Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 pontos de terra mais baixos do mundo

Top 10 pontos de terra mais baixos do mundo

Nesta seleção estão em destaque os 10 pontos de terra mais baixos do mundo. Desconhecido para muitos é o fato que há terra seca abaixo do nível do oceano. Isso soa contra-intuitivo, mas o planeta tem uma série de trechos secos de terra que ocorrem, incrivelmente, abaixo de 0 metros, ou nível médio do mar.

As origens destas áreas são resultado principalmente de 2 fenômenos geológicos e geográficos. O primeiro é uma fenda de vale, ou uma área sobre a superfície da Terra que está sendo dividida ou desprendida, fazendo com o que o solo “solte” resultando em uma fossa tectônica.

O segundo é meramente a secagem do lago ou mar. Os climas secos, ou desertos, são servos destes 2 fenômenos mencionados, já que as áreas previamente submersas gradualmente foram evaporadas, deixando o solo seco abaixo do nível do mar.

Em outros casos, os mais famosos sendo na Holanda, as pessoas recuperaram terra a partir do mar ou de um lago, e construíram paredes protetoras ao redor da terra recuperada, e muitas vezes as áreas recuperadas tiveram queda um pouco abaixo do nível do mar.

10°

Lammefjord, Denmark & Zuidplaspolder, Holanda

Lammefjord entre os pontos de terra mais baixos do mundo
Os 2 pontos mais baixos da Europa Ocidental estão divididos entre 2 áreas na Dinamarca e Holanda, respectivamente, cada um com 7 metros abaixo do nível mar. Ao contrário de outras áreas, os 2 pontos são o resultado da drenagem de terra induzida pelo ser humano.

Lake Eyre, Austrália

Lake Eyre entre os pontos de terra mais baixos do mundo
Ocasionalmente, esta bacia irá preencher com água, temporariamente se transformando no maior lago da Austrália, mas a ocasião é apenas efêmera. Na maior parte do tempo, o Lake Eyren Basin no sul da Austrália, é o ponto mais baixo do continente em 15 metros abaixo do nível do mar.

Salton Sea, Califórnia, Estados Unidos

Salton Sea entre os pontos de terra mais baixos do mundo
Salton Sea fica em uma fossa tectônica no deserto do sul da Califórnia, submergindo parte da zona de fenda diferente da exposta San Andreas entre 2 placas continentais, não ao contrário da zona de fenda do Mar Morto entre Israel e Jordânia, o ponto mais baixo da Terra. O Salton Sea está a 71.3 metros abaixo do nível do mar e é um lago salino, bem como o maior lago na Califórnia.

Death Valley, Califórnia, Estados Unidos

Death Valley entre os pontos de terra mais baixos do mundo
Este é o lugar mais baixo, seco e quente na América do Norte. O antigo lago que serve como solo desta fossa tectônica está a 86 metros abaixo do nível do mar. O ponto mais baixo é conhecido como “Badwater”.

Argentina: Laguna del Carbon, Bajo del Gualicho, Salina Grande, e Saline Chica

Laguna del Carbon entre os pontos de terra mais baixos do mundo

Na Argentina estão todas as áreas significativas na América do Sul que estão abaixo do nível do mar. Entre elas está o lugar mais baixo no hemisfério sul e ocidental, Laguna del Carbon que fica a 105 metros abaixo do nível do mar. Todas as 3 áreas são localizadas nas províncias do sul da Argentina. Laguna del Carbon, na Província de Santa Cruz, é um lago salino endoréico, ou seja, não tem saída ou está em uma bacia fechada.

Bajo del Gualicho, na Província de Rio Negro está a 72 metros abaixo do nível do mar. Mais conhecida por sua vida selvagem, a Península de Valdes na Província de Chubut é lar para a Salina Grande árida e Salina Chica que têm baixa elevação de 42 metros abaixo do nível do mar.

Mar Cáspio / Caspian Depression

mar caspio
O mar Cáspio é o maior corpo fechado de água do mundo, e sua costa está a 28 metros abaixo do nível do mar. Ele fica no fundo da maior área do planeta abaixo do nível do mar, localizado nas fronteiras do Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão.

É um lago salgado e considerado endoréico sem escoamento natural. O ponto seco mais profundo desta grande depressão fica no Cazaquistão. Conhecida como Depressão Caspiana, o ponto baixo, Karigiye, está a 132 metros abaixo do nível do mar que é a vala karst no lado leste do mar Cáspio.

Depressão Qattara, Egito

depression Qattara entre os pontos de terra mais baixos do mundo
A Depressão Qattara no deserto da Líbia no Egito, o segundo ponto mais baixo da África, é uma grande área cobrindo mais de 18.129,9 km² de terra, abaixo do nível do mar, com uma média de aproximadamente 70 metros abaixo do nível do mar. A profundidade máxima abaixo do nível do mar atinge 133 metros.

Depressão Turpan, China

depression Turpan entre os pontos de terra mais baixos do mundo
Esta vala é o terceiro ponto mais baixo da Terra atingindo uma marca de 154 metros abaixo do nível do mar. Localizado na região de deserto ocidental da China, sul da Mongólia, Depressão Turpan é a área mais quente e mais seca do país. Formada por uma falha, esta grande depressão é expansiva e cercada por algumas das montanhas mais altas do planeta, notavelmente Tian Shan e Bogda Shan.

Lake Assal, Djibouti

Lake Assal entre os pontos de terra mais baixos do mundo
Lake Assal está no fundo de um lago de cratera que fica a 155 metros abaixo do nível do mar, fazendo dele o segundo mais baixo ponto do planeta. A maior região, conhecida como Depressão de Afar, se estende até a Etiópia onde a Depressão de Danakil tem uma altitude baixa de 125 metros abaixo do nível do mar. National Geographic o descreveu como “o lugar mais cruel da Terra”.

Mar Morto e Mar da Galiléia, Israel, Jordânia

Mar Morto entre os pontos de terra mais baixos do mundo
O Mar Morto é o ponto mais baixo de terra no mundo, a 423 metros abaixo do nível do mar, mais do que duas vezes tão profundo como as áreas restantes abaixo do nível do mar. Ficando entre Israel e Jordânia, o Mar Morto é incrivelmente salgado, em 33.7%, e na sua maioria desprovido de vida.

Conectado com o rio Jordão 80.4 km ao norte, o Mar da Galiléia, também chamado de Lago de Gennesaret, Kinneret, e Lake Tiberias, é o lago de água doce mais baixo do mundo a 214 metros abaixo do nível do mar, fazendo dele o segundo ponto mais baixo na superfície do planeta Terra.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

unhas quadro negro entre os sons mais irritantes do mundo

Top 10 sons mais irritantes do mundo

A audição é um dos principais sentidos, e ajuda captar vibrações, ondas de pressão oscilantes, …

Um comentário

  1. Muito interessante! Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *