O cérebro humano é talvez a estrutura biológica mais complexa na história evolutiva. No entanto, é surpreendentemente fácil enganar o cérebro ao perceber algo de uma maneira, quando na realidade é outra. E cientistas estão apenas agora descobrindo como alguns destes truques funcionam.
Essas imagens são chamadas ilusões ópticas e podem ensinar muito sobre como o cérebro e olhos trabalham juntos para entender o mundo ao redor. Nesta seleção estão em destaque as 10 ilusões de óptica que te deixarão confuso.
Ilusão de movimento periférica
Apesar do giro e torção que se pensa ver, esta é uma imagem completamente imóvel. É um exemplo de ilusão de movimento periférica, que se refere a qualquer ilusão óptica que o cérebro percebe como se movendo, mas na realidade, está parada.
Ames room
Quase toda sala que é adentrada é quadrada ou retangular, significando que as paredes opostas são paralelas umas as outras e se encontram em ângulos de 90 graus. No entanto, uma sala de Ames tem formato como trapezoidal.
O canto extremo esquerdo é mais longe da câmera do que o canto extremo direito. Assim, como o homem caminha pela sala, ele parece crescer em tamanho quando na realidade, ele apenas está se movendo mais próximo à câmera.
Imagem híbrida
Este é um exemplo do que é chamada imagem híbrida que impõe uma imagem em cima da outra. Então, na realidade, são vistos Monroe e Einstein. O truque é que a imagem de Einstein mostra mais detalhes do que a imagem de Monroe.
Ilusão ótica geométrica
Este exemplo é apenas um de muitos tipos de ilusões óticas geométricas, onde o cérebro falha em uma das tarefas mais fundamentais, que é reconhecer linhas retas. No caso da dúvida, a única coisa mudando na imagem é a adição de linhas diagonais. A prancha não está realmente inclinando para direita, apesar do que o cérebro está informando.
Ilusão do dragão
Este tipo de ilusão ótica joga com o sentido de perspectiva do cérebro, a face do dragão parece virar para quem vê.
Mas o oposto exato é realmente o caso aqui, como o escritor de ciência Phil Plait explica em Bad Astronomy. Independentemente do que se percebe, a face inteira deste dragão está invertida, determinando tudo ao contrário.
Por exemplo, o olho direito está realmente mais distante do que o olho esquerdo, e é esta inversão que confunde o cérebro e faz pensar que o dragão está constantemente, olhando avidamente para o observador.
Ilusão das sombras de cinza
Em 1995, um professor do MIT de ciência da visão, Edward Adelson, provou com sua ilusão de sombra Checker que o cérebro humano é facilmente enganado quando questionado sobre cor real de qualquer coisa em uma sombra.
Seu experimento sugere que o cérebro humano tem dificuldade em perceber pequenas mudanças em sombra da mesma cor, como cinza, no exemplo. Assim, o cérebro é forçado a adivinhar ou interpretar a cor que é pensado ver ou deseja ver.
Imagem reversível
Esta ilusão ótica hipnotizante foi primeiro produzida em 2003 pelo web designer Nobuyuki Kayahara. Não está sozinho quem a vê girar em sentido horário, sobre sua perna esquerda. Em uma pesquisa online com 1600 pessoas, dois terços disseram que inicialmente a viam girando em sentido horário.
Porque as pessoas podem facilmente perceber a figura estar girando de um lado e depois do outro, isto é chamado ilusão reversível, já visto anteriormente no famoso cubo de Necker. O que faz isto possível é o fato que a figura girando está completamente preta e não oferece sensação de profundidade como o sombreamento ou sombras no corpo dela.
O vestido
As cores das listras repetindo sobre o vestido são preto e azul, mas muitos percebem as cores dourada e branca. Como a mulher girando, este é um exemplo de uma imagem reversível onde algumas pessoas podem ver ambos os conjuntos de cores, enquanto outras podem apenas perceber um conjunto.
Os neurologistas estão agora tentando entender a razão por trás deste fenômeno chocante. Até o momento, alguns trabalhos que exploram possíveis explicações, foram publicados.
Ilusão estranha do gato
O gato está subindo ou descendo as escadas? Infelizmente, não há resposta estabelecida porque há argumentos convincentes para ambos os lados. Para responder a questão, as pessoas novamente usam o sentido de perspectiva do cérebro, bem como o destino de uma vida inteira de experiência com escadas.
Ilusão da lua achatada
É incrível, mas é uma foto real de lua cheia tirada em 2012 por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional. Este é um tipo diferente de ilusão ótica, e o que se vê não é gerado por enganar o cérebro. Ao invés, é um truque de luz que está atingindo os olhos dos astronautas, e câmera.
eu achei o mais interessante o do vestido
A imagem Hibrida foi como aquele clip do Michael Jackson fez com aquelas personagens sendo substituída no mundo, mudando o visual das pessoas uma em cima da outra como do Afro com o Japonês;