Nos siga nas redes sociais

Animais

Top 10 maiores espécies de aranhas do mundo

A maior parte das pessoas apresenta algum nível de medo das aranhas, seja medo irracional ou não. Existem pessoas que apresentam aracnofobia, outras apenas não gostam destas criaturas de oito patas, e outras são simplesmente fascinadas por elas.
Mas a noção de maior aranha do mundo sempre chama bastante atenção. Nesta seleção estão as 10 maiores espécies de aranhas do mundo, que se apresentam em todos os tamanhos e formas.

10°

Tegenaria parietina – 14 centimetros

Tegenaria parietina entre as maiores aranhas do mundo
Chegando a 14 cm, esta aranha é muito rara atualmente. Originária da Europa pode ser encontrada no norte da África, Ásia Central, Uruguai e Argentina. Um fato interessante acerca destas aranhas é que suas pernas são cerca de 3 vezes mais longas que seus corpos de 8cm, tornando as mesmas até mais assustadoras do que parecem.

Nephila edulis – 15,2 cm

Nephila edulis entre as maiores aranhas do mundo
As fêmeas, conhecidas por suas habilidades impressionantes de produzir teias, normalmente, chegam a 15,2 cm, a incluir suas pernas. Suas colorações se classificam do avermelhado ao amarelo-esverdeado e sua cabeça e tórax são distintamente brancos.
Estas aranhas são encontradas em algumas das regiões mais quentes do mundo, permanecendo na Austrália, Ásia, África, América do Norte, e América do Sul. Classificadas pela teia dourada que produzem, estas aranhas gostam de fixar próximas às casas e são excelentes controladoras de pragas naturais.

Cerbalus aravensis – 19,8 cm

Cerbalus aravensis entre as maiores aranhas do mundo
Uma das mais novas espécies de aranhas descobertas, estas podem chegar a 19,8 cm se são incluídas as pernas. Descoberta em 2010, esta aranha é encontrada em Israel e Jordânia e reside em dunas de areia e nas bordas das salinas. O grande corpo desta aranha é em cinza prateado e as pernas são em preto e prata.

Phoneutria, popular “armadeira” brasileira – 20,3 cm

armadeira entre as maiores aranhas do mundo
Com uma extensão de perna de quase 6 polegadas e comprimento de corpo de 5 cm, estas aranhas são assustadoras, e são também uma das espécies mais venenosas do mundo.
Estas aranhas são encontradas nas regiões trópicas da América do Sul e América Central, e foram classificadas como “wandering” por causa do hábito de vagar pelo chão da floresta procurando presas. Enquanto alguns membros desta espécie são mais perigosos que outros, eles são altamente venenosos e devem ser evitados de qualquer forma.

Xenesthis immanis – mais de 22 cm

Xenesthis immanis uma das maiores especies de aranhas do mundo
Conhecida por comer pássaros e ratos, o corpo desta aranha equivale a pouco mais de 22 cm de comprimento e é perigosa. Nativa da Columbia, vive na floresta tropical altamente úmida. Enquanto a imagem de uma aranha comendo um rato é assustadora, deve-se notar que esta não é uma ameaça aos humanos.

Hysterocrates gigas – 28 cm

Hysterocrates gigas uma das maiores especies de aranhas do mundo
Um membro da família de tarântula, esta grande aranha pode chegar a até 28 cm, a incluir 20 cm somente de perna. Muitas vezes mantidas como pets, estas aranhas não são uma ameaça aos humanos, mesmo que possam ser uma das mais assustadoras.
Encontradas em ambientes tropicais e subtropicais, são caçadoras noturnas e são muitas vezes capturadas por aves, mamíferos, répteis, vespas e anfíbios; quinta posição na seleção das 10 maiores aranhas do mundo.

Aranha camelo – 29 cm

aranha camelo uma das maiores especies de aranhas do mundo
As aranhas camelo são tão mencionadas como sunspiders (Aranha-solar) ou wind scorpion (escorpião-do-vento), e são da classe Arachnida, que inclui mais de 1.000 espécies que variam em tamanho. Elas apresentam este nome devido a sua cabeça corcunda, e a dieta destas aranhas inclui insetos, lagartos, roedores, e pequenos pássaros, e as espécies podem crescer até 29 cm, incluindo as patas.

Huntsman Spider – 30,4 cm

Huntsman Spider uma das maiores especies de aranhas do mundo
A espécie Huntsman (Sparassidae), também é conhecida como aranha caranguejo gigante. Sua extensão de perna pode chegar a 30,4 cm de comprimento.
As pernas são torcidas de forma parecida com caranguejo, daí o apelido, e são incrivelmente ágeis quando estão em caça. Estas aranhas não são geralmente uma ameaça aos humanos, mas a aparência feia e enorme é suficiente para assustar.

Lasiodora parahybana – + 30 cm

lasiodora parahybana uma das maiores especies de aranhas do mundo
Descobertas no Brasil em 1917, estas tarântulas são geralmente mantidas como pets e são uma das maiores tarântulas do mundo. Com uma extensão de perna de quase 31 cm são conhecidas por atacar cobras pequenas. Seu nome cientifico se deve ao local onde é endêmico a sua presença, na Paraíba. Ela é também chamada de Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira. Enquanto elas são escolha popular de pet entre amantes de aranhas, o comportamento rápido faz delas uma má escolha para iniciantes. Ela é a segunda maior tarantula do mundo.

Goliath Birdeater (aranha-golias-comedora-de-pássaros) – + 30 cm

Top 10 aranhas mais perigosas do mundo
Membro da família de tarântula, esta aranha é uma das maiores do mundo, com uma extensão de perna de até 30 cm. Encontradas nas florestas tropicais da América do Sul, as fêmeas têm uma vida média de 15 a 25 anos, enquanto os machos normalmente vivem somente de 3 a 6 anos.
Enquanto elas têm presas que podem perfurar a pele dos humanos, o veneno das mesmas é bastante inofensivo, e são apenas conhecidas por atacar quando ameaçadas. A Goliath Birdeater é tida como a maior aranha do mundo pelo Guiness World Records, com a amostra da mesma espécie criada por Robert Bustard em 1998. A aranha apelidada de Perthshire, tinha 28cm e pesava 170 gramas.

14 Comentários

14 Comentários

  1. Dril

    8 de maio de 2018 ás 0:21

    Olá bem interessante o artigo, mas poderia ter colocado quanto centímetros equivalem essas polegadas de medida das aranhas, os brasileiros no geral não têm ideia de tamanho num sistema de medida em polegadas!

  2. Marcos Paulo

    10 de março de 2018 ás 13:51

    Eu só quero informar para quem não distinguiu a imagem da aranha camelo que: na imagem tem duas aranhas, uma agarrada na bunda da outra, estavam brigando e os soldados as levantaram assim, coladas, daí tiraram uma foto a partir do vídeo. Essas aranhas são relativamente pequenas, mas sim, grandes comparadas as caseiras!

  3. Allan

    24 de fevereiro de 2016 ás 5:14

    Pra quem não sabe, a aranha golias comedora de pássaros está em primeiro, só que colocaram o nome em inglês: Goliath(Golias) Birdeater(bird: pássaro, eater: comedor(a))

  4. Kevin

    22 de fevereiro de 2016 ás 15:48

    Uma curiosidade que nao tinha pensado antes, eu nunca vi, essas aranhas gigantes ai também produzem teia? elas devem ser muito pesadas.

    • Milena sotel

      9 de junho de 2016 ás 20:02

      Produzem, soq como armadilhas no chão elas esticam um fio de teia e quando algum inseto grande ou animais como camundongos passam ela sente e ataca

  5. Rodrigo chaves

    20 de janeiro de 2016 ás 2:07

    Por a caso a aranha goliath birdeater é a aranha-golias-comedora-de-pássaros.

  6. josepedro

    24 de dezembro de 2015 ás 11:49

    por mim a lista esta serta

  7. parsifal santos

    3 de setembro de 2015 ás 2:26

    olá Adriano, assistir um documentário do planet animal dando conta sobre a famosa aranha caçadora que habita cavernas da região dos Laos na Asia, chegando a medidar 3 cm e com patas de 12 cm, muito parecida com a nossa aranha marrom.

  8. Inacio Milanez Neto

    18 de junho de 2015 ás 13:51

    Onde está a aranha golias comedora de pássaros esa sim e a maior mais agressiva é assustadora o nome diz tudo

    • Noelle Silva

      25 de março de 2016 ás 18:42

      Ela está em primeiro na lista ‘-‘ (Goliath Birdeater – 12 polegadas)

  9. Giovani Martins

    29 de janeiro de 2015 ás 1:49

    Acredito que a aranha-camelo apesar de ser um aracnídeo,não seja uma aranha (ordem Araneae) de verdade mas sim um solífugo (ordem solifugae).

  10. Junior Slechinsky

    6 de dezembro de 2014 ás 22:22

    A Hysterocrates gigas deveria esta em 5 lugar e a Xenesthis immanis em 4 lugar!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos