O cinema é completa expressão artística, englobando muitos pilares artísticos e interpretações fascinantes de atores geniais. Mas na ausência do diretor, nada seria possível. São eles que, apesar de estar atrás das câmeras, analisa, interpreta, orienta, organiza cenários e figurinos utilizando os recursos humanos, técnicos, dramáticos e artísticos. Nesta seleção estão os 10 melhores diretores de cinema de todos os tempos.
Michael Haneke
Michael Haneke é austríaco e difundiu tendência particular pelo cinema, mesmo com filmografia curta. Sua obra é pincelada pela violência contra própria representação no cinema, por críticas radicais em relação à passividade do espectador, este resumido a consumidor imerso na alienante realidade.
Os longas de Haneke se destacam pela relação de causa e conseqüência desenvolvidas de forma psicológica interessante. Dentre obras para conferir, com direção de Haneke, está “A Professora de Piano” de 2001, “A Fita Branca” de 2009, e ainda “Amor”, 2012.
Pedro Almodóvar
Este diretor é homossexual assumido, e conhecido pelo mundo por produções folhetinescas com exagero. Os filmes do espanhol Almodóvar apresentam atores com interpretação teatral, obras com muita cor. E o esclarecimento indaga novas dúvidas, com muitas tensões. Para conferir há “Carne trêmula” de 1997, “Fale com Ela” de 2002 e “Volver”, 2006.
Martin Scorsese
Martin Scorsese é filho de imigrantes italianos e cresceu no bairro italiano Little Italy. A origem ítalo-americana e o contato com a cultura italiana explicam temas que surgem pelos seus filmes, como crime organizado e Igreja Católica. Como sofria de crises de asmas, a única diversão era o passeio ao cinema com seu irmão, situação resultando atualmente no genial diretor.
Um dos destaques vai para parceria com amigo e ator Robert De Niro, pois Martin realizou 8 filmes com o mesmo, como em “Touro Indomável” de 1980. Dentre as obras geniais para conferir está “Goodfellas” de 1990, “Os Infiltrados” de 2006 e ainda “A Invenção de Hugo Cabret” de 2011.
Federico Fellini
Esse grande mestre diretor é tão consagrado que o seu sobrenome é referência pela história, com o termo felliniano; o diretor se transformou em adjetivo pelo destaque imenso no cinema e artes, com comunicação com público usando símbolos. Obra genial para assistir é “A Doce Vida” de 1960, “Noites de Cabíria” de 1957, e “Roma de Fellini” de 1972.
Alfred Hitchcock
Hitchcock é gênio incomparável, sendo precursor de truques de filmagens, e líder no gênero Suspense. De acordo com Truffaut, Hitchcock filmava cenas de amor como se fossem de assassinatos, e as cenas de assassinato como se fossem românticas.
O diretor é conhecido pelo domínio da linguagem cinematográfica e dos recursos técnicos, pela forma única de condução da narrativa com envolvimento do espectador, com situações de tensão, e de suspense. “Um Corpo Que Cai” de 1958, “Psicose” de 1960 e “Os Pássaros” de 1963 são excelentes obras.
Quentin Tarantino
Quentin Tarantino é o diretor cool que merece destaque por atingir os mais diferentes públicos de maneira única. O diretor de interessante carga de valores possui domínio de linguagem do cinema, e é cinéfilo sem preconceitos, com gosto particular para faceta mais obscura do cinema e cultura.
Pelas obras de Quentin Tarantino há destaque para violência, trilhas sonoras marcantes, diálogos únicos e personagens anti-heróis. Filmes inesquecíveis são “Cães de Aluguel” de 1992, “Kill Bill Vol. I e II”, de 2003 e 2004, e ainda “Django Livre”, de 2012.
Roman Polanski
Polanski é um grande diretor, e é sobrevivente do holocausto. Sua vida foi marcada por sexos, bebidas e muitas parceiras. Há situações famosas com o diretor, a polícia e opinião pública. O lado sexualmente caótico é encontrado por alguns filmes de Polanski.
O filme “Chinatown” teve 11 indicações ao Oscar, no ano 1975. Os temas de loucura e paranóia são explorados em filmes do diretor. Para conferir há “Chinatown” de 1974, “Repulsa ao Sexo” de 1965, e “A Faca na Água” de 1962.
Woody Allen
Este diretor escreve e atua na maior parte de suas obras, sendo algumas otimistas e outras nem tanto. Os filmes alcançaram sucesso, de início, pela ilustração das neuroses da alta sociedade de Nova Iorque, e Woody pertence à mesma.
O diretor é considerado lenda viva do cinema, com criação de obras primas, e sendo pioneiro com sua atuação nos filmes e em diversas situações, com diálogo com público na narrativa. Filme para conferir é “Match Point” de 2005, “Meia Noite em Paris” de 2010, e “Vicky Cristina Barcelona” de 2008.
Stanley Kubrick
Stanley Kubrick é conhecido pela perfeição, um grande gênio do cinema. Com habilidade no xadrez, sereno e circunspecto, e também como diretor reservado, merece destaque como artista com olhar clínico, com atenção. O estilo do diretor une a consistência visual de técnicas da pintura clássica com possibilidades do avanço tecnológico.
Um destaque importante é a trilha sonora de suas obras, e entrega do diretor completa com os filmes, com muito empenho e dedicação. Para assistir há “Laranja Mecânica” de 1971, “Nascido para Matar” de 1987, e ainda “O Iluminado” de 1980.
Ingmar Bergman
Diretor brilhante destacado por produções impecáveis e excelente fotografia. O diretor retratou em maestria temas existenciais, como a culpa, solidão e fé, em especial, a morte, e relações humanas. Para conhecer mais sobre suas obras há “Morangos Silvestres” de 1957, “O Sétimo Selo” de 1956, e ainda “A Hora do Lobo” de 1968.
Steven Spielberg??????
Tarantino, Allen e Polanski na lista? Cara….queria ser diferentão né sacana? Haha…Tá bom, tá bom…fazer um top 10 melhores diretores é uma tarefa indigesta, ousada. Ponto pra você que mesmo levando bala de todos os lado, fez uma. Impossível concordar, mas parabéns pela iniciativa e dar a cara a tapa sem medo.
Quem quer que tenha criado isto, claramente, não tem a menor ideia do que fala. Me pergunto se já abriu um livro sobre o assunto. Haneke, Tarantino e Almodóvar não estariam nem mesmo em um top 100. E ainda tem a coragem de colocá-los na frente de Hitchcock.
Alen em terceiro, Bergman em primeiro, Scorcese em oitavo e sem coppola e Chaplin. Essa lista nem faz sentido
Chaplin era jogador de futebol?
Minha lista é:
1.Felinni
2.Bergman
3.Ridley Scott
4.Kubrick
5.Eisenstein e Hitchikoc
6.Lucas e
7.Polanski e Cameron
8.Spilberg e Angelopoulos
9.Almodóvar e Kurosawa
10.Visconti e Scorcese
Oliver Stone
Kkkkkkk atacante!
Steven Spielberg era o zagueiro e James Cameron era centravante… Kkkkkkkkk esse cara viajou!
Uma lista sem Spielberg e james cameron, tá de sacanagem.
Eu ainda colocaria Jonh Carpenter, pois ele inovou e criou estilos de como fazer o cinema de terror. Estilo esses que foram e ainda são copiados a exaustão até os dias de hoje.
Aposto que a maioria dessa galera aqui que ta perguntando porque Spielberg nao esta em primeiro nao conhece bem a maioria dos trabalhos dos diretores dessa lista. Essa eh a opiniao mais “maria vai com as outras” do mundo da arte. Eh o camarada q nao entende NADA do assunto e quer dar pitaco. Sao poucos os que conhece o mundo do cinema e que acham que Spielberg deveria estar num top 10.
Realmente não acho que Spielberg seja o melhor diretor, mas por todas as obras que o mesmo já produziu, “A Lista de Schindler” e “Tubarão” são dois bons exemplos que mostram que ele deveria estar sim nessa lista. Assim como Coppola também deveria estar.
Eu também acho que Spielberg não caberia num top 10, mas num top 10 que tem Michael Haneke (com tanto diretor francês melhor) não é absurdo nenhum se tivesse Spielberg.
Vc quer pagar de entendedor diferentao… Falou asneira
Sou bem leigo no assunto, mas Sergio Leone é bem melhor diretor do que alguns aí!!
Spielberg não podia estar fora dessa lista.
Faltou Steven Spielberg, ridley Scott e cristopher Nolan.
Os que realmente tinha que está nesta lista são Steven Spielberg, ridley Scott, e cristopher Nolan.
Simplesmente ridículo! Mas quem m&rdas criou essa lista? Um Enzo apedeuta de 11 anos de idade metido a cult? Tem diretores aqui que nem sequer entrariam em um Top 200, quem dirá um Top 10! David Lean, Lubitsch, Griffith, Eisenstein, Lang, Capra, Murnau e Wyler mudaram a história do cinema, pra um imbecil desses no futuro criar uma piada dessas?