O cinema é completa expressão artística, englobando muitos pilares artísticos e interpretações fascinantes de atores geniais. Mas na ausência do diretor, nada seria possível. São eles que, apesar de estar atrás das câmeras, analisa, interpreta, orienta, organiza cenários e figurinos utilizando os recursos humanos, técnicos, dramáticos e artísticos. Nesta seleção estão os 10 melhores diretores de cinema de todos os tempos.
Michael Haneke
Michael Haneke é austríaco e difundiu tendência particular pelo cinema, mesmo com filmografia curta. Sua obra é pincelada pela violência contra própria representação no cinema, por críticas radicais em relação à passividade do espectador, este resumido a consumidor imerso na alienante realidade.
Os longas de Haneke se destacam pela relação de causa e conseqüência desenvolvidas de forma psicológica interessante. Dentre obras para conferir, com direção de Haneke, está “A Professora de Piano” de 2001, “A Fita Branca” de 2009, e ainda “Amor”, 2012.
Pedro Almodóvar
Este diretor é homossexual assumido, e conhecido pelo mundo por produções folhetinescas com exagero. Os filmes do espanhol Almodóvar apresentam atores com interpretação teatral, obras com muita cor. E o esclarecimento indaga novas dúvidas, com muitas tensões. Para conferir há “Carne trêmula” de 1997, “Fale com Ela” de 2002 e “Volver”, 2006.
Martin Scorsese
Martin Scorsese é filho de imigrantes italianos e cresceu no bairro italiano Little Italy. A origem ítalo-americana e o contato com a cultura italiana explicam temas que surgem pelos seus filmes, como crime organizado e Igreja Católica. Como sofria de crises de asmas, a única diversão era o passeio ao cinema com seu irmão, situação resultando atualmente no genial diretor.
Um dos destaques vai para parceria com amigo e ator Robert De Niro, pois Martin realizou 8 filmes com o mesmo, como em “Touro Indomável” de 1980. Dentre as obras geniais para conferir está “Goodfellas” de 1990, “Os Infiltrados” de 2006 e ainda “A Invenção de Hugo Cabret” de 2011.
Federico Fellini
Esse grande mestre diretor é tão consagrado que o seu sobrenome é referência pela história, com o termo felliniano; o diretor se transformou em adjetivo pelo destaque imenso no cinema e artes, com comunicação com público usando símbolos. Obra genial para assistir é “A Doce Vida” de 1960, “Noites de Cabíria” de 1957, e “Roma de Fellini” de 1972.
Alfred Hitchcock
Hitchcock é gênio incomparável, sendo precursor de truques de filmagens, e líder no gênero Suspense. De acordo com Truffaut, Hitchcock filmava cenas de amor como se fossem de assassinatos, e as cenas de assassinato como se fossem românticas.
O diretor é conhecido pelo domínio da linguagem cinematográfica e dos recursos técnicos, pela forma única de condução da narrativa com envolvimento do espectador, com situações de tensão, e de suspense. “Um Corpo Que Cai” de 1958, “Psicose” de 1960 e “Os Pássaros” de 1963 são excelentes obras.
Quentin Tarantino
Quentin Tarantino é o diretor cool que merece destaque por atingir os mais diferentes públicos de maneira única. O diretor de interessante carga de valores possui domínio de linguagem do cinema, e é cinéfilo sem preconceitos, com gosto particular para faceta mais obscura do cinema e cultura.
Pelas obras de Quentin Tarantino há destaque para violência, trilhas sonoras marcantes, diálogos únicos e personagens anti-heróis. Filmes inesquecíveis são “Cães de Aluguel” de 1992, “Kill Bill Vol. I e II”, de 2003 e 2004, e ainda “Django Livre”, de 2012.
Roman Polanski
Polanski é um grande diretor, e é sobrevivente do holocausto. Sua vida foi marcada por sexos, bebidas e muitas parceiras. Há situações famosas com o diretor, a polícia e opinião pública. O lado sexualmente caótico é encontrado por alguns filmes de Polanski.
O filme “Chinatown” teve 11 indicações ao Oscar, no ano 1975. Os temas de loucura e paranóia são explorados em filmes do diretor. Para conferir há “Chinatown” de 1974, “Repulsa ao Sexo” de 1965, e “A Faca na Água” de 1962.
Woody Allen
Este diretor escreve e atua na maior parte de suas obras, sendo algumas otimistas e outras nem tanto. Os filmes alcançaram sucesso, de início, pela ilustração das neuroses da alta sociedade de Nova Iorque, e Woody pertence à mesma.
O diretor é considerado lenda viva do cinema, com criação de obras primas, e sendo pioneiro com sua atuação nos filmes e em diversas situações, com diálogo com público na narrativa. Filme para conferir é “Match Point” de 2005, “Meia Noite em Paris” de 2010, e “Vicky Cristina Barcelona” de 2008.
Stanley Kubrick
Stanley Kubrick é conhecido pela perfeição, um grande gênio do cinema. Com habilidade no xadrez, sereno e circunspecto, e também como diretor reservado, merece destaque como artista com olhar clínico, com atenção. O estilo do diretor une a consistência visual de técnicas da pintura clássica com possibilidades do avanço tecnológico.
Um destaque importante é a trilha sonora de suas obras, e entrega do diretor completa com os filmes, com muito empenho e dedicação. Para assistir há “Laranja Mecânica” de 1971, “Nascido para Matar” de 1987, e ainda “O Iluminado” de 1980.
Ingmar Bergman
Diretor brilhante destacado por produções impecáveis e excelente fotografia. O diretor retratou em maestria temas existenciais, como a culpa, solidão e fé, em especial, a morte, e relações humanas. Para conhecer mais sobre suas obras há “Morangos Silvestres” de 1957, “O Sétimo Selo” de 1956, e ainda “A Hora do Lobo” de 1968.
Cara, como você coloca os 10 melhores sem incluir o Coppola? Poderoso Chefão I, II e III marcou o cinema com o tipo de filme de máfia. Concordo com a maioria, especialmente o Kubrick, que deveria estar no topo da lista, óbvio. Ainda esqueceste: Martin Scorcese, Clint Eastwood, Wood Allen. E poderiam estar nesta lista ainda: Tarantino e Spielberg, tranquilamente.
Cadê o Spilberg e James Cameron?
Pessoal, obviamente se tratam de escolhas pessoais do autor, todos os diretores que ele escolheu são excelentes, mas não deixam de ser escolhas. Eu colocaria ainda Wes Anderson, Terrence Malick, John Lasseter, Kurosawa, Brian DePalma, Ridley Scott, Copolla, Spielberg e muitos outros que fizeram filmes maravilhosos e que não caberiam numa lista como essa, na minha opinião.
Aos muitos que comentaram, exceto o primeiro Star Wars e THX1138, que foram dirigidos pelo George Lucas, os demais filmes da Trilogia Clássica(Império Contra-Ataca e Retorno de Jedi) não são dele, já a Trilogia Nova, é toda dirigida por ele… Portanto, ele é um ótimo criador, eu sou fanzão de Star Wars, mas não se destaca como diretor.
P.s.: como dica de filmes do Kubrick, como um colega já disse aqui nos comentários, achei que faltou “2001 – Uma Ódisseia no Espaço”, obra-prima, dele e de todo o gênero de ficção-científica
Faltou o Akira Kurosawa!
Acho que nenhum dos diretores dessa lista são melhores que o Kurosawa
Cade a madonna
Faltou spilberg, Ang Lee, Cameron eChaplin.
cade copolla e spilberg?
Também me pergunto
Os primeiros lugares deviam ser Spielberg Jorge Lucas e Copolla.
É impressionante como a internet dá voz a apedeutas. O principal problema da internet é que qualquer sitezinho meia boca boca pode criar uma lista de b#osta com embasamento em nada e publicá-lo como se fosse uma verdade. Alfred Hitchcock é o maior diretor da história, algo que não é nem discutível no âmbito acadêmico, seguido de Welles, John Ford e talvez David Lean.
Os cinco maiores inesquecíveis: Akira kurosawa, Ingmar Bergman, Charles Chaplin, Fellini e Stanley Kubrick.
Scorsese em oitavo kkkkk,merecia o primeiro lugar disparado,e cade o Francis Coppola?
É um absurdo mesmo
Cadê Charles Chaplin? O Rei!
Michael Haneke? Só porque você quer!
Kubrick nem é tão bom, Laranja mecânica e O Iluminado são bons, o resto é porcaria, meu favorito é o Scorsese, é o que tem maior quantidade de filmes com qualidade. Taxi Driver, Gangues de NY, Touro Indomável, Ilha Do Medo, Os Infiltrados, Cabo Do Medo, Hugo, O Aviador, a última tentação de cristo…
Como Kubrick “nem é tão bom”? É um dos maiores diretores de todos os tempos, se não o maior. Embora seus filmes sejam cansativos e difíceis de digerir, é um dos poucos que conseguem incitar o expectador a refletir, e isso só com imagens, sem diálogo! Se você se esqueceu de citar “Uma Odisseia no Espaço” que moldou o gênero de ficção científica como o conhecemos hoje, realmente não conhece a obra de Kubrick.
Concordo, entretanto, que Scorsese deveria estar melhor colocado na lista, no lugar de Woody Allen, por exemplo.
James Cameron também merecia uma posição, pois apesar de seus roteiros de qualidade discutível, foi o diretor que mais colaborou para o desenvolvimento técnico e comercial do cinema nos últimos anos.
“Filmes cansativos e difíceis de digerir”? Meu amigo! Acho que você quis dizer diferentes e com outro ritmo dos blockbusters atuais. Fora isso, concordo com seu dizer.
Tb acho
Não, Kubrick é um lixo amado por imbecis pseudoamantes do cinema desprovidos de cultura como você. Nunca sequer ouviu falar de Lean, Lubitsch, Ray ou Griffith, mas se considera um cinéfilo por gostar de lixo chato pseudointelectual de Kulixo. Não entra nem em Top 15.
2001 uma odisseia no espaço é uma porcaria??? Meu amigo, uma obra prima da ficção científica, um dos melhores filmes de todos os tempos, desculpe, mas vc parece conhecer pouco de cinema, provavelmente goste de Titanic e outros blockbusters, estamos falando do cinema arte, ou do cinema comercial afinal?? Cifrões vem e são esquecidos a arte e a reflexão se tornam parte da nossa cultura!!!!
George Clooney
Steven Spielberg??????????????
O que eu mais gosto é o steven e ele nem entrou pra lista. tipo os filmes dele tem muitos defeitos notaveis mas te prende na tela e quando acaba vc fica: AH ja acabou? tipo jurassic park que é muito bom mesmo cheio de defeitos
cade o spilberg, o george lucas e o james cameron?
Mas você sequer tem a noção da bosta que você criou????? Tarantino não é nem mesmo um dos 20 melhores cineastas vivos, imagina o quinto melhor DA HISTÓRIA, e ainda tem a coragem de colocá-lo na frente do Hitchcock, e excluir ORSON WELLES e JOHN FORD. É impressionante como gente que nunca abriu um livro sobre cinema ou assistiu a um filme dos anos 60 ganha voz na internet.