Ínicio » Esporte » Top 10 esportes mais praticados no Brasil

Top 10 esportes mais praticados no Brasil

Nesta seleção estão em destaque os 10 esportes mais praticados no Brasil, de acordo com Atlas do Esporte no Brasil, que é o estudo mais completo realizado no ano de 2003. São 30.413.206 participantes nacionais incluindo os atletas de fim de semana e profissionais.

O esporte no país é praticado em várias modalidades e tem organização pelas confederações nacionais de esportes, com a principal sendo Comitê Olímpico Brasileiro.

10°

Atletismo – 2.1 milhões de praticantes

atletismo entre os esportes mais praticados no brasil
Um esporte muito praticado no Brasil, e nas diversas nações como Jamaica, Quênia, que dominam nas competições mundiais. Usain Bolt, jamaicano, como exemplo, ganhou 8 medalhas em 3 Olimpíadas, e são 11 nos mundiais, e é considerado um dos maiores atletas da história.

O atletismo se caracteriza como um esporte de tradição do país, e é comum trazer medalhas olímpicas para o Brasil. Em atletismo, os atletas mais populares são João Carlos de Oliveira, Adhemar da Silva, Maurren Maggi e Joaquim Cruz.

Judô – 2.2 milhões de praticantes

judo entre os esportes mais praticados no brasil
É esporte com origem japonesa, e já trouxe várias medalhas ao Brasil, e recebeu popularidade enorme pelo mundo. Nas Olimpíadas, são atletas de todos os continentes prestigiando a modalidade, no entanto houve queda pelos últimos anos, com exceção do Brasil, onde 2.2 milhões de praticantes seguem o judô. Trata-se de mais um esporte de modo costumeiro indicado às crianças no Brasil, e assim, é amplamente praticado. O país tem tradição internacional crescente nesse
Os maiores expoentes do judô na história foram Sarah Menezes, Aurélio Miguel, Rafaela Silva e Rogério Sampaio, campeões olímpicos. Pela atualidade, Tiago Camilo, João Derly, Luciano Correa, Mayra Aguiar, campeões mundiais, são os maiores representantes do Brasil.

Surfe – 2.4 milhões de praticantes

surfe entre os esportes mais praticados no brasil
O Brasil possui grande território continental, assim o surfe se destaca, com praias de norte a sul. Trata-se de um dos esportes de maior popularidade no país, com muitos surfistas profissionais do Brasil que competem em modalidades femininas e masculinas de ASP World Tour. Exemplo disso, são os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza, o mineirinho.

Skate – 2.7 milhões de praticantes

skate entre os esportes mais praticados no brasil
Este esporte radical surgiu na Califórnia, Estados Unidos, e sempre fez sucesso no Brasil, bastante praticado pelos adolescentes, com associação à música e estilo, e o skate é sétima posição nesta seleção, dos 10 esportes mais praticados no Brasil.

É um dos esportes mais praticados no país, em especial em cidades grandes. Na atualidade, o Brasil é uma das nações com maior número de amadores e profissionais do esporte, apresentando a segunda maior indústria de equipamentos, peças e roupas do skate. Um skatista brasileiro popular é Sandro Dias, um dos poucos skatistas que conseguem fazer o movimento “900”.

Capoeira – 6 milhões de praticantes

capoeirasentre os esportes mais praticados no brasil

Este é o esporte mais brasileiro de todos, e gera controvérsia, já que vários afirmam ter surgido na Angola. A capoeira apareceu no século 17 em meio aos escravos, como maneira de resistência à dominação branca. No entanto, o que diferencia a capoeira de outras modalidades das artes marciais é a musicalidade característica.

Futsal – 10.7 milhões de praticantes

futsal entre os esportes mais praticados no brasil
São 10.7 milhões de praticantes do futsal no Brasil. No entanto, no restante do mundo, o esporte não é forte, e é bem jogado somente na América do Sul. Muitas vezes, é o primeiro esporte praticado por crianças na idade escolar como atividade física. O futsal é quinta posição nesta seleção, dos 10 esportes mais praticados no Brasil.

Natação – 11 milhões de praticantes

natacao entre os esportes mais praticados no brasil
A natação se caracteriza muito popular no país, e é um esporte geralmente indicado às crianças, adequado para uma nação com clima tropical, esta modalidade cresceu e produziu ícones do esporte importantes. Iniciando por Rômulo Arantes, Djan Madruga, e Ricardo Prado pelos anos 70 e 80, passando por Fernando Scherer e Gustavo Borges na década de 90, a natação do Brasil atualmente fabrica talentos enormes sucessivamente.

Tênis de Mesa – 12 milhões de praticantes

tenis de mesa entre os esportes mais praticados no brasil
O tênis de mesa no país, também popular como ping pong, pode ser tão popular ou mais em comparação com a versão de quadra neste país, que é o tênis propriamente falado. O Brasil é determinado uma das nações mais fortes em tênis de mesa em relação à América Latina.

Vôlei – 15.3 milhões de praticantes

volei entre os esportes mais praticados no brasil
Sobre preferência, na atualidade o vôlei é muito popular no Brasil. A principal competição do vôlei no país é a Superliga Brasileira de Voleibol, e há a modalidade masculina e a modalidade feminina da Superliga. Em retrospecto, a modalidade representa uma das mais vitoriosas do país, em especial considerando o desempenho espetacular que as seleções nacionais vêm apresentando pelos últimos anos. O país ocupa primeiro lugar em ranking de FIVB nas 2 modalidades.

Futebol – 30.4 milhões de praticantes

futebol entre os esportes mais praticados no brasil
O futebol é posição líder nesta seleção, dos 10 esportes mais praticados no Brasil, sendo 30.4 milhões de praticantes. O país é a maior potência do futebol do mundo, se destacando não apenas como o que possui a quantidade maior de prêmios, mas também o país que mais exporta atletas.

A seleção conquistou a Copa do Mundo por 5 vezes, sem contar mais títulos de importância. É ainda detentor de muitas marcas na história do futebol, além de representar a pátria de vários jogadores de peso que fizeram história. Entre estes, o jogador considerado o maior da história, Pelé.

Veja também:

Roberto Carlos entre os melhores jogadores brasileiros de todos os tempos

Top 10 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos

O futebol é o “jogo bonito” por muitas razões. Se alguém fosse fazer uma lista …

Um comentário

  1. Sabia que em primeiro seria futebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *