Ínicio » Luxo » Top 10 países mais ricos da Europa

Top 10 países mais ricos da Europa

Na seleção estão os 10 países mais ricos da Europa, continente de destaque econômico pelo mundo. Mas são percebidas diferenças de riqueza entre os países deste continente. Outro destaque é a União Européia, composta por 27 estados da Europa, com moeda comum, o euro. O critério para seleção dos 10 países é resumido pelo PIB, produto interno bruto.

10°

Bélgica

belgica entre os paises mais ricos da europa
A economia da Bélgica é caracterizada como muito globalizada. A localização do país é pelo coração de região bem industrializada, sendo nação comercial importante.
A economia apresenta força de trabalho altamente produtiva, e os produtos principais exportados pelo país são alimentícios, ferro, aço, automóveis, diamantes lapidados, plásticos, produtos de petróleo e de metais não-ferrosos, têxteis.

Países Baixos

maiores economias da europa paises baixos
Os Países Baixos são nona posição entre os 10 países mais ricos da Europa, com economia muito forte e função especial pela economia do continente. Setores especiais na economia são a pesca, comércio, bancos e transporte. Este país faz parte das 10 maiores nações de exportação.
Os gêneros alimentícios representam o maior setor da indústria. Já outras indústrias de potencial incluem metalurgia, máquinas, elétrica, produtos químicos, turismo e de mercadorias. E representantes importantes são serviços de refino de petróleo, a Shell; Heineken e Unilever.

Polônia

polonia um dos paises mais ricos da europa
A potente economia deste país é saudável entre países pós-comunistas, com crescimento notável. A Polônia é economia que evitou a recessão do ano 2008-2009, de mercado interno forte, moeda flexível.
Ainda é característica baixo endividamento privado, e não depende de único setor da exportação. A partir da queda do governo comunista, o país segue política de liberalização da economia. O setor bancário é um dos maiores pelo mundo.

Turquia

turquia um das maiores economias da europa
A economia do país é dependente da indústria em grandes cidades, e menos da agricultura. Mas a agricultura integra um dos principais pilares da economia na Turquia.
Mais um destaque é o turismo, de crescimento rápido, ainda construção, bancário, eletrônica, têxteis, eletrodomésticos, alimentação, siderurgia, petroquímica, mineração, indústria automobilística e de máquinas.

Espanha

espanha paises mais ricos da europa

O país sofreu o impacto da crise econômica mundial, de início em 2008, porém teve crescimento econômico importante da década de 1990 até 2007. Atualmente há problemas de elevados índice do desemprego, em especial para jovens, dívida pública alta, e desempenho baixo da economia; apesar de reformas econômicas que são predominantes. Contra o ritmo, o espanhol Amâncio Ortega (3° homem mais rico do mundo) fez crescer sua fortuna nos últimos anos.

Itália

italia maiores economias da europa
O norte da Itália é muito desenvolvido industrialmente, já o sul é bastante agrícola. É importada grande parte da energia consumida no país, e quantidade alta da matéria-prima.
Os produtos importantes da exportação do país são automóveis, petroquímicos, produtos químicos, tecnologia aeroespacial e de defesa, itens elétricos e eletrodomésticos, alimentos, moda, e armas de fogo. O turismo é parte importante da economia, e na Itália há maior número de patrimônios mundiais da UNESCO.

França

franca entre os paises
A economia deste país é uma das mais fortalecidas pelo mundo, com parque industrial muito variado, com função em fabricação de automóveis, peças, produtos químicos, aviões e alimentos.
Parte importante é indústria de tecnologia de ponta; o país é origem de muitas empresas multinacionais como Carrefour, e Danone. Produtos importantes de exportação são perfumes franceses e vinhos, por exemplo. O setor de turismo é forte em receita; Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo, com um dos pontos turísticos mais famosos.

Reino Unido

reino unido industria
A economia de mercado é predominante no país, e parcialmente regulada. A libra esterlina, moeda do Reino Unido é a terceira moeda de reserva mundial. Os destaques são setor de serviços, turismo, indústria farmacêutica, automobilística, e aeroespacial.

Rússia

russia reserva de petroleo
A economia é de mercado em grandes recursos naturais, em especial gás natural e petróleo. O consumo interno maior e estabilidade política impulsionam o desenvolvimento econômico do país; crescimento por serviços não comercializáveis, e dos bens para mercado interno.
Gás natural, metais, petróleo e madeira integram mais de 80% das exportações da Rússia pelo estrangeiro. Características que definem a Rússia como segundo país mais rico da Europa.

Alemanha

alemanha industria
O país líder na seleção dos 10 países mais ricos da Europa é a Alemanha, muito importante pelo mundo e destaque pelo crescimento tecnológico, militar, econômico, e qualidade de vida. Ainda a prosperidade econômica e elevada condição de vida dos habitantes definem o país.
O país é um grande exportador, com sede de empresas que atuam em diversos locais do mundo, as transnacionais. Frankfurt, cidade global, reúne importantes centros financeiros, como bancos, instituições supranacionais, centros de pesquisas e bolsa de valores.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países com maior população negra fora da África

Top 10 países com maior população negra fora da África

Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente …

15 Comentários

  1. Sò sei de uma coisa,os mais ricos do mundo sò falam em guerra e terrorismo,então pra que eles querem tanta riquesa?

  2. A Rússia é a sexta economia da Europa e não a segunda. O Reino Unido é o quarto país mais rico do mundo, como pode está atrás da Rússia na Europa?

  3. brasil perde para a Alemanha e Russia só

  4. Liz, as pessoas se confundem com isso. A Rússia faz parte da Ásia e da Europa, como o país é muito grande uma parte é da Europa outra é da Ásia.

  5. Quando que a Rússia mudou para Europa que eu não fiquei sabendo? ¬¬

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *