Muitas pessoas, principalmente, os ateus tem diversas dúvidas da existência de Jesus Cristo, pois alegam que tudo não se passa de histórias criadas pela Igreja para fazer com que a população creia em uma determinada coisa. Um exemplo disso é Hildeberto Aquino que em uma matéria da Revista Época escreveu que “Jesus é a maior ilusão da humanidade…”.
Porém, existem diversos estudos e trabalhos que comprovam a existência na Terra de Jesus Cristo e várias evidências são apontadas, as quais passamos a listar a partir de agora.
Top 10 evidências da existência de Jesus Cristo
A Bíblia
A Bíblia é a principal evidência de Jesus Cristo na Terra e embora para muitos ela seja “O Livro Sagrado”, na realidade é um livro histórico que conta vários momentos marcantes da população da Palestina, do Egito, da Assíria, do Império Romano e, claro, de Jesus Cristo tem o cunho da verdade.
Obra Antiguidades Judaicas
O historiador judeu Flávio Josefo viveu na época de Jesus Cristo e em sua obra “Antiguidades Judaicas“, mais precisamente no capítulo terceiro do volume XVIII diz:
“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”.
Este é um relato da época, escrito por um Judeu que viveu a existência de Jesus Cristo.
Anais de Públio Cornélio Tácito
Tácito era um convicto pagão romano (56 d.C. – 120 d.C.) e foi considerado um dos maiores historiadores da Antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:
“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.
Carta de Plínio
Plínio (62 d.C. – 114 d.C.) foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que
“… maldizer Cristo, um verdadeiro Cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.
Obra Vitae Duodecim Caesarum (Os dozes césares)
O historiador romano Suetônio (70 d.C. – 130 d.C.) escreveu em um trecho do livro quinto da obra “Os doze césares”, mais precisamente no capítulo XXV no qual evoca o imperador Tibério:
“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos…”.
Urna de Tiago
A primeira prova arqueológica da existência de Jesus Cristo é uma urna de calcário que era usada à época para depositar os ossos na cidade de Jerusalém. O ossuário data de aproximadamente 63 d.C. e nele está escrito “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Para estudiosos no assunto, o ossuário trata realmente de Tiago que era o irmão de Jesus Cristo.
Pergaminhos Sagrados
Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Jesus Cristo na Terra, são os Pergaminhos do Mar Morto que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os pergaminhos e papiros encontrados foram datados através da técnica de carbono-14 e confirmaram que se trata da época de Jesus Cristo (150 a.C. – 70 d.C.) e referem em vários pontos a um “mestre da justiça”.
Obra de Luciano de Samosata
Luciano de Samosata foi um escritor grego que escreveu, apesar de não ser cristão, durante toda a sua vida (segundo século) que Jesus Cristo era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos e que foi por eles mesmos crucificado. Luciano de Samosata diz ainda em seu escritos que entre os principais ensinamentos de Jesus Cristo estavam a fraternidade, a importância da conversão e que todos deveriam negar outros deuses a não ser o seu pai. Ele ainda fala que os cristãos viviam sob as leis de Jesus, acreditam ser imortais e desdenhavam da morte.
Escritos Gnósticos
O Evangelho da Verdade, O Apócrifo de João, O Evangelho de Tomé, O Tratado da Ressurreição, entre outros são considerados os escritos gnósticos e todos eles mencionam a existência de Jesus Cristo na Terra.
Mara Bar-Serapião
Mara Bar-Serapião foi um escritor sírio e ficou conhecido por ter fornecida uma das maiores referências não judaica e não cristã sobre a existência de Jesus Cristo quando escreveu uma carta 40 anos depois da crucificação (73 d.C.) onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento. Nesta carta ele usa diversos exemplos como, os filósofos Sócrates e Pitágoras, além de um “rei sábio” que havia sido executado pelos judeus.
Minha mãe nunca acreditou em Deus e em Jesus (era atéia), ela passou por um período de depressão profunda, pensou em matar meu pai na cama enquanto ele dormia e depois se jogar debaixo de um carro. Eu vivenciei tudo isso…e após um tempo falaram do amor de Jesus pra ela, a princípio ela pensava que se tratava de uma lavagem cerebral, mas ela buscou conhecer mais sobre a bíblia e sobre Jesus que tanto falavam e compreendeu por fim que Jesus é o único caminho. “…Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus. (Mt 22:29)
;D
Já comentaro muito só sei dizer,`que ESSE JESUS de tanto falam ELA É O CAMINHO E A VERDADE.
galera é serio precisa de um top 10 pra saber que jesus existe ?? é claro que nn,ele sempre existiu
Existem povos que nunca ouviram se quer o nome do SALVADOR.
Talvez possa ter existido, mas realizado milagres e ressuscitado é outra história, uma história na qual para crermos é preciso renunciar a grande característica que nos diferencia dos outros amimais: a razão.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
1 Coríntios 1:18-23
Eu acredito em Jesus, porque ele é Natureza, conhecimento e tudo. Ponto final.
As pessoas são livres de pensar como quiserem… e cada um da sentidos diferentes a tudo..não ha uma única pessoa no planeta terra q tenha mais ou menos razão numa discussão sobre religião!! Não existe nada, simplesmente isso é um bom tema para conversas filosoficas e debates!! Alem de ser um sistema secreto de corrupção.. mais nada..amem a natureza! Nos somos natureza!parem d pensar em ilusões e fantasias…tudo existe pq td é natureza..e nos somos parte dela..as coisas acontecem..as coisas se proporcionam…é natural!!!não são milagres,é naturaza..
E quem criou a natureza amigo ??
e quem criou deus meu amigo?
Tudo indica que foi o acaso amigo…não percebeu até agora?!…kkkkkk…
Não nos contentamos em não ter respostas exatas.
Não sei quem criou a natureza. Nem por isto, quando ignoro algo, digo que é deus. Francamente, em pleno século XXI…
Se acham que deus é responsável por tudo, porque se utilizam dos conhecimentos da ciência?
TUDO TAL QUAL COMO A MINHA MANEIRA DE OLHAR O MUNDO. Para mim tudo é obra da Mãe Natureza. A natureza não foi criada por ninguém, ela é natural, como o próprio indicia e sua existência não tem contagem, sempre existiu como espaço e o tempo. É nela e só nela que eu acredito. Não pretendo tirar a fé a ninguém, mas convenço-me que todas as religiões, não passam de falsidades e mentiras, só para extorquírem dinheiro aos incultos. Ponham as v/ mentes a funcionar. procurem as verdades por si próprios. 08-Fev.3014
Ansofel
Mas isso não faz sentido
eu acredito demais q jesus existiu… a provas historicas comprovadas
O Eterno não precisa provar nada para o temporário . ( homem )
4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.
Para pra pensar e cria uma opinião propria ao envez de ficar repitindo versos da Bíblia
Jesus Cristo O Rei dos Reis !
Bando de ignorantes. Procurem no google sobre as adulterações de textos que a igreja romana fez. Esse ‘suposto texto’ de Flávio Josefo se referindo ao tal do cristo já foi comprovado cientificamente como adulteração dos textos, ou seja, a igreja católica da época inseriu esse texto na obra de Josefo, manipulou informação, acrescentou inverdades. Sinto muito mas cristo é a maior mentira e a maior lenda inventada na humanidade. Pare de acreditar em conto da carochinha, e vão ler sobre biologia, quimica, fisica e tornem-se pessoas instruidas. A biblia outro monte de merda para mantê-los cegos. Não há uma única evidência da existencia desse cara a não ser esse monte de merda que escreveram. Acordem.
Meu querido amigo ignorante, existem incontáveis provas arqueológicas, psicológicas a certa da veracidade da bíblia. Se puder compre a coletânea “Jesus Mestre dos Mestre” de Augusto Cury. Esse Escritor é um dos maiores psiquiatras do mundo, e foi um dos maiores ateus também.
vc é muito educado…..vai ler sobre a vida e vai se tratar
adoreeeiiii,de fato é verdade,cristo jesus é o caminho,a porta e a vida ninguem vai ao pai celeste se não for por intermedio dele,é só fazer uma comparão de todas as religiões e vc vai ver que o encinamento de jesus vem de deus pai ok.
A maioria das evidências são alterações,inclusive a urna de thiago ,foi uma falsificação barata e comprovada.
Estas evidencias, algumas delas, apontam somente que cristãos adoravam Cristo, não que ele existia.
Show de bola…. =D
a unica verdade no mundo e a existencia de jesus cristo, o unigento de deus nosso pai eterno.
eu também seria filho de deus(se ele existisse é claro),então jesus não é unigênito
Se essa e a vdd então os cientistas fazem tantas pesquises em vao ??