Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 raças de cães mais inteligentes do mundo

Top 10 raças de cães mais inteligentes do mundo

Muito já se ouviu falar sobre o fato de que os cães podem ser muito inteligentes, assim como também outros animais, no entanto, o que se mede com relação a inteligência destes não é apenas com os seus instintos naturais, ou até mesmo comportamentos que podem ser considerados como pacatos ou até mesmo animais de bons temperamentos, mas sim com relação ao seu aprendizado, assim como também armazenamento de informações para que assim possam atuar no futuro, sendo assim, se você, assim como muitas outras pessoas deseja saber quais seriam os cães mais inteligentes do mundo, vejamos agora mesmo uma lista com as 10 raças.
Veja também os cães ideais para apartamentos e a lista das raças mais dóceis do mundo.

Top 10 raças de cães mais inteligentes do mundo

10°

Australian Cattle Dog

Australian Cattle Dog
A primeira raça que iremos citar, pode não ser muito conhecida pelos adoradores de cães, no entanto, são bastante utilizados como pastores de gado, os boiadeiros australianos são cães bastante ativos, assim como também necessitam não apenas de exercícios físicos, mas também mentais, que podem ser realizados com uma determinada frequência, principalmente para a finalidade a qual nasceram, ou seja, serem pastores de gado.

Rottweilers

Rottweilers
Já a segunda raça, é considerada como bastante popular, e podemos encontrá-los em praticamente todos os cantos do mundo. Os Rottweilers são uma raça de cães além de muito corajosa, também muito protetora, e conta com um aprendizado bastante fácil para esta finalidade, ou seja, se tornarem cães de guarda, sendo que isto poderia ser considerado inclusive como parte do seu instinto. Não é em vão, que ele aparece em nossa lista das raças mais perigosas do mundo.

Spaniel Anão

Spaniel Anao
Já a terceira raça a ser citada, seria o Spaniel Anão Continental, sendo que também não seria muito popular, exceto pelo fato de ser conhecida como possessiva, assim como também bastante agressiva, no entanto, são bastante inteligentes, e tem uma capacidade de se afeiçoar rapidamente, se trata de uma raça de porte pequeno.

Labrador Retriever

Labrador Retriever
Já o sétimo lugar ficou para uma raça que pode ser considerada como bastante popular, principalmente para a atividade agility, ou seja, de agilidade, sendo que para isto, é necessário que o cão tenha um certo nível de inteligência, e justamente por isto ele é o escolhido, além disto, se trata de uma raça bastante paciente e muito carinhosa, e que adora fazer exercícios.

Shetland Sheepdog

Shetland Sheepdog

O sexto lugar ficou reservado para a raça Pastor de Shetland, sendo que esta seria uma raça de porte médio, e é considerada como uma das mais inteligentes também, além disto, se trata de uma raça que adora a companhia dos humanos, assim com também é bastante carinhosa, assim com também adora lidar com os seus familiares.

Dobermann

doberman
O quinto lugar ficou reservado para uma raça que também é bastante conhecida, o Dobermann, sendo que esta seria considerada como uma raça bastante leal, assim como também muito corajosa, e apesar de ser considerado como um dos mais inteligentes, também pode apresentar alguns problemas comportamentais, pelo fato de a sua caixa craniana ser menor do que deveria, fazendo com que eles tenham sérias dores de cabeça, o que os torna agressivos em alguns momentos, porém, fora disto, são muito dóceis.

Golden Retriever

Golden Retriever
O quarto lugar ficou reservado para o Golden Retriever, sendo que esta é considerada como uma das raças mais populares nos dias de hoje, e isto pelo fato de se tratar de um cão de porte médio para o grande, assim como também por ser bastante carinhoso e ideal para se ter com crianças, apesar do seu comportamento travesso enquanto ainda crianças, são extremamente inteligentes e também usados para as competições de agility.

Pastor Alemão

Pastor alemao
O terceiro lugar, ficou reservado para um que é considerado como um dos mais inteligentes do mundo, o Pastor Alemão,sendo que eles são extremamente corajosos, assim como também tão inteligentes que são considerados como excelentes para o trabalho policial, e possuem ainda um grande instinto protetor.

Poodles

poodles
Já o segundo lugar, apesar de se tratar de uma raça em geral pequena, é considerada como uma das mais fáceis de serem treinadas, tanto que por muito são utilizados em apresentações circenses, os Poodles, são cães que odeiam ficar sozinhos, no entanto, são ótimos cães de guarda e caçadores também.

Border Collie

Border Collie
E para finalizar, não podemos deixar de citar o que pode ser considerado como o mais inteligente do mundo, o Border Collie, sendo que este adora trabalhar, e quando estão quietos, acabam por ser um pouco travessos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

rinoceronte negro entre os animais com os periodos de gestacao mais longos

Top 10 animais com os períodos de gestação mais longos

O termo “período de gestação” se refere ao período de tempo que leva para um …

27 Comentários

  1. ae eu tenho um Border Collie e um Rottweiler

  2. Eu tenho uma golden ela é extremamente inteligente reconhece nossos sentimentos e a docilidade dela alegra muito a casa.💜minha golden

  3. algumas raças não aparece porque tem uma série de raças que ainda não foram reconhecidas pela FCI (Fédération Cynologique Internationale), tipo essas: American pit bull terrier

    Ovelheiro gaúcho
    Barbado da Ilha Terceira
    Boerboel, Bulldog americano
    Bulldog campeiro
    Cão de gado transmontano
    Dogue brasileiro
    Ovelheiro gaúcho
    Veadeiro pampeano
    Staghound americano

  4. Sobre o Doberman, você está errado. A ideia do blog é boa sim, mas tem de estudar um pouco mais. Na verdade o Doberman não tem o crânio pequeno nem o cérebro cresce mais do que o normal. O Doberman é o 5 o cachorro mais inteligente do mundo. Sabia que basta apenas você repetir 5 vezes a mesma palavra para ele associar a um movimento? São cachorros super dóceis e fácil de moldar. São super protetores é isso o torna um cachorro ideal para guarda. Precisa sempre ter em mente que a personalidade de cada cachorro é feita pelos seus donos. Um abraço de Portugal. Alguma duvida procurem a página do facebook “Doberman Portugal “.

  5. eu acho que o pastor devia estar em segundo não o pudle

  6. Esqueceram do Fox Paulistinha muito inteligente.

  7. Gostei muito!Super informativo,Obrigada!

  8. Não precisam ter vergonha em dizer realmente quem é o mais inteligente,como eu tenho coragem de sair com meu cão na rua eu digo, o cão mais inteligente é o viralata,esse sim é o 1° lugar.

  9. adorei esse post… tenho 2 Border e sõ maravilhosos Concordo com a Helena Nascimento !!

  10. Desculpe ai pessoal, mais acredito que o border collie e o Akita deveriam estar em primeiro lugar.
    o akita é ainda mais inteligente, pois é um cão muito independente, não precisando nem de treino para cão de guarda, pois ja tem no próprio instinto a defesa de sua casa e seus donos, super higiênico, calmo entre outros adjetivos positivos.

    Akita na minha opinião é a melhor raça

  11. COMO ASSIM A RAÇA DOS MEUS CACHORROS SÃO MUITO INTELIGENTES E VOCES COLOCARAM NAS RAÇAS MENOS INTELIGENTES DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!

  12. O que dizer sobre boerbull?

  13. Poodle é muito inteligente mesmo

  14. A lista não está (totalmente) certa, foi baseada no livro de Stanley Corey, a inteligência dos cães. Tem 50% de estar certa.

  15. Eu tenho uma border collie de 2 anos. Ela é muito inteligente, como dizem.
    Quando ganhei de um amigo, eu ja decidi que adestraria ela… Mas, meses passando, nao encontrava um adestrador ideal pra mim e ela. Ou eram baratos e tinham um programa fechado, de 12 aulas, pra ensinar sentar, nao puxar na rua, deitar, brincadeiras bobas, respeitar o nao, o vem aqui, fica ai.
    mas tipo, a experiencia diaria com ela me mostrou que esse programa era algo simples, contratar ele seria coisa de preguiçoso.. rs
    Ai, fiz uma aula experimental com alguns, que nao gostei do adestrador… uns meio “macho alfa”, que parece que ta acostumado com Pitbull e bullterrier, rs. E meu santo nao batia com esses… Outros, do tipo “Felicia” (ACME) rolavam ate com ela no show, beijos, etc, ao inves de por moral rs. Deixa o rola e rola com ela na minha cama rs.
    Ai descobri uma empresa na Barra (RJ), que pesquisei e realmente tinham otimas credenciais, instrutores realmente eficientes, e até um hotel pra deixar o cao qdo precisasse; fazia jus ao que vendiam no site.
    Fiz uma aula experimental com ele, pra ele conhecer a Sarah, a familia, ambiente da casa, quem tinha uma relaçao mais forte com ela, que geralmente é quem gosta mais, traz pra casa, deixa dormir na cama, leva na rua, etc…ou seja, eu. E ela tb me escolheu como dono..
    mas era muito caro esse cara.
    Ai, eu mesmo fui ensinando coisas a ela… e eles adoram receber comandos. E praticamente eles que te adestram, de tao inteligentes

  16. e o quero um Border Collie mais minha mão não deixa

  17. Não se pode firmar uma opinião em historial próprio. Um animal não será igual ao outro no aspecto comportamental. A lista acima baseia-se em estudos não simplesmente porque apetece que assim
    seja. E como alguém escreveu , e muito bem”
    É necessário notar que a lista não é meramente subjetiva. Ela foi feita baseada em competições de inteligencia, e está relatada no livro “A inteligencia dos cães”, de Stanley Coren.

    Outro ponto importante a considerar é o fato de que o nível intuitivo canino é deixado de lado, e, basicamente, a inteligencia é medida de acordo com a agilidade, destreza e eficácia da resposta do cachorro aos comandos pedidos, a maioria baseado em tarefas que os homens sempre destinaram para os cães.”
    Gostei . Obrigada

  18. O poodle é bem ativo, mas n q ele seja inteligente, em primeiro o collie e em segundo o labrador, depois o dobermann, as raças mais inteligentes, mas o poodle nunca.

  19. Falo e repito acho o golden mais inteligente da lista tanto e que eu amo goldens♥♥

    • Verdade ele e o labrador deviam estar em primeiro, só não concordo em colocar o poodle em segundo lugar.

      • O poodle e muito inteligente Nathalie eu tenho 8 aos e sei todas as raças de cachorros e tudo sobre cachorros para que server o site tudo sobre cachorros estuda sua burra você parece que parou no primeiro gral kkkkk burra estuda toma Nathalie seu nome e o mais feio do mundo kkkkkkk

  20. o pastor alemão que devia estar em 2° lugar. que nunca viu perdido pra cachorro1,2 e 3

  21. É necessário notar que a lista não é meramente subjetiva. Ela foi feita baseada em competições de inteligencia, e está relatada no livro “A inteligencia dos cães”, de Stanley Coren.

    Outro ponto importante a considerar é o fato de que o nível intuitivo canino é deixado de lado, e, basicamente, a inteligencia é medida de acordo com a agilidade, destreza e eficácia da resposta do cachorro aos comandos pedidos, a maioria baseado em tarefas que os homens sempre destinaram para os cães.

    O post está corretíssimo a respeito do ranking.

  22. Discordo completamente do que dizem a respeito do Doberman.

    (pode apresentar alguns problemas comportamentais, pelo fato de a sua caixa craniana ser menor do que deveria, fazendo com que eles tenham sérias dores de cabeça, o que os torna agressivos em alguns momentos)

    Tive uma cadela doberman muitos anos quando a recebi a cadela tinha 4 meses e eu tinha 8 anos e tinha na altura mais 3 irmãos, meu pai era guarda prisional na altura na cadeia de custoias hoje esta reformado foi meu pai que treinou a cadela ao ponto numa brincadeira que o meu pai fez mais um colega dele de cerviço a cadela tirou-lhe a arma da mão, ela fazia tudo que a gente mandasse. passados alguns anos ficou ceguinha e nunca se virou a familia muito pelo contrario ela mesmo ceguinha era muito protetora e sabia quem era quem quando se aproximavam-se dela, morreu passados 15 a 17 anos +/-
    O Doberman é um cão muito docil e muito protetor tem uma aparencia muito respeitadora o que faz muita gente falar mal do Doberman.
    Todo o cão deve de ser tratado com amor e carinho se queremos receber isso deles, porque se o tratares mal; dar porrada etc o cão vai ficar com medo e com raiva de ti mais tarde ele vai te dar o pago.

    Digam o que disserem a respeito ao doberman, só quem não teve um Doberman não sabe o que fala, fala o que ouve e o que lê os que dizem mal do Doberman.

  23. Digo e repito quantas vezes puder: jamais haverá outro animal mais mais amigo do homem do que o cão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *