Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 cidades mais altas do Brasil

Top 10 cidades mais altas do Brasil

Nesta seleção estão em destaque as 10 cidades mais altas do Brasil, com marca superior a 1.200 metros de altitude. É importante observar que muitas das cidades estão localizadas no estado de Minas Gerais, uma das regiões mais montanhosas do Brasil.

Algumas cidades do Brasil chamam a atenção pela altitude, mas nada se compara ao observarmos as grandes cidades mais altas do planeta com destaque para El Alto e Potosí, na Bolívia com altitudes média de 4.150 e 4.090 metros, e Shigatse na China, com altitude média de 3.836 metros.

10°

Marmelópolis, Minas Gerais – 1.277 metros

Marmelopolis entre as cidades mais altas do brasil
Trata-se de um pequeno município do Brasil, em Minas Gerais, localizado na micro região de Itajubá. O total de área corresponde a 108.1 km², e de acordo com Censo IBGE/2010, são 2968 habitantes da cidade. O nascido em Marmelópolis é marmelopolense.

Diamantina, Minas gerais – 1.280 metros

Diamantina entre as cidades mais altas do brasil
Diamantina tem população estimada de 47.647 habitantes no ano 2013, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A cidade se caracteriza terra natal de Juscelino Kubitscheck de Oliveira, ex-presidente da República, e viveu ali a popular escrava Chica da Silva.

Em relação ao ecoturismo, mesmo tendo a parte maior do fluxo de turismo intenso com foco em arquitetura e significado histórico, a cidade tem ecossistema rico e diverso ao seu entorno, apresentando trilhas seculares, cachoeiras, sem contar grande área da mata nativa, que felizmente foi protegida através da criação dos Parques Estaduais.

São Thomé das Letras, Minas Gerais – 1.291 metros

Sao Thome das Letras entre as cidades mais altas do brasil
A população de São Thomé das Letras, de acordo com o censo feito por Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano 2010, se resumia de 6.655 habitantes totais. O próprio ar rústico, comum do interior deste estado, e a localização montanhosa e elevada com possibilidade de observar praticamente a área toda circundante, tornam esta cidade destino predileto de vários turistas apaixonados pela natureza e das pessoas com ligação às artes no geral. São Thomé das Letras ainda atrai os visitantes que procuram aparições supostas dos óvnis na cidade.

Campestre, Minas Gerais – 1.300 metros

campestre entre as cidades mais altas do brasil
Com localização a 422 km da capital de Minas Gerais, a Belo Horizonte, a população estimada de Campestre era de 21.417 habitantes, em relação ao mês de janeiro de 2016. O município teve criação no ano 1911, pelo desmembramento de Caldas, do qual se caracterizava distrito.

Os principais produtos para economia local é o gado e café. A plantação de café se mostra a atividade econômica principal de Campestre, no entanto, a fruticultura ainda segue se destacando. O território de município possui reservas de caulim, ferro, mica, amianto e feldspato.

Urupema, Santa Catarina – 1.335 metros

urupema entre as cidades mais altas do brasil

Urupema é sexta posição nesta seleção, das 10 cidades mais altas do Brasil, se destacando com a marca de 1.335 metros. E tem clima temperado marítimo, sendo a média anual correspondendo a 13° C. No mês de janeiro, o mais quente, a temperatura média se resume de 18° C, e para junho, o mês mais frio, 8° C é a média, sendo possível cair neve. Não é vão que a cidade aparece na lista das 10 cidades mais frias do Brasil. A população estimada foi de 2578 habitantes no ano de 2009, e a cidade tem área de 353 km².

Gonçalves, Minas Gerais – 1.350 metros

goncalves entre as cidades mais altas do brasil
De acordo com o Censo IBGE de 2010 a população correspondia a 4.220 habitantes. Gonçalves se mostra na atualidade um dos pólos de turismo em desenvolvimento intenso pela Serra da Mantiqueira, integrando o circuito de turismo Serras Verdes do Sul de Minas.

São Joaquim, Santa Catarina – 1.350 metros

sao joaquim entre as cidades mais altas do brasil
A população de São Joaquim foi estimada no ano de 2014 em 26.045 habitantes. E localizada no Planalto Serrano, fica a 136 km de Tubarão, 227 km de Florianópolis, e 81 km de Lages. São Joaquim tem enorme diversidade étnica, formada em especial pelos descendentes de alemães, portugueses, japoneses, e italianos. Existe ainda grande parte da população surgida de mais estados, em especial o Rio Grande do Sul.

Bom Repouso, Minas Gerais – 1.360 metros

bom repouso entre as cidades mais altas do brasil
A população de Bom Repouso foi estimada no ano de 2010 em 10.457 habitantes. O relevo da cidade se caracteriza montanhoso. O clima é úmido e ameno pelo verão, sendo frio e seco pelo inverno. Já a temperatura média anual da cidade marca 19° C. São os padroeiros de Bom Repouso, São Sebastião e São Roque.

Senador Amaral, Minas Gerais – 1.505 metros

senador amaral entre as cidades mais altas do brasil
Historicamente com ligação com Cambuí, recebeu a própria independência político-administrativa no ano de 1992. E tem localização em Serra da Mantiqueira. O setor agropecuário faz representação de enorme parcela do PIB municipal, e são destaques as culturas de batata, morango, brócolis, sem contar a significativa produção das flores. De acordo com Censo IBGE/2010 são 5.225 habitantes em Senador Amaral.

Campos do Jordão, São Paulo – 1.620 metros, a cidade mais alta do Brasil

Campos do Jordao entre as cidades mais altas do brasil
A população estimada no ano de 2014 de Campos do Jordão era de 50.541 habitantes. A cidade fica a 173 km de São Paulo, 500 km de Belo Horizonte, e 350 km do Rio de Janeiro. A principal via de acesso da cidade se resume a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

A cidade é denominada a “Suíça Brasileira” de estratégia de marketing, por arquitetura tardia com base nas construções da Europa e por clima mais frio comparando com a média do Brasil. Assim, a cidade recebe quantidade superior de turistas na estação do inverno, em especial no mês de julho.
Veja também os países de maior altitude no mundo, e os mais baixos também.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Top 10 cidades mais caras do mundo

As informações são da Unidade de Inteligência Econômica, da publicação de estudo do The Economist, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *