Nesta seleção estão em destaque os 10 esportes mais praticados no Brasil, de acordo com Atlas do Esporte no Brasil, que é o estudo mais completo realizado no ano de 2003. São 30.413.206 participantes nacionais incluindo os atletas de fim de semana e profissionais.
O esporte no país é praticado em várias modalidades e tem organização pelas confederações nacionais de esportes, com a principal sendo Comitê Olímpico Brasileiro.
Atletismo – 2.1 milhões de praticantes
Um esporte muito praticado no Brasil, e nas diversas nações como Jamaica, Quênia, que dominam nas competições mundiais. Usain Bolt, jamaicano, como exemplo, ganhou 8 medalhas em 3 Olimpíadas, e são 11 nos mundiais, e é considerado um dos maiores atletas da história.
O atletismo se caracteriza como um esporte de tradição do país, e é comum trazer medalhas olímpicas para o Brasil. Em atletismo, os atletas mais populares são João Carlos de Oliveira, Adhemar da Silva, Maurren Maggi e Joaquim Cruz.
Judô – 2.2 milhões de praticantes
É esporte com origem japonesa, e já trouxe várias medalhas ao Brasil, e recebeu popularidade enorme pelo mundo. Nas Olimpíadas, são atletas de todos os continentes prestigiando a modalidade, no entanto houve queda pelos últimos anos, com exceção do Brasil, onde 2.2 milhões de praticantes seguem o judô. Trata-se de mais um esporte de modo costumeiro indicado às crianças no Brasil, e assim, é amplamente praticado. O país tem tradição internacional crescente nesse
Os maiores expoentes do judô na história foram Sarah Menezes, Aurélio Miguel, Rafaela Silva e Rogério Sampaio, campeões olímpicos. Pela atualidade, Tiago Camilo, João Derly, Luciano Correa, Mayra Aguiar, campeões mundiais, são os maiores representantes do Brasil.
Surfe – 2.4 milhões de praticantes
O Brasil possui grande território continental, assim o surfe se destaca, com praias de norte a sul. Trata-se de um dos esportes de maior popularidade no país, com muitos surfistas profissionais do Brasil que competem em modalidades femininas e masculinas de ASP World Tour. Exemplo disso, são os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza, o mineirinho.
Skate – 2.7 milhões de praticantes
Este esporte radical surgiu na Califórnia, Estados Unidos, e sempre fez sucesso no Brasil, bastante praticado pelos adolescentes, com associação à música e estilo, e o skate é sétima posição nesta seleção, dos 10 esportes mais praticados no Brasil.
É um dos esportes mais praticados no país, em especial em cidades grandes. Na atualidade, o Brasil é uma das nações com maior número de amadores e profissionais do esporte, apresentando a segunda maior indústria de equipamentos, peças e roupas do skate. Um skatista brasileiro popular é Sandro Dias, um dos poucos skatistas que conseguem fazer o movimento “900”.
Capoeira – 6 milhões de praticantes
Este é o esporte mais brasileiro de todos, e gera controvérsia, já que vários afirmam ter surgido na Angola. A capoeira apareceu no século 17 em meio aos escravos, como maneira de resistência à dominação branca. No entanto, o que diferencia a capoeira de outras modalidades das artes marciais é a musicalidade característica.
Futsal – 10.7 milhões de praticantes
São 10.7 milhões de praticantes do futsal no Brasil. No entanto, no restante do mundo, o esporte não é forte, e é bem jogado somente na América do Sul. Muitas vezes, é o primeiro esporte praticado por crianças na idade escolar como atividade física. O futsal é quinta posição nesta seleção, dos 10 esportes mais praticados no Brasil.
Natação – 11 milhões de praticantes
A natação se caracteriza muito popular no país, e é um esporte geralmente indicado às crianças, adequado para uma nação com clima tropical, esta modalidade cresceu e produziu ícones do esporte importantes. Iniciando por Rômulo Arantes, Djan Madruga, e Ricardo Prado pelos anos 70 e 80, passando por Fernando Scherer e Gustavo Borges na década de 90, a natação do Brasil atualmente fabrica talentos enormes sucessivamente.
Tênis de Mesa – 12 milhões de praticantes
O tênis de mesa no país, também popular como ping pong, pode ser tão popular ou mais em comparação com a versão de quadra neste país, que é o tênis propriamente falado. O Brasil é determinado uma das nações mais fortes em tênis de mesa em relação à América Latina.
Vôlei – 15.3 milhões de praticantes
Sobre preferência, na atualidade o vôlei é muito popular no Brasil. A principal competição do vôlei no país é a Superliga Brasileira de Voleibol, e há a modalidade masculina e a modalidade feminina da Superliga. Em retrospecto, a modalidade representa uma das mais vitoriosas do país, em especial considerando o desempenho espetacular que as seleções nacionais vêm apresentando pelos últimos anos. O país ocupa primeiro lugar em ranking de FIVB nas 2 modalidades.
Futebol – 30.4 milhões de praticantes
O futebol é posição líder nesta seleção, dos 10 esportes mais praticados no Brasil, sendo 30.4 milhões de praticantes. O país é a maior potência do futebol do mundo, se destacando não apenas como o que possui a quantidade maior de prêmios, mas também o país que mais exporta atletas.
A seleção conquistou a Copa do Mundo por 5 vezes, sem contar mais títulos de importância. É ainda detentor de muitas marcas na história do futebol, além de representar a pátria de vários jogadores de peso que fizeram história. Entre estes, o jogador considerado o maior da história, Pelé.
Esqueceram da bike! Estaria entre os 5, praticado por boa parte dos brasileiros. Em nível de competições também cresceu muito. Inclusive o atual campeão mundial é brasileiro!
Sabia que em primeiro seria futebol