O racismo é definido pela maneira de pensar, em que se evidencia a existência de raças humanas diferentes e superiores umas às outras, com relação de características físicas hereditárias e conceitos envolvendo caráter, cultura e inteligência.
E não há teoria científica que apóie o racismo, este uma combinação de opiniões pré-concebidas, com valorização das diferenças biológicas entre seres humanos, e atribuição de superioridade a alguns, segundo a matriz racial. Nesta seleção estão os 10 países mais racistas do mundo.
Infelizmente o racismo existe, e alguns casos ganham repercussão na mídia internacional, como no caso do lateral direito Daniel Alves. Este que recebeu apoio de celebridades, jogadores e da presidente Dilma Rousseff.
A torcida adversária atirou uma banana na direção do Daniel, quando o mesmo ia bater escanteio. A resposta foi direta, pois o jogador comeu a fruta e continuou a jogar. Mais um caso de racismo que foi notícia mundial, envolve o dono do Los Angeles Clippers com sua namorada. Ele reclamou que a namorada postou fotos no Instagram com um negro, Magic Johnson.
Índia
Há um determinado orgulho pela Índia ser secular e racialmente tolerante, porém, o sistemas de castas no país expõem um verdadeira história racista de terror. Evidências do racismo na Índia são apontadas com motins em Deli e Gujrat. Há uma grande segregação de indianos do nordeste onde se encontra a maioria das castas consideradas “inferiores”.
Paquistão
O país é de maioria muçulmana, com rivalidade interna; de xiitas e sunitas. Mas existem problemas maiores, mesmo que existam salvaguardas constitucionais para garantia de intolerância a qualquer incidente de discriminação racial.
Não foram tomadas medidas necessárias para conter o processo pelo governo do Paquistão. Os americanos ainda são tolerados, porém indivíduos de outros países enfrentam o pior de tudo.
Rússia
Em muitas vezes o racismo neste país é direcionado para qualquer indivíduo que não seja russo. Os racistas fanáticos são contra, de maneira extrema, aos caucasianos, africanos, judeus e chineses. Migrantes destas raças em específico por várias vezes enfrentam estereótipos raciais e então discriminação, que podem culminar em violação dos direitos humanos e crimes de ódio.
Israel
Árabes israelenses e palestinos são dois grupos que enfrentam a ira da discriminação racial neste país. Isso deriva da história do estado, em anos do pós-guerra mundial. O muro construído por Israel cercando parte de seu território demonstra a grande necessidade de defesa ou segregação de um povo para outro.
Alemanha
Ideias neonazistas alemães, por mais absurdo que seja, são ainda contemporâneas. Tais grupos pensam em próprias linhas baseadas na filosofia de Hitler, do país unido e com glória restaurada. Os grupos, por pressão constante do governo e Nações Unidas, conseguem sobreviver secretamente com atividades clandestinas.
Japão
O Japão se vangloria de ser racialmente tolerante, porém não há restrições eficazes sobre ações xenófobas e direitos para estrangeiros. É comum ocorrer impedimento de alguns serviços e atividades para estrangeiros, como ocorreu em uma partida de futebol do clube Urawa Reds, onde a torcida colocou uma faixa na entrada de um dos setores do estádio com os dizeres “Somente japoneses” (foto). Em 2005, um relatório das Nações Unidas apontou forte preocupação com racismo neste país, com reconhecimento do governo para o problema não satisfatório.
Ruanda
O racismo foi a causa de um marcante genocídio que ocorreu em abril e junho de 1994, em que uma quantidade estimada de 800 mil ruandeses foram mortos; no intervalo de somente 100 dias. A maior parte dos assassinados de forma brutal pertencia à etnia Tutsi, e os autores do crime foi a tribo Hutu. Até os dias atuais há discriminação entre os dois povos étnicos.
Austrália
Quase a metade dos australianos nasceram no exterior ou são de pais nascidos em país diferente; uma em cada cinco pessoas afirmou ter enfrentado discriminação racial por isso. Em 2009, aconteceu um aumento na quantidade de crimes de ódio focada em indianos; aconteceram mais de 100 incidentes de assalto dos estudantes indianos, e 23 apresentavam conotações raciais inconfundíveis.
Reino Unido
As empresas hooligan da década de 60 eram intolerantes com estrangeiros, em especial norte-americanos, denominados de maneira irônica de Yankees.
Os fantasmas do apartheid ainda são predominantes. Em 2004, 87.000 indivíduos da comunidade negra ou minorias enfrentaram crime com motivação racial. E 92.000 pessoas brancas também foram vítimas das conversões de espécie racial.
Estados Unidos da América
A discriminação étnica e racial se transformou em problema grave, trazendo constrangimento para este país, em âmbito internacional. Os asiático-americanos, afro-americanos e latino-americanos, e também americanos europeus, ainda não são considerados indivíduos que pensam em si mesmos como norte-americanos.
Os EUA mantém uma visão tolerante sob um líder afro-americano, porém a realidade está longe de uma sociedade homogênea. Já que reflexos raciais são infundidos na cultura do país, assim como em habitação, educação, emprego, dentre outros setores.
Muitos comentários ignorantes aqui. Sejam eles racistas ou não.
O cara que fez esse top não considerou alguns países, em principal do leste europeu. Alemanha, Japão, Inglaterra e EUA por mais que tenha racismo, as condições para emigrantes viverem, são boas. Não se compara com Ucrânia, Itália, Espanha, Polônia, China e Grécia aonde a xenofobia e o racismo são extremamente fortes. Mande um negro morar na Ucrânia só por alguns meses e torça para que ele saia vivo de lá, os ucranianos são extremante racistas, na Ucrânia movimentos neo-nazistas são permitidos, tanto é que atualmente, partidos ligados ao neo-nazismo, tem se destacado, ganhando grande influência na politica daquele país. A coisa ta tão feia, que o lutador britânico David Haye(negro) recusou em 2012 a ir a Ucrânia enfrentar Wladimir Klitschko, só pro causa do racismo e das ameças de morte.
É CAPAZ, eu cheguei a ver pretos andando pela rua em chernivtsi sem qualquer problema. Muitos deles sao estudantes…
EU SOU NEGRA E ODEIO MONHA COR,NEGROS N T OPORTUNIDADES A NADA…
não diga isso
não odeie sua cor só por causa da falta de oportunidades
Acho que os negros devem se preocupar sim com os incidentes, tem que se lembra que a poucas gerações era escrava e sofria muito,estupros, chibatadas, separações de família etc. Assim como os judeus, asiáticos, indianos e muitos outros, são julgado e segregados pela cor,crença ou classe social. Muitos falam em ser parcial quando falar sobre esse assunto, mas gostaria de vê se essa pessoa seria parcial ao ver membros da sua família ou seus filhos passando por algum tipo de intolerância, será que agiria como diz nos comentários lindos deixado em rede social?
Somos governados por brancos intolerantes a cores, crenças e classes social, vão aos jornais falando em direitos iguais e leis, mas ao olha para o lado você percebe que é tudo ladainha e que isso só serve para alimentar índices em telejornais.
Esses incidentes com negros, imigrantes, judeus e outros, tendem a continuar por gerações por ser uma cultura suja e obscura em que pais passam para os filhos e assim por diante.
Vejo isso tudo não como um caminho, mas como um abismo em que os tolos se afundam cada vez mas nas suas próprias mentiras e intolerância .
Martins, Gostei muito do seu comentário. É exatamente isso, muito bonito no papel , contudo, na pratica todas as campanhas, programas, metas de compensações não tem gerado efetividade, infelizmente
Você falou tudo, os tolos se afundan cada vez mais na sua própria ignorância , Por isso que o Brasil nao vai pra frente , pela maldade das pessoas ,preconceito, copiando tudo de ruim que acontece no lixo dos Estados, deveriam se juntar todos lixos da humanidade ,juntos e bem longe das pessoas boas e justas que nao merecem tolerar tudo isso.Alguma anta escreveu que os Eua nao éTao racista como antigamente . Por acaso você viu alguma artista negra casada com branco nos EUA?. Voce assiste reportagens? , voce nao conhece os grupos racistas dos Estados Unidos ? O grupo kkk e os Skinheads ?
Não tem nada. Aqui o preto nunca conquistou espaço nenhum. A democracia racial nesse País não existe e nunca existiu, não passa de um mito. Aqui o social é ligado ao racial, ambos tem ligações.Não adianta negar! Ou porque será que mais de 80% dos pobres no Brasil são pretos contra somente 34% de brancos. O Brasil ainda é um País escravocrata, sua sociedade ainda o é…. faça o teste de pescoço e veja os lugares ondes os pretos estão e tire suas conclusões. O nosso racismo é institucional, a própria ONU já admitiu isso. O problema é que os próprios brasileiros, uma grande parte ainda, acha que vivemos num paraíso racial. Estão cegos pelo sistema Ligue a televisão assista aos meios de comunicações, vá em bairros de classe média e alta, vá para os hospitais, e veja se os pretos estão lá em espaços de poder, mas vá até os presídios, vá nos morros, favelas, comunidades, veja quem está limpando os chãos dos hospitais, limpando as ruas, limpando privadas, me poupe, o pior cego é aquele que não enxerga a verdade.
Ah tá e vc acha que no Brasil não tem grupos de extermínio de pessoas pretas. Vá se inteirar sobre a história do nosso País sua ignorante. No Brasil os grupos de exterminio que é a policia, e todo nosso sistema, mata muito mais pretos do que a Klux Klux Klan e os Skinheads já mataram algum dia. O próprio governo e o sistema daqui sempre foi racista dando aparato a matança de pessoas pretas. Aqui no Brasil quem mais morre é pessoas pretas muitas vezes inocentemente e vc vem me dizer que o Brasil é um paraíso racial. O Brasil sempre foi racista, excludente com a população preta, aqui o preto não tem voz, representatividade e quando uma minoria de grupos tentaram inseri-los na sociedade e no poder como foi a campanha das cotas raciais gerou foi muita indignação, revolta e polemica, sendo que as mesmas medidas foram aplicadas nos EUA, dando bons resultados lá, onde por conta disso até um preto conseguiu chegar a presidência do País e ainda ser reeleito. Em 40 anos de cotas nos EUA muitos pretos adentraram os espaços dos brancos, muito ao contrário daqui onde as cotas gerou muito polemica e foi inadmissível com grande apoio dos grandes meios de comunicação e boa parte da população. Quem sãos os mais racistas aqui… Brasil deveria ter entrado nessa lista. Nosso País está muito longe de ser um paraíso racial como muitos brasileiros pintam e ainda acreditam.
Resumindo, tá todo mundo fudido
sim… literalmente.
A diferença é que nos Estados Unidos os negros protestam e são unidos, diferentemente do Brasil que os negros são egoísta e não tem união. como vão conseguir mudar sua posição social agindo dessa forma.
E outra coisa, os negros americanos , tem uma vida muito mais digna que os negros brasileiros
Só porque eles moram nos EUA q são um país mais rico. Mas e os negros q moram na Africa? Racismo nao pode ser medido apenas como situação social. Se for assim negros da Jamaica sofrem mais racismo pois tem condições de vidas piores.
Além disso nao Brasil muitos pardos, brancos, etc. tem dificuldades sociais e financeiras. A questão aqui é mais social do que racial.
Agora se puder veja esse video onde um negro critica o posicionamento de muitos negros q sempre acham q toda vez q negros são mortos por policiais seria racismo. Ele afirma baseado em números q negros saõ os q mais matam nos EUA e seriam exatamente esses q sujam a imagem dos outros negros:
https://www.youtube.com/watch?v=S29ixRN-x2g
E nesse video uma visão vamos dizer q oposta, onde mostra um negro sendo morto por policial nos EUA:
https://www.youtube.com/watch?v=LAH9rn-BQNw
A questão do racismo não tão simplista como parece. No Brasil seria menos ainda.
Concordo.
Sr. Descrente também assisti aquele vídeo e concordo com as estatísticas porem a maneira que mataram aquelas pessoas negras foram no mínimo ridículas é uma pena.
voce está errado descrente, a maioria lá é negra o pouquinho de branco que tem , não resistiria. claro que a pressão estrangeira ajudou.
Excelente matéria. Seu autor possui uma visão objetiva e imparcial e falou sobre racismo sem os estereótipos de “negros vítimas” e “brancos opressores”, mas mostrou que o racismo é algo plurirracial.
Na vdd a materia tem erros como confundir conflitos etnicos (entre povos) com racismo. Não é a mesma coisa, apesar de muitas vezes parecer e/ou estar associado.
Errado, Estados Unidos podem ser Racista, mas o pais mais Racistas do mundo são os de continente Europeu
Earrado! País mais racista do mundo é amerda do Brasil. Povo falso que clama a corrupução, a putaria e o racismo.
Sem dúvida que há racismo pelo mundo! Por uma simples razão. Querem impor o modo de viver do homem, da raça humana, igual a criação de vacas leiteiras, cavalos de corridas, porcos e é claro ao a cachorrinhos, kkkkkkkkkkkkkkkk. Ser humano! E ainda se considera “racional”. Será? Mas acho que o que mais está em volga, hoje em dia, é a questão social e cultural. Se voce é branco de olho azul, gordo, feio, burro e ignorante! Tá no sal! Se for negro(a) bela, bela, atraente, inteligente, competente, educada e com QI de Einstein, então voce é 10! nota 10! Do mais é o que vejo, as pessoas, e esses montes de falsos pensadores, estão incurtindo na cabeça de um monte de gente vazia e com fraqueza de espírito ou de baixa estima, a questão de se voce é isso ou aquilo, voce é melhor!!! Não é? E isso gente não é exclusivo do Brasil não. Japas X chineses e coreanos, nórdicos X brancos do mediterraneo, Ingleses X todo o mundo, incluindo (canadenses e americanos) e muitos contra os pobres africanos, onde nem os negros de outros continentes, inclusive os daqui, querem saber deles. Verdade seja dita!
os portugueses não são racistas, quem conhece um pouco sabe, que foram eles que coloriram o mundo se misturaram sempre como todas as raças , e em Portugal a Ministra da Justiça é Negra e Portuguesa o novo primeiro Ministro é Indiano então não falem que Portugueses são racistas !
se misturaram lindamente com índias e escravas negras por meio de ESTUPROS…burra! O presidente dos EUA é negro e eles estão em primeiro lugar.
Ainda assim foram menos racistas. Nos EUA membros da Klu Klux Klan tambem cometeram estupros. E nos EUA os q nao estupravam era porque tinham aversão racial (não confundir com não se sentir atraído por certa raça) e contra miscigenação, ainda q por meio de estupros.
Parece chatice mas é verdade.Todos somos racistas,mesmo na mínima percentagem.
Não sei se é racismo mas pq existem grupos étnicos tão desenvolvidos e outros praticamente no paleolítico ? não dizem que evoluímos e que o berço do homem é na africa? então uns são intelectualmente mais evoluídos e outros são melhores para serviço braçal .
Por que japoneses asiaticos sao mais desenvolvidos q muita gente de paises europeus?
Por que o Brasil mesmo tendo mais brancos q o Japão não é superpotencia, ainda em regiões onde brancos predominam (como Rio Grande do sul, etc.)?
Fatores educacionais influem muito.
Se vc quis insinuar algo ou levantar um questão de que há possibilidade de haver alguma raça superior, esqueça!
Raça superior nos levaria a um outro genocídio, caso concebêssemos esse conceito. Por favor, me dão um Help caso eu esteja equivocado, mas eu entendo que o fator cultural pesa muito para o progresso de uma nação. Os japoneses tem uma cultura muito fértil de valorização pelo trabalho, pelos seus velhos, pelo seu ambiente e desde pequenos aprendem a cobrar resultados de si próprios. Não estou diminuindo nosso povo, pois, o brasileiro é versátil, se adapta a multifuncionalidades, acomoda facilmente novas idéias, sabe como tirar leite de pedra. Quem diz que brasileiro é vagabundo esta lançando sofismas, o brasileiro é trabalhador. Ocorre que nossa cultura é que me perdoem ” Fókdkdk de tudo” onde a minoria querem e na verdade levam grande vantagem se beneficiando em cima da maioria. A distribuição de renda não é justa, e falta uma socialização, de modo que essa renda deixe de se concentrar nas mãos de poucos. Nosso problema parece colossal, mas não tenho duvida que se realmente encontra-se-mos um governo que quisesse fazer acontecer..muita coisa mudaria. O Brasil é nosso!
idiotizado é aquele que vê o que foi doutrinado a ver… só andar pelas ruas e ver que no Brasil não tem racismo urbano, o racismo no Brasil é ideológico assim como a homofobia e outros mais… veja o perfil de quem fala sobre racismo e preconceito… jovens idiotizados pelos professores comunistas.
Por que toda vez q alguem vai argumentar alguem sempre mete “comunistas” no meio da historia pra desqualificar os argumentos alheios? Usar de falacia não vai te ajudar a ter argumento valido.
Existe racismo urbano, rural, em todo lugar. Não sou desses q acha negros e indios sao eternas vitimas e bonzinhos mas q há racismo contra essa etnias existe.
Já teve casos (inclusive filmados) de gays [esse assunto não tem haver com tema aqui, mas já q vc mencionou] agredidos e mortos por atos homofobicos.
Ah e o racismo tem mais afinida com extrema-DIREITA e não comunistas. Já viu tanto de negros e mestiços no comunismo? Já viu tanto de ricos e etnias aristocráticos na direita?
Nazistasm Klu KLux Klan eram e são de extrema-direita, nunca foram comunistas.
Descrebnte, sou negro, pobre e de direita conservadora. Esse discurso de que a direita é racista e má já não faz mais sentido no mundo de hoje, estude mais sobre o comunismo e você verá quem realmente sempre foi racista, inclusive, a primeira coisa que um esquerdista faz quando eu destruo a “lacração” dele é me chamar de “negudo” e vir falar que eu não entendo Karl Marx porque sou “preto demais para isso” já ouvi isso até mesmo de pessoas que estavam falando sobre a luta dos negros pra você ter uma ideia de como é a esquerda. Não caia nesse discurso vitimista deles de que a esquerda representa o bem e a direita o mal.
Descrente, o significado da palavra nazismo é:partido do movimento nacional-socialista alemão para de falar merda pelo amor de Deus, sou negro e afirmo que você só tá escrevendo merda sobre racismo
Nazismo é nacionalismo, mas tava além de comunismo ou capitalismo. Hitler nem queria saber se estado controlva ou era propriedade privada desde q fosse alemães considerados puros no controle da economia. Então direita e esquerda é um dicotomia muito vaga, mas há quem afirme que ele tinha tendencia a extrema-dreita:
➤ https://ask.fm/wolfedler/answers/136237014557
Hitler pode ser considerado de esquerda ou de direita ao seu ver? S. Lydder
Trata-se de um direitista, sem dúvida. Porque ele, mesmo sendo ditador, preservou o capitalismo e a iniciativa privada, com a separação entre os trabalhadores assalariados e os patrões detentores do capital. Ele não promoveu a coletivização das propriedades, como o fez o socialismo soviético, por meio de sua estatização. O mesmo se deu com Mussolini, Franco, Pinochet e os militares ditadores do Brasil e da Argentina. Mesmo Getúlio Vargas não foi um esquerdista. Os soviéticos, Tito e os ditadores dos países da “Cortina de Ferro”, bem como Mao Tsé Tung, o VietNan do Norte, o Camboja foram (e são) esquerdista, mesmo sendo ditadores e estatizantes. Todavia o totalitarismo político e a estatização da economia não são características essenciais da esquerda (como não são da direita). A diferença essencial é a consideração de que as desigualdades sejam erradas (esquerda) ou certas (direita).
➤ Nando Moura – Hitler era marxista : REFUTADO
https://www.youtube.com/watch?v=ZRCLa-2IhLI
Esse Nando Moura não passa de um falso cristao e racista.
Esqueceram de falar da italia la tambem tem racismo.
Todo país da Europa deve ter.
Mas a lista tentou rankear os 10 mais racistas, na concepção de quem publicou esse artigo aqui.