Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores lagos do mundo

Top 10 maiores lagos do mundo

A natureza é engrandecida por elementos maravilhosos, como no caso dos lagos. Nesta seleção são classificados os 10 maiores lagos do mundo que impressionam, não apenas pela extensão, mas pela beleza, harmonia e importância na composição de regiões especiais.
Pela definição, o lago é depressão natural em superfície da Terra, com quantidade variável de água, de forma permanente. A água pode ser proveniente de nascente local, da chuva, ou de curso de água, como em rios que deságuam nesta depressão. Trata-se de blocos de água ocupando grande superfície continental, mas em ausência de conexão com oceano.

10°

Grande Lago do Escravo – 28.568 km²

grande lago do escravo canada
São impressionantes 28.568 km² do Grande Lago do Escravo, sendo o mais profundo da América do Norte, com totais 614 m. A localização é no noroeste do Canadá, e é o segundo maior lago do país, parte da bacia do rio Mackenzie, desaguando nele o rio do Escravo.

Lago Niassa – 29.600 km²

Lago Niassa um dos maiores do mundo
É também denominado lago Malawi e está entre Malaui, a Tanzânia e Moçambique. O lago é muito importante naquela área, pois em chinyanja, língua na costa moçambicana, os habitantes são chamados de Nyanjas. O Lago Niassa é um dos Grandes Lagos Africanos, e a sua largura máxima é de 80 km, com profundidade máxima de 700 m. São totais 29.600 km².

Grande Lago do Urso – 31.328 km²

grande lago do urso
A localização do Grande Lago do Urso é ao noroeste do Canadá, com água tão geladas, que o próprio gelo não possibilita navegação pela maior parte do ano.
Este é o maior dos lagos dos Territórios do Noroeste, no Canadá, e a sua profundidade máxima se resume a 446 m. O Grande Lago do Urso deságua a sudoeste, no rio Great Bear, este afluente do rio Mackenzie.

Lago Baikal – 31.500 km²

lago Baikal maiores lagos do mundo
O Baikal é localizado na região da Sibéria, e denominado maior lago de água doce da Ásia, ainda segundo mais profundo do mundo. E deságuam no Lago Baikal em torno de 300 rios; é habitat rico para biodiversidade, são em torno de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades animais, e é popular como Galápagos da Rússia.

Lago Tanganyika – 32.900 km²

Lake Tanganyika maiores lagos

Em sexta posição nesta seleção está o lago Tanganyika, com totais 32.900 km², sendo o terceiro mais profundo do mundo, em 1470 m. É o segundo maior lago africano, partilhado pela República Democrática do Congo, Burundi, Tanzânia e Zâmbia.
A localização é no braço ocidental do Grande Vale do Rift. A linha de costa do lago é de 1828 km, com profundidade média de 570 m, e volume estimado em torno de 18.900 km³.

Lago Michigan – 58.000 km²

Lago  Michigan
Este é o terceiro maior dos Grandes Lagos da América do Norte, e único que está de maneira completa no interior do território dos Estados Unidos. O lago Michigan se limita, por sentido horário, partindo do sul, pelos Estados americanos de Indiana, Illinois, Wisconsin, e Michigan.
O lago Michigan é o maior lago de água doce nos Estados Unidos, e quinto no mundo. O ponto de maior profundidade é em 281 m, e o volume é em torno de 4918 km³ de água.

Lago Huron – 59.600 km²

Lago Huron
Este é o segundo maior lago dos 5 Grandes Lagos da América do Norte, e de forma geológica, divide idêntica massa d’ água com Lago Michigan. Está localizado entre estado de Michigan e a província de Ontário, no Canadá. A superfície do lago Huron é localizada a 176 metros de altitude, com profundidade máxima de 230 m.

Lago Vitória – 68.800 km²

Lago victoria um dos maiores
O lago Vitória é o maior da África, dividido entre territórios da Tanzânia, Uganda e Quênia, e é maior lago tropical do mundo. Possui em torno de 3 mil ilhas, sendo muitas habitadas. Este é um dos Grandes Lagos Africanos, no planalto elevado na região ocidental do Grande Vale do Rift, África oriental.

Lago Superior – 82.100 km²

Lago Superior
O segundo maior lago do mundo, o impressionante Lago Superior, é localizado nos Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos da América do Norte. O lago Superior recebe água de mais de 200 rios, e também possui parque nacional, com instalação no interior de uma de suas ilhas.

Mar Cáspio – 371.000 km²

mar caspio
Este lago é líder nesta seleção, com totais 371.000 km², sendo 4,5 vezes maior que o Lago Superior. A definição do lago gerou controvérsia entre geólogos.
E é tão grande que passa pelo território de totais 5 países, Turcomenistão, Azerbaijão, Rússia, Cazaquistão, e Irã, e 3 zonas climáticas diversas. É definido como lago por não possuir conexões com oceanos e não despejar suas águas em outro curso d’água.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

ondas entre as fontes alternativas de energia renováveis

Top 10 fontes alternativas de energia renováveis

A energia usada vem de fontes diversas. As fontes não renováveis, como combustíveis fósseis, são …

5 Comentários

  1. muitoooo booomm paarabenss

  2. E o lago Titicaca?

  3. O último ali nem devia ser um lago kk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *