeme atual de tentar controlar tudo que está ao seu redor, pena que não é capaz de fato…
Quantas MENTIRAS na HISTÓRIA DA HUMANIDADE PERDURARAM TANTO ASSIM, ULTRAPASSANDO SÉCULOS E GERAÇÕES INTEIRAS…. reflitam sobre isso…
Oi Polyana, graça e paz,
Muito bem colocado o seu pensamento.
Tem duas perguntas que os ateus poderiam colocar na sua lista e tentar responde-las de forma racional.
A primeira quanto tempo dura uma mentira ?
A segunda qual o preço de uma mentira ?
Quando falamos dos evangelhos, falamos sobre o testemunho dos apóstolos sobre a vida de Jesus. Se fosse uma mentira, qual o preço dessa mentira e quanto tempo duraria ?
Primeiro que não existia vantagem nenhuma em ser cristão, pois ele eram perseguidos e mortos. São Paulo morreu decapitado, São Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo, Tiago irmão de Jesus foi apedrejado, Estevão apedrejado…..outros também crucificados, esfolados e etc.
De duas uma……ou eles eram todos doidos e assumiram uma mentira que os levava a morte ou eles realmente testemunharam algo tão extraordinário, que levaram até o fim de suas vidas o que eles vivenciaram. Pra mim é mais coerente a segunda opção.
Afinal, se realmente fosse uma mentira, eles não entregariam a sua vida, confessariam a mentira pra não morrer.
Aí perguntamos de novo….
Quanto tempo dura uma mentira ?
Qual o preço de uma mentira ?
A mentira existe desde que o mundo existe.
Infelizmente, violencia, abuso e corrupção acompanham a humanidade desde seus primórdios.
dizer que jesus é real porque é antigo e porque pessoas morreram por ele, e por isto ele é bom, equivale a dizer que se a corrpução é ruim e antiga, então ela não deveria existir hoje.
religião existe porque dá poder.
Gulherme, compartilho da fé que Jesus existiu. Não o Cristo. Mas um ser que veio aqui para nos lembrar, mostrar o caminho de volta, a saber, O AMOR.
Somente através do amor seremos salvos, mas não do inferno, pois ele não existe, mas salvos de nossas próprias desilusões e sofrimentos, que gera a desconexão com Deus, essa desconexão dao o nome de pecado.
Mas seu argumento, não é muito eficaz, falo com todo o respeito. E sempre deixando claro que é na minha opinião.
Digo isso, porque em relação à sua priimeira pergunta, uma mentira pode durar pelo menos 1700 anos.
hoje é provado que no século 3, foi incluído no evangelho de mateus, a historia da mulher adultera. Essa histótia não existia no evangelho original. Então caracteriza uma mentira.
Mas com relação aos crentes morrerem, eles não morreram por jesus, morreram pela fé.
Do mesmo modo como alguns os terroristas morrem pela fé de encontrar as virgens e etc…
Mas Guilherme, de qualquer forma, estamos no caminho, caminhando para a evolução espiritual. E infelizmente, quando um ateu se manifesta, ele somente contesta, não consegue apresentar uma palavra de conforto, porque o ateu não sabe o que é a PAZ QUE TRANSCENDE TODO O ENTENDIMENTO.
Mas os ateus são nossos irmão, pois somos todos seres humanos, e iremos todos para o mesmo lugar.
Jesus quando falava deste mundo, se referia ao planeta, não aos seres humanos. Isso fica óbvio, porque jesus era um ser de ABSOLUTA compaixao e ama o ser humano, ama incondicionalmente, ou seja, não importa o que fazemos, ele nos ama.
Nada pode nos separar deste amor.
Jesus simplesmente nos advertia que a nossa origem , nossa casa, é espiritual, não é aqui neste planeta. Então em resumo, veio trazer o modelo de amor, ELE MESMO como modelo para seguirmos, mas não ele, e sim o modelo de amor.
Após ele morrer, vieram os cristãos, aí, ferraram com tudo!.
Abraços.
Brasil, o maior país cristão…
Japão, o país onde somente 1% da população é cristã…
Acordem. Esse seu “deus” não existe, caso, exista, explique o fato da vida Brasileira ser fudida e da vida japonesa ser quase perfeita
Jesus e Deus existem porém ele é o Senhor, que acontece no Brasil e que Deus se confunde a Religião e falsas Doutrinas, a palavra de Deus fala sobre a Religião ela é obra do deus do mundo: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:4
Vê se aqui tem terremoto, maremoto, Fukushima e todas estas pestes….
Mesmo com “pestes”, eles ainda são superiores, e te recomendo livros de geografia e história, mais expecificamente sobre placas tectônicas e 2ª Guerra mundial, talvez você passe entender melhor as coisas…
Eles usam como argumento os fenômenos da natureza pois são carentes de argumentos e provas evidentes…
no japão a vida é melhor porque eles não estão preocupados em saber se buda existiu ou não , eles seguem uma filosofia de vida onde amar e respeitar o próximo, honrar o seu país e sua cultura , respeitam os pais , um país onde a ganancia e corrupção é tida como vergonha para toda sua família , pois honestidade é ensinada desde o berço , e se o problema é a fé ou a quantidade de religiosos existentes nos países , porque as colônias estrangeiras no (BRASIL) QUE NÃO TEM TERREMOTO, ….. ESTÃO MUITO BEM FINANCEIRAMENTE OU ESPIRITUALMENTE , não tem fé que resolva seus problemas se você mesmo não se empenhar pra que isso aconteça, todas as religiões , seja qual for a sua, se vc não seguir e por em prática o que ela te ensinou,ninguém fará por vc, não adianta ser rico financeiramente e pobre de espírito , então não importa a religião , quando o coração está direcionado PARA O BEM DE TODOS, QUALQUER QUE SEJA Á RELIGIÃO, COR OU ORIGEM !!!!!
Tauã, considerando seu dito, observamos que o país muito adorado por você, está entre os 10 colocados com mais crimes ocorridos a base de Suicídio, de acordo com as informações exibidas NESSE SITE, as principais causas são: problemas Financeiros, Sociais e Depressão. Ainda por cima, os problemas Ambientais citados por “eu”, e outros derivados a poluição. #E diversos países Asiáticos, Norte Americanos e Europeus são desenvolvidos e constantemente mencionados entre porcentual de Religiosos Cristãos. Bem, pense com a razão Psicológica Humana, observados constantemente ao longo de grandes ocorridos na História… Responde as seguintes perguntas: São eles, os “Superiores”? Se sim, Realmente pretendo viver como eles? Com minha Superioridade sendo Infeliz? E o que realmente Emerge essas características? Isso mesmo, dependência de Deus e Jesus. :)
Aqui no Brasil tem PT, mensalão, roubo na Petrobrás e outras desgraças.
DEUS existe e sempre e eternamente vai existir,e mais ELE eo unico DEUS em toda a terra ,deus nao escolle estado e nem pais para operar seus milagres mas sim ELE opera para aqueles q nele confia sem importar se o seu pais é asitico,europeu,africano etc………….basta vc querer mas se vc nao quer o nosso DEUS nao é de confuçao….so sei de uma coisa amo o meu DEUS e nele eu confiu…
Nossa, que informação podre, só pelo seu nome de perfil se nota que você tem raiva de Deus, mas porque ter raiva de algo que você não acredita?
Eu creio no SENHOR e sempre irei crer! Amém!