O mundo cinematográfico atual deu lugar para os filmes com temática LGBT. Eles finalmente estão se tornando muito mais visíveis, no entanto é importante não se esquecer daqueles que originalmente abriram caminho. Nesta seleção estão em destaque os 10 melhores filmes LGBT de todos os tempos.
Tudo sobre minha mãe (All About My Mother), 1999
Pedro Almodovar se destaca por tomar um assunto sensível e convidar as pessoas a rir. Com gênero e sexualidade como um tema recorrente na obra dele, misturando desgosto e humor sempre tão encantadores.
Em melancolia pela perda do seu filho adolescente, uma mãe perturbada segue pela procura do pai do garoto, entrando em um mundo de mulheres drag, divertidas e resilientes. Uma ode a Hollywood clássica com um desvio moderno.
Tipping the Velvet, 2002
Quem disse que os vitorianos eram “hipócritas velhos”, estava obviamente andando por aí com as pessoas erradas, já que esta adaptação da BBC do romance best-seller de Sarah Waters prova o contrário.
Com dildos de couro antigo e drag kings dançando com elegância, a Londres vitoriana nunca pareceu tão animada. Emocionalmente divertida, esta história peculiar deixa quem assiste desejando vestir o traje de cavalheiro, enquanto tenta envolver-se com outras pessoas.
Milk: A voz da igualdade, 2008
Sean Penn está impecável como Harvey Milk. Finalmente, ele é trazido ao mainstream neste filme biográfico verdadeiro para um indivíduo que tentava levar uma comunidade nos ombros dele. Como o primeiro homem abertamente gay a ser eleito ao cargo público, Milk lutou pela igualdade assim como pelos direitos humanos básicos.
D.E.B.S. – As super espiãs, 2004
Extremamente engraçado com um elenco excelente, DEBS é maravilhosamente espirituoso, com foco em 4 espiãs lésbicas e a busca delas para combater o mal. Com uma trilha sonora arrasadora e uma história de amor adorável para impressionar, é certo que não será visto algo como este filme novamente.
Carol, 2015
As lésbicas estão livres e orgulhosas neste conto da década de 1950. Narra um caso ilícito entre 2 mulheres levando vidas muito diferentes. Sem escapar desculpas pelo romance proibido, o filme celebra o lesbianismo, evitando erros habituais de tentativas passadas.
Com performances notáveis na obra, e uma linda trilha sonora, o filme realmente dá a sensação de como assistir ao amor se desenvolver do começo até o final. E, cigarros nunca pareceram tão sexy.
Livrando a cara (Saving Face), 2005
Uma comédia romântica com uma reflexão, “Livrando a cara” explora os valores tradicionais entre uma cirurgiã lésbica e a família chinesa dela convencional. Com gerações de uma família sob o microscópio, o filme cobre todas as bases, da gravidez sem casamento, casos de amor lésbicos para imigração e racismo.
O relacionamento mãe-filha em particular é interessante, com algumas dobras inesperadas e curvas ao longo do caminho também oferecendo bastante alívio cômico. Acima de tudo, o filme oferece uma resolução emocionante que pode ser extremamente estimulante em um gênero que tem visto bastante tragédia.
Orlando – A mulher imortal, 1992
Com base no clássico de Virginia Woolf, Orlando quebra o molde nesta história de viagem do tempo cativante em que o personagem central, Orlando, pula de um sexo para outro, a cada vez desafiando a idéia do que as pessoas acreditam ser “normal”.
Extremamente inteligente, Orlando se liberta de não apenas argolas e correntes da sexualidade de alguém, mas também das limitações da classe. Estrelando a rainha da androginia em si, Tilda Swinton, o conceito de sexualidade nunca foi tão fluido.
Hedwig – Rock, Amor e Traição (Hedwig and the Angry Inch), 2001
Rock punk neo glam pop musical, o filme está em absoluta perfeição criando um gênero musical todo em si. Escrito e dirigido por John Cameron Mitchell, este excêntrico musical inspirado em Bowie explora a vida e lutas de um músico fracassado que sofre de uma operação de mudança de sexo prejudicada e um coração golpeado.
Deslumbrante, desejável e teatralmente emocionante, este filme entretém desde a primeira nota, sendo terceira posição nesta seleção, dos 10 melhores filmes LGBT de todos os tempos.
Orgulho e esperança (Pride), 2014
Ambientando durante meados dos anos 80, no meio da Grã-Bretanha de Thatcherismo, Pride conta a história de 2 comunidades extremamente diferentes reunidas para enfrentar o poder que as oprime.
Pungente e comovente, é tão inspirador ver isso na extremidade das circunstâncias atuais, as pessoas são todas muito mais parecidas do que tinham pensado originalmente.
But I’m a Cheerleader, 1999
Sátira em seu melhor, como esta super paródia investiga o campo de detenção em que adolescentes homo induzidos são enviados para lavar seus pecados. E pode parecer divertido, mas estas coisas realmente existem e não é apenas ficção, se aproveitando inteiramente com estereótipos exagerados.
Com uma trilha sonora sensacional e elenco maravilhosos, esta paródia histérica é uma risada do começo ao fim, sendo posição líder nesta seleção, dos 10 melhores filmes LGBT de todos os tempos.
Isso é abominável!
Pra que falar assim, viado!!??
Senti falta do filme: Meninos não choram (boys don’t cry), melhor filme LGBT que eu já assisti.
O único filme deste gênero que eu assisti foi “Brüno” que por sinal é um filme de comédia muito hilário, recomendo a todos que gostam de comédia.
Adorei a Lista,
Mas, o melhor de todos em minha concepção é orações para bob, toda que assisto morro de chorar.