Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 lugares menos densamente povoados do mundo

Top 10 lugares menos densamente povoados do mundo

Estão em destaque nesta seleção os 10 lugares menos densamente povoados do mundo, em relação a 2015. A Terra é constituída de 149 milhões de quilômetros quadrados, um espaço enorme que jamais chegará a ser totalmente povoado. Com 7.12 bilhões de pessoas dividindo o planeta, resulta em algo em torno de 48 pessoas compartilhando cada quilômetro quadrado. É muito area, não é mesmo? Porém, há países que vão além. São países com grandes áreas territoriais e pouca população. Veja:

10°

Mauritânia

mauritania entre os paises menos densamente povoados do mundo
Mauritânia, oficialmente a República Islâmica da Mauritânia, tem densidade populacional de 3.36 pessoas por quilômetro quadrado, uma estatística que reflete o clima intenso nessa nação.
Pois 90% do país no Oeste Africano são compostos de deserto, forçando um terço da população a regiões menos árida na costa sul-ocidental e a capital de Nouakchott. Como um resultado da seca enorme, o deserto do país vem se expandindo desde a década de 1960.

Suriname

suriname entre os paises menos densamente povoados do mundo
Suriname é um país minúsculo empoleirado na costa nordeste da América do Sul. É a menor nação do continente, e também uma das menos densamente povoadas.
Com 3.26 habitantes por quilômetro quadrado, o único país de língua holandesa atravessa o Atlântico da Holanda, tem uma população de cerca de 540.000, metade dos quais está localizada na capital do país, Paramaribo, no Norte.

Islândia

islandia entre os paises menos densamente povoados do mundo
Na verdade, a Islândia possui um clima temperado e sua densidade populacional baixa é, em grande parte, devido às suas belezas naturais, os vulcões, gêiseres, areia, e campos de lava que saem da terra. E com 3.15 pessoas por quilômetro quadrado, a Islândia é o destino ideal de viagem se é desejada paz, beleza e uma boa quantidade de socialismo escandinavo.

Austrália

australia entre os paises menos densamente povoados do mundo
O destino de viagem que está na ponta da língua de todos também tem um dos menores índices de pessoa por quilômetro do mundo, há cerca de 23.766.500 habitantes espalhados ao longo de 7.69 milhões de quilômetros quadrados de ilha, uma densidade de 3.09 por km².
O país possui dimensões continentais e a maioria dos australianos vive em cidades que abraçam a costa, levando a formar um anel que circunda uma vasta expansão. O Outback australiano, em grande parte de deserto, é mais um destino de viagem do que massa de terra habitável.

Guiana Francesa

guiana francesa entre os paises menos densamente povoados do mundo

O vizinho do Suriname, no Ocidente, a Guiana Francesa fica na costa nordeste da América do Sul e tem densidade populacional de 2.65 pessoas por quilômetro quadrado.
E embora seja tecnicamente parte da França e União Européia, a moeda da Guiana Francesa é o euro, é amplamente destacada e independente de seu colonizador densamente povoado francês. E metade da população vive em Cayenne, uma cidade no norte do país na costa atlântica.

Namíbia

namibia entre os paises menos densamente povoados do mundo
Embora seja um pouco menos povoado do que a Guiana Francesa, as áreas desabitadas da Namíbia diferem muito de seu duplicado sul-americano com o árido do deserto namibe, um solo seco que consome uma grande parte do país.
O país africano fica no Oceano Atlântico e faz fronteiras com, similarmente pouco povoada, Botswana no Oriente. O último censo coloca sua densidade populacional em 2.56 pessoas por quilômetro quadrado.

Mongólia

mongolia entre os paises menos densamente povoados do mundo
O país que é conhecido principalmente por Genghis Khan e raças impressionantes de cavalos, é também um dos menos densamente povoados do mundo, são 1.92 pessoas ocupando a cada quilômetro quadrado desta enorme massa de terra.
A dificuldade em ocupar grande parte da terra, juntamente com o fato de que faz fronteira com Rússia e China, percorre um longo caminho em justificar a sua baixa densidade populacional, no entanto, uma população que cresce rapidamente poderia mudar este ranking da nação nos próximos anos.
O inverno na Mongólia está sujeito a ventos vindos da Sibéria, tornando Ulaanbaatar, com uma temperatura média de -1.3 graus Celsius, a capital mais fria do mundo.

Ilhas Pitcairn

pitcairn entre os paises menos densamente povoados do mundo
As Ilhas Pitcairn, um dos locais habitados mais remotos do mundo, são localizadas no extremo Sul do Pacífico. E é composto por 4 ilhas vulcânicas pertencentes ao Reino Unido.
Apenas uma das 4 ilhas, Pitcairn, é habitada, com uma população de 56 e uma densidade de 1.19 pessoas por quilômetro quadrado. De fato, as 56 pessoas descendem de 4 famílias originais colonizadoras.

Ilhas Malvinas

ilhas malvinas entre os paises menos densamente povoados do mundo
Com uma população de 0.21 pessoas por quilômetro quadrado, as Ilhas Malvinas são outro território sob jurisdição do Reino Unido. Um arquipélago composto por 778 ilhas, com uma população total de 2.932 habitantes, tem visto crescimento recentemente pelo afluxo de imigração.

Groenlândia

groelandia entre os paises menos povoado do mundo
O território menos densamente povoado do mundo é Groenlândia, com uma taxa de 0.03 pessoas por quilômetro quadrado. O país pertence ao Reino da Dinamarca e tem sido habitado por mais de 4500 anos pelos povos nativos do Canadá e colonos nórdicos da Escandinávia.
A maior parte da Groenlândia é coberta de gelo, com a população residente principalmente ao longo da costa oeste, onde a falta de cobertura glacial, deu lugar à costa rochosa. Com uma população de cerca de 56.000, a Groenlândia é o lugar mais recomendado se é desejada a sensação de deixar a humanidade para trás.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países que mais consomem água no mundo

Top 10 países que mais consomem água no mundo

A escassez da água doce é a maior preocupação da era recente, e logo nos …

8 Comentários

  1. eu morava na groelândia e aprendi
    portugues

  2. E o Canadá? Pensei que ele estaria na lista.

  3. Esqueceram do Acre com uma densidade populacional de -32 pessoas por metro quadrado,isso mesmo,o Acre é tão inabitado que a densidade populacional fica negativa kkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Nem sabia que alguém vivia na Gronelândia kk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *