Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 genocídios mais brutais da história

Top 10 genocídios mais brutais da história

Genocídio é considerado uma das mais horríveis atrocidades que pode ocorrer na civilização. É um ato de tentativa sistemática em eliminar uma população cultural, religiosa ou étnica. O estudo do genocídio tem crescido desde o século 20, quando o termo foi criado, então, o genocídio não é um fenômeno novo.
E os avanços em tecnologia durante o século 20 permitiram documentar melhor quando uma atrocidade aconteceu. Nesta seleção estão os 10 genocídios mais brutais da história.

10°

Populações nativas do “Novo Mundo” – Desde aproximadamente 1500

genocidio indigena estados unidos
A dizimação de populações nativas da América pelos europeus é muito debatida e também difícil de classificar, pois ocorreu a partir de 1500 em diante. Não há estimativa que poderia corretamente ser realizada de quantas pessoas foram mortas ao longo daquele tempo.
E é difícil saber exatamente quanto havia de intenção para destruir as populações nativas, já que sem dúvida, era diferente em muitas das regiões afetadas.

Guerra de Castas de Yucatán – 1847-1901

guerra de Yucatan mayas
A Guerra de Castas de Yucatán se passou no México entre a população maia nativa, com base fora da península de Yucatán, e a população européia. Durante a guerra, em torno de 40.000 a 50.000 foram mortos em ambos os lados. O que diferenciou a Guerra de Castas de uma guerra civil regular em genocídio foi uma convocação pelos maias a matar todos os não maias.

O Genocídio Bósnio – 1992-1995

genocidio bosnio
Após a queda da URSS, o Estado comunista da Iugoslávia demonstrava fragilidade também. Composto por múltiplas etinias e povos religiosos de origem sul eslavo, a Iugoslávia se desfez em uma guerra civil horrível com o poder central.
E durante este processo, a guerra eclodiu no que é atualmente Bósnia-Herzegovina, com bósnios muçulmanos e bósnios croatas de um lado, e forças sérvias bósnias de outro. Quem sofreu com a divisão da Iugoslávia foram os bósnios, que tinha 90% de muçulmanos. Em torno de 100.000 pessoas foram mortas e cerca de 20.000 mulheres foram estupradas.

Campanha Al-Anfal e genocídio curdo – 1986-1989

genocidio curdo
O genocídio curdo foi conduzido no norte do Iraque pelo presidente Saddam Hussein, e foi resultado da Guerra Irã-Iraque nos anos 1980. Vista como ameaça potencial para o país, Hussein ordenou uma campanha genocida contra a população curda do Iraque. A ordem resultou na destruição de 4 500 vilarejos e massacre da população local: mortes de 50.000 a 182.000 curdos iraquianos.

Genocídio Dzungar– 1757-1758

genocidio  Dzungar
Pela época em que ocorreu este genocídio, as estatísticas são menos confiáveis em comparação com acontecimentos recentes. Os Dzungars eram um povo de 600.000 habitantes localizados em o que é atualmente oeste da China. Cerca de 80% desse povo foi dizimado por doenças e o exército do imperador chines Quianlong. Foram mortos todos os homens e todas as mulheres e crianças foram divididas entre os soldados do exército.

Cartago – 146 a.C.

Genocidio de  Cartago
Alguns argumentam que esta é a primeira tentativa registrada de genocídio no mundo. Após a tentativa do General Hannibal cartaginês de saquear Roma, Roma iniciou um guerra contra Cartago, localizado no norte da África, atualmente, a Tunísia. O resultado da derrota cartaginesa foi em dizimação da cidade e de 90% de seu povo que era um dos mais poderosos da época. A população de Cartago caiu de 500.000 para 55.000.

Timor Leste – 1975-79; 1999

Genocidio do timor leste
Timor Leste foi colônia de Portugal, e foi invadido pela vizinha Indonésia somente um ano após ter ganhado a independência. A indonésia alegava a ocupação para deter o comunismo, assim foram apoiados pelos EUA e Austrália que evitou qualquer condenação internacional do ataque. O genocídio pode ser dividido em duas eras. A primeira entre 1975 e 1979, foi uma campanha de pacificação que resultou em 20.000 mortos, em torno de um terço da população leste timorense. De 1979 em diante, foi implantado um politica de descaracterização da cultura local com proibição do ensino do português e a islamização.
Então, em 1999, após a votação de independência ser um sucesso, mais de 200.000 pessoas foram forçadas a viver em campos de concentração, onde muitos mais foram mortos pela força ou condições negligentes.

Genocídio de Ruanda – 1994

genocidio de ruanda
Trata-se de um dos mais famosos genocídios da história recente. Foi o genocídio em Ruanda das forças extremistas hutus contra a etinia Tutsi, onde durou em torno de 100 dias. As mulheres encontradas eram violadas e os filhos nascidos eram mortos. Eram mortes brutais realizadas através armas brancas (facões importados da China). O genocídio resultou na matança de cerca de 500.000 a 800.000 de pessoas.

O Genocídio Armênio – 1915

genocidio armenio
Ocorreu onde atualmente se encontra a Turquia. O Genocídio Armênio foi uma tentativa do governo turco para erradicar todos os armênios e outras minorias, do país. Isso resultou no assassinato de 1.000.000 a 1.500.000 de armênios, a maior parte deles homens, e a deportação do restante. As mortes foram de diferentes formas, entre eles afogamento, incêndio, uso de armas químicas e biológicas.

O Holocausto – 1942-1945

o holocausto o maior genocidio da historia
É claramente o mais conhecido exemplo de genocídio da história, o Holocausto perpetrado contra o povo judeu pelos nazistas resultou em cerca de 6 milhões de judeus mortos. Em outras palavras, 67% da população inteira de judeus na Europa.
Após uma década de políticas cada vez mais anti-semitas, a Solução Final para a Questão Judaica sancionou o recolhimento e assassinato sistemático do povo judeu, na Europa ocupada por nazistas.
Os judeus foram mortos por fome e doenças em guetos, por fuzilamento, através de experimentos científicos antiéticos, tortura, e por câmaras de gás nos campos de concentração infames.

Veja também:

louvre entre os maiores museus do mundo

Top 10 maiores museus do mundo

Enquanto algumas pessoas dizem que o mais importante em qualquer museu é o que tem …

42 Comentários

  1. Luiz Adriano Pereira de Lima

    Você esqueceu de colocar os genocídio que os soviéticos fizeram com a Ucrânia

  2. o Hitler e filhote de cachorro quando você compara com o Genocídio indígena noa Estados Unidos que mato 105 Milhões só que os Estados Unidos não querem admitir que isso foi um genocídio por que esse pais de ignorante só querem mostrar o lado bom deles

  3. Genocídio em Ruanda, Massacres na África do Sul, genocídio do povo negro e indígena na atualidade. MAIS DE 15 MILHÕES DE ÍNDIOS MORTOS,A estimativa atual aponta que 45% dos escravos em direção à América vinham ao Brasil. Isso significa 5,5 milhões de negros trazidos à força para o país. Segundo os cálculos, 12% deles não desembarcaram aqui –estima-se que mais de 660 mil morreram antes do fim da viagem.

  4. Onde estão os genocídios de Stálin, Mao Tsé-Tung e Pol Pot? Que foram os maiores genocidas da história junto com Hitler?

    • Sinto cheiro de comunista nessa lista.

    • Em que pese ainda não existir um consenso internacional entre acadêmicos ou políticos indicando que de fato as políticas soviéticas causadoras da fome na Ucrânia se enquadram na definição legal de genocídio de acordo com a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio de 1948,[4][5] alguns historiadores fazem referência à natureza genocidária do Holodomor[6][7][8][9][10][11][12][13] usando como referência o conceito de genocídio[14][15][16][17][18][19][20][21][22] e a sua definição jurídica.[23][24] Por outro lado, alguns estudiosos sustentam o argumento de que Holodomor não foi um genocídio, mas sim, essencialmente, uma consequência dos problemas logísticos associados a alterações econômicas radicais implementadas durante o período de liquidação da propriedade privada e industrialização (que teria causado fome por toda a União Soviética).[25][26]

    • JANE TADEU DA SILVA

      Te respondo cadê os de Franklin Delano Roosevelt de Hiroshima e Nagasaki.

  5. a Republica Romana fez um genocídio em Cartago onde a População era de 250.000 e entre esses 250.000, 200.000 foram assassinados pela Republica Romana e só sobraram apenas 50.000 que foram levados como escravos para a cidade de Roma

  6. voces só falam merdas onde esta o genocio africano MAIS 700 MILHOES DE MORTOS
    Depois estão a chorar a morte dos judeus brancos imperialista e os africanos mortos em 400 anos
    mais 700 milhoes

  7. O maior genocídio ainda vai acontecer. A Nova Ordem Mundial vai querer exterminar os cristão, judeus e conservadores da terra.

  8. E o genocidio no Camboja onde entra? Aproximadamente 3 milhões de mortos em apenas 4 anos de poder do partido comunista Khmer Rouge liderado por Pol Pot.

  9. só os anglo-saxões e os espanhóis devem ter matado metade da população mundial, no mínimo

  10. Cadê os genocídios promovidos pelos ingleses, americanos, espanhóis, portugueses e cristãos em geral??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *