Você esta aqui: Início » Educação » Top 10 países mais pobres do mundo 2012

Top 10 países mais pobres do mundo 2012



Nem todos somos supridos de nossas necessidades e muitos menos extravagâncias. Mal conhecemos ou sabemos desses lugares de fome, onde a miséria assola todo um continente esquecido, pois não acompanhou o crescimento de boa parte do ocidente. Esse é um top 10 do qual não nos alegramos em elaborar, mas fica registrado o que o mundo tem de pior.

Top 10 países mais pobres do mundo

10°

Serra Leoa

10 Serra-Leoa top 10 paises mais pobres do mundo 2012Embora a Serra Leoa esteja entre as 10 maiores nações produtoras de diamante do mundo (sendo a principal fonte econômica), um dos maiores produtores mundiais de bauxita, ouro e titânio; 81,5% de sua população é atualmente vivendo em pobreza. 53.4% da população vivem com menos de US $ 1,25 por dia e 52,3% são privadas de água potável.

Niger

9 niger top 10 paises mais pobres do mundo 2012Com PIB de US $ 700 per capita, o Níger é um país em desenvolvimento com a maioria de suas terras dominadas pelo deserto do Saara. Devido ao baixo nível de educação, terreno desértico, pobreza de seu povo, infra-estrutura deficiente, saúde precárias e outros, torna Niger um dos países mais pobres do mundo.

Eritréia

8 eritreia top 10 paises mais pobres do mundo 2012A Eritréia é um país no “chifre da África”. Como muitas outras economias da África, a economia da Eritréia também é baseada na agricultura de subsistência, 80% da população vive da agricultura e pastoreio, produzindo ainda uma pequena parcela da produção total. Seu PIB é de R $ 700 per capita (2010 aprox.), 50% de sua população está abaixo da linha da pobreza. A taxa de inflação é de 20% (2010 aprox.). A nação enfrenta muitos problemas de saúde, educacionais, ambientais, e variados desafios. No entanto, o seu desenvolvimento futuro depende da sua aptidão para melhorar os problemas sociais como o desemprego, o analfabetismo etc, portanto, foi classificada como uma das mais pobres do mundo.

Republica Centro-Africana

7 República Centro-Africana top 10 paises mais pobres do mundo 2012A República centro africana é um país sem acesso ao mar na África, tem a agricultura como subsistência, sua principal fonte do país. Indústrias de diamante e madeira contribuíram para as receitas de exportação, em certa medida (40% e 16% respectivamente). Seu PIB per capita é de R $ 700 e taxa de crescimento anual do PIB é um pouco acima de 3%.

Somália

6 somalia top 10 paises mais pobres do mundoA Somália é um dos países mais perigosos do mundo. Devido a um período de dois anos de guerra e ineficiência do governo tem mantido uma economia instável e informal, maioria com base em empresas de remessas, pecuária e de telecomunicações. Portanto, recebe o 6° lugar no top 10 dos países mais pobres do mundo com um PIB per capita de US $ 600.

Guinea Bissau

5 guine bissau top 10 paises mais pobres do mundo 2012Guiné-Bissau, um país situado na África Ocidental com uma população estimada de 1.600.000, tem um PIB per capita de US $ 600, um dos mais baixos do mundo. Seu índice de desenvolvimento humano é também um dos mais baixos do mundo. Mais de 65% da população vive abaixo da linha da pobreza. Devido a uma instabilidade econômica prolongada; desequilíbrios microeconômicos e tem enfraquecido as condições sociais também. A economia em sua maioria depende da agricultura . Castanha de caju, nozes e peixes são as suas exportações em destaque.

Libéria

4 liberia top 10 paises mais pobres do mundo 2012A Libéria é um país muito pobre e tem um PIB per capita de apenas US $ 500. Atualmente a Libéria está se recuperando dos persistentes efeitos da guerra civil e relacionadas interrupção econômicas , com cerca de 85% de sua população vivendo abaixo da linha de pobreza. Em média, são 10 anos o tempo de estudo para as crianças e por isso o setor de educação está em retido pelas escolas e faculdades insuficientes, sem o fornecimento de professores qualificados também. Com infra-estrutura inadequada, saúde e cuidados ineficientes e vários outros problemas torna a Libéria o 4° país mais pobre do mundo.

Burundi

3 Burundi top 10 paises mais pobres do mundoO baixo PIB de US $ 400 por habitante, se deve principalmente por causa de guerras civis, acesso à educação, a alta taxa de corrupção,  consequências do HIV / AIDS,  falta de atividade econômica, desigualdade social e sua geografia litoral. Com uma quantidade considerável de emigração, a nação é densamente povoada. 80% de sua população vive na pobreza. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos 56,8% de suas crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição crônica. Portanto, Burundi depende, principalmente, de ajuda externa.

Chade

2 chad top 10 paises mais pobres do mundo 2012Localizado como um país sem litoral da África, Chade tem como base a agricultura centrada e o setor industrial subdesenvolvido. A instabilidade política do país é a principal razão para uma economia fraca. Ele também é um dos países mais corruptos do mundo. Cerca de 80% da população estão vivendo abaixo da linha da pobreza, por isso Chade  é considerado como um Estado abortado pelo Fundo para a Paz .

Zimbabue

1 Zimbabwe top 10 paises mais pobres do mundoZimbabwe, localizado na parte sul da África, é declarado oficialmente  a nação mais pobre do mundo, com um PIB muito baixo de apenas US $ 200 per capita. Sua economia perdura por muitas dificuldades; hiperinflação, o desemprego, a corrupção e a pobreza. O setor público é dominante, o Zimbabwe tem uma economia mista. Com base em estimativas de 2008, tem uma taxa de inflação de 14,9%. Mesmo a nação sendo abençoado pela natureza com exploração de ouro, cromita, amianto, carvão, cobre, ouro, níquel, platina, as condições em colapso político, econômico e social têm levado a pobreza, sem  falar na  emigração em grande escala.

Confira também os países mais ricos do mundo.

121 comentários

  1. e muito triste ver a situação dessas pessoas e nos que vivemos reclamando do brasil pormais que o brasil seja ruim la e muito pior e você ateu Deus existe sim as pessoas sofrem porque elas querem a feliciddade e a infelicidade são causados pelas mãos do homen e se essas pessoas sofrem e porque elas estão pagando por erros das vidas passadas delas

  2. Essa é a triste realidade

    triste, enquanto tem países que tem muitas riquezas e outras pessoas reclamando do que tem,tem muitas pessoas que passam fome e não tem nem teto para morar, essa é a dura realidade enquanto tem pessoas se matando pra comprar um celular de última geração e obter muitas outras coisas inúteis tem outras que estão lutando para comer, se os países e pessoas mais ricas do mundo deixassem de pensar em si mesmas e abrisse mão para ajudar as pessoas que vivem na miséria o mundo seria bem melhor e tem pessoas que tem praticamente quase tudo e ainda reclamam, fazendo críticas do seu próprio país, mas duvido se essas pessoas forem ricas um dia elas ajudariam os que estão na miséria e também duvido se elas aguentariam viver a vida do dia dia como as pessoas da miséria vivem,tem muitos que reclamam de barriga cheia,quanto mais tem, mais quer, mas infelizmente no mundo ninguém ama mais ninguém só tem pessoas amantes de si mesmo, mas isso é profético como diz em
    “2 timóteo, capítulo 3″, Jesus está voltando, se convertam enquanto há tempo,antes que seja tarde demais…

  3. EU SOFRO POR ESSAS PESSOAS É UMA LÁSTIMA VENDO SERES HUMANOS COMO NÓS ENQUANTO UNS LUTAM PRA ESTAREM ENTRE OS MAIS RICOS DO MUNDO AQUÉM ESTÁ PEDINDO UMA METADE DE PÃO PRA COMER……………………………………..DEUS UM DIA HA D VOLTAR

  4. so pra dizer k deus existe pra quem invoca aa ele. Por tanto temos k ter muito cautela na palavra de deus.

  5. que o Brasil se Dane e a sua Presidenta. eu prefiro o Serra Leoa.

  6. kenedy correa da silva

    Deus tem nos dado condiçoes,para nos manter todos os dias, temos o nosso alimento e as vezes reclamamos achando que nao esta bom,todos os dias toneladas de alimentos vao parar no lixo,mas essas pessoas nao nao tem nem o que come,desperdiçamos comida todos os dias , nao é adotanto uma criança que vamos resolver essa situaçao,émudando a nossa atitude é pensando mas nos nossos irmaos,enquanto eles passao fome nos jogamos comida no lixo,pense nisso e antes de reclamar do alimento que vc tem todos os dias lembre se daqueles que naoo que comer tem obrigado e que Deus os abençoe

    • mano deus nao existe e se ele existisse ele ajudaria essas pessoas essa merda de deus e que fode com o mundo os pastores ficam roubando esses povos e dizem que e pra deus… e pra deus o caralho eles so querem roubar o povo e fazer suas fontes de dinheiro.
      (desculpe pelo erro meu teclado esta em ingles)

      • O acaso e o imprevisto sobrevêm a todos. Por isso as coisas acontecem com os humanos. Este idiota ateu, não sabe nem da sua própria vida vazia, vai querer questionar a existência de ” DEUS” .

        Você quer vê-lo para acreditar na existência dele ? Vou lhe mostrar seu idiota. Olhe para o sol por um minuto… Não aquentou nem dez segundos ? Você não consegue olhar nem para a criação de DEUS como quer vê-lo seu imbecil. Não sou religioso mais sou fiel a DEUS.

      • Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
        E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
        E serei achado de vós, diz o Senhor

        Jeremias 29:12-14
        Deus só existe para quem o busca de fato. Se você não o busca, então ele nunca existirá para você. Se converta homem.

        • eu busquei de fato e perdi minha fe amigo. eu vejo a pobreza no mundo e penso “se deus existe de verdade por que ele nao ajuda eles?”

          • A maior prova da fé está em nós enfrentarmos dificuldades, sim numa corrida de estafeta tem uma meta, onde aquele que persistir até ao fim este é que será o vencedor.
            Para tal, é preciso muita paciência, fé, e esperança que você pode chegar a ser um vencedor.
            Acreditar em Deus é um acto que deve ser aplicado em toda a nossa vida.
            Lembra-se que numa longa estrada da vida nem tudo te vai correr bem, pois vais encontrar várias pedras que te servirão como obstáculo para você tropeçar

          • Como assim ajudar? kkkkkkkkkkk seu argumento perde a lógica em “Deus ajudar alguém” existe governo para isso, apenas 3% do PIB mundial resolvia o problema, se o dinheiro é mal administrado a culpa não é de Deus e sim dos humanos.

      • o meu senhor Deus,meu jesus cristo tenha piedade dessas pessoas,e muito triste ver uma pessoa morrer aos poucos de fome,principalmente uma criança um ser tão indefeso.Senhor meu Deus quanta injustiça,indiferença nesse mundo,uns com muito e outros sem nada me dói o coração de ver tantas pessoas nessa dificuldade,acredito que se cada pessoa ajudasse com o minimo de mantimento para os necessitados não haveria essa miséria.te peço senhor meu DEUS va de encontro a essas pessoas e abençoe cada uma pq só tu podes meu DEUS.

  7. eu quero adotar uma criança desse pais, para oferecer-lhe amor, carinho, educaçao, e muita atençao….

  8. Como é que se explica um País que um alto produtor de diamantes, ouros, etc.. esta nessa relação, tem que colocar esses lideres fora do poder, os Pa´ses ricos ajudarem as pessoas e depois fazerem uma eleição para colocarem um líder de vergonha(cade a tal da ONU que ‘não vê isso’?

  9. Por favor onde esta Angola nesta lista por favor angola esta a onde isso não esta correcto angola tambem deve estar se os corruptos angolanos corromperam os autores desta listagem devia corromper o regime vigente em Angola. Eles estao a esbangar tanto dinheiro com a corrupção corrompendo em toda parte do planeta tudo e todos.

  10. GENTE VAMOS NOS CONCIENTIZAR FORMANDO UMA CORRENTE PSÍQUICA PARA QUE
    ESSA ENERGIA PENETRE OS CORAÇÕES ENDURECIDOS DAQUELES QUE TEM MUITO,
    PARA QUE ELES RESOLVAM DE REPENTE TOMAR ATITUDES QUE CORROBOREM PARA
    A PRINCIPÍO AMENIZAR ESSA DOR E POBREZA…. BASTA LER E SE CONCIENTIZAR FORMANDO UMA NOVA VIBRAÇÃO, TENTE A SUA FOÇA É IMPORTANTE!

  11. [email protected]

    Enquanto se envestir mais em GUERRA do que em educação, muitos países vão ter essa diferença, uns com sociedades com muito ricas e outros morrendo de fome. Na realidade, a corrupçao é quem manda no mundo. Muitos governantes vê a corrupção como sabedoria e não investem em seu povo.um país desevolvido é aquele que a população tem assesso aos seus direitos e é respeitado como cidadão.

  12. triste enquanto alguns paisis se preocupa com o futebool outros morrendo de forne e na pobreza e muita falta de vegonha para esse gorvenante

  13. fico triste com isso uns com muito e outros sem nada .

  14. doi-me o coracao quando vejo as pessoa sofrendo, sobretudo mulheres e criancas que sao inocentes e desfavorecias.

  15. A corrupção é sempre uma constante nestas situações.
    É realmente lamentável.

  16. sera que esses 10 paises mais pobre da Africa no fundo e’ pobreza ? Para mim no meu ver como jornalista e’ falta de imcapacidades dos governantes destes 10 paises. Mao gerencias das coisas publicas, desvios dos fundos,para seus contas particulares.

  17. EU VOU ORA PEDINO PARA DEUS QUE ABENÇOA OS DEZ PAISE
    MAIS POBRE DO MUNDO SO DEUS PARA TER MIZERICORDIA DEST NOSSOS
    IRMAO
    MEUS IRMAO VOCE QUE TEM TUDO QUANDO VC COMER E BEBER LENBRE DELES
    VC DIRIA COMO LEMBRA DELES SIMPRES LEVANTA O TEU PAO E PEÇA A DEUS
    QUE REPARTE O TEU PAO COM AQUELE QUE NAO TEM E DEUS OUVE VC AMEM

  18. O povo africano está assim não por sua “incapacidade de desenvolvimento” ou “falta de bom-senso” de seus governantes, mas porque na época da colonização europeia os povos africanos foram levados como escravos, torturados, “engoliram” a cultura europeia, foram divididos em “países” de forma desigual a tal de nem ao menos perguntarem ao seus habitantes, além de ter seu modo de vida europeu imposto sobre eles :
    - Compre, gaste, escreva, acredite em jesus, use roupas, não seja negro, fale uma língua europeia, e por aí vai…
    Esses povos estão “tentando” uma forma de governo, cultura, língua dos quais eles não precisavam, veja bem, se continuassem com seu sistema tribal não haveria essa desigualdade social, pelo fato de essas tribos serem pequenas e de subsistência, tirando a necessidade de poder monetário (oque diminui a chance de conflitos, por não haver luta entre classes).
    Mas a arrogância humana do países soberanos força esses povos para forma capitalista, pois em suas terras existem minerais de grandes valores comerciais ao mundo capitalista, alimentando o desejo de aquisição imediata do produto para a venda e criação de riquezas particulares.

  19. Em primeiro lugar deveria esta o Brasil, sim , todos só falam da África e se esquecendo do Brasil sem falar na corrupção que é uma vergonha mundial, o trabalhador brasileiro vive de um salário de fome,quando tem salário ou se não ficam mendigando nas ruas das grandes cidades. é FATO!!! sem falar na segurança ou melhor quem tem segurança são os políticos, pq a população esta vulnerável a violencia, não temos mais pra quem pedir socorro.basta assistir os canais de comunicação todos só falam da violencia no nosso país,Lamentável!

  20. todos falam da Africa, mas pra min era o Brasil que tinha que estar em primeiro, nós trabalhamos 10 horas por dia, pra ganhar menos de mil reias, o dinheiro mesmo que o Brasil tem [é só para os ricos…e nós que se foda

    • O Brasil é muito rico perto destes países sitados acima! As coisas não funcionam como deveria mas pelo menos existe saúde, educação, pelo menos você liga a torneira de casa e sai água! Pelo menos se ganha 1000,00 . nestes países a renda por família não ultrapassa 300,00. Sabe o que é isso? 300,00 para sustentar uns 10 filhos… lá eles morrem com 40 anos por ja nao terem mais condições, isso quando chegam a essa idade, nao existe um governo… se acha o nosso corrupto, tu ainda nao viu nada. Acho que a Africa merece o olhar de todos… Quanto ao brasileiro, adora reclamar mas acho que as famílias africanas adorariam receber um bolsa família como muito recebem… O Brasil esta com a menor taxa de desemprego da historia.. e sem contar que a maioria dos jovens hoje , lutam por um acesso a universidade… enquanto eles lá lutam por um copo de agua! Há de se refletir…

  21. devolvam tudo que saquearam de africa incluindo o que nossos avos apelidados de escravos renderam vos economicamente e depois digam que fica rico. seus povos sem escrupulos e nem piedade do proximo

  22. Voltando aos 10 paises e tentando descrever um raio X imparcial para nao terminar um assunto tão bom de discutir com poucas palavras equivocadas né?
    bem aí temos que ver o que o proprio egito fez com o seu proprio povo e os vizinhos quando
    no poder “mundial”,os Persas,Os romanos,Os Americanos e num futura longinquo,os Brasileiros ,(contrapartida,sua colaboração para todas as tecnologias existentes hj,incluindo Saneamento,arquitetura,agricultura pecuária enfim) é uma relação de bateu levou e assim entrou a Europa,Os Estados unidos,Alemanha,Espanha,Inglaterra,enfim quem manda no globo entrou na dança e esta dançando nas costas da Africa e comprando ,corrompendo governantes parlamentares a opiniao publica e isso vai ainda até daqui a uns 500 anos pra frente,porque nao é com 100 anos que mudamos uma concepção populacional,e pior ainda quando ela nao tem acesso a tecnologia e a refeição diária vira caso de vida ou morte.quem sofre é a população que nao tem acesso a informação e o verdadeiro poder nao saiu das maos dos Brancos ainda como queria Mandela,é como diz o ditado,eles dizem que mandam e agente faz o que quizer.dificil entender.mas vamos adiante

  23. Nossa!fico impressionada”’sendo a Africa um pais tao rico em natureza etc…isso e corrupçao e muito politicos ladrao.vamos ficar e de olho no Brasil” tem muitos pobres. também e muito senador e deputado ganhando grana e construindo mansoes.e rouba e dai o povo nao fiscaliza e mais pobre o pais fica.pois sei bem que um dos homens mais ricos do mundo e um africano”.vai ver que ele roubou todo dinheiro so pra ele.

  24. sao paises pobres mas tem potencial para inverter esse senario basta que os dirigentes desses paises se empenhem

    • Luiz Alberto Gomes Tuparai

      Os países africanos estão pobres,eles não eram pobres.É que foram roubados,sacaneados,vilipendiados pelos países ditos hoje ricos que estão numa merda danada só que não tem mais de quem roubarem entre eles:Portugal inclusive que passou 300 e poucos anos nos sacaneando,Alemanha,França,Inglaterra,França e outros que por muito tempo sacanearam os africanos e latino americanos.Hoje estão numa naba desgraçada.Bem feito.Ah! ah! ah!

  25. Alguns destes paises possuem alto potencial natural que deveria ser aproveitado pelas vantagens comparativas, e parte destes são empobrecidos pelas divergências políticas.

  26. eu tenho do desses paises pobres
    o piase ricos deviriam ajudar

  27. Graças ao governo Lula hoje minha família tem enrgia rural, notbooke, carros e estou cursando pedagogia……….Valeu LULA continue ajundo o povo trabalhador……

  28. se tivessemos dinhero podiamos construir alguns abrigos para esse paises naw e ?????????????

  29. Mauricio C. Pinheiro

    Os critérios de Renda per Capita deveriam levar em conta uma média ponderada das pessoas e o seu ganho. Esse negócio de dividir o total de renda produzido pelo numero de habitantes é brincadeira. Tem cara que, sózinho, ganha uma renda igual a de 20 milhões de pessoas somadas!!!!!!

  30. O brasil tem jeito e so votar com consciencia, e nao vender o nosso voto p politico de ficha suja

  31. Na verdade temos muito q melhorar, o brasil poderia ser o mais rico do mundo, se nao tivese herdado essa cultura da corrupcao, mas nao e imposivel, basta nos votar com conciencia, nao vendendo o nosso voto para politico de ficha suja.

  32. Brasil Na minha opinião não tem mais jeito! O Pais onde um ficha duvidosa é Presidente do Senado, o que se pode esperar?? Escrevam aí: A EUROPA ENTROU EM CRISE VAI SAIR DA CRISE VAI VOLTAR A CRESCER E O BRASIL FAZENDO TUDO ERRADO!!!!!

  33. Jorge Tafira Rafael

    os mais ricos tinham k olhar para esses paises

  34. concordo plenamente com vc limeira.

  35. só faltou o nosso país tbm

  36. Kelvem,
    Voce deve estar enganado como a maioria dos economistas. O Brasil não cresceu absolutamente nada. Um país só cresce quando seus ativos crescem e a populaçao se educa.
    Toda nossa infra estrutura ( Portos, aeroportos, Hidreletricas, rodovias etc). são do tempo dos militares. Qualquer cidadezinha americana com 1 milhão de habitantes tem um aeroporto melhor que o de guarulhos. A população está cada vez mais analfabeta sem condição de acompanhar as demanda de emprego, de forma que muitos estrangeiros estão vindo trabalhar aqui. A saúde e a segurança estão horriveis. O Brasil é um país de drogados. Médicos saem da universidade sem condições de detectar uma simples gripe. Engenheiros são da faculdade e começam a fazer por aí predios que caem, hidrelétricas que racham, estações de metro que desabam e assim por diante.

    No Brasil não existe sequer uma fabrica de automóveis de marca própria. A maioria das terras produtivas estão nas mãos de estrangeiros. A midia manipula e esconde o máximo possível os desmandos das autoridades.

    Quem cresceu de fato foi a economia, porém a economia das empresas e bancos multinacionais que operam aqui. Cresceram às custas do endividamneto da população.

    Um país só cresce quando se investe na população. EDUCAÇÂO decente. SAÙDE decente e SEGURANÇA decente.

  37. tanta gente falando mal do Brasil aqui né… já param pra pensar o quanto o Brasil se desenvolveu galera?

    • kelvem tu com certesa deve ser um vediador veio, o brasil so nao ta nesta situação porque tem grande pra nao falar imensas terras produtivas e jazidas gigantescas em seu território, um pais onde a educação vai de mal a pior.

  38. É impressionante como tem gente HIPÓCRITA nesse mundo.Os comentários daqui sem noção , dizendo que a culpa é da EUROPA,é do GOVERNO,é dos POLÍTICOS,é dos PAÍSES RICOS…enfim.Deixem de ser ignorantes,lembram onde foi á COPA DO MUNDO de MÁFIABOL em 2010?Agora o peso da culpa cai sobre suas ALMAS.Pois em 2010 á COPA do MUNDO foi na ÁFRICA DO SUL,ao lado do País mais pobre do mundo, ZIMBABWE. AMERICANOS,EUROPEUS,ASIÁTICOS,AUSTRALIANOS, o mundo foi até lá para gastar o equivalente a R$40.000.000.000 BILHÕES de REAIS e enquanto acontecia os jogos,(por exemplo BRASIL e HOLANDA,não é?) há dez minutos dali de carro em ZIMBABWE CRIANÇAS morriam de fome e eu tenho certeza que na hora dos jogos muitos aqui ligaram a televisão para assistir o jogo, e EU me perguntava: DEUS POR QUÊ?. A ignorância HUMANA deu o exemplo mais vergonhoso que poderia dar a palavra HIPOCRISIA e uns aqui ainda falam de DEUS.Tomara que em 2013 os EUA comecem a exterminar os países com bombas nucleares,pois o povo hipócrita aqui do Brasil gasta cerca de R$1 MILHÃO para ver um bando de semi-analfabeto correr atrás de uma bola,cerca de R$1 BILHÃO por ano. Afinal, somos um PAÍS rico não é mesmo?

  39. FRANCISCO T. AUGUSTO

    No meu entender estes paises pobres e demais, passo o termo, deveriam ter uma ajuda especial por paises ricos mas, não é o que acontece antes pelo contrario estes pobres são os que tornam os ricos cada vez mais ricos, são esplorados, por falta duma visão global. se falei demais que me digam só sei escrever o que me vêm em mente.

  40. ELTON MUSSAMBA MANOEL

    alguns paises ate hoje apresentam baixos niveis de crescimento,porque os mais desenvolvidos usam lhes como a mao de obra.

  41. Alguém,por favor,poderia me dizer com certeza se em algum desses países tem alguma igreja dos pastores edir macedo ou,valdemiro santiago,pois eu pesquisei e só encontrei algumas Igrejas católicas e templos de religiões originárias local, por ex:o candonblé,obrigado.

    • Sim, ÁFrica do Sul e Moçambique eu tenho certeza! Abraço

      • Olá na questão do Maurício e o George, a África realmente não é tão pobre assim, mas realmente ela é muito pobre támbem, exemplo: A Somália realmente é pobre, mas eu algum país, eu acho que é a África do Sul, existe o único hotel 6 estrelas do mundo, eles são uma grande produtora de diamantes támbem, um abraço

        -Álvaro

    • Meu querido IRMÃO, independente de quaisquer que sejam as denominações religiosas que atuem nestes países, ou não, esta não é a causa do problema sociocultural e financeiro que assola esta população a gerações, pois partindo do princípio de que todas as denominações religiosas são administradas por ‘homens’, e que assim também são os governos, sendo que ambas são passivas de erros, ja que errar é humano, portanto pode-se concluir que o erro consiste exatamente em fazer o estamos fazendo …NADA! apenas criticando, NADA! apenas colocando a culpa na própria população, alegando que DEUS não esta com eles, e que tão somente estaria com os mesmos, se determinadas denominações religiosas lá estivessem…mas devo lembrá-lo de que quado foi escrito ‘… vós sois o TEMPLO DO ESPIRITO SANTO’ este seu argumento indireto não procede… para melhor interpretação, as denominações religiosas estão para o mundo, assim como o JOIO esta para o TRIGO, para concluir, o exemplo de VIDA que nos foi deixado, ainda não aprendemos a demonstrar, reflita mais sobre o que deve ser dito, palavras bem ditas sempre serão aceitas, não VIVA uma religião, VIVA a FÉ, pois somente ela fará em todos nós o milagre de AJUDAR NOSSO PRÓXIMO… fique em PAZ!

  42. Por Mais que a Africa Seja o Continente Mais Pobre, Aposto que eles são mais felizes que nós

  43. o pais mais pobre do mundo é o Brasil. onde tem os politicos mais ricos do mundo

  44. pedro silva dos santos

    os pais mas pobre do mundo !! fica na africa do sul;

  45. É DEVERAS DIFÍCIL ACREDITAR, QUE NESSE MUNDO DE MEU DEUS, EXISTAM TÃO POUCOS COM MUITO E TÃO MUITOS COM NADA,!! DIZEI VÓS SENHOR DEUS…SE EU DELIRO OU SE É VERDADE QUE EXISTE TANTO HORROR PERANTE OS CÉUS..!!

  46. Pessoal, sou Africano. Tenho a dizer k ñ é verdade o que se diz de Africa, ñ somos tão pobres assim.

    • maurício,estou vendo um documentário sobre a áfrica e vi que a áfrica ém mesmo bem pobre,sem ofensa

    • Meu querido, é prudente um soldado assumir sua condição de soldado em meio as adversidades, mas também é sábio um guerreiro assumir sua postura de guerreiro na eminência de uma batalha. portanto lhe pergunto o que de fato você faz para mudar o panorama de seus IRMÃOS que estão além mar… se nada fez até agora, ainda tem tempo para tal proeza, a IRMAGUSA terá o maior orgulho de abraçá-lo nesta caminhada em busca de beneficios sociais aos desvalidos da AFRICA!
      As pessoas criticam apenas… mas nada fazem para minimizar uma situação, você hoje tem mais condição de organização, basta apenas começar, tem um discurso feito e muito conhecido que diz o seguinte…” não pergunte o que seu PAÍS pode fazer por você, e sim o que você pode fazer por seu PAIS” reflita sobre o assunto e começe a fazer uma mudança…convide amigos e vizinhos e plante uma semente de SOLIDARIEDADE, ou então… anule-se e aceite questionamentos!

  47. mas que coisa interesante legal?

  48. A desigualdade no mundo é muito grande ninguem respesta mais ninguem , tantos paises com tanta riqueza é esses paises nessa linha abaixo da pobreza.

  49. Viviane ap silva da cruz

    infelismente ainda existem paises com uma desigualdade cruel,uns com tantos bens que nem sabem como usufluir de tantas riqueza ,enquanto outros mendingan por um pouco de comida ,tem muita terra , dinheiro nesse mundo ,mas ninguen quer dividir nada com ninguem , e tudo se resume em é tudo meu ,é tudo eu e quanto mais melhor e nisso a ambição prevalesse,é oque eu penso talvez esteja errada ,mas ainda seguro essa tese.

  50. nao tenho filhos ,gostaria de tirar 1 criança dessa pobreza tao cruel . no brasil tem varias criança para ser adotada, mais aqui elas nao passa tanta fome como nesse pais pobres.

  51. coitados desses paisses to com pena africa do sul desgrasada esses po ……..

  52. É triste mesmo… mas vejam no caso do Brasil que foi considerado o 6º País mais rico, sendo que a desigualdade é mais forte do que a sua riqueza. Dizem que tem emprego, onde? Pelo menos esses países é a verdade, não tem mentiras. Já o Brasil, uma vergonha.

  53. coitados desses países,são pobres por causa da europa,ah europeus safados,só por que a agricultura lá é boa ficam roubando as plantações dos africanos,desgraçados,vândalos,filhos da ****.

  54. temos que ser mas visiveis na vida duque nas riquesas ilusorias

  55. Nádia Manecas Saúde

    O combate a pobreza é dever e direito de todos, desde os dirigentes ate a sociedade civil, independentimente da situação e do lugar onde se encontra, isto é, cada indivíduo é responsavel pelo combate deste mal que afecta o mundo em tadas vertentes……

    • Minha querida IRMÃ, a termo” combate a pobreza” não é somente fazer doações de alimentos, roupas e medicamentos, ou usar de outros artificíos culturais comemorativos, mas também levar CONFORTO ESPIRITUAL, que consiste em demonstrar e exercitar a SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE e CONSCIENTIZAÇÃO para com o PRÓXIMO, independetemente de sua crença e etnia, pois a muito tempo foi dito’ AME TEU PRÓXIMO, COMO A TI MESMO’ e para que esta situação aconteça devemos doar mais do que bens materiais, devemos simplemente nos DOAR, um pouco a cada dia.. um pouco de nosso TEMPO para aqueles que estão esquecidos nos LEITOS dos infortúnios é o bastante para a dia a dia destes, lembre-se ‘ …É DANDO QUE SE RECEBE’, fique em PAZ!

  56. PAULO ROBERTO ARGUELLES DA COSTA

    ” O PECADO É UNIVERSAL!!! OS AFRICANOS NÃO TEM QUE PEDIR PERDÃO
    A DEUS POR SEUS PECADOS!!!
    QUEM DEVE PEDIR PERDÃO A DEUS , SÃO OS PAÍSES RICOS QUE GASTAM
    DINHEIRO COM ESTUPIDEZ E LUXO E INCLUSIVE, ALGUNS DELES COLOCAM
    ATÉ TORNEIRAS DE OURO NOS BANHEIROS PÚBLICOS, OU INVESTEM BILHÕES
    EM ARMAS ENQUANTO NEGLIGENCIAM O DEVER SAGRADO DE AMENIZAR O
    SOFRIMENTO DO SEU PRÓXIMO ATRAVÉS DE GESTOS DE CARIDADE POIS
    ISSO NÃO DÁ LUCRO NA TERRA E SIM NO BANCO CENTRAL DOS CÉUS!!!
    ESSE MUNDO AINDA TEM O PRÍNCIPE DAS TREVAS COMO SEU LÍDER SUPREMO!!!
    E OS AGENTES DE DEUS SÃO MINORIA!!!

  57. eu tambem nao entendo porque a tantas riquesas em outros paises, e tanta mizera neste continentes sera , que os povos rico tem conciencia , acho que nao ha tantas fultilidades no mundo de muitos rico tantacanancias tanto egoismo , eu fico revoltada em ver pessoas gastando milhoes em guadros roupas joias tudo coisas banais esta pessoas poderia usar um pouco dinheiro p ajudar esta pessoas que vive na misera .mas o mundo e assim mesmo um pobre ajuda mais que mil ricos como disse jesus e mais facil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar noreino dos ceus.deus tenha pena destas pessoas que precisa tanto de ajuda

  58. My God, porque tanto sofrimento no nosso continente, sera que este mesmo nao foi feito por ti Senhor Jeova? As vezes fico tao triste pensando que o continente mais pobre do mundo é a África, sera que somos nós os melhores pecadores perante a ti? Aucontrário disto tudo eles lá os brancos fazendo abordos, tentando se exaltar perante os que evangelizam sobre o teu reino. Nesta hora rezo com toda a minha fé dizendo DEUS POR FAVOR PERDOE E ABENÇOE A ÁFRICA em nome de todos os que aqui em África acreditam o teu nome e nao só

  59. Os países africanos são mais pobres por puro racismo, os países mais
    desenvolvidos do planeta são em maioria europeus e todos tem gente branca,
    enquanto os Africanos…

  60. ó meu deus porque tanto sofrimento,se todos somos seus filhos.

  61. espero que um dia deus mude esse destino deles, e de uma sorte melhor por que isso parte o coraçao de qualquer um,

  62. o que falta é consiencia e amor para todo mundo.nos temos muito que chamar por deus ,e enplorar pela sua misericordia.

  63. eu gostaria de saber como as pessoas que podem juntar-se e ajudar deitam pra dormir, e a consiencia nao pesa.se todos os paises se juntassem e dividissem suas riquezas ,que sao muitas,e se deixassem deus tocar no coracao de cada um,eles iriam descobrir que ajudar o proximo nos faz bem , eu mim sinto tao leve e feliz.

  64. Mais eu porque é que os paíse mais pobres do mundo so se encontram em africa? será que noutros continentes ñ existem? mais nem com isso vamos deixar de ser africanos porq nunca foi a nossa vontade propria mas sim de Deus, ele sabe se porque. E conselho que eu deixo para todos os africanos é q africa não foi feita para ser continente mais pobre do mundo mas sim mais rico do mundo, e para que isso aconteça devemos ser unidos e alevantar a voz!

  65. eu me pergunto porque só Àfrica, mas sei tambem que o Senhor não nos abandonou Deus sabe agir no momento certo. é preciso consciencializar as pessoas a dom da partilha.

  66. basta olhar para as imagens dessas pessoas, e ficamos logo chocados. se calhar há ainda pessoas nestes paises que esbanjam até não poder mais. esquecesem-se do amor que Jesus nos concedeu. é de facto alarmante. estou sem palavras p acrescentar!

  67. não é necessario lerr muito, para acreditar basta olhar para estas imagens. são de facto marcantes, se calhar nestes paises há pessoas que esbanjam e riem-se dos pobres. MISERAVEIS! não compreenderam o amor que Jesus deixou para nós seus irmãos.

  68. mais a etiopia entra aonde apesar de ser um pais guerreiro oque vcs acham ne a etiopia tem ate ouro olipico deus que o abençoe

  69. É muito triste ao depararmos com uma cena dessa, onde se observa várias imagens chocante desses dez países onde a pobreza é alarmante,dói a alma em saber que maior parte do nosso dinheiro que na qual pagamos nossos impostos vão nas mãos dos corruptos do Brasil, ao invéz de ajudar esses países que estão precisando de ajuda,e bilhões que estão investindo na copa de 2014. Já pensou se este dinheiro fosse pra lá?

  70. O conceito da pobreza é muito relativo, tem pessoas que pensam que a pobreza é só para os que moram na rua,em baixo de pontes,não tem casa,emprego ou qualquer coisa.Já parou para penssar que quanto dinheiro a gente gasta comprando carros de luxo, e quantas crianças sofrem por não ter um grão de arroz para por na boca…realmente isso é um abisurdo…Ser pobre não é vergonha,vergonha é fazer o que esses corrupitos andam fazendo,tirando da boca de uma criança inocente para fazer viagens caras,usar roupas importadas,frequentar os melhores lugares possiveis…..na verdade eu não sei o que é pior se sãõ os corrupitos ou se somos nós que vemos tudo isso e não fazemos nada para mudar….é o fim da picada…ah!só mais um recadinho(enquanto ficamos de braços cruzados e não fazemos nada para ajudar,,,muitas crianças estão morrendo de fome e de sede …)….Eu tenho apenas 14 anos e tenho vergonha de mim mesma por desperdiçar comida…mas ainda dá tempo para mim mudar de atitude….e vocês??????

  71. nos poderiamos mudar essa sutuaçao sendo solidario com o proximo coletando comidas pra fazer cestas basicas e levar para os mais nesseçitados levando roupas que vcs nao usam mais lembrem se do que Deus falou ame o proximo com a ti mesme

  72. eu acho que ao invez deles ficarem gastando milhões e milhões de dolares em bobagem ou em coisas passagueiras, eles deveriam se preocupar um pouco mas com a população do pais, e o pior de tudo é porque a maior parte deles são negros. porque se fossem brancos eles não deixariam, ai está uma prova de que ainda a muito preconceito neste mundo

  73. fernando menezes sautelo

    Do ponto de vista religioso, claro que todos precisam de Cristo, inclusive para termos uma vida melhor. Mas falando do ponto de vista mais humano, terreno, acredito que se os demais países realmente se importassem com os países mais pobres do mundo, independente de terem lucro ou não tentariam, pelo menos, levar um pouco de paz a esses países que vivem em guerra civil, pois sem segurança como é possível um mínimo de dignidade. Depois disso, educação, saúde e outras necessidades que faltam até para nós, tudo isso seria bem mais fácil de conseguir se não vivessemos de forma tão individualista. Como a nível de governo, infelizmente não se ver ação nenhuma, apesar de que seria bem mais fácil, acredito que seria melhor e viável uma ação da sociedade civil organizada, mas para isso a sociedade civil organizada brasileira teriam que se organizar de verdade, pois na nossa sociedade os únicos que realmente se organizam são os ricos para continuar dominando os pobres. A ONU como entidade que reune praticamente todas as nações do mundo precisa saber e ser precionada a agir conforme quer a sociedade mundial que com certeza não concorda com tanta precariedade de vida nesses países de extrema miséria. Seria necessário reunir recursos governamentais e privados e de posse desses recursos intensificar as cobranças frente a ONU para que agisse. Claro que mesmo assim ainda existiria uma série de burocracias, pois não se ocupa um país de uma hora para outra, mas há a necessidade de se fazer algo, pois muitas vidas inocentes estão morrendo, mais como é nos paises mais pobres do mundo não é nem noticiado, não importa para as grandes econômias. No entanto, vidas são todas iguais, a importância em maior ou em menor grau está dentro da nossa mente. Seria interessante uma organização que podesse reunir forças e, com apoio do governo, pelo menos no que se refere a segurança, atravessar o atlântico para levar, não somente ajuda de alimento, mas de idéias novas.

  74. isso, da vontade de chorar! mais, a indiguinação almenta cada vez mais. como pode sermos tão mesquinhos, somos todos seres humanos, temos a obrigação de ajurdomos uns aos outros. amai o prosimo como a te mesmo! não é isso que o maior de todos nos encina? teichemos de ser hipocrita.

  75. todas esssas fotos da voutade de chorar por causa da tristeza e muita popreza…………………….
    mais sei que todas as pessoas vão ter uma vida melhor com a ajuda de deus………………………… deus é fiel ,e nunca abandonara quem o ama

  76. Porque os maiores sofredores deste mundo são negros

  77. A minha opinião e ,e,como disse o meu amigo sem ofensas.o que eu acho e o seguinte , quanto mais o rico tem mais quer ter , e o pobre e obrigado a dar suas forças e suor , . mais DEUS está anotando tudo quando coisas acontecem não vão reclamar DEUS vai cobrar de todos que estão abusando da nação pobre..

  78. posso estar fazendo um comentário que é muito ofenso a certas pessoas mas cá entre nós eles tem é que se mexer e lutar por direitos iguais e não ficar com medo de certos governantes que só sabem é roubar o pouco que eles já tem.

  79. religião não enche barriga.

  80. esses países tem uma população covarde que não luta por seus direitos.

  81. Esses paisas nâo sâo os mais pobres do mundo, mas sim, os mais empobrecidos do mundo, devido a mâ distribuicâo da Riqueza. Nâo se justifica que um pais como a Liberia, com o maior jazigos de minerais de diamantes do mundo, se encontre nesta lista. A corupcao, a falta de politicas claras e activas de Desenvolvimento, contribuem para a disgracas desses paises. uma empresa por mais capital que tenha, se nâo tem quadros qualificados, se e gerido por administradores curuptos, esta empresa entra em falencia. Assim e, a gestâo de muitos paises Africanos.

  82. África diz-se ser o berço da humanidade, mas com essa tamanha pobreza que afecta a polulação desses paises temos de nos perguntar onde vai esse mundo? será que Deus projectou o mundo para esse fim? só o homem mais rico do mundo pode até mesmo suster 5 desses países outrossim má racionalizaçaõ das riquezas e o orgulho humano. Thanks.

  83. muitas vezes paramos e falamos do nosso país, mas não temos nada que reclamar do nosso país sobre enconômia, não estamos entre nações mas pobres mas sim as mais ricas, devido ao grande crescimento enconômico nos últimos tempos.

  84. Além da má distribuição de renda, a população é totalmente excluída, sem ter o acesso a educação, saneamento basíco..ou seja Bom trabalho parabénso mínimo ao direito de ter uma vida digna

  85. Além da má distribuição de renda, a população é totalmente excluída, sem ter o acesso a educação, saneamento basíco..ou seja o mínimo ao direito de ter uma vida digna.
    E para melhorar a situação a corupção, a falta de humanidade, de honbridade e escasso pelos seus governantes.

  86. coitado desse povo,nada melhora pra eles
    mas estou torcendo pro melhor pra eles

    abraços…

  87. esses pais tao mal vao morre todos com a fome e sede se Deus nao apoiar aqueles povos eles vao acabar por se comer entre eles tipo rato os paises mais rico do mundo tem que da um kilo de arroz para essa populacao

  88. Muito triste, ver tanta estravagância em certos países e outros tão desprezados! Que Deus tenha compaixão de todos.

  89. Que tristeza ..
    Todos os países ricos , deveriam ajudar estes países que passam pela total pobreza.
    É um absurdo organizarem Copas do mundo e olímpiadas , não só aqui no Brasil e no nosso Rj , mas como em outros vários países . Com essa grana toda daria para matar a fome de milhares de pessoas , Com essa grana toda daria para desenvolver esses países , daria para dar empregos á todos eles etc…

  90. Zimbabwe! quem te viu quem te ve. E realmente triste saber que em quanto uns vivem na extrema pobreza alguns esbanjam fortunas em Mansoes, iates, Prostituicao, luxuria. quando poderiamos fazer a circulacao equitativa dos recurso que a natureza nos porpociona.

  91. Já deixei meu comentário sobre os países ricos.Que pena Serra Leoa,Niger,Eritréia,Republica Centro-Africana,Somália,Guine,Bissau,Libéria,Burundi,Chade e o mais pobre de todos Zimbábue e felizes Índia,Rússia,Itália,Inglaterra,nosso BRASIL,França,Alemanha,Japão,China e o mais rico de todos Estados Unidos da América mais um dia não ira existir nenhum pais pobre só existira países bons de viver e países ricos

  92. Engraçado todos estes países são extremamente religiosos (fonte:wikipédia) a falta de informação acabo privando eles de toda a capacidade que eles teriam, co tantos recursos naturais seria fácil esta população se levantar por si só, a corrupção os impede de trabalhar em conjunto a fome causada pelo mesmo motivo os impede de trabalhar (mais agravante isso no caso dos 3 primeiros colocados) é duro ver o estrago que a ignorância causa em uma população, os colonizadores estragaram muito coisa, porem o pior estrago foi o dano causado a própria educação destas nações

    com deus ou sem deus esta população precisa de muito mais do oque ajuda humanitária eles precisam de esperança em si mesmos

  93. - Bom trabalho parabéns, e que Deus te de forças e capacidade para continuar.

  94. Ola irmao,gostaria de te panaberizar pelo conteudo deste blog.Fico muito feliz em ver guerreiros como voce sendo usado para a Gloria de Deus.Vou te linkar no blog bless para que mais vidas sejam edificadas como fui.E que Deus realmente tenha misericordia de nos,e que o Espirito Santo interceda com gemidos inexpremiveis,pois muitas vezes nao sabemos como orar.Deus continue te usando!Daniela

  95. Pois é’ BethMuniz ‘ você tem razãao aa seculos que eles sãao os mais pobre ” acho que esqueçeram que estamos eem 2012 .

  96. Não é novidade.
    Há décadas estes países são os mais pobres do mundo.
    Efeito da devastação colonizadora dos europeus no continente africano.
    Um abraço.

    • por isto mesmo ñ ha ajuda entre os países ricos e pobres por tanto niguém pode criticar estes países de nada porq se os q estão lá em cima ajudassem…era outra coisa

    • Cá pra mim, a devastação colonial, embora tenha deixado marcas muitos forte, não creio que esta continua a ser a causa da pobreza extrema reinante nesses países, pois muitos desses países alcançaram a independéncia há muito tempo… A distribuição dos recursos está na base deste terrível mal…… reflitam comigo…………

Seu comentário é importante!