Você esta aqui: Início » Educação » Top 10 maiores religiões do mundo

Top 10 maiores religiões do mundo

Religião é algo que não se discute, devemos sempre respeitar a crença de um povo. A Índia é um exemplo, lá é possível ter 330 milhões de deuses dividindo-se em várias religiões e doutrinas. Você perceberá que na tabela abaixo há várias religiões de origem indianas devido principalmente a sua população de 1.21 bilhões e ao fato de ter -se espalhado pelo mundo inteiro, principalmente o hinduísmo.
Dentre tantas doutrinas diversas existentes, nesta seleção estão as 10 maiores religiões do mundo. O significado da religião se resume a conjunto de sistemas culturais e de crenças, com visões de mundo, e símbolos estabelecidos e relacionados à espiritualidade, humanidade, e valores morais.

Top 10 maiores religiões do mundo

10°

Wicca e Neopaganismo – De 12 a 19 Milhões de Adeptos

Wicca e Neopaganismo religioes

Altar neopagão

Wicca é religião neopagã com influencia de crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental. É afirmada existência do poder sobrenatural, como a magia, e princípios físicos e espirituais, tanto masculinos como femininos, completando a natureza. Há celebração dos ciclos da vida e festivais sazonais, populares como Sabbats, geralmente estes acontecem 8 vezes anualmente.

Espiritismo – Cerca de 13 Milhões de Adeptos

espiritismo religiao

Psicografia

O Espiritismo não é de forma exata religião, porém compõe esta seleção. As bases da doutrina são sobrevivência do espírito depois da morte e reencarnação. A origem é na França, com expansão pelo mundo partindo da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. A maior comunidade espírita é a brasileira, sendo 1,3% do país, espírita.

Judaísmo – De 14 a 18 Milhões de Adeptos

judaismo uma das maiores religioes do planeta

Muro das lamentações, local sagrado dos judeus

Esta é uma das 3 principais religiões abraâmicas, e pela definição é religião, filosofia e modo de vida do povo judeu. Trata-se de expressão do relacionamento e da aliança desenvolvida entre Deus com Filhos de Israel, de acordo com judeus religiosos. O Judaísmo ocupa a oitava posição entre as 10 maiores religiões do mundo.

Sikhismo – Cerca de 20 Milhões de Adeptos

Sikhismo religiao

Guru Nanak e o livro sagrado dos sikhs

O Sikhismo é pouco difundido, porém ocupa a sétima posição entre as 10 maiores religiões do mundo. A fundação desta doutrina monoteísta foi no século 16 pelo Guru Nanak, com base em seus ensinamentos.
Esta religião nasceu na província de Punjab, Índia, com grande parte dos adeptos vivendo ainda pelo local. Os adeptos se distribuem em 1,9% da população da Índia e ainda 0,3% de Fiji.

Xintoísmo – De 27 a 65 Milhões de Adeptos

Xintoismo uma das maiores religioes do mundo

Troii, portal xintoista que indica proximidade com o templo sagrado

O Xintoísmo, apesar de ser religião por estudiosos ocidentais, significa espiritualidade tradicional do Japão e japoneses. São incorporadas práticas espirituais derivadas de várias tradições pré-históricas japonesas, regionais e locais.

Budismo – Cerca de 376 Milhões de Adeptos

budismo religiao

Templo do Buda de Primavera

Esta doutrina tem base em ensinamento do Siddharta Gautama, Buda de 600 a.C., com procura pela realização plena da natureza humana. A existência é ciclo contínuo de morte e renascimento, e as vidas presentes e passadas são interligadas.
O Budismo é a principal doutrina em muitos países do sudeste asiático, como Tailândia e Camboja. Já pelo Japão, esta doutrina simboliza a segunda maior religião.

Religião Tradicional Chinesa – Cerca de 400 Milhões de Adeptos

religiao tradicional chinesa

Imagens tradicionais da religião

Trata-se de termo utilizado para descrição de complexa interação entre diversas religiões e tradições filosóficas, com prática na China. Os adeptos juntam credos e práticas de várias doutrinas, como Budismo e Taoísmo. Os adeptos representam em torno de 6% da população do mundo.

Hinduísmo – Cerca de 900 Milhões de Adeptos

hinduismo religiao da india

Durga, divindade hindu.

A base é em textos Vedas, com abrangência de seitas e variações monoteístas e politeístas, em ausência de corpo único de escrituras ou doutrinas. Hindus são mais de 80% da população no Nepal e Índia. É ostentado título muito original de maior monumento religioso do planeta, o templo Angkor Wat, mais tarde convertido em mosteiro budista.

Islamismo – Cerca de 1,6 Bilhões de Adeptos

islamismo um das maiores religioes do mundo

O sagrado Alcorão islã.

Os muçulmanos representam a segunda posição, entre as 10 maiores religiões do mundo. De acordo com projeções, a partir de 20 anos, os muçulmanos vão representar mais de um quarto da população do mundo.
Se essa condição ocorrer, a quantidade de muçulmanos nos Estados Unidos vai ultrapassar, de maneira dinâmica, o dobro; a França e Bélgica serão mais de 10% islâmicas.

Cristianismo – Cerca de 2,2 Bilhões de Adeptos

cristianismo a maior religiao do mundo

A cruz, simbolo cristão.

Apesar do crescimento de várias religiões, o cristianismo é líder nesta seleção, das 10 maiores religiões do mundo. Mas, os seguidores desta doutrina apresentam mudança em perfil. Dois terços dos adeptos estavam pela Europa, há um século. Atualmente, os europeus são somente um quarto dos cristãos.
A África Subsaariana é região em que mais o Cristianismo cresceu pelo último século. A informação interessante é que de 1910 para dias atuais, os cristãos dessa região saltaram de 9 para 516 milhões de seguidores.

21 comentários

  1. Moisés Jacob Oliveira

    Um dia, a verdade chegara a todos…

  2. Giovanna Cordeiro Cortez

    as TJ são do cristianismo? :o

  3. Espíritas Kardecistas também são cristãos

  4. A religião só serve para causar guerras e mais divisões entre pessoas

  5. ajudou muito no meu trabalho tirei a nota maxima…

  6. Ela falou metaforicamente falando , ´´pelo poder do Espirito Santo“, bando de analfabeto.

  7. Jessica K,olha o que vc esqueveu: ‘Se nos uníssemos nós massacraríamos o mundo com o poder do Espírito Santo.’ Sua pequenina $#@#$#¨%,so te digo uma coisa: Você falou uma coisa muito parecido com que o Hitler fazia.Sim, o Hitler era cristão e matou milhares de judeus por esse seu mesmo pensamento,as suas palavras so comfirmam o quanto %#$%#%¨$¨% você é,e que você não repassa aquilo que a tal da sua religião fala,que é o ‘Amor’.Por isso prefiro ser Ateu e amar as pessoas como seres humanos e não como certos crentes “amam”.

    • Pequeno Gabriel, Hitler dizia ser Cristão, e seus pais eram, mas a bíblia diz que Jesus disse: Amais uns aos outros como eu voz amei. Ou seja, ele dizia ser o que ele não era. Se que falar mal de alguma coisa, pesquise primeiro, até leia a bíblia cristã já que critica ela, e diga o que achou, ai você tem o direito de falar mal de algo…

    • Gabriel , crente até o diabo é. Eu sou Cristão e sabe como eu amo você? eu uso parte do meu tempo orando por você, sabe qual é a minha missão aqui nesta terra? é levar o evangelho que transforma e que salva, e sabe por que eu prego o evangelho? pois eu te amo e não quero que seja condenado, pois todos nós pecamos e destituídos estávamos da glória de Deus, mas Cristo morreu por nós para que pudéssemos estar com ele novamente, pois o pecado afasta o homem de Deus. E eu fico feliz por uma coisa também, a unica religião criticada é o cristianismo, e Cristo nos disse que seriamos perseguidos. E ninguém critica outra religião pois “E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir.
      E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.

      Marcos 3:25-26

  8. É por causa de pessoas que pensão como essa Jessica K, que o mundo já teve e tem todos os dias tantas pessoas mortas pelas religiões, pessoas que não sabem interpretar o que suas próprias religiões pregam. E acreditam que o mundo deve se curva e se converter a sua ideologia religiosa como se ela você a verdade absoluta sobre a humanidade. É lamentável vê que pessoas querem massacra o mundo com o poder de suas religiões…

  9. a religiao ajuda a por o ser humano no caris certo. viva a religaio

  10. Gente nós somos mais de 1/4 do planetinha que nós vivemos. Se nos uníssemos nós massacraríamos o mundo com o poder do Espírito Santo. É realmente uma pena beijo

    • Jessica, como pode pensar dessa maneira?
      saiba você que a mesma liberdade que você tem de seguir sua religião, as outras pessoas tem de não seguir. não é direito teu OBRIGAR alguém a ser cristão.
      Realmente é preconceituosa, ultrapassada, e totalmente contra as indicações que seu Deus falou para que você fizesse. Teria vergonha de pensar dessa forma. Você também deveria ter!

    • Jessica K, se liga, que testemunho do evangelho de Cristo você está dando? o Espírito Santo não veio massacrar ninguém, e mesmo que a sua intenção não foi essa meça as suas palavras para não se complicar. o Espírito Santo habita em nós e ele convence o homem do pecado e não o extermina, você sabe o fruto do Espírito Santo? longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, caridade(amor)… E o próprio Cristo disse que não veio para julgar e sim salvar. E Gabriel você acha que ser Ateu tem alguma diferença da Jessica K?, para falar a verdade nem sabemos se ela é Cristã ou não, você sabe quem está do outro lado da tela? os erros do ser humano não pode te fazer rebelar-se contra Deus. Os soldados romanos bateram em Jesus, cuspiram em Jesus, crucificaram Jesus e sabe o que ele disse? ele disse_ “Pai perdoa-lhes pois não sabem o que fazem”. cara ele foi massacrado e liberou perdão, ele morreu por você, você pode crucifica-lo, pode cuspir na cara dele hoje, mas tenha uma certeza ele está liberando o perdão e quer que você esteja com ele. :)

Seu comentário é importante!