Elas podem ser as menores criaturas, mas são capazes de atingir as pessoas por dentro e por fora. Sim, trata-se das bactérias. Elas não são visíveis ao olho nu, mas são encontradas em todos os lugares. Podem estar no ar que as pessoas respiram e também presentes no solo.
Há um grande número de bactérias perigosas presentes no ambiente e nos corpos dos seres vivos. Algumas bactérias são muito benéficas para a raça humana, mas as bactérias não são idênticas. Algumas bactérias mortais são tão perigosas que têm um impacto mortal sobre a vida. Nesta seleção estão em destaque as 10 bactérias mais perigosas do planeta.
Clostridium Botulinum
Considerada como uma das bactérias mais tóxicas, mira o sistema nervoso dos seres humanos. Elas causam complicações de saúde graves como anormalidades respiratórias, dificuldade em engolir, fraqueza no corpo e visão deficiente. As bactérias ganham entrada no sistema através do trato respiratório. E podem também levar à paralisia.
E Coli
A bactéria é muito pequena, mas se multiplica com um ritmo inacreditável dentro do corpo de um ser humano. Habita o intestino do ser humano e algumas cepas de E.Coli podem causar sangramento no intestino. Algumas cepas da bactéria podem ser muito perigosas para os pacientes muito jovens ou idosos, assim como para imuno comprometidos. Pode ser fatal, pois ela é culpada por matar várias pessoas anualmente, em todo o mundo.
Bacillus Anthracis
A bactéria é também conhecida como antraz. Ela entra no corpo das pessoas através da pele e danifica os pulmões. E também impacta negativamente o sistema digestivo e circulatório. Esta bactéria é uma das mais comuns causas de resfriado, tosse e gripe. E deteriora o corpo em geral.
Aspergillus
Aspergillus é um dos modelos bacterianos mais perigosos e comuns. É uma razão para as infecções de sangue e pulmonar. Na ausência de tratamento adequado, estas infecções podem levar à morte em última instância. E também causa câncer de pele e é também presente em pacientes com câncer, assim como pacientes que foram vítimas de outras doenças. Aspergillus é comumente encontrada onde o ar condicionado está presente. Dos sistemas de ar condicionado, faz seu caminho para os dutos de ar.
Acinetobacter Baumannii
Através de seus esforços persistentes, os pesquisadores e os médicos prepararam alguns antibióticos para combater estas terríveis bactérias e evitar os efeitos colaterais causados por isso. Esta bactéria ganha entrada no sistema humano através de partes feridas do corpo. Ela é também chamada de Iraqibacter.
Sífilis
A bactéria causa infecções de pele e paresia. E também interfere com o sistema circulatório sanguíneo e dificulta o ritmo com o qual o coração bate. Ela também dificulta a aorta e artérias do corpo. No passado, esta doença foi considerada como uma das mais debilitantes e foi muitas vezes referida como “grande falsificadora”. É uma tarefa muito difícil diagnosticar esta doença.
O tratamento é possível no primeiro e segundo estágio, mas no terceiro estágio se torna difícil administrar esta doença. O tratamento adequado no tempo correto é crucial para vencer a sífilis. Se não tratada adequadamente, pode levar à morte.
Salmonella
Salmonella, uma das bactérias mais mortais do planeta, se destaca nesta seleção. Há 2 formas desta bactéria, typhi e enterica. Salmonella typhi causa tifóide. A bactéria se espalha através de fezes e urina da pessoa infectada. A tifóide é uma doença tratável. Se o tratamento for apropriado, um paciente pode se recuperar desta doença. O transportador da Salmonella é encontrado principalmente na África do Sul e América. E também é prevalente em outras partes do mundo.
Staphylococcus
Esta bactéria pertence ao maior grupo de bactérias e também é muito perigosa. Há em torno de 40 mil subespécies de Staphylococcus no mundo. A bactéria pode estar presente em quantidades muito pequenas na pele dos seres humanos. O sistema imunológico das pessoas é forte o suficiente para combater a pequena quantidade destas bactérias, mas, uma vez que a imunidade é dificultada, as bactérias mostram seu lado mortal.
Streptococcus
A bactéria está por trás da terrível pneumonia. Ela é também a principal causa por trás da terrível meningite bacteriana. Uma pequena quantidade da flora de streptococcus é sempre presente no trato respiratório dos seres humanos. Mas, quando o sistema imunológico é perturbado, a série virulenta destas bactérias entra em ação. A bactéria pode também levar à morte, sendo streptococcus segunda posição nesta seleção, das 10 bactérias mais perigosas do planeta.
Mycobacterium Tuberculosis – bactéria mais perigosa
A tuberculose é, sem dúvida, a bactéria mais perigosa do planeta. O nome científico da tuberculose é Mycobacterium Tuberculosis. E habita as espinha dos mamíferos e causa dano irreparável ao sistema imunológico.
Passando por números, a Organização Mundial da Saúde afirmou que esta bactéria matou 9 milhões de pessoas em todo o mundo e a maioria delas em países em desenvolvimento entre 2006 e 2010, sendo a mesma posição líder nesta seleção, das 10 bactérias mais perigosas do planeta.
Meningite não foi
Faltou a bactéria da peste bubônica e Meningite?