O que é prevalente na consciência da sociedade é que posteriormente o mundo que conhecemos, pode acabar. Isto significa que uma onda de filmes tratando o evento de fim do mundo vai nos acompanhar até que não reste teorias para demonstrar o fim. Veja nessa seleção feita pela Paste Magazine, os 10 melhores filmes sobre o fim do mundo de todos os tempos.
O dia seguinte (The Day After) – 1983
Poucos filmes em 1983 inspiraram tanto debate caloroso ou produziram uma reação mais visceral no público, do que este filme feito para TV, de duas horas. A história gira em torno dos cidadãos de Lawrence, Missouri, e como eles inesperadamente se encontraram lidando com os efeitos de uma bomba nuclear.
A Última Onda (The Last Wave) – 1977
Este mais recente trabalho encontra a estrela futura Thornbirds Richard Chamberlain como um advogado que aceita um trabalho de defender um grupo de aborígines.
O grupo tinha aparentemente se rompido em uma luta durante uma tempestade grotesca e apareceu para matar um dos seus. Como a investigação dele o leva mais afundo , o personagem descobre os próximos sinais de um evento cataclísmico.
Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers) – 1978
O filme de 1978 permanece como talvez o mais silencioso de apocalipse da seleção. Aqui, não é a guerra, o holocausto nuclear ou até uma invasão hostil que ameaça o fim da humanidade; ao invés, é uma espécie estranha, a base de plantas, que silenciosamente e de forma eficaz substitui os habitantes de San Francisco com pessoas idênticas de vagem.
Extermínio e extermínio 2 (28 Days Later 2002 / 28 Weeks Later 2007)
Apresentando um mundo onde um vírus da “raiva” transformou a maioria da população em algo que se aproxima de cães raivosos e enlouquecidos, “Extermínio” eventualmente se instala em deixar seu público com um senso de esperança para o futuro.
E o filme “extermínio 2”, no entanto, nega isso, descrevendo um mundo apenas como brutal como o primeiro, porém apresentando um final bem menos otimista.
Os doze macacos (12 Monkeys) – 1995
Bruce Willis interpreta um presidiário mentalmente instável de um futuro apocalíptico, então ele é enviado de volta no tempo, para deter a liberação de um vírus mortal que matará bilhões. Apresentando grandes performances de Willis e o decididamente não cheio de glamour, ator Brad Pitt.
Madrugada dos mortos (Dawn of the Dead) – 1978
Embora a maior parte do seu tempo de execução seja confinada a um shopping Center enorme, o primeiro terço do filme efetivamente atinge, a natureza generalizada do surto de zumbis, com cenas como a incursão do apartamento por uma equipe SWAT com grande zelo, visualmente estabelecendo o alcance do surto.
Além disso, enquanto a humanidade parece estar vencendo ou voltado ao normal em uma boa porção dos filmes de zumbi, o filme termina em um lugar de grande ambiguidade.
Melancolia (Melancholia) – 2011
O filme conta duas histórias diferentes. Na primeira parte, é seguida a visão de uma noiva, como ela se esforça para levar a situação através das festas e celebração, enquanto seu alto poder de depressão cresce mais forte. A segunda parte foca sobre as façanhas de sua irmã mais velha.
Há também o fato de que um planeta azul chamado Melancholia está se aproximando rapidamente da órbita da Terra. Apesar do uso de um evento apocalíptico de Von Trier, como uma metáfora para a natureza da depressão, deixou perplexo quem assistiu.
O abrigo (Take Shelter) – 2011
Curtis LaForche é um homem atormentado por visões apocalípticas. Convencido de que suas premonições logo virão a acontencer, ele começa a construir um abrigo para sua esposa e filho. Seu comportamento cada vez mais errático o leva a um psiquiatra, onde ele entende que tem um histórico de família de doença mental.
Então, encontra-se a questão central do “O Abrigo”. Seria Curtis um profeta para a época moderna ou um indivíduo mentalmente perturbado a se perder em seus delírios?
A Última Noite (Last Night) – 1998
O que você faria se tivesse apenas uma noite de vida? Evento esperado a meses, e sem explicar o motivo exato, em 6 horas o mundo vai acabar. Alguns passam a noite sozinhos, outros com entes queridos, outros em oração, outros cometendo crimes desenfreadamente, e outros ainda curtem uma última festa.
Dr. Fantástico 1964 / Limite de Segurança (Fail-Safe 1965)
Estes dois filmes compõem a posição líder nesta seleção, dos 10 melhores filmes sobre o fim do mundo de todos os tempos. Ambos retratam um conflito nuclear entre os EUA e a URSS. Dr. Fantástico (titulo original Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), com o seu humor negro demente, a frente de seu tempo, sempre será o primeiro no coração da maioria das pessoas.
Durante a tentativa de adaptar o romance de Red Alert, de Peter George, para a grande tela, o diretor Stanley Kubrick descobriu que havia a necessidade de cortar determinados detalhes da vida real, sobre os procedimentos de emergência da bomba nuclear, porque eles eram simplesmente um absurdo para trabalhar em um drama sério.
Intimidado pela quantidade de talento envolvido na preparação do filme de guerra “Limite de Segurança”, Kubrick entrou com uma ação alegando que a trama tinha sido plagiada de Red Alert de George, que Kubrick tinha os direitos.
A ação foi eventualmente resolvida, mas isso teve o efeito desejado. O filme de Kubrick saiu oito meses antes de “Limite de Segurança”. É uma pena porque “Limite de Segurança” é quase tão dramaticamente eficaz como Dr.Fantástico é hilário para rir.
Faltou o filme 2012
Faltaram os filmes 2012 e O Dia Depois De Amanhã.