O judaísmo é uma das religiões praticadas mais antigas do mundo, e delas surgiram as 2 maiores religiões do planeta, o islamismo e o cristianismo. Apesar de sua rica história, muitas pessoas não entendem completamente a fé judaica.
Devido a isso, muitos mitos têm surgido ao longo dos séculos sobre judaísmo e seu povo. Nesta seleção estão em destaque os 10 mitos comuns sobre o judaísmo.
Os judeus não podem ser enterrados em um cemitério judeu se eles têm uma tatuagem
O equívoco de que as tatuagens têm alguma rejeição com os ritos funerários surgiu em algum momento no século 20, provavelmente devido a uma política específica que um cemitério particular pode ter apresentado.
As tatuagens se tornaram muito prevalentes na sociedade, que se espalhou para a juventude judaica como qualquer outra comunidade, e todos deles podem ser enterrados em um cemitério judaico.
Os judeus não podem comer carne de porco
Comer carne de porco é proibido para judeus que mantêm kosher. Nos Estados Unidos, a maior população de judeus fora de Israel, em torno de apenas 21% dos 5.3 milhões de judeus cumprem. Manter kosher é uma escolha que nem todos os judeus fazem. Até dentro de Israel, apenas em torno de 36% dos judeus seculares mantêm kosher.
O Antigo Testamento é a bíblia judaica
Muitas pessoas incorretamente acreditam que o Antigo Testamento da bíblia cristã é a bíblia judaica. Na realidade, os judeus seguem os ensinamentos de Talmude e Tanakh, que são compostos do Torá, Nevi’im, e K’tuvim.
É verdade que muitos destes livros são encontrados no Antigo Testamento, mas o Antigo Testamento é apenas um composto de partes destes livros como uma fonte textual.
Judeus não podem se casar com um não judeu
Os judeus acreditam que Deus ofereceu o Torá a todas as pessoas do mundo, mas que apenas os judeus aceitaram. Como tal, muitos acreditam que um judeu possa apenas se casar com outro judeu.
Isto não é verdade para muitos judeus. Embora grupos altamente conservadores possam se resumir contra a prática, a grande maioria dos judeus está autorizada e pode casar com um não judeu, se eles escolherem assim.
Os judeus não acreditam em um Messias
Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Messias, Salvador, e construíram esta fé em torno Dele e de Seus ensinamentos. Os judeus não acreditam que Jesus foi o Messias, mas certamente acreditam que um Messias está próximo.
Os judeus acreditam que o Messias virá da linhagem de Davi, a linha familiar do rei Davi, e governará o povo judeu durante a Idade Messiânica, que tem ainda que chegar. De muitas formas, este é o cisma núcleo que se levantou e levou à criação do cristianismo como uma religião separada.
Judeus são muito religiosos
Todos os religiosos têm sua fé. Há aqueles que se enxergam como sendo reformados ou moderadamente religiosos, mas os judeus têm uma grande população do que são chamados judeus seculares.
Estes identificam como judeu etnicamente, ao invés de religiosamente judeu. E 42% dos judeus israelenses se consideram seculares, e este número é mais próximo de 50% nos Estados Unidos. Isto levou ao termo “ateísmo judeu”, para descrever as pessoas que se consideram como judeu, mas não religiosos, ou que não acreditam em Deus.
Judeus acreditam em céu e inferno
Os conceitos de céu e inferno cristãos são descritos em grande detalhe em todo o Novo Testamento, mas para judeus, é muito diferente. Os judeus não acreditam em inferno, como descrito pela maioria das religiões.
Alguns acreditam em Gehinnom, onde uma alma é purificada por até 12 meses antes de ser aceita no céu, mas não é um lugar para punição. E muitos judeus não acreditam nem em Gehinnom. O céu é também muito diferente para os judeus. Não há conceito estrutural que possa ser facilmente apontado como outras religiões.
Judeus não podem trabalhar no sábado
O sábado que cai entre o pôr do sol na sexta-feira e uma hora antes do pôr do sol no sábado. Durante este momento, um judeu supostamente não pode fazer qualquer “trabalho”, que pode significar uma variedade de coisas.
Nem todas as práticas são observadas por todos, e trabalhar no sábado é provavelmente a prática menos seguida para judeus. Nos Estados Unidos, quase 96% de todos os judeus pesquisados indicaram que trabalhavam no sábado.
Judeus rejeitam convertidos e são uma comunidade insular
Converter-se ao judaísmo não é uma tarefa fácil. Por causa disso, os judeus parecem ser insulares e muitas vezes rejeitam as pessoas que desejam se juntar a sua fé. Embora seja difícil se tornar um judeu, a opção é aberta a qualquer um que deseja o fazer; e apenas exigirá algum trabalho.
Judeus são uma raça separada
As raças humanas são um pouco vagamente definidas, mas muitas pessoas acreditam que os judeus são uma raça separada. No entanto, uma pessoa de qualquer raça pode ser ou se tornar um judeu. Se o judaísmo poderia ser designado como qualquer coisa, poderia ser uma etnia, mas uma pessoa não precisa ser um judeu étnico para se tornar um judeu.
Muitas informações erradas.
Sou de familia sefardim, vou recorrigir o artigo segundo minha experiência (que provavelmente é muito mais precisa que a do autor):
10 – “Os judeus não podem ser enterrados em um cemitério judeu se eles têm uma tatuagem”
Podem, mas há rabis e rebbes que vão odiar isso.
9 – “Os judeus não podem comer carne de porco”
não, não podem. Só quem come carne de porco são os seculares, não-religiosos. A maioria dos liberais e todos os conservadores e ortodoxos comem apenas Kosher.
8 – “O Antigo Testamento é a bíblia judaica”
É sim. Os conservadoxos vão odiar assumir isso porque não querem se associar com o cristianismo de maneira alguma, por considerarem-no uma espécie de idolatria. Mas o Tanach É o Antigo Testamento.
A única coisa que muda é a divisão dos livros: 1ª e 2ª reis são um livro só, 1º e 2º cronicas também, esdras e neeemias são um livro só, etc. A ordem de alguns livros também muda. Mas o conteúdo é EXATAMENTE o mesmo. A ordem judaica é: Torah (que os cristãos chamam de Pentateuco, o 5 primeiros livros da Biblia), Neviim (Profetas) e por ultimo os Ketuvim (Escritos poéticos e históricos). Por exemplo, o livro de Daniel está no meio segundo a divisão cristã, já na divisão judaica ele está quase no final. Quanto ao Talmud, é um compêndio de instruções extras, comentários e esclarecimentos sobre o texto do tanach (antigo testamento). A maioria dos grupos o aceita como válido, outros não.
7 – “Judeus não podem se casar com um não judeu”
Não pode. Mas os jovens estão fazendo isso, para desespero e raiva dos mais velhos. Casar com estrangeiros é MUITO mal visto, e vai ser muito dificil (muito mesmo) achar um rabino que faça a cerimônia. Principalmente em Israel.
6 – “Os judeus não acreditam em um Messias”
Quem pensa isso? Acho que todo mundo sabe que os judeus esperam um messias, pois não aceitam Jesus como messias devido a diversas profecias não terem sido cumpridas (como a promessa de gloria a Israel, o retorno de todos os judeus espalhados pelo mundo, paz mundial, etc). Mas segundo o Novo Testamento, isso acontecerá na segunda vinda de Jesus a terra, no fim dos tempos.
É óbvio que há alguns que não esperam um messias. Há judeus ateus, agnósticos, há que creia em outros messias (Lubavitch, Baal Shem Tov, Bar Kochba, etc). Mas são uma minoria que de forma alguma representam a grande opinião geral.
5 – “Judeus são muito religiosos”
São.
4 – “Judeus acreditam em céu e inferno”
não é consenso entre a comunidade judaica o que acontece exatamente após a morte, pois o Antigo Testamento não fala tão explicitamente sobre isso. Alguns acreditam em reencarnação, outros em Céu e Inferno, alguns até mesmo não acreditam em vida após a morte, outros acreditam apenas num estado de paz, como um sono eterno… enfim, varia de grupo pra grupo.
3 – “Judeus não podem trabalhar no sábado”
Não, não podem. Em Israel, os prédios inclusive possuem dois elevadores: um com botões, e outro sem (que para em todos os andares), porque os judeus não apertam botões no sábado (pois o Talmud também classfica apertar botões como trabalho.)
2 – “Judeus rejeitam convertidos e são uma comunidade insular”
É verdade. Se um não-judeu tenta entrar na comunidade, ele será fortemente desencorajado, os rabis o dirão que ele não precisa seguir as leis mosaicas pois ele não é um judeu de sangue, e que será uma tarefa extremamente desnecessaria, pesada e árdua para ele (e eles tem razão). Mas se mesmo assim o não-judeu quiser participar da comunidade, ele terá de passar por um processo de conversão muito longo. E quando terminar, não será tão bem aceito quanto um judeu de sangue. Muitas judias não se casam com convertidos, e quando se casam a familia se decepciona muito. Qualquer um pode se converter, mas não é a mesma coisa, não será considerado um judeu pleno. Por mais que digam que sim, não será!
1 – “Judeus são uma raça separada”
O conceito de “raça” não se aplica aos humanos. Não há tantas diferenças biológicas entre os humanos. Os judeus são uma etnia separada, assim como os indianos, os aborígenes, os esquimós, etc.
Sobre o tanack não ser o antigo testamento cristão estás errado, o que ocorre é a separação e sistematização dos escritos. O tamuld, o mish, os targuns, tradição oral, são complementos que interpretam o tanack.