Ínicio » Entretenimento » Filmes » Top 10 melhores diretores de cinema de todos os tempos

Top 10 melhores diretores de cinema de todos os tempos

O cinema é completa expressão artística, englobando muitos pilares artísticos e interpretações fascinantes de atores geniais. Mas na ausência do diretor, nada seria possível. São eles que, apesar de estar atrás das câmeras, analisa, interpreta, orienta, organiza cenários e figurinos utilizando os recursos humanos, técnicos, dramáticos e artísticos. Nesta seleção estão os 10 melhores diretores de cinema de todos os tempos.

10°

Michael Haneke

Michael Haneke um dos melhores diretores de todos os tempos
Michael Haneke é austríaco e difundiu tendência particular pelo cinema, mesmo com filmografia curta. Sua obra é pincelada pela violência contra própria representação no cinema, por críticas radicais em relação à passividade do espectador, este resumido a consumidor imerso na alienante realidade.
Os longas de Haneke se destacam pela relação de causa e conseqüência desenvolvidas de forma psicológica interessante. Dentre obras para conferir, com direção de Haneke, está “A Professora de Piano” de 2001, “A Fita Branca” de 2009, e ainda “Amor”, 2012.

Pedro Almodóvar

Pedro Almodovar um dos melhores diretores da historia
Este diretor é homossexual assumido, e conhecido pelo mundo por produções folhetinescas com exagero. Os filmes do espanhol Almodóvar apresentam atores com interpretação teatral, obras com muita cor. E o esclarecimento indaga novas dúvidas, com muitas tensões. Para conferir há “Carne trêmula” de 1997, “Fale com Ela” de 2002 e “Volver”, 2006.

Martin Scorsese

Martin Scorsese um dos melhores diretores do cinema
Martin Scorsese é filho de imigrantes italianos e cresceu no bairro italiano Little Italy. A origem ítalo-americana e o contato com a cultura italiana explicam temas que surgem pelos seus filmes, como crime organizado e Igreja Católica. Como sofria de crises de asmas, a única diversão era o passeio ao cinema com seu irmão, situação resultando atualmente no genial diretor.
Um dos destaques vai para parceria com amigo e ator Robert De Niro, pois Martin realizou 8 filmes com o mesmo, como em “Touro Indomável” de 1980. Dentre as obras geniais para conferir está “Goodfellas” de 1990, “Os Infiltrados” de 2006 e ainda “A Invenção de Hugo Cabret” de 2011.

Federico Fellini

Federico Fellini um dos melhores diretores de filmes
Esse grande mestre diretor é tão consagrado que o seu sobrenome é referência pela história, com o termo felliniano; o diretor se transformou em adjetivo pelo destaque imenso no cinema e artes, com comunicação com público usando símbolos. Obra genial para assistir é “A Doce Vida” de 1960, “Noites de Cabíria” de 1957, e “Roma de Fellini” de 1972.

Alfred Hitchcock

Alfred Hitchcock um dos melhores diretores do mundo
Hitchcock é gênio incomparável, sendo precursor de truques de filmagens, e líder no gênero Suspense. De acordo com Truffaut, Hitchcock filmava cenas de amor como se fossem de assassinatos, e as cenas de assassinato como se fossem românticas.
O diretor é conhecido pelo domínio da linguagem cinematográfica e dos recursos técnicos, pela forma única de condução da narrativa com envolvimento do espectador, com situações de tensão, e de suspense. “Um Corpo Que Cai” de 1958, “Psicose” de 1960 e “Os Pássaros” de 1963 são excelentes obras.

Quentin Tarantino

Quentin Tarantino um dos melhores diretores de cinema da historia
Quentin Tarantino é o diretor cool que merece destaque por atingir os mais diferentes públicos de maneira única. O diretor de interessante carga de valores possui domínio de linguagem do cinema, e é cinéfilo sem preconceitos, com gosto particular para faceta mais obscura do cinema e cultura.
Pelas obras de Quentin Tarantino há destaque para violência, trilhas sonoras marcantes, diálogos únicos e personagens anti-heróis. Filmes inesquecíveis são “Cães de Aluguel” de 1992, “Kill Bill Vol. I e II”, de 2003 e 2004, e ainda “Django Livre”, de 2012.

Roman Polanski

Roman Polanski um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos
Polanski é um grande diretor, e é sobrevivente do holocausto. Sua vida foi marcada por sexos, bebidas e muitas parceiras. Há situações famosas com o diretor, a polícia e opinião pública. O lado sexualmente caótico é encontrado por alguns filmes de Polanski.
O filme “Chinatown” teve 11 indicações ao Oscar, no ano 1975. Os temas de loucura e paranóia são explorados em filmes do diretor. Para conferir há “Chinatown” de 1974, “Repulsa ao Sexo” de 1965, e “A Faca na Água” de 1962.

Woody Allen

Woody Allen um dos melhores diretores de cinema
Este diretor escreve e atua na maior parte de suas obras, sendo algumas otimistas e outras nem tanto. Os filmes alcançaram sucesso, de início, pela ilustração das neuroses da alta sociedade de Nova Iorque, e Woody pertence à mesma.
O diretor é considerado lenda viva do cinema, com criação de obras primas, e sendo pioneiro com sua atuação nos filmes e em diversas situações, com diálogo com público na narrativa. Filme para conferir é “Match Point” de 2005, “Meia Noite em Paris” de 2010, e “Vicky Cristina Barcelona” de 2008.

Stanley Kubrick

Stanley Kubrick um dos maiores diretoress
Stanley Kubrick é conhecido pela perfeição, um grande gênio do cinema. Com habilidade no xadrez, sereno e circunspecto, e também como diretor reservado, merece destaque como artista com olhar clínico, com atenção. O estilo do diretor une a consistência visual de técnicas da pintura clássica com possibilidades do avanço tecnológico.
Um destaque importante é a trilha sonora de suas obras, e entrega do diretor completa com os filmes, com muito empenho e dedicação. Para assistir há “Laranja Mecânica” de 1971, “Nascido para Matar” de 1987, e ainda “O Iluminado” de 1980.

Ingmar Bergman

Ingmar Bergman melhores diretorIngmar Bergman melhores diretor
Diretor brilhante destacado por produções impecáveis e excelente fotografia. O diretor retratou em maestria temas existenciais, como a culpa, solidão e fé, em especial, a morte, e relações humanas. Para conhecer mais sobre suas obras há “Morangos Silvestres” de 1957, “O Sétimo Selo” de 1956, e ainda “A Hora do Lobo” de 1968.

Veja também:

top 10 melhores filmes de terror de 2017

Top 10 melhores filmes de terror de 2017

Com o mundo ficando cada vez mais louco a cada dia, as pessoas se reúnem …

27 Comentários

  1. Sou bem leigo no assunto, mas Sergio Leone é bem melhor diretor do que alguns aí!!

  2. Spielberg não podia estar fora dessa lista.

  3. Faltou Steven Spielberg, ridley Scott e cristopher Nolan.

  4. Os que realmente tinha que está nesta lista são Steven Spielberg, ridley Scott, e cristopher Nolan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *