Nesta seleção estão os 10 melhores filmes de todos os tempos, mesmo que o assunto seja polêmico, contando com diversas opiniões. A seleção é de acordo com a revista The Hollywood Reporter, que exibe os 100 melhores filmes já produzidos, segundo a ótica de representantes de Hollywood, gigante indústria cinematográfica dos Estados Unidos.
E segundo a revista, foram ouvidos 2.120 indivíduos, entre executivos dos estúdios, agentes, produtores, diretores, publicitários, diretores de fotografia, e outros. O foco estava justamente em exibir como Hollywood se enxerga, mesmo que não existia restrição alguma para que filmes estrangeiros fossem lembrados.
A Lista de Schindler – 1993
O filme norte-americano apresenta Oskar Schindler, empresário alemão responsável pelo salvamento da vida de mais de 1000 judeus no Holocausto, empregando os mesmos na sua fábrica. A direção é de Steven Spielberg, escrito pelo Steven Zaillian, com base em romance Schindler’s Ark de Thomas Keneally. O destaque é para Liam Neeson interpretando Schindler.
2001 – Uma Odisséia no Espaço – 1968
A obra-prima é resultante da colaboração entre Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, um épico espacial que se transformaria no marco cinematográfico, determinado um dos melhores e mais influentes longas pela história.
2001 – Uma Odisséia no Espaço tem inspiração parcial em conto A Sentinela de Clarke, tratando com apuro científico temas como tecnologia, inteligência artificial, evolução humana, e vida extraterrestre.
E.T. – O Extraterrestre – 1982
O filme norte-americano trata da forte amizade que inicia, de maneira gradativa, entre um garoto e um ser de outro planeta, que se encontra sozinho na Terra. O garoto o protege de todas as maneiras, para impedir que o ser seja capturado e se torne cobaia.
O Poderoso Chefão: Parte 2 – 1974
O filme é norte-americano com direção de Francis Ford Coppola, e seqüência do filme de 1972, O Poderoso Chefão. Os dois filmes contam com roteiro em base no romance de Mario Puzo. Estrelam O Poderoso Chefão: Parte 2, Al Pacino, Diane Keaton, Robert Duvall, e Robert De Niro.
Casablanca – 1942
A direção de Casablanca é por Michael Curtiz, e trata do drama romântico em Casablanca, cidade marroquina. O filme é embasado na peça Everybody Comes To Rick’s, de Murray Burnett e Joan Alison.
Pulp Fiction – 1994
O filme americano foi escrito e dirigido pelo gênio Quentin Tarantino, com base em argumento escrito por ele e Roger Avary. A direção é de maneira altamente estilizada, com narração de 3 histórias.
As histórias são diferentes, mas entrelaçadas, acerca de 2 assassinos profissionais, pugilista pago para perder a luta, casal assaltando restaurante, e gângster que chefia os assassinos, em Los Angeles, da década de 90.
Um Sonho de Liberdade – 1994
Um Sonho de Liberdade apresenta trama interessante, envolvendo Andy Dufresne, interpretado por Tim Robbins, no ano 1946, banqueiro jovem e de sucesso que tem a vida transformada de maneira radical, quando condenado pelo crime que não cometeu, ou seja, homicídio da esposa e do amante dela.
Cidadão Kane – 1941
Cidadão Kane apresenta ação e drama, com direção de Orson Welles, e encontrou grande influência por parte de William Randolph Hearst. Cidadão Kane é marcante da época pelas inovações, em especial em técnicas narrativas e enquadramentos cinematográficos. O filme inicia com protagonista já morto, transformando-se a cronologia dos fatos.
O Mágico de Oz – 1939
O filme norte-americano foi produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer, com base no livro infantil homônimo de L. Frank Baum, em que a garota Dorothy é capturada pelo tornado do Kansas e levada a terra fantástica de leões, covardes, bruxas, espantalhos falantes.
O Poderoso Chefão – 1972
A direção é de Francis Ford Coppola, com base em livro homônimo de Mario Puzo, e ocupa a posição líder na seleção dos 10 melhores filmes de todos os tempos. O destaque é para interpretações de Marlon Brando, James Caan, Al Pacino, Diane Keaton, Robert Duvall, entre outros.
É contada a história da família mafiosa Corleone, em período de 1945 até 1955, com duas seqüências de prestígio, O Poderoso Chefão: Parte 2 do ano 1974, e O Poderoso Chefão: Parte 3 de 1990. O Poderoso Chefão é referência quando se trata de filmes, e sem dúvida alguma, a posição líder é no mínimo, sensata.
Melhores Filmes(Minha Opinião)
Eu Sou A Lenda
A Procura Da Felicidade
Avatar
Entre Outros
Concordo com a lista… mas faltava aí o Avatar e platom.
Acho que faltou “A Vida é Bela”, de Roberto Begnini. Obra prima do cinema.
Faltou INTERSTELLAR filme muito bom deveria ser o primeiro da lista…
Sem dúvida alguma o Poderoso Chefão merece o topo de todas as listas.Não haviam recursos tecnológicos como hoje e todo seu mérito procede das atuações grandiosas e direção do melhor de todos. Senti falta nessa lista do filme O Perfume; outra obra prima.
O Poderoso Chefão, quando se fala de cinema, é a maior obra de arte já criada pela mão humana. Roteiro perfeito, cenas espetaculares com riqueza de detalhes impressionante e atuações irretocáveis de praticamente todos os atores, com destaque para Marlon Brando e Al Pacino, que chegam a nos intrigar e fazer refletir sobre como o ser humano pode ser capaz de dar vida é interpretar um personagem. Pessoalmente, eu ainda prefiro mais o dois, por ser a história do Michael…
Na minha opinião um filme de 1959 BEN HUR é o melhor filme com Charlton Heston com 3 horas e meia O MELHOR FILME QUE JÁ ASSISTI .
Faltou o clássico Laranja Mecânica .
E o gladiador 2001 melhor de todos
Gladiador é fraco. Cópia mediana do clássico “Spartacus”.
faltou ai O perfume ,grande filme na minha opniao ele entraria no topo.
Silêncio dos inocentes e coração valente
Avatar e muito bom mas nunca vai um clássico
#Ser
Exatamente, Forrest Gump faltou, tendo vencido dois da lista! História impecável, atuação fenomenal de tom Hanks que lhe rendeu Oscar…além do mais foram 6 Oscars, incluindo melhor filme…melhor diretor, ator e ator coadjuvante! Não estar na lista é um erro
Faltou Forrest Gump, que derrotou Um Sonho de Liberdade e Pulp Fiction no oscar, merecidamente.
Forrest Gump é um grande filme, um dos meus favoritos, e creio que merecia o nono lugar, mas não ganhou merecidamente era o pior dos 3!