Nesta seleção estão em destaque os 10 casos que podem provar que a astrologia é real. A astrologia é talvez a ciência mais antiga do mundo. Felizmente, estar convencido que a astrologia existe não exige um ato de fé.
Ao menos, não inteiramente. Isso envolve estudar os movimentos planetários e ver como os eventos no planeta se desdobram segundo certos padrões planetários emergindo. Parece coisa de outro mundo? Veja alguns fatos que podem provar ser verdadeira.
As previsões de Nostradamus
Talvez o nome que surja mais freqüentemente às mentes das pessoas quando se fala sobre astrologia seja de Nostradamus, o vidente francês dos anos 1500.
Nostradamus e suas quadras famosas são agora o material da lenda, principalmente devido à crença de muitos que ele previu vários acontecimentos importantes na história muito antes que eles acontecessem. As quadras de Nostradamus são muitas vezes um pouco vagas, embora, deixando alguns céticos sobre o que ele queria dizer.
Serial killers
Um programa de TV americana chamado Unsolved Mysteries transmitiu um segmento sobre astrologia, em que uma astróloga de nome Carolyn Reynolds foi desafiada a identificar os horóscopos de 4 serial killers, de um total de 20 mapas astrológicos dados a ela.
Sem saber qualquer coisa sobre as pessoas ou seus mapas, Reynolds foi capaz de dizer aos espectadores quem mais prováveis eram os serial killers, sendo o fato nona posição nesta seleção.
Doença mental
Após estudar 400 horóscopos e usar o método científico, Dr. Mitchell Gibson, um psiquiatra, descobriu que ele poderia facilmente prever se alguém tinha doença mental, com base no horóscopo da pessoa.
Gibson descobriu que uma pessoa média tem uma média de 3 marcadores, ou indicadores de depressão em um horóscopo, enquanto uma pessoa com depressão clínica tem geralmente 10 ou mais destes marcadores.
Gravidade dos planetas
Em um livro chamado The Scientific Proof of Astrology, de Percy Seymour, um ex professor em Plymouth University, diz que a gravidade dos planetas muda a forma que os fetos se desenvolvem no útero, um caso claro, ele diz, para a existência da astrologia.
Seymour afirma que o magnetismo planetário do Sol, Lua, Mercúrio e outros planetas em diferentes épocas do ano alteram como o cérebro se desenvolve nas pessoas.
Arranjo de casamento
Carl Jung, entre os mais famosos psicólogos do século vinte, foi um crente fervoroso da astrologia. As visões de Jung eram baseadas em grande parte no estudo de quanto tempo os casamentos de seus participantes duraram e como as estrelas alinharam com as cartas do casal. Aproximadamente, ele acertava o tempo.
Ostras e marés
Frank Brown, um biólogo em Northwestern University, descobriu um dia que as ostras das praias de Connecticut, a muitas milhas de distância abriam e fechavam com regularidade a cada dia, como um relógio.
Esta constatação sugeriu para Brown que as ostras estavam respondendo a algum tipo de estímulo geomagnético da lua, que puxa a maré para trás e frente todos os dias. Muitos astrólogos apontam este estudo para ajudar a apoiar seus argumentos que todos são afetados pelos planetas, especialmente a lua neste caso.
Tempestades solares
As labaredas solares ocorrem quando partes do sol criam ondas altas de radiação elétrica. Estas ondas de calor e eletricidade são tão fortes e poderosas que muitas vezes criam perturbações nas freqüências de rádio e transmissões de linha de energia na Terra.
Alguns pesquisadores acreditam que as chamas afetam drasticamente o geomagnetismo da Terra, que tudo por vez influencia como as pessoas pensam e se comportam. Se rádios são afetados por erupções solares, então por que as mentes das pessoas não? Além disso, alguns cientistas perceberam efeitos sobre saúde nas pessoas de erupções solares.
Mercado de ações
Isso pode surpreender algumas pessoas que uma pequena porcentagem dos negociantes, talvez em torno de 10%, atualmente usam as estrelas para prever quando as ações subirão ou cairão.
Atualmente, algumas empresas nos Estados Unidos, normalmente as que oferecem um boletim de previsão de mercado de ações por uma taxa, são totalmente dedicadas a esta iniciativa e juram que as estrelas ajudam na previsão de mudanças de mercado em seus websites.
Sidney Omar
“Eu me refiro a isso como um segredo mal guardado do mundo que o presidente Reagan se baseia em astrologia”. É isso o que o astrólogo Sidney Omar, astrólogo pessoal de Reagan, disse ao público quando foi descoberto que Reagan estava confiando pesadamente na astrologia para tomar decisões como presidente dos Estados Unidos.
Saturno e Marte
As oposições de Saturno e Marte na astrologia geralmente são consideradas perigosas, especialmente se estiver fazendo algo perigoso quando a oposição está aumentando no horizonte oriental.
Se for cético disto, é possível considerar que as oposições de Saturno e Marte muitas vezes coincidiram com alguns eventos terríveis na história, incluindo a Guerra do Iraque de 2003, Massacre de Columbine, a colisão da nave Challenger, a colisão da nave Columbia, e os bombardeios da Maratona de Boston.
Praticamente tudo nesse post é composto por informações falsas ou meias verdades psceudo-teoricas, reforçando a ideia de que a crença na astrologia provem de pura desenformação sobre as ciências naturais e humanas.
Achei um pouco tendencioso, por exemplo: as ostras se guiam sim pela Lua por causa do efeito de maré, mas n tem nada haver com a astrologia, signo do zodiaco etc etc.
Cuidado com o Efeito Pigmaleão ou “Profecia autorrealizável”. No caso #3, por exemplo, ao ver que as estrelas indicam a venda de uma determinada ação, 10% dos detentores dessas ações – e que se guiam por astrologia – irão vender suas ações. Isso empurra o preço daquela ação para baixo. Muitos outros investidores incautos, ao verem a venda de um volume considerável de ações, decidem também se desfazer de suas ações. Novo aumento da oferta, nova queda de preços.
Perceba que este efeito se retroalimenta, ou seja, quanto mais pessoas vendem suas ações, mais pessoas vendem suas ações.
No fim das contas, o preço médio daquela ação cai muito mais do que se apenas os 10% tivessem vendido. Assim, a “profecia” deles se cumpriu e a astrologia “salvou” seus bolsos. Na prática, porém, o que houve foi apenas um efeito manada.