A educação é o principal fator que desenvolve uma comunidade, e então o país inteiro. As escolas e universidade são responsáveis por encontrar gerações capazes de beneficiar suas sociedades.
Assim, os países bem educados são de acordo com seus princípios de vida, tais como política e economia se apresentam estáveis ou progredindo ao melhor. Ao contrário, há alguns países que são considerados os mais analfabetos, e nesta seleção estão em destaque os 10 países com maior taxa de analfabetismo do mundo.
Guiné
Este país é situado na costa atlântica da África Ocidental. Em torno de 41% de sua população é alfabetizada. A maioria das pessoas ali está abaixo do nível de pobreza. Apenas 52% dos adultos são alfabetizados.
Neste país economicamente instável, o sistema de educação precário toma lugar para criar crianças sem educação. Muitas famílias não são capazes de comprar livros ou uniformes, sendo Guiné décima posição nesta seleção, dos 10 países com maior taxa de analfabetismo.
Benim
Este país africano tem apenas 42.4% de sua população alfabetizada. O país é rasgado pela guerra e instabilidade política, assim, o sistema educacional é muito precário. Há alguns esforços progressistas que tentam ser úteis para as pessoas neste país. As taxas altas de educação são um problema. As salas de aula são superlotadas, assim eles desencorajam o sucesso da missão de uma escola e isto leva ao sistema precário educacional de Benim.
Etiópia
Somente 39% das pessoas na Etiópia podem ler e escrever. A acessibilidade à educação não é presente; isto deteriorou desigualdades enormes entre a qualidade da educação em escolas particulares e públicas. Na realidade, as escolas privadas são melhores e são preparadas com professores mais capazes, mas são muito caras para a maioria das crianças.
Chade
Este país tem apenas 34.5% da população alfabetizada. O governo gasta somente até 2% de sua renda em educação. Este país africano tem um dos menores percentuais de alfabetização globalmente. Na realidade, a educação não é uma questão atraente em Chade que é sétima posição nesta seleção, dos 10 países com maior taxa de analfabetismo.
Burkina Faso
Este país tem uma taxa de analfabetismo de 77% com taxa de inscrição escolar insuficiente de apenas 39.1%. A maioria das pessoas não ensinadas são os adultos, assim o país sofre de escassez impressionante de professores de escola. As aulas são superlotadas com mais de 120 estudantes em cada uma, isto torna as crianças sem educação.
Somália
Aproximadamente 37.8% dos somalis são alfabetizados. Isto é porque apenas 710.860 frequentam a escola dos 1.7 milhões. Além disso, a crise contínua de guerra e fome que a Somália tem sofrido desde 1991 são as causas principais do analfabetismo ali. Eles basicamente ofereceram ao país um sistema educacional precário. As baixas taxas de alfabetização confirmam que os desastres sociais e econômicos e a guerra civil atormentaram a Somália, apesar de ser um país com uma das taxas de natalidade mais altas do mundo.
Afeganistão
A taxa de analfabetismo do Afeganistão atinge 63.7%. Em torno de 75% das pessoas ali vive em áreas rurais com oportunidades mais pobres educacionais. O país tem muitos problemas em alfabetização crescente, isto é principalmente atribuído à violência, ele está entre os países com mais terrorismo no mundo. Este problema afetou negativamente o país deteriorando as escolas e educação. Outro problema é a falta de educação suficiente do professor, currículo radical e trabalho infantil.
Serra Leoa
Este país tem mais de 6 milhões, com a renda principal da indústria de mineração. E tem taxa alta analfabeta de 63.7%. No entanto, a escassez de recursos e os professores pioram o assunto. Além disso, a Guerra Civil levou a uma destruição extensiva das escolas. Como uma solução, as novas escolas são melhoradas para substituir as mais antigas. A educação primária é obrigatória e é gratuita.
Mali
Apenas 33.4% das pessoas em Mali são alfabetizadas, que é segunda posição nesta seleção, dos 10 países com maior taxa de analfabetismo. Os homens são mais alfabetizados do que as mulheres, e representam 43.1%, enquanto apenas 24.6% das mulheres são alfabetizadas. As escolas rurais são muito diferentes das escolas urbanas, os professores não qualificados ensinam em regiões rurais.
Gâmbia
A taxa de analfabetismo alcança 63.5%. A educação gratuita é obrigatória para todos pelo governo de Gâmbia, mas a falta de recursos e infra-estrutura prejudicou o processo educacional. 20 anos atrás, 8 de cada 10 pessoas frequentam a escola, mas as taxas altas educacionais levam às reduções do índice de alfabetização. Os esforços são seguidos para melhorar as coisas para a educação, e Gâmbia é posição líder nesta seleção, dos 10 países com maior taxa de analfabetismo.
A língua oficial de Gâmbia se caracteriza o inglês. Os portugueses foram os primeiros colonizadores e se concentraram pelo Rio Gâmbia, lugar estratégico em relação ao comércio dos escravos. No ano 1765, o país se tornou colônia britânica, com união à nação vizinha, sob denominação de Província da Senegâmbia.
E no ano 1965, Gâmbia se tornou independente em relação ao Reino Unido. Desde que se tornou nação independente, o país apresentou somente 2 presidentes. A economia deste país tem centralização em agricultura, pecuária, de forma principal o turismo, e a pesca. Ele está entre os países mais pobres do mundo.
Faltou o Níger, na lista dos países mais pobres do mundo fala que apenas 15% das pessoas são alfabetizadas.
Há Paises piores que o Brasil no quesito educação. Por isso que os negros levam fama de ignorantes , eles não tem as mesmas condições financieiras que os Brancos.
Muito triste pros nós que somos da Etnia Negra, por isso que somos taxados de preguiçosos pra estudar, vendo uma situação dessa tem uma ponta de verdade, além de sofrermos racismos nas escolas por causa da nossa Pele, ainda somos taxados de não gostar de estudar, vide por esses Países da nossa querida Africa, tem outros continentes no mundo com maior alfabetismo como na Índia, Mangólia e outros povos, mas o nosso é o mais criticado em qualquer pesquisa.
Ainda bem que moro no Brasil, que é hoje nova potência econômica e está entre os 20 países mais poderosos do mundo! A África é pobre demais!