Nesta seleção estão os 10 melhores bateristas de todos os tempos, de acordo com a Gibson, famosa fabricante de instrumentos, através da divulgação em seu site oficial. A polêmica levantada é interessante, já que 10 posições são muito exclusivas para caracterizar os melhores bateristas, e com certeza cria discussão acerca da habilidade e personalidade dos grandes nomes.
Apesar da polêmica criada em relação aos posicionamentos, é importante ressaltar que todos os artistas destacados são relacionados a bateristas representantes do rock, gênero mais evidente no uso do instrumento musical. Isto é justificado por Anne Erickson, autora do ranking segundo a Gibson.
Saiba também quem são os melhores guitarristas, aqui.
Ringo Starr – The Beatles
Na décima posição desta seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos está o Ringo Starr, e mesmo não sendo baterista exibicionista, reservou seu único solo nos Beatles para última música do último álbum. Ringo era fundamental na banda e deu à mesma o som próprio de bateria, de forma inventiva, e pouco convencional.
Stewart Copeland – The Police
Stewart Copeland é reconhecido por fundir rock, música do Oriente Médio, batidas reggae e ainda jazz. E baterista do The Police conferiu personalidade única para melodias de Sting.
Josh Freese – Devo, Nine Inch Nails
Em oitava posição nesta seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos está em destaque Josh Freese, sendo um dos mais requisitados de estúdio, pela precisão e também por groove.
A participação de Josh é impressionante, em quase 300 discos, de Puddle of Mudd à Avril Lavigne e Offspring. A experiência deste baterista lhe deixa apto para tocar de tudo, do rock ao jazz e heavy metal.
Ginger Baker – Cream
Ginger Baker em Cream, de modo prático, inventou o solo de bateria do gênero rock. O som particular deste músico marcou década de 1960, através de som espesso e profundo, que serviu de inspiração de quase todos os bateristas de heavy metal posteriores. Após Cream, Ginger passou com sucesso para áreas das músicas do mundo e jazz.
Mike Portnoy – Dream Theater
Mike Portnoy é também membro fundador do Dream Theater, e auxiliou a caracterizar um estilo prog-rock, com base em abordagem muito particular à técnica.
Trata-se não do baterista mais rápido ou exibicionista deste gênero, e sim é destaque a sua atenção para detalhe e sólido propósito para servir idéia musical superior a ele, que fez com que, a banda Avenged Sevenfold fizesse a recruta de Mike para turnê no ano 2010, como exemplo.
Lars Ulrich – Metallica
Lars Ulrich é quinta posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos, e é caracterizado no heavy metal como muito interessante e excêntrico. É membro fundador e compositor do Metallica, sendo força motriz para algumas músicas do heavy metal, mais populares de todos os tempos.
O estilo de Lars é simples, porém sempre forte. O mesmo não se arma de fills vistosos ou bumbos duplos, investindo em básico. Lars é também empresário e ator, e atingiu a fama mundial no Metallica, representando o Thrash Metal, como ainda principal fundador. No ano 2004, foi eleito pela revista Kerrang! nona personalidade de maior influência no mundo do rock.
Dave Grohl – Nirvana, Foo Fighters, Them Crooked Vultures
Após Nirvana, participou de 7 álbuns com Foo Fighters, porém não deixou seus créditos de baterista em outras mãos, retornando a este instrumento nos álbuns do Them Crooked Vultures, e Queens of the Stone Age.
Keith Moon – The Who
Keith Moon é destaque com sua técnica selvagem fundamental no The Who, e após a morte do baterista no ano 1978, a mesma não retornou a soar do mesmo modo. Keith é terceira posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos.
Moon atacou o instrumento munido de imprudência indomável que os mais velhos poderiam enxergar como louca, porém foi particularmente esta intensidade que auxiliou a dar forma ao som típico desta banda, e influenciou do estilo feroz.
Neal Peart – Rush
Neal Peart é popular baterista, letrista no Rush, e considerado por muitos, baterista de rock, pela excelência. É famoso pelo estilo engenhoso, determinado pelos solos de intensidade com passagens, soando a bateria como instrumento principal.
E não há concerto dos Rush que finaliza sem solo faiscante de Neal, sendo dele a segunda posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos.
John Bonham – Led Zeppelin
John Bonham é posição líder na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos, e era popular como Bonzo, é lembrado pela sua velocidade, pé direito trepidante e intensidade. Porém, mais que tudo, era um instrumentista com alma.
Bonham era repleto de groove, mesmo com solos deslumbrantes, batida cool, fills e perfeito domínio do bumbo. É amplamente determinado o maior baterista da história do rock, e mais de 30 anos depois de sua morte, permanece a angariar prêmios e admiração.
Cadê o Mitch mitchell, o cara foi quem ajudou a fundir o jazz fusion e toca pra caramba. E mais uma coisa: QUEM DISSE QUE RINGO STARR TOCA ALGUMA COISA, só esta na lista pela banda que tocava (THE BEATLES).
Caro Pedro Henrique, o tempo é uma coisa estranha! No início dos anos 60 e até no finalzinho desta mesma década o jeito de tocar bateria praticamente não mudou, houve algumas alterações como nos festivais, e novos grupos surgindo como Pink Floyd, The Who,o jeito de Jimi Hendrix, tá me intendendo? Estou me referindo ao Ringo e seu peculiar jeito na batera… Era o estilo da época! Olha como era a bateria dos Beatles! Ele não podia fazer mais nada além do que lhe era permitido! Bem… Hoje vemos verdadeiras aglomerações de pratos, bumbos, taróis, entre outros! Existe mais tecnologia do a verdadeira pele de tamborim! Hoje o que se vê será uma insignificância do que ainda virá pela frente! E os futuristas vão rir quando olhar para trás e ver a bateria do Rush, do Dave Grohl. O Ringo não foi um excepcional baterista, mas deu conta do recado enquanto foi exigido pelos Beatles! E estamos falando de Beatles… Sempre imitados, mas… jamais igualados! Grande abraço.
Sério isso? Pô, o Ringo é um baterista histórico, pela carreira com os Beatles. A fama dele, é devido à banda e não a sua técnica em particular, que cá entre nós, para mim é inexistente. Vou dar uma dica muito valiosa, para a garotada ”new metal”. A princípio, vamos deixar claro: Na prática, a teoria é outra! Velho, técnica de pedal não é tudo! O que esses supostos bateras, que vocês enxergam como ”monstros” e tal. O que eles tem de técnica de pedal, falta na mão! Vocês já ouviram falar de Buddy Rich? Ele uma vez disso à seguinte frase: Se você não tem habilidade, vai acabar tocando em uma banda de rock. Uma alfinetada, que ainda serve pra galera que acha, que metal é o ápice da batera. Eu curto bateras como Portnoy e tal, mas se vocês algum dia chegarem a tocar jazz (O que eu toco), vão perceber a diferença, por isso eu disse: Na prática, a teoria é outra! Sobre a lista, não sei qual foi o critério, salva alguns. Pra mim aí, em primeiro lugar, seria Ginger Baker. Esse podemos falar de boca cheia, que foi um monstro no seu tempo. Foi um dos primeiros, se não o primeiro, a usar dois bumbos. E sem dúvidas uma das maiores influências para o Metal. E o Cream também é sem comentários, todos os músicos estão entre os top 10 de todos os tempos, em suas respectivas áreas (Eric Clapton e Jack Bruce). O John toca muito, inegável. Mas o Ginger Baker estava anos luz, a frente dele. E outra coisa, não foi após o Cream que Baker começou a tocar Jazz, ele já tocava Jazz muito antes, na década de 1950.
Cade o Aquiles Priester??
Quem é esse robozinho perto de muitos outros?
e o joey jordison nao esta nessa lista …….
Joey Jordison? Tá brincando né? kkk Não entra nem se a lista fosse os 100 melhores bateristas
Apoiado!
Joey Jordison é bom sim, apesar de ter tocado numa banda de lixo.
Cada um com sua OPINIÃO, vc pelo jeito esta falando do SLIPKNOT certo? Pra mim SLIPKNOT é a melhor BANDA
Joey Jordison é um dos MELHORES BATERISTAS, ele tocou até de CABEÇA PRA BAIXO
Faz melhor
Não entendo pq as pessoas nunca citam o Carter Beauford.
cade tommy aldridge
Lo que es no conocer de la Historia de la Musica, no incluir a Krupa es de terror, es no tener ni la minima idea del instrumento. Te recomiendo que antes de hacer cualquier tipo de lista de bateristas escuches “Duelo de tambores” (“The Mighty Two”) Louis Bellson Vs. Gene Krupa, un clasico del instrumento.
Ademas existen mas de cinco bateristas que superan a cualquiera de los que figuran en esta lista (Lovens, Singleton, Tough, Rich, Wyatt, etc., etc., etc….), salvo a raras excepciones como ser Baker y Peart.
Una cosa es hacer “ruido” y otra muy distinta es “tocar” la bateria.
Y por ultimo, seleccionar a Ringo como uno de los mejores 10 de todos los tiempos…… xD !!!
Essa lista é de bateras que de certa forma criaram e/ou revolucionaram a forma de tocar bateria, mas definitivamente não é a dos 10 MELHORES. Primeiro que falta o Buddy Rich, Genne Kruppa entre outros tantos, por exemplo no lugar do Lars da vida aí ‘-‘
QUER DIZER, E O PHILL COLLINS ??
Eric Clapton Cade?¿
Sabia q Bonhan seria o primeiro haha. Gostei da lista…claro q queria alguns bateristas de bandas q gosto mas acho q o top ficou bom. Só uma coisa: aquele ali não é o Mike Portnoy.
Foi corrigido. Obrigado.
Cara, Lars Ulrich é um nada!
Não que não seja o nada, mas não está nem entre os 500 melhores bateristas de todos os tempos, porque até eu toco melhor do que ele ¬¬
RINGO STARR..DAVE GROHL…E STEVEN COPELAND FOI PIADA DE MAU GOSTO KKKKKKKKKKKKKKKK
Aquele nao é o Mike Portnoy, esse é otro cara
Pra mim:
Ginger Baker é o 1º da lista.
Ao invés de colocar no top 10:
Dave Grohl, Lars Ulrich (até Dave Lombardo e Mikkey Dee são melhores), Mike Portnoy, Josh Freese, Stewart Copeland, apesar de eu gostar muitos desses dois ultimos.
Em vez disso
Buddy Rich (O melhor de todos os tempos), Bill Bruford, Mitch Mitchell, Bill Ward, Nick Mason, John Densmore…
Concordo com suas trocas Thiago …. exceto pelo Stewart Copeland!! O cara é demais … deixa ele lá :)
Alias, eu trocava tb o Ringo! Ninguém nega a importância histórica do rapaz, mas tecnicamente o cara é ruim demais. A musica dos Beatles influenciou e ainda enfluencia muitos musicos, mas não colocaria isso na conta do Ringo …
A lista do Thiago com Buddy Rich está mais adequada para se referir a “todos os tempos”, embora listas sejam polêmicas, apesar de divertidas. Valeu, fera.