Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 razões pelas quais a eutanásia não é a solução

Top 10 razões pelas quais a eutanásia não é a solução

Em décadas recentes, aumentaram os debates sobre a eutanásia, a prática de acabar com a vida de uma forma indolor. Uma das maiores controvérsias que cercam a questão, é se deve ou não ser legalizada. Os defensores da eutanásia exigem que a mesma seja legalizada, por ajudar os pacientes sem esperança a terminar o sofrimento deles.
E acreditam que as pessoas têm o direito de fazer o que quiser com o corpo delas, até se isso significa acabar com suas vidas para impedir a dor. Mas os oponentes da prática argumentam que ela deve ser banida. A prática da eutanásia tem muitos resultados indesejáveis e prejudiciais.

10°

Eutanásia é assassinato

assassinato razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao
A eutanásia, que vem da palavra grega eu thanatos, significando morte boa ou digna, é o ato consciente de terminar com a vida por retenção de tratamento necessário, a eutanásia passiva.
Ou realizar um procedimento que causa diretamente e rapidamente a morte, a eutanásia ativa. Embora vistas por alguns como benéficas, a eutanásia passiva e ativa são consideradas imorais, pecaminosas, e na mesma categoria do aborto, um assassinato. No Brasil é crime, considerado homicídio.

Eutanásia dá poder de matar aos médicos

poder aos medicos razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao
Os médicos estão habilitados para eutanásia. E isso dá a eles a oportunidade de brincar de Deus e a maioria dos médicos, principalmente aqueles que consideram sua profissão como uma ocupação e não uma paixão, aproveitará esta oportunidade. Isto é especialmente real para aqueles indivíduos sem escrúpulos.

Eutanásia destrói a confiança do paciente na profissão médica

destroi confianca razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao
Os médicos são as pessoas para os que estão doentes, e fracos e sentindo dor recorrerem como fonte segura. São indivíduos de confiança importantes para orientação e aconselhamento sobre a saúde.
Todos os acham que eles tem poder de curar e salvar vidas. Afinal, é o objetivo principal deles, salvar e não fazer mal. Então a seguinte situação é para refletir, de estar doente, e encontrar o médico de confiança realmente a praticar a eutanásia.

Eutanásia enfraquece a pesquisa médica

enfraquece pesquisa medica razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao
Compreendemos o motivo de algumas pessoas desejarem se matar. A dor é, em algumas vezes, é demais ao ponto que não é mais suportável para quem está sofrendo.
Mas, uma coisa que muitas pessoas, especialmente aqueles que apoiam a eutanásia, devem perceber que há uma cura para doenças, não importa o quanto pior elas sejam. Mesmo que algumas não sejam ainda descobertas, com o tempo, se tornarão disponíveis. Definitivamente, a eutanásia não é a solução para o enfermo.

Legalização da eutanásia envia uma mensagem de que a vida não vale a pena

vida nao vale a pena razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao

Os defensores da eutanásia costumam dizer que a eutanásia é uma forma de morrer com dignidade. Mas isto está errado. A eutanásia está matando e destruindo uma vida.
Aceitar que a vida traz, tão bem como lutar até o final, não importa o quanto difícil ou dolorosa, a batalha seja, e esperar pela morte chegar naturalmente é como realmente acontece a morte digna.

Legalização da eutanásia muda a consciência pública

muda conciencia publica razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao
A lei é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para mudar as crenças das pessoas, comportamento e consciência. Quando uma prática se torna legal e amplamente aceita, a mesma se transforma correta aos olhos da sociedade. Matar jamais deve ser o método correto.

Legalização da eutanásia leva a mais e mais matança

mais e mais matanca razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao
Os opositores da eutanásia argumentam que a legalização da mesma levaria a sociedade abaixo, uma ladeira escorregadia perigosa. Uma vez que a eutanásia seja legalmente permitida, as pessoas começarão a concordar que o suicídio é a solução legítima para os problemas da vida.

Eutanásia encoraja as pessoas vulneráveis a terminar com suas vidas

encoraja pessoas vulneraveis razoes pelas quais a eutanasia nao e a solucao
Os defensores da eutanásia promovem a legalização por acreditarem que seja uma forma de proteger as pessoas vulneráveis da morte injusta e oferecer aos pacientes a morte com dignidade desejada e pacífica.
Os opositores da prática contrariam isto com a defesa de que a legalização da eutanásia não protege as pessoas vulneráveis, mas sim pressiona os mesmos a tomar decisões unilateralmente. Suicídio continua sendo suicídio, não importa se é assistido ou não.

As pessoas que solicitam a morte de misericórdia realmente não desejam morrer

nao desejam morrer razões pelas quais a eutanásia não é a solução
Em momentos difíceis, especialmente na presença da morte, os pacientes são altamente vulneráveis. Eles não têm o conhecimento e força para compreender totalmente a situação deles, o que geralmente afeta suas decisões.
Muitas pessoas pensam que a principal razão de pacientes procurarem por eutanásia, é por causa da dor associada com a doença, mas a verdade é que se trata do medo do desconhecido.

Eutanásia é desnecessária, há muitas alternativas melhores

ha alternativas melhores razões pelas quais a eutanásia não é a solução
As pessoas acreditam que na situação de ser diagnosticado com uma doença terminal, apenas há 2 escolhas, ou morrer lentamente em dor, ou morrer rapidamente com eutanásia.
E poucos sabem que há outra opção que as pessoas doentes podem escolher, sendo constituída de amor e carinho competente. O maior medo das pessoas diagnosticadas com doença não é a dor física, mas o medo de serem vistos como um encargo e abandonados pelas suas famílias.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

batatas entre os alimentos que você não vai acreditar que causam cancêr

Top 10 alimentos que você não vai acreditar que causam câncer

Qualquer alimento modificado por produtos químicos ou cultivados com produtos químicos pode ter uma reação …

7 Comentários

  1. Trabalho em terapia intensiva e já vi vários clientes diagnosticados terminal e com muito sofrimento se recuperarem e retornarem para agradecer a assistência. Nosso país não está preparado para essa conduta,nossa constituição deixa brechas para o erro . Os hospitais em sua maioria não tem condições humana e equipamentos para lidar com a eutanásia.

  2. Como é fácil falar da dor dos outros!
    A questão não é se a eutanásia é ou não uma solução, pois obviamente a solução seria a cura.
    Mas existem dores dilacerantes que a maioria de nós (felizmente) pode apenas “tentar” imaginar,
    e para as quais nem a morfina pode fazer efeito. Então façamos um esforço para nos imaginarmos nessa situação, de sermos esta pessoa, ou de sermos alguém que ama essa pessoa e a vê sofrendo dia a dia de forma ininterrupta uma dor excruciante e tendo sua vida prolongada apenas para prosseguir no martírio, sem trégua. Aí, talvez, possamos considerar a possibilidade de haver uma certa humanidade neste gesto.

    • Verdade. Simples e direto, ficar sofrendo sentindo aquela dor infinita por que “não é a solução”.
      Fica vocês sofrendo no lugar, aí quero ver a “solução”.

  3. Entendo que o título é “as 10 razões pelas quais a eutanásia NÃO é a solução”, porém devo dizer que o que se vê nesse post é apenas eu, eu, eu, a sociedade e os médicos, com alguns argumentos baseados em crenças religiosas. Ressalto, antes de mais nada, que o meu comentário é acerca dos argumentos usados nessa publicação e não do posicionamento adotado pelo autor do texto.
    Primeiramente, a questão da legalização de algo nunca deve ser analisada a partir de preceitos religiosos. Logo no início do post, nota-se esse posicionamento com “uma prática pecaminosa”; pode não ter sido intenção do autor se expressar de tal maneira, é claro, no entanto, ser contra algo por motivos de ser “uma prática pecaminosa” denota uma posição claramente religiosa, ainda que não intencionalmente.
    Basicamente, os argumentos que foram utilizados aqui não abordam o ponto de vista do mais importante elemento da situação: o paciente, o enfermo. Pelo contrário, vê-se a defesa da sociedade, da maneira como as outras pessoas vão encarar a prática e como os médicos passarão a ser vistos. E nenhum desses fatores tem necessariamente ligação com o paciente, pois não se defende o estado psicológico e emocional do paciente.
    Não faz sentido prolongar a vida de uma pessoa que está sofrendo e incentiva-la a ter esperanças, se não se pode ajudá-la a parar de sofrer, se sua esperança acabará sendo em vão. Encarar a questão pelo ponto de vista familiar, médico, religioso ou científico NÃO é a solução.
    Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Ninguém gostaria de passar anos deitado numa cama, entupido de remédios e quase a maior parte do tempo inconsciente. Isso é existir, meus caros, e não viver. parem de ver a vida apenas como biológica e material.

  4. Realmente eutanásia nunca será a solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *