Ínicio » Mistérios » Top 10 ilusões de óptica que te deixarão confuso

Top 10 ilusões de óptica que te deixarão confuso

O cérebro humano é talvez a estrutura biológica mais complexa na história evolutiva. No entanto, é surpreendentemente fácil enganar o cérebro ao perceber algo de uma maneira, quando na realidade é outra. E cientistas estão apenas agora descobrindo como alguns destes truques funcionam.
Essas imagens são chamadas ilusões ópticas e podem ensinar muito sobre como o cérebro e olhos trabalham juntos para entender o mundo ao redor. Nesta seleção estão em destaque as 10 ilusões de óptica que te deixarão confuso.

10°

Ilusão de movimento periférica

periferica entre as ilusões de óptica que te deixarão confuso
Apesar do giro e torção que se pensa ver, esta é uma imagem completamente imóvel. É um exemplo de ilusão de movimento periférica, que se refere a qualquer ilusão óptica que o cérebro percebe como se movendo, mas na realidade, está parada.

Ames room

quadrado entre as melhores ilusoes de opticas
Quase toda sala que é adentrada é quadrada ou retangular, significando que as paredes opostas são paralelas umas as outras e se encontram em ângulos de 90 graus. No entanto, uma sala de Ames tem formato como trapezoidal.
O canto extremo esquerdo é mais longe da câmera do que o canto extremo direito. Assim, como o homem caminha pela sala, ele parece crescer em tamanho quando na realidade, ele apenas está se movendo mais próximo à câmera.

Imagem híbrida

imagens de ilusoes de otica
Este é um exemplo do que é chamada imagem híbrida que impõe uma imagem em cima da outra. Então, na realidade, são vistos Monroe e Einstein. O truque é que a imagem de Einstein mostra mais detalhes do que a imagem de Monroe.

Ilusão ótica geométrica

linhas retas entre as ilusões de óptica que te deixarão confuso
Este exemplo é apenas um de muitos tipos de ilusões óticas geométricas, onde o cérebro falha em uma das tarefas mais fundamentais, que é reconhecer linhas retas. No caso da dúvida, a única coisa mudando na imagem é a adição de linhas diagonais. A prancha não está realmente inclinando para direita, apesar do que o cérebro está informando.

Ilusão do dragão


Este tipo de ilusão ótica joga com o sentido de perspectiva do cérebro, a face do dragão parece virar para quem vê.
Mas o oposto exato é realmente o caso aqui, como o escritor de ciência Phil Plait explica em Bad Astronomy. Independentemente do que se percebe, a face inteira deste dragão está invertida, determinando tudo ao contrário.
Por exemplo, o olho direito está realmente mais distante do que o olho esquerdo, e é esta inversão que confunde o cérebro e faz pensar que o dragão está constantemente, olhando avidamente para o observador.

Ilusão das sombras de cinza


Em 1995, um professor do MIT de ciência da visão, Edward Adelson, provou com sua ilusão de sombra Checker que o cérebro humano é facilmente enganado quando questionado sobre cor real de qualquer coisa em uma sombra.
Seu experimento sugere que o cérebro humano tem dificuldade em perceber pequenas mudanças em sombra da mesma cor, como cinza, no exemplo. Assim, o cérebro é forçado a adivinhar ou interpretar a cor que é pensado ver ou deseja ver.

Imagem reversível

mulher girando entre as ilusões de óptica que te deixarão confuso

Esta ilusão ótica hipnotizante foi primeiro produzida em 2003 pelo web designer Nobuyuki Kayahara. Não está sozinho quem a vê girar em sentido horário, sobre sua perna esquerda. Em uma pesquisa online com 1600 pessoas, dois terços disseram que inicialmente a viam girando em sentido horário.
Porque as pessoas podem facilmente perceber a figura estar girando de um lado e depois do outro, isto é chamado ilusão reversível, já visto anteriormente no famoso cubo de Necker. O que faz isto possível é o fato que a figura girando está completamente preta e não oferece sensação de profundidade como o sombreamento ou sombras no corpo dela.

O vestido

vestido azul entre as ilusões de óptica que te deixarão confuso
As cores das listras repetindo sobre o vestido são preto e azul, mas muitos percebem as cores dourada e branca. Como a mulher girando, este é um exemplo de uma imagem reversível onde algumas pessoas podem ver ambos os conjuntos de cores, enquanto outras podem apenas perceber um conjunto.
Os neurologistas estão agora tentando entender a razão por trás deste fenômeno chocante. Até o momento, alguns trabalhos que exploram possíveis explicações, foram publicados.

Ilusão estranha do gato

gato na escada entre as ilusões de óptica que te deixarão confuso
O gato está subindo ou descendo as escadas? Infelizmente, não há resposta estabelecida porque há argumentos convincentes para ambos os lados. Para responder a questão, as pessoas novamente usam o sentido de perspectiva do cérebro, bem como o destino de uma vida inteira de experiência com escadas.

Ilusão da lua achatada

lua achatada entre as ilusões de óptica que te deixarão confuso
É incrível, mas é uma foto real de lua cheia tirada em 2012 por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional. Este é um tipo diferente de ilusão ótica, e o que se vê não é gerado por enganar o cérebro. Ao invés, é um truque de luz que está atingindo os olhos dos astronautas, e câmera.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

A mulher da boca cortada entre as lendas urbanas mais assustadoras do mundo 2

Top 10 lendas urbanas mais assustadoras do mundo

As lendas urbanas são muitas vezes anedotas com base em boatos e amplamente circuladas como …

2 Comentários

  1. eu achei o mais interessante o do vestido

  2. JANE TADEU DA SILVA

    A imagem Hibrida foi como aquele clip do Michael Jackson fez com aquelas personagens sendo substituída no mundo, mudando o visual das pessoas uma em cima da outra como do Afro com o Japonês;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *