Nesta seleção estão os 10 melhores bateristas de todos os tempos, de acordo com a Gibson, famosa fabricante de instrumentos, através da divulgação em seu site oficial. A polêmica levantada é interessante, já que 10 posições são muito exclusivas para caracterizar os melhores bateristas, e com certeza cria discussão acerca da habilidade e personalidade dos grandes nomes.
Apesar da polêmica criada em relação aos posicionamentos, é importante ressaltar que todos os artistas destacados são relacionados a bateristas representantes do rock, gênero mais evidente no uso do instrumento musical. Isto é justificado por Anne Erickson, autora do ranking segundo a Gibson.
Saiba também quem são os melhores guitarristas, aqui.
Ringo Starr – The Beatles
Na décima posição desta seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos está o Ringo Starr, e mesmo não sendo baterista exibicionista, reservou seu único solo nos Beatles para última música do último álbum. Ringo era fundamental na banda e deu à mesma o som próprio de bateria, de forma inventiva, e pouco convencional.
Stewart Copeland – The Police
Stewart Copeland é reconhecido por fundir rock, música do Oriente Médio, batidas reggae e ainda jazz. E baterista do The Police conferiu personalidade única para melodias de Sting.
Josh Freese – Devo, Nine Inch Nails
Em oitava posição nesta seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos está em destaque Josh Freese, sendo um dos mais requisitados de estúdio, pela precisão e também por groove.
A participação de Josh é impressionante, em quase 300 discos, de Puddle of Mudd à Avril Lavigne e Offspring. A experiência deste baterista lhe deixa apto para tocar de tudo, do rock ao jazz e heavy metal.
Ginger Baker – Cream
Ginger Baker em Cream, de modo prático, inventou o solo de bateria do gênero rock. O som particular deste músico marcou década de 1960, através de som espesso e profundo, que serviu de inspiração de quase todos os bateristas de heavy metal posteriores. Após Cream, Ginger passou com sucesso para áreas das músicas do mundo e jazz.
Mike Portnoy – Dream Theater
Mike Portnoy é também membro fundador do Dream Theater, e auxiliou a caracterizar um estilo prog-rock, com base em abordagem muito particular à técnica.
Trata-se não do baterista mais rápido ou exibicionista deste gênero, e sim é destaque a sua atenção para detalhe e sólido propósito para servir idéia musical superior a ele, que fez com que, a banda Avenged Sevenfold fizesse a recruta de Mike para turnê no ano 2010, como exemplo.
Lars Ulrich – Metallica
Lars Ulrich é quinta posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos, e é caracterizado no heavy metal como muito interessante e excêntrico. É membro fundador e compositor do Metallica, sendo força motriz para algumas músicas do heavy metal, mais populares de todos os tempos.
O estilo de Lars é simples, porém sempre forte. O mesmo não se arma de fills vistosos ou bumbos duplos, investindo em básico. Lars é também empresário e ator, e atingiu a fama mundial no Metallica, representando o Thrash Metal, como ainda principal fundador. No ano 2004, foi eleito pela revista Kerrang! nona personalidade de maior influência no mundo do rock.
Dave Grohl – Nirvana, Foo Fighters, Them Crooked Vultures
Após Nirvana, participou de 7 álbuns com Foo Fighters, porém não deixou seus créditos de baterista em outras mãos, retornando a este instrumento nos álbuns do Them Crooked Vultures, e Queens of the Stone Age.
Keith Moon – The Who
Keith Moon é destaque com sua técnica selvagem fundamental no The Who, e após a morte do baterista no ano 1978, a mesma não retornou a soar do mesmo modo. Keith é terceira posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos.
Moon atacou o instrumento munido de imprudência indomável que os mais velhos poderiam enxergar como louca, porém foi particularmente esta intensidade que auxiliou a dar forma ao som típico desta banda, e influenciou do estilo feroz.
Neal Peart – Rush
Neal Peart é popular baterista, letrista no Rush, e considerado por muitos, baterista de rock, pela excelência. É famoso pelo estilo engenhoso, determinado pelos solos de intensidade com passagens, soando a bateria como instrumento principal.
E não há concerto dos Rush que finaliza sem solo faiscante de Neal, sendo dele a segunda posição na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos.
John Bonham – Led Zeppelin
John Bonham é posição líder na seleção dos 10 melhores bateristas de todos os tempos, e era popular como Bonzo, é lembrado pela sua velocidade, pé direito trepidante e intensidade. Porém, mais que tudo, era um instrumentista com alma.
Bonham era repleto de groove, mesmo com solos deslumbrantes, batida cool, fills e perfeito domínio do bumbo. É amplamente determinado o maior baterista da história do rock, e mais de 30 anos depois de sua morte, permanece a angariar prêmios e admiração.
Não ter o Dave Lombardo do Slayer na lista, considerado o maior baterista do heavy metal é uma piada. No mínimo, no lugar do Lars Ulrich, no mínimo.
faltou um dos maiores o lendário Nick Mason, não poderia ficar de fora dessa escolha, um ótimo baterista, um dos melhores de todos os tempos, na minha opinião…
KD Billy Cobham e Dennis Chambers?
Matt Sorum para mim e o melhor de todos
mike na frente do stewart so pode se piada,mike é bom eu gosto e admiro ele,mas na frente do stewart, stewart ganha do mike facil,mike so é mais rapido,e o pedal duplo dele é bom ja o stewart n se mostra tanto quanto ele,mesmo assim consegue ter mais controle da bateria, e aqueles arranjos,muito bons que tem nas musicas
Matthew Wilhian Sorum ( Matt Sorum ) muito conhecido por tocar em The Cult, Velvet Revólver e Guns N’ Roses, e também por ter criado Camp Freddy, deveria estar nesta lista, cara muito bom na batera, me inspirou nele, estou com 14 anos e desde os 8 toco bateria por causa dele… Seus solos são perfeitos, sem falar que ele tem total controle do Bumbo… Meu ídolo, acho que ele deveria estar aí…
Bem que no lugar desse tal Dave Grohl deveria está o do Faith no More/Ozzy, MIke Bordin…Furada essa lista.
Vamos todos deixar o fanatismo de lado e falar sério!
Pra começar se for falar de técnica Mike Portnoy será o primeiro de qualquer lista, porém cada época deve ser levado em comparações a cada época, como comparar um fusca 1966 a uma Ferrari 2015???
Não existe um melhor de todos os tempos…. pelo menos quando o assunto for musica e gosto não?
Por exemplo o Dave Grohl e o Lars Ulrich não entrariam em minha lista, não consigo identifica-los como inovadores, porem colocaria o Cavalera e o Virgil Donati….
Gosto não se discute e melhor de todos os tempos também não!
Mas aceito se alguém descordar, porém tem que ter argumento!
Sério que não foi citado o batera do Sepultura o Igor Cavalera…
pedal duplo e tudo o mais… indignadaaaaa
Qual é pessoal, como que Joey Jordison não esta na lista
Fan Boys serão ignorados.
Essa lista não corresponde a realidade. O Dave do Nirvana em 4º lugar e Lars do Metálica em 5º? Piada, né?! Esses caras são limitados, não são virtuoses. Dave Weckl, ajuda aí porque deu a louca no cara que fez a lista! kkk
P.s.: Com relação ao Ringo, apesar de tecnicamente limitado, esse cara soube usar como ninguém os poucos recursos que tinha e por isso merece o meu respeito. Ringo esbanjou criatividade no seu trabalho com os Beatles. Ele era bem criativo!!!!!! #euqueriaserringostarr
kd buddy rich!?
O Ian Paice é um medíocre p/ vcs…tá bem feitinha essa lista…. Top 3 no mínimo!
Travis Barker podia estar aí, é um dos melhores
oque o travis pra mim o unico batera dessa lista que deveria estar ai e o niel peart nao pelo rush mais pela sua tecnica e os caras colocarem esses nomes nessa lista pode ter certeza de uma coisa o criterio de selecao foi primeiro o genero musical depois o gosto pessoal nada de bateria pois um cara que faz uma lista dessas e nao menciona nao o melhor baterista de rock ou sei la o que mais sim o melhor baterista que ja existiu buddy rich que toca melhor que esses caras de olhos vendados genne gruppa alguem ja ouviu falar esses que tao nessa lista se duvidar nao serve nem pra rodie do buddy e do genne grupa vao estudar bateria antes de comentar