O momento mais tenso no futebol é facilmente a disputa de pênaltis. E parece rápido e sutil, mas a pressão e expectativas podem realmente abalar o cobrador do pênalti.
Alguns jogadores são lembrados por seus erros, mas alguns jogadores realmente se especializam nessa tarefa e fizeram história com sua precisão. Nesta seleção estão em destaque os 10 melhores cobradores de pênaltis de todos os tempos.
Andrea Pirlo
O visionário italiano é um dos melhores especialistas de pênalti no mundo do futebol atualmente. Pirlo, que se destaca, foi elogiado por sua confiança e tranqüilidade. Pirlo foi o que marcou o primeiro pênalti da Itália na final da Copa do Mundo de 2006 contra a França, ajudando seu país a vencer o torneio. O jogador de 34 anos confia na técnica, ao invés de velocidade, quando ele cobra suas penalidades.
Ronaldinho
Um dos maiores dribladores do futebol foi um grande cobrador de pênalti, quando ele estava em seu auge. Ronaldinho, que entretia a todos no campo durante seu tempo no clube Barcelona de La Liga, primeiro chamou a atenção do mundo durante a Copa do Mundo Sub-17, em uma partida contra Áustria, onde ele conseguiu marcar 2 penalidades.
O jogador de 34 anos era um especialista em bola parada e era extremamente bom com penalidades, chutes livres e escanteios. Ronaldinho usava seu truque incrível para enviar aos goleiros adversários o caminho errado quando ele dava seus chutes.
Michael Ballack
Além de ser um dos meio-campistas mais influentes que a Alemanha já viu, Ballack foi também extremamente prolífico em relação ao pênalti. O ex jogador do Chelsea tinha a técnica brilhante e nunca parecia sob pressão, o que o ajudou a guardar um total de 29 penalidades durante sua carreira inteira. Os chutes de pé direito fatais de Ballack derrubaram alguns dos melhores goleiros do mundo, que só ficaram espantados quando o chute do alemão atingia o fundo da rede.
Alessandro Del Piero
Del Piero marcou 14 penalidades em sua carreira inteira e tem uma taxa de conversão incrível de 94% e até conseguiu marcar seu 250° gol com uma penalidade, sendo Piero sétima posição nesta seleção, dos 10 melhores cobradores de pênaltis de todos os tempos.
Steven Gerrard
O meio-campista de Liverpool é outro inglês que se destacou em marcar pontos. Gerrard tem uma taxa de conversão de pênalti incrível de 92% e o quarto maior cobrador de pênalti na Premier League com 25 gols, incluindo 2 contra Manchester United em um jogo recente.
Cristiano Ronaldo
Ronaldo Cristiano, o melhor jogador português da história, marcou seu primeiro gol de Copa do Mundo de um pênalti contra o Irã. Ele mandou para as redes 45 penalidades com uma taxa de conversão de 94% e é certo a seguir como um dos melhores cobradores que o jogo já viu.
Zinedine Zidane
O lendário jogador francês foi um dos mais corajosos cobradores de pênalti na história do futebol. Zidane sempre será lembrado por suas penalidades únicas que foram principalmente apontadas abaixo da barra.
As habilidades de um dos melhores meio-atacantes que o mundo já viu estavam em plena exibição na Copa do Mundo de 2006, quando cobrou pênalti nas semi-finais contra Portugal e as finais contra Itália, fazendo dele simplesmente o quarto jogador a marcar em 2 diferentes finais. Zidane provavelmente teria convertido mais uma penalidade na decisão contra a Itália nas finais, se não tivesse sido expulso no 110° minuto por ter cabeceado Materazzi.
Frank Lampard
O mágico do meio-campo é um dos cobradores de pênalti mais temidos do mundo e seus chutes colocaram seu clube e o país fora de várias situações difíceis ao longo dos anos. Lampard tem uma taxa de conversão de penalidade de 93% e marcou 53 gols do ponto em toda sua carreira incluindo 43 em Premier League, fazendo dele o segundo cobrador de pênalti mais prolífico na Inglaterra, depois de Alan Shearer.
Matt Le Tissier
O inglês foi simplesmente letal a partir do pênalti e seguirá pela história como o melhor cobrador de pênalti de todos os tempos. Le Tissier, que passou a maior parte de sua carreira com Southampton, teve uma taxa de conversão de pênalti incrível de 98% e conseguiu marcar 48 gols do ponto em sua carreira de 18 anos, Matt é segunda posição nesta seleção dos 10 melhores cobradores de pênaltis de todos os tempos.
Apesar de seu brilho, ele nunca foi incluído na seleção da Copa do Mundo da Inglaterra ou obteve uma chance de jogar para um dos grandes clubes, apesar de ser um goleador prolífico.
Alan Shearer
É seguro dizer que a lenda do Newcastle foi impossível de parar do ponto de pênalti, marcando 56 penalidades em sua carreira na Premier League, fazendo dele o artilheiro nessa área, e Alan é posição líder nesta seleção, dos 10 melhores cobradores de pênaltis de todos os tempos.
Shearer era famoso por seus chutes poderosos e quase sempre enviava suas penalidades em cantos altos do gol, fazendo deles impossíveis de parar. Na realidade, seu recorde de pontuação de pênalti incrível o ajudou a se tornar o artilheiro da Premier League com 260 gols.
E o Zico?
Evair
Juninho Pernambucano não entra nessa lista?