O racismo é definido pela maneira de pensar, em que se evidencia a existência de raças humanas diferentes e superiores umas às outras, com relação de características físicas hereditárias e conceitos envolvendo caráter, cultura e inteligência.
E não há teoria científica que apóie o racismo, este uma combinação de opiniões pré-concebidas, com valorização das diferenças biológicas entre seres humanos, e atribuição de superioridade a alguns, segundo a matriz racial. Nesta seleção estão os 10 países mais racistas do mundo.
Infelizmente o racismo existe, e alguns casos ganham repercussão na mídia internacional, como no caso do lateral direito Daniel Alves. Este que recebeu apoio de celebridades, jogadores e da presidente Dilma Rousseff.
A torcida adversária atirou uma banana na direção do Daniel, quando o mesmo ia bater escanteio. A resposta foi direta, pois o jogador comeu a fruta e continuou a jogar. Mais um caso de racismo que foi notícia mundial, envolve o dono do Los Angeles Clippers com sua namorada. Ele reclamou que a namorada postou fotos no Instagram com um negro, Magic Johnson.
Índia
Há um determinado orgulho pela Índia ser secular e racialmente tolerante, porém, o sistemas de castas no país expõem um verdadeira história racista de terror. Evidências do racismo na Índia são apontadas com motins em Deli e Gujrat. Há uma grande segregação de indianos do nordeste onde se encontra a maioria das castas consideradas “inferiores”.
Paquistão
O país é de maioria muçulmana, com rivalidade interna; de xiitas e sunitas. Mas existem problemas maiores, mesmo que existam salvaguardas constitucionais para garantia de intolerância a qualquer incidente de discriminação racial.
Não foram tomadas medidas necessárias para conter o processo pelo governo do Paquistão. Os americanos ainda são tolerados, porém indivíduos de outros países enfrentam o pior de tudo.
Rússia
Em muitas vezes o racismo neste país é direcionado para qualquer indivíduo que não seja russo. Os racistas fanáticos são contra, de maneira extrema, aos caucasianos, africanos, judeus e chineses. Migrantes destas raças em específico por várias vezes enfrentam estereótipos raciais e então discriminação, que podem culminar em violação dos direitos humanos e crimes de ódio.
Israel
Árabes israelenses e palestinos são dois grupos que enfrentam a ira da discriminação racial neste país. Isso deriva da história do estado, em anos do pós-guerra mundial. O muro construído por Israel cercando parte de seu território demonstra a grande necessidade de defesa ou segregação de um povo para outro.
Alemanha
Ideias neonazistas alemães, por mais absurdo que seja, são ainda contemporâneas. Tais grupos pensam em próprias linhas baseadas na filosofia de Hitler, do país unido e com glória restaurada. Os grupos, por pressão constante do governo e Nações Unidas, conseguem sobreviver secretamente com atividades clandestinas.
Japão
O Japão se vangloria de ser racialmente tolerante, porém não há restrições eficazes sobre ações xenófobas e direitos para estrangeiros. É comum ocorrer impedimento de alguns serviços e atividades para estrangeiros, como ocorreu em uma partida de futebol do clube Urawa Reds, onde a torcida colocou uma faixa na entrada de um dos setores do estádio com os dizeres “Somente japoneses” (foto). Em 2005, um relatório das Nações Unidas apontou forte preocupação com racismo neste país, com reconhecimento do governo para o problema não satisfatório.
Ruanda
O racismo foi a causa de um marcante genocídio que ocorreu em abril e junho de 1994, em que uma quantidade estimada de 800 mil ruandeses foram mortos; no intervalo de somente 100 dias. A maior parte dos assassinados de forma brutal pertencia à etnia Tutsi, e os autores do crime foi a tribo Hutu. Até os dias atuais há discriminação entre os dois povos étnicos.
Austrália
Quase a metade dos australianos nasceram no exterior ou são de pais nascidos em país diferente; uma em cada cinco pessoas afirmou ter enfrentado discriminação racial por isso. Em 2009, aconteceu um aumento na quantidade de crimes de ódio focada em indianos; aconteceram mais de 100 incidentes de assalto dos estudantes indianos, e 23 apresentavam conotações raciais inconfundíveis.
Reino Unido
As empresas hooligan da década de 60 eram intolerantes com estrangeiros, em especial norte-americanos, denominados de maneira irônica de Yankees.
Os fantasmas do apartheid ainda são predominantes. Em 2004, 87.000 indivíduos da comunidade negra ou minorias enfrentaram crime com motivação racial. E 92.000 pessoas brancas também foram vítimas das conversões de espécie racial.
Estados Unidos da América
A discriminação étnica e racial se transformou em problema grave, trazendo constrangimento para este país, em âmbito internacional. Os asiático-americanos, afro-americanos e latino-americanos, e também americanos europeus, ainda não são considerados indivíduos que pensam em si mesmos como norte-americanos.
Os EUA mantém uma visão tolerante sob um líder afro-americano, porém a realidade está longe de uma sociedade homogênea. Já que reflexos raciais são infundidos na cultura do país, assim como em habitação, educação, emprego, dentre outros setores.
Eu acho que o Brasil é o oitavo na lista.
não consigo respirar!!!!
Eu sou negro. Não vejo, pelo menos aqui no estado do Pará, racismo fortes, como presencio em outras regiões. E acredito que o Brasil não é o país mais racista do mundo. Vocês precisam ver Chile, Perú, Argentina. No Chile, os negros nem conseguem emprego.
Há racismo sim, mas somos fortes e vamos a luta, vão ter que nos engolir.
Pois é tem gente aqui q precisa de aula de historia, talvez sejam pessoas novas, nao conheceram sobre apartheid, Klu KLux Klan, etc.
Falto os judeus do Brasil que só se casam entre eles! No Brasil, não existe um único judeu ou judia casados com negros! Isso que é racismo!
na verdade judeu só casa com judeu, não tem haver com cor.
Vc deveria se informar mais. Há judeus negros sim. Mas nao vo negar q haja racismo de judeus mais claros contra mais escuros, so q casamento eles priorizam entre eles mesmo. Uma pessoa é considerada judia se tiver mae judia.
Moro nos EUA e o povo daqui tem amizades misturadas de todas as cores, raças e etnias, eles não estão nem ai pra isso. Ja quando eu morava no Brasil…o negocio era bravo! Eu tenho pele clara e me admirava a ignorancia daquele povo contra negros na região Sul.
Você chamar os sulistas “daquele povo” demonstra xenofobia da sua parte, será que somos nós os preconceituosos? Eu nunca vi racismo contra negros aqui no sul, claro que há casos de racismo assim como em qualquer lugar no Brasil, mas você não pode generalizar colocando a culpa em todas as pessoas brancas pelo erro de algumas, a ideia de que há uma Europa no sul do Brasil é tipo de coisa que contribui para uma visão errada de racismo.
Sinto muito mas cada vez isso se torna verdade. Vejo cada vez mais canais como uma tal de “Maro Filosofo”, “Casandooverbo” (ambos brancos de origem germanica) querendo destruir tudo que não for pelos ideiais europeus cristãos conservadores, etc. O que tem de gente no canal desse caras que quer separar o sul do resto do Brasil já ficando cada vez pior. Algums até com racismo assumido chega ser preocupante. E com essa onda de Bolsonaro isso e aquilo, a coisa se soma ao lixo que já existe.
Isso é um fato, tem mais gente do sul se achando etnicamente superior que as do norte – alguns disfarçados, outros assumidos. Mas muitos se escondem sobre anonimato na internet.
Esse Maro que se diz cristão é youtuber pra racistas e xenófobos.
O interessante é que os EUA são os mais racistas e o primeiro ministro Obama é de raça escura por isso que tristeza!!
quem garante q muitos só votaram nele pra fazer demagogia. agora Trump pode ser eleito talvez.
Faltou o Brasil.
O Brasil é o pior de todos, a população negra, nordestina e índios são massacrados , porém as instituições governamentais escondem ou maquiam o lado obscuro da policiam militar que é usada para fazer a vontade de uma sociedade inescrupulosa, essa conversa que brasileiro é bonzinho é papo de comadre, aqui se faz na calada da noite, pois o país não tem escrúpulos e a sociedade é carrasca, é imperdoável o que a sociedade brasileira ja fez com os povos negros e indígenas em nome de uma sociedade embranquecida, sabe quando eles conseguirão? Nunca, os negros são mais fortes. A economia não resistira a tanto investimento em matança dos povos e por isso o país não sai do rótulo de país do futuro, jamais existira futuro para esse país.
O Brasil é o país mais racista do mundo! Eles sabem maquia bem a realidade.
Verdade isso tem que acabar
:’ -( Decpcionado
Eu concordo com você,veja eu sou branco como aipim descascado ,porém eu sou contra esses neonazistas,malditos skinheads que massacram negros ,se eu fosse da sua pele daria uma lição nesses brancos fdp.
Quanta bobagem num post só. Sabe qtos indigenas norte-americanos tem em relação a indigenas brasileiros? Indigenas aqui tem territorios muito grandes, la moram reservas nao muito grandes.
Dizer q Brasil mais racista q EUA? Vc devia morar em areas dos EUA onde negros e latinos nao podem entrar (é ainda existe isso), onde vc vê isso no Brasil? La teve e ainda tem Klu Klux Klan, onde tem isso no Brasil? nem cite skinheads do Brasil, aquilo ali ta mais pra alienados q renegam propria miscigneção. La no sul dos EUA tinha segregação e casamento interraciais eram proibidos, onde teve isso noa Brasil e de forma sistematica apoiada por leis? Vc errou feio nessa.
Cadê o Brasil nesta lista? Nosso país pode não ser tão xenófobo, mas é bastante racista e homofóbico.
Me espanta a Alemanha estar entre os 10, pois apesar dos grupos neonazistas, que existem até mesmo no Brasil, a população germânica não legitima, de maneira alguma, o ódio por eles propagado. Bem diferente da Rússia, em que o racismo é apoiado pelo próprio governo.
Tem mais país mais racista que o do Brasil?
conheça a KLUX KLU KLAN dos EUA. veja que nos EUA existe bairro só pra negro, e verá que não é nem de longe o menos preconceituoso
Meu Deus se a Rússia comete racismo com todo esse tipo de gente vai tratar bem quem então? Por isso tem péssima reputação.
Imagina o que farão com os turistas na copa de 2018.
puxa racismo demais
O maior de todos é o USA com razão de postagem, o KLUX KLU KLAN é o grupo pior de todos, eles atacam na madrugada é um País Colonia mas se acham como os Alemães na época do famigerado Hitler que sua etnia Udinense tem que ser pura. ELDORADO XIRIRICA – SP
Pois é, mas pior q tem gente com ignorancia historica dizendo ser Brasil mais racista q EUA. Tem pessoal aqui precisa urgente de aula de historia norte-americana
e a Africa do sul ?
Pois é, la apartheid so acabou por pressao estrangeira.
não concordo, a pressão estrangeira ajudou mas não foi o principal. a população branca está em menor numero 7%, nao resistiria a 80% da população de negros.