Ínicio » Esporte » Top 10 melhores pilotos de Formula 1 de todos os tempos

Top 10 melhores pilotos de Formula 1 de todos os tempos

A seleção destaca os 10 melhores pilotos de Formula 1 de todos os tempos. Os mesmos marcaram a trajetória pelas equipes e são muitos parâmetros a observar para citar os melhores pilotos, como os mais completos. Esse top 10 foi baseado no numero de pontos conquistados por cada piloto durante sua carreira, onde estar em qualquer lugar do pódio, recebe pontuações.
É interessante notar também o equilíbrio de forças entre diversas décadas da Fórmula 1.

10°

Fernando Alonso

Fernando alonso um dos melhores pilotos de formula 1
O piloto espanhol Fernando Alonso estreou no GP da Austrália em 2001 e integrou equipes Renault, Minardi, Ferrari e McLaren, e conquistou dois títulos na Fórmula 1, em 2005 e 2006.
Fernando se destaca pela inteligência e talento especial, e foi sucessor imediato de Michael Schumacher, porém, enfrentou dois desafiantes impressionantes, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

Nelson Piquet

nelson piquet um dos maiores pilotos da historia
O brasileiro Nelson Piquet estreou no GP da Alemanha em 1978, finalizando sua trajetória na Fórmula 1 no ano 1991, no GP da Austrália. Piquet participou de equipes BS Fabrications, Ensign, Williams, Brabham, Benetton e Lotus, com 3 títulos merecidos, em 1981, 1983 e 1987.
É conhecido como último representante da denominada era romântica e pelo conhecimento técnico e mecânico impressionante. O piloto foi muito importante para os últimos momentos de glória da Brabham, e o primeiro com conquista de título através do propulsor turbo, no ano 1983.

Sebastian Vettel

sebastian vetel jovem promessa da formula 1
Este incrível piloto alemão estreou no GP dos Estados Unidos de 2007 e integrou equipes importantes BMW, Red Bull e Toro Rosso. Já são 4 títulos conquistados, em 2010, 2011, 2012 e 2013. É conhecido como precoce e mesmo sendo muito jovem, coleciona conquistas importantes, sendo discípulo de Michael Schumacher.

Niki Lauda

niki lauda um dos maiores pilotos de formula 1 da historia
O austríaco Niki Lauda estreou no GP da Áustria em 1971, e finalizou na Fórmula 1, no GP da Austrália de 1985; participou de equipes incríveis como Ferrari, March, BRM, Brabham e McLaren, conquistando 3 títulos, em 1975, 1977 e 1984.
É interessante perceber o intervalo grande entre a primeira conquista de Niki no ano 1975, e a última no ano 1984. Após grave acidente sofrido no ano 1976, no GP da Alemanha, perdeu a conquista para James Hunt.

Jackie Stewart

Jackie Stewart entre os maiores pilotos de formula 1 de todos os tempos
Sir John Young Stewart, britânico, estreou no GP da África do Sul em 1965, encerrando no GP dos Estados Unidos em 1973. Jackie participou das equipes Matra, Tyrrell e BRM, com 3 títulos merecidos, em 1969, 1971 e 1973.
Foi tricampeão da categoria entre nos anos 60 e 70, e é considerado até dias atuais como grande piloto de todos os tempos. A característica peculiar do piloto é a maneira dominante de conquista dos 3 títulos. E Jackie foi um dos pioneiros pela luta para melhoria da segurança na Fórmula 1, diante dos acidentes fatais.

Jim Clark

Jim Clark entre os maiores pilotos de formula 1
O piloto escocês faleceu aos 32 anos, no ano 1968. Estreou no GP da Holanda em 1960, finalizando sua trajetória no GP da África do Sul em 1968. Jim integrou a Lotus e conquistou 2 títulos, no ano 1963 e 1965.
Conhecido por seu comportamento tímido e recluso, nas pistas obteve sucesso como melhor piloto da sua geração, com grande talento. Sua carreira foi interrompida de forma prematura, e faleceu em acidente na prova de F2, em Hockenheim.

Alain Prost

Alain Prost entre os melhores pilotos de formula 1
O piloto francês iniciou sua carreira no GP da Argentina de 1980, finalizando no GP da Austrália de 1993. Participou das equipes Renault, McLaren, Williams e Ferrari, com 4 títulos de conquista, em 1985, 1986, 1989 e por último, em 1993.
As características maiores de Prost são eficiência e inteligência, com apelido de Professor, pela maneira cerebral em que pilotava. O destaque aponta para sua precisão na pista e perfil político fora da mesma, e constância como piloto.

Ayrton Senna

ayrton senna o segundo melhor piloto da historia
O brasileiro e ídolo Ayrton Senna da Silva faleceu com somente 34 anos, no ano 1994. Estreou na F1 no GP do Brasil de 1984, com última corrida no GP de San Marino de 1994. Senna participou de equipes como Lotus, Toleman, Williams e McLaren.
O piloto conquistou 3 títulos, em 1988, 1990 e 1991, sendo idolatrado até dias atuais, com marca na história da F1. Pelos 10 anos de sua carreira, o piloto impressionou o globo pela velocidade e espírito de luta. A morte prematura de Ayrton e que entristeceu o mundo, aos 34 anos, ocorreu no GP de San Marino de 1994.

Juan Manuel Fangio

Juan Manuel Fangio um dos maiores pilotos
O piloto vice líder na seleção dos 10 melhores pilotos da F1 de todos os tempos é argentino e estreou no GP da Grã-Bretanha de 1950, encerrando sua trajetória no GP da França, de 1958. Integrou equipes Maserati, Alfa Romeo, Ferrari, Mercedes, Novi Auto e Scuderia Sudamericana.
São 5 títulos conquistados, de 1951, em 1954, 1955, 1956 e 1957. O destaque vai pra conquista dos 5 títulos, em 4 equipes distintas, Alfa Romeo, Maserati, Mercedes e Ferrari.

Michael Schumacher

Michael Schumacher entre os melhores
O piloto alemão Schumacher estreou no GP da Bélgica em 1991, e finalizou sua passagem pela F1 no GP do Brasil, de 2012. São 7 incríveis títulos conquistados, em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e por último, em 2004. O piloto mudou os parâmetros da F1, em sua primeira passagem.
Schumacher foi personagem-chave para processo de evolução de duas equipes, com apoio à Benetton, e reestruturação da Ferrari. Integrou equipe Jordan, Ferrari, Benetton e Mercedes.

Veja também:

CaseIH Steiger 620 Quadtrac entre os tratores mais caros do mundo

Top 10 tratores mais caros do mundo

Os tratores agrícolas são veículos usados em fazendas. Comumente chamados de “trator”, são usados para …

183 Comentários

  1. Senna é o melhor piloto de todos os tempos!!

  2. Marco Aurélio Freitas

    Cara, pelo que parece, o único critério que vc usou foram os números, só que não é bem assim existem muitas variáveis. Tem se se avaliar os números e as circunstâncias, o nível dos adversários, etc…
    Sem discutir o mérito da questão, só para efeito de comparação, dos 8 títulos do Schumacher, em pelo menos 7 ele tinha o melhor carro da temporada portanto, favorito, enquanto que o Nelson Piquet seus 3 títulos foram conquistados sem que ele fosse o favorito. E pelo menos 90% dos pilotos de automobilismo do mundo consideram o Ayrton Senna o melhor piloto de todos o tempos inclusive o próprio Schumacher. E outra coisa, nessa sua lista não consta o Gilles Villeneuve, tá de brincadeira.

  3. Schumacher sem Ross Braw não seria ninguém.

  4. FANGIO: “Eu estava em Reims (1958), a treinar para o Grande Prêmio da França, quando senti que o carro estava muito instável, o que me chamou a atenção porque a grande virtude da Maserati 250F era sua estabilidade. Então cheguei ao box e perguntei ao chefe de equipa o que se passava; ele respondeu-me:- Trocamos os amortecedores! – Mas porquê?, perguntei. – Porque estes nos pagam! – Assim, naquele momento, tomei a decisão de encerrar a carreira. E não me arrependo disso!”
    Os dois pilotos que o sucederam que ele mais admirou foram o britânico Jim Clark e brasileiro Ayrton Senna.

    Fangio-camara de a bordo en Monaco (não é corrida)
    De la película “Fangio” de Hugh Hudson emitida por canal 13

    https://www.youtube.com/watch?v=RCe6PlXWqig

  5. Comparar um piloto que corria sem capacete (usava gorro de couro), sem Santo Antônio, com pneus diagonais, SEM cinto de segurança(!!!), sem macacão à prova de fogo, com óculos com lentes de vidro (lembrem do Massa…) freios à tambor, amortecedores hidráulicos (quando o óleo esquenta perde eficiência), sem hidratação à bordo, largando com pneus frios, tanque de gasolina feito de aço, sem comunicação via rádio com a equipe e que sobreviveu conquistando 5 títulos numa época que morriam 1 ou 2 pilotos por ano (em 1958 foram três!!!), enfim, comparar FANGIO com todos os outros que vieram em outras épocas, excelentes por sinal, é desconhecer a história da F1

  6. Damon Hill foi o melhor piloto de todos os tempos, e isso é, em minha opinião, incontestável.

  7. 1- Fangio
    2-Shume
    3-Piquet
    4-Prost
    5-Niki Lauda
    6-Alonso
    7-Hamilton
    8-Mansel

    • Po cara , não colocar o Senna nessa sua lista chega a ser uma baita falta de respeito com a F1

      • esse nelson, “nelsabe” de nada de formula 1, deve ter brincado muito de boneca enquanto o pé cravado de um certo ayton senna acelerava para as vitórias incontestaveis e gêniais que marcaram o mundo do esporte,… shumacher… vou falar um pouco: tranbiqueiro, trapasseiro, oportunista e meia roda, dependendo da ajuda de muitos e ganhando titulos de forma desleal jogando seu carro em cima de hill para ganhar seu primeiro titulo mundial,,,,

    • Piquet, Mansell e Lauda não são pilotos fortes…mas os outros são muito bons..

    • Senna
      Senna
      Senna
      Senna
      Senna
      Senna
      Senna
      Senna
      Senna
      Prost

  8. É brincadeira está classificação! Só pode!!!conduzir carros automáticos,é pilotar ou ir às compras?????Alonso,Vettel….ahahahahahahhaahha…isto é uma modalidade para homens!alguém que saiba conduzir com uma mão a 300 e saiba gerir toda uma corrida sem ajudas exteriores ou electrónicas!!Senna é o maior!!!Fangio,Lauda,Mansell,Villneuve (pai),até o Prost (que eu odeio)…isto sim eram pilotos!mas se querem incluir todo e qualquer totó que se sentou atrás de 1 volante porque não incluir o Hakkinen que foi bicampeão e pilotava tipo Senna?depois de Senna foi o único piloto que me fez ver F1.

  9. Senna 1
    Fangio 2
    Vileneve 3
    Lauda 4

    E sempre, toda vida, Alonso é melhor que Vettel

  10. Ridículo!

    Fangio e Senna foram maiores e melhores que Schumi.

    Ridículo …

    Senna 1Forever!!!

  11. Não concordo!! Emerson Fittipaldi foi campeão em 72 e 74, aliás, foi campeão em 72 com 25 anos, recorde que permaneceu por décadas como o piloto mais jovem a ser campeão mundial. Foi duas vezes vice-campeão. Não ganhou mais pois buscou o sonho de montar uma equipe nacional, a Copersucar, emprestando seu prestígio. Foi longe, mas incompreendido os patrocínios cessaram. Foi campeão na Fórmula Indy e duas vezes campeão das 500 milhas de Indianápolis. Nenhum desses tem um currículo tão vasto, eclético e vitorioso como o de Emerson. Merece um lugar nesta lista. ASlém de tudo, foi ele que abriu o caminho para os outros brasileiros que o sucederam!!!!

    • Wagner sou fã do Émerson, gosto dele porque é simpático, amigo, não critica colegas de profissão, mas analisando friamente ele é inferior ao Nelson Piquet e principalmente ao Senna. Por que? O Émerson corria na equipe Fittipaldi e lá tinha um tal de Keke Rosberg que era 0,5 segundo mais rápido do que o Èmerson…a tal ponto que o Émerson teve que abandonar a pilotagem e ser executivo da equipe. Pois bem o Keke na Williams em 1985 andava junto com o Mansell na Williams. Já Mansell e Piquet andavam juntos na Williams em 1986 e 1987, porém tanto Keke como Mansell foram facilmente trucidados pelo Prost na McLaren…como Prost andava junto com Senna na McLaren em 1988 e 1989. Conclusão Senna=Prost > Piquet=Mansell=Lauda > Èmerson.

  12. Nos anos 90 o Piquet ficava na listas dos 10 melhores do mundo, de qualquer publicação italiana, alemã, inglesa, mas com o surgimento de Xumi, Alonso, Vettel, Hamilton…o Piquet acabou caindo fora de todas as listas mundiais. Só no Brasil o Piquet está entre os 10.

  13. Shumacher, maior enganador da f1 de todos os tempos,ganhou titulos com carros irregulares e companheiros de equipes ajudando e muito nos seus titulos,um dos titulos jogando carro pra cima de D.Hill e para finalizar corria contra ninguem só carniça de adversarios! Senna é o melhor piloto de todos os tempos!!! Isso nao sou eu que estou dizendo ou os amigos ai aqui dos comentarios, sao especialistas e pilotos de f1 de todas as epocas

  14. Verdades Verdadeiras 2

    em primeiro é ayrton senna com certeza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *