Nesta seleção estão os 10 melhores bateristas de todos os tempos, de acordo com a Gibson, famosa fabricante de instrumentos, através da divulgação em seu site oficial. A polêmica levantada é interessante, já que 10 posições são muito exclusivas para caracterizar os melhores bateristas, e com certeza cria discussão acerca da habilidade e personalidade dos grandes nomes.
Apesar da polêmica criada em relação aos posicionamentos, é importante ressaltar que todos os artistas destacados são relacionados a bateristas representantes do rock, gênero mais evidente no uso do instrumento musical. Isto é justificado por Anne Erickson, autora do ranking segundo a Gibson.
Saiba também quem são os melhores guitarristas, aqui.
Ringo Starr – The Beatles
Na décima posição desta seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos está o Ringo Starr, e mesmo não sendo baterista exibicionista, reservou seu único solo nos Beatles para última música do último álbum. Ringo era fundamental na banda e deu à mesma o som próprio de bateria, de forma inventiva, e pouco convencional.
Stewart Copeland – The Police
Stewart Copeland é reconhecido por fundir rock, música do Oriente Médio, batidas reggae e ainda jazz. E baterista do The Police conferiu personalidade única para melodias de Sting.
Josh Freese – Devo, Nine Inch Nails
Em oitava posição nesta seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos está em destaque Josh Freese, sendo um dos mais requisitados de estúdio, pela precisão e também por groove.
A participação de Josh é impressionante, em quase 300 discos, de Puddle of Mudd à Avril Lavigne e Offspring. A experiência deste baterista lhe deixa apto para tocar de tudo, do rock ao jazz e heavy metal.
Ginger Baker – Cream
Ginger Baker em Cream, de modo prático, inventou o solo de bateria do gênero rock. O som particular deste músico marcou década de 1960, através de som espesso e profundo, que serviu de inspiração de quase todos os bateristas de heavy metal posteriores. Após Cream, Ginger passou com sucesso para áreas das músicas do mundo e jazz.
Mike Portnoy – Dream Theater
Mike Portnoy é também membro fundador do Dream Theater, e auxiliou a caracterizar um estilo prog-rock, com base em abordagem muito particular à técnica.
Trata-se não do baterista mais rápido ou exibicionista deste gênero, e sim é destaque a sua atenção para detalhe e sólido propósito para servir idéia musical superior a ele, que fez com que, a banda Avenged Sevenfold fizesse a recruta de Mike para turnê no ano 2010, como exemplo.
Lars Ulrich – Metallica
Lars Ulrich é quinta posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos, e é caracterizado no heavy metal como muito interessante e excêntrico. É membro fundador e compositor do Metallica, sendo força motriz para algumas músicas do heavy metal, mais populares de todos os tempos.
O estilo de Lars é simples, porém sempre forte. O mesmo não se arma de fills vistosos ou bumbos duplos, investindo em básico. Lars é também empresário e ator, e atingiu a fama mundial no Metallica, representando o Thrash Metal, como ainda principal fundador. No ano 2004, foi eleito pela revista Kerrang! nona personalidade de maior influência no mundo do rock.
Dave Grohl – Nirvana, Foo Fighters, Them Crooked Vultures
Após Nirvana, participou de 7 álbuns com Foo Fighters, porém não deixou seus créditos de baterista em outras mãos, retornando a este instrumento nos álbuns do Them Crooked Vultures, e Queens of the Stone Age.
Keith Moon – The Who
Keith Moon é destaque com sua técnica selvagem fundamental no The Who, e após a morte do baterista no ano 1978, a mesma não retornou a soar do mesmo modo. Keith é terceira posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos.
Moon atacou o instrumento munido de imprudência indomável que os mais velhos poderiam enxergar como louca, porém foi particularmente esta intensidade que auxiliou a dar forma ao som típico desta banda, e influenciou do estilo feroz.
Neal Peart – Rush
Neal Peart é popular baterista, letrista no Rush, e considerado por muitos, baterista de rock, pela excelência. É famoso pelo estilo engenhoso, determinado pelos solos de intensidade com passagens, soando a bateria como instrumento principal.
E não há concerto dos Rush que finaliza sem solo faiscante de Neal, sendo dele a segunda posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos.
John Bonham – Led Zeppelin
John Bonham é posição líder na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos, e era popular como Bonzo, é lembrado pela sua velocidade, pé direito trepidante e intensidade. Porém, mais que tudo, era um instrumentista com alma.
Bonham era repleto de groove, mesmo com solos deslumbrantes, batida cool, fills e perfeito domínio do bumbo. É amplamente determinado o maior baterista da história do rock, e mais de 30 anos depois de sua morte, permanece a angariar prêmios e admiração.
Cadê o Joey Jordison?
Aquiles Priester ?
Acho que o Carl Palmer merecia um lugar entre os 10.
O melhor é Buddy Rich.
EU QUERO O STEVEN ADLER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Incrível , seleção muito bem feita , gostei, é difícil hoje se encontrar umas lists assim bem feitas , e aqui tem só feras e os que mais gosto que usam Técnicas de Mãos com Matrizes percussivas , muito fera
O primeiro lugar é sem duvida bem entregue, e ao lado dele em primeiro na lista tb, podem colocar Danny Carey, que gostava que me dissessem qualquer um dos outros melhor que ele. Que lista pra rir.
Faltou Roger Taylor – Queen
Esse negócio de lista é complicado pela ausência de critérios. Mas vou propor uma pelo critério técnico.
1 – Dave Weckl
2 – Vinnie Colaiuta
3 – Chris Coleman
4 – Aaron Spears
5 – Jojo Mayer
6 – Thomas Lang
7 – Simon Phillips
8 – Tony Royster Jr.
9 – Dennis Chambers
10 – David Garibaldi
enfim uma lista decente, acho que buddy rich teria lugar ai na sua lista
Complicado esse negócio de Top 10 isso, ou aquilo, por que qual o critério? Bateristas mais famosos? Mais técnicos? Rockstars? Complicado isso. Mas o mais justo seria uma lista com os bateristas mais técnicos com mais discografia variada. E aí talvez teríamos apenas o lendário Mike Portnoy na lista. Dave Weckl, Vinnie Colaiuta, Peter Erskine, Simon Phillips, Aaron Spears, Eric Moore, David Garibaldi, Dennis Chambers, DeJoahnett completariam a lista.
Carl Palmer
Quem fez essa lista não conhece IAN PAICE do Deep Purple.
devemos admirar os grandes ,mas tem aquela lenda que sempre é lembrada,aquele que virou referência e que tds gostariam de tocar igual e é sem dúvida sinônimo de bateria:John Bonhan.
Na MINHA OPINIÃO faltou JOEY JORDISON, antigo BATERISTA DO SLIPKNOT
Caramba, os caras querendo colocar o baterista do Slipknot perto de John Bonham e Keith Moon? Isso é sacanagem, veja Mob Dick do Led Zeppelin, e olha My Generation e won’t get fooled again do The Who, pra vc ver quem são esses caras.
nenhum desse serviria pra carregar as baquetas de gene gruppa ou buddy rich ,,,,,,,,,,,,,