Ínicio » Luxo » Top 10 países mais ricos da Ásia

Top 10 países mais ricos da Ásia

O continente asiático é o maior dos continentes, com base em área e população. A Ásia domina um terço das áreas sólidas da superfície terrestre, e é localização para quase três quintos da população do mundo. É muito interessante a seleção dos 10 países mais ricos da Ásia, dada a importância desse impressionante continente, e considerando o PIB nominal de cada país.

10°

Tailândia – PIB 174,545 bilhões

tailandia producao agricola
A moeda da Tailândia é o baht, e esse país apresentou crescimento anual notável de 1999 até 2005. Na atualidade, é considerado um dos maiores exportadores do arroz pelo mundo, com produção importante de açúcar e tapioca também.
A agricultura é fundamental para a economia, com mais da metade da mão de obra. E o turismo também é setor destacado para o PIB. Bangkok chama atenção pela industrialização na Tailândia. E os EUA são o principal parceiro econômico, depois o Japão e países da Europa.

Arábia Saudita – PIB 307,770 bilhões

arabia saudita a maior reserva de petroleo do mundo
A base da economia da Arábia Saudita é extração do petróleo, e as atividades econômicas em destaque apresentam forte controle do governo. Trata-se do segundo país com maiores reservas de petróleo descobertas.
É o líder exportador de petróleo pelo mundo, com papel de liderança na OPEP. E este setor gera em torno de 75% das receitas orçamentais e 40% do PIB; o setor privado é responsável por cerca dos 35% do PIB.

Irã – PIB 830,7 bilhões

ira petroleo
A economia é resumida em produção agrícola com beterraba, nozes, tâmara, cevada, trigo, cana-de-açúcar e frutas. E na pecuária se destacam ovinos, aves e caprinos. Para mineração há minério de cobre, petróleo, zinco, minério de ferro e gás natural. Na indústria o destaque é para extração e refino do petróleo, alimentos e equipamentos de transporte e tecidos.

Indonésia – PIB 1 trilhão

indonesia entre os países mais ricos da Ásia
O motor principal do crescimento econômico da Indonésia é o próprio consumo interno. E um fator positivo é o investimento crescente feito por investidores locais e estrangeiros para desenvolvimento sólido.
A Indonésia é um dos primeiros a exportar petróleo, borracha e estanho. Mas a maioria da população tem relação com agricultura de subsistência, pesca e exploração florestal.

Turquia – PIB 1,116 trilhões

mineracao turquia mais rica

Em sexta posição entre os 10 países mais ricos da Ásia está a Turquia com economia em mistura de complexo da indústria e comércio modernos, com setor agrícola tradicional. O setor privado é forte e crescente, porém o Estado participa de forma preponderante pela indústria de base, mineração, transporte, comunicações e bancos.

Coréia do Sul – PIB 1,4 trilhões

coreia do sul um dos países mais ricos da Ásia
A economia possui base em indústria e serviços, com grande crescimento, e a Coréia do Sul faz parte dos tigres asiáticos. Os principais recursos minerais são ferro, carvão e tungstênio. De indústria são destacados setores automobilísticos, siderúrgico, construção naval, eletrodomésticos, cimento e químico; o país é um dos maiores exportadores mundiais.

Rússia – PIB 2,2 trilhões

russia reserva de petroleo
A Rússia apresenta recursos naturais e humanos na economia, com desenvolvimento econômico relevante, sendo integrante da área da APEC, Asia-Pacific Economic Cooperation, bloco econômico para transformação do Pacífico em região de livre comércio, com economias americanas, asiáticas e da Oceania.

Índia – PIB 4 trilhões

india um dos países mais ricos da Ásia
A economia da Índia é a terceira mais desenvolvida asiática no que se refere ao PIB nominal. Os produtos importantes cultivados são algodão, chá, juta, arroz, trigo, milho, tabaco e cana-de-açúcar.
São muitas regiões de monoculturas para exportação, as plantations. E a Índia possui o segundo maior rebanho bovino no mundo. Os serviços e indústria apresentam grande desenvolvimento.

Japão – PIB 5,4 trilhões

japao industria automobilistica
Esta é a terceira economia do mundo, considerando o PIB nominal, atrás somente da China e EUA. O Japão ocupa a nona posição em competitividade do Fórum Econômico Mundial.
A mineração é focada em enxofre, asfalto natural e calcário; e a indústria japonesa em máquinas, produtos eletroeletrônicos, siderúrgica e equipamentos de transporte. Também são importantes os setores da pecuária e de produtos agrícolas.

China – PIB 10,8 trilhões

china uma das maiores economias da Ásia
A China é o país mais rico da Ásia e é segunda maior economia do mundo, atrás dos EUA. Esta nação apresenta maior crescimento econômico pelos últimos 25 anos, e a renda per capita também cresce; ocupa na seleção a primeira posição de país mais rico no continente asiático.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países com maior população negra fora da África

Top 10 países com maior população negra fora da África

Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente …

5 Comentários

  1. A Rússia e a Turquia estão aparecendo no ranking da Ásia e da Europa?

  2. Estes são por PIB, os por IDH são:
    1º Singapura – IDH 0,912
    2º Hong Kong – IDH 0,910
    3º Coreia do Sul* – IDH 0,898
    4º Israel – IDH 0,894
    5º Japão* – IDH 0,891
    6º Brunei – IDH 0,856
    7º Chipre – IDH 0,850
    8º Catar – IDH 0,850
    9º Arábia Saudita* – IDH 0,837
    10º Emirados Árabes Unidos – 0,835

    * – Na lista de PIB

  3. O pib da India ta muito errado ai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *