Ínicio » Luxo » Top 10 países mais ricos da Ásia

Top 10 países mais ricos da Ásia

O continente asiático é o maior dos continentes, com base em área e população. A Ásia domina um terço das áreas sólidas da superfície terrestre, e é localização para quase três quintos da população do mundo. É muito interessante a seleção dos 10 países mais ricos da Ásia, dada a importância desse impressionante continente, e considerando o PIB nominal de cada país.

10°

Tailândia – PIB 174,545 bilhões

tailandia producao agricola
A moeda da Tailândia é o baht, e esse país apresentou crescimento anual notável de 1999 até 2005. Na atualidade, é considerado um dos maiores exportadores do arroz pelo mundo, com produção importante de açúcar e tapioca também.
A agricultura é fundamental para a economia, com mais da metade da mão de obra. E o turismo também é setor destacado para o PIB. Bangkok chama atenção pela industrialização na Tailândia. E os EUA são o principal parceiro econômico, depois o Japão e países da Europa.

Arábia Saudita – PIB 307,770 bilhões

arabia saudita a maior reserva de petroleo do mundo
A base da economia da Arábia Saudita é extração do petróleo, e as atividades econômicas em destaque apresentam forte controle do governo. Trata-se do segundo país com maiores reservas de petróleo descobertas.
É o líder exportador de petróleo pelo mundo, com papel de liderança na OPEP. E este setor gera em torno de 75% das receitas orçamentais e 40% do PIB; o setor privado é responsável por cerca dos 35% do PIB.

Irã – PIB 830,7 bilhões

ira petroleo
A economia é resumida em produção agrícola com beterraba, nozes, tâmara, cevada, trigo, cana-de-açúcar e frutas. E na pecuária se destacam ovinos, aves e caprinos. Para mineração há minério de cobre, petróleo, zinco, minério de ferro e gás natural. Na indústria o destaque é para extração e refino do petróleo, alimentos e equipamentos de transporte e tecidos.

Indonésia – PIB 1 trilhão

indonesia entre os países mais ricos da Ásia
O motor principal do crescimento econômico da Indonésia é o próprio consumo interno. E um fator positivo é o investimento crescente feito por investidores locais e estrangeiros para desenvolvimento sólido.
A Indonésia é um dos primeiros a exportar petróleo, borracha e estanho. Mas a maioria da população tem relação com agricultura de subsistência, pesca e exploração florestal.

Turquia – PIB 1,116 trilhões

mineracao turquia mais rica

Em sexta posição entre os 10 países mais ricos da Ásia está a Turquia com economia em mistura de complexo da indústria e comércio modernos, com setor agrícola tradicional. O setor privado é forte e crescente, porém o Estado participa de forma preponderante pela indústria de base, mineração, transporte, comunicações e bancos.

Coréia do Sul – PIB 1,4 trilhões

coreia do sul um dos países mais ricos da Ásia
A economia possui base em indústria e serviços, com grande crescimento, e a Coréia do Sul faz parte dos tigres asiáticos. Os principais recursos minerais são ferro, carvão e tungstênio. De indústria são destacados setores automobilísticos, siderúrgico, construção naval, eletrodomésticos, cimento e químico; o país é um dos maiores exportadores mundiais.

Rússia – PIB 2,2 trilhões

russia reserva de petroleo
A Rússia apresenta recursos naturais e humanos na economia, com desenvolvimento econômico relevante, sendo integrante da área da APEC, Asia-Pacific Economic Cooperation, bloco econômico para transformação do Pacífico em região de livre comércio, com economias americanas, asiáticas e da Oceania.

Índia – PIB 4 trilhões

india um dos países mais ricos da Ásia
A economia da Índia é a terceira mais desenvolvida asiática no que se refere ao PIB nominal. Os produtos importantes cultivados são algodão, chá, juta, arroz, trigo, milho, tabaco e cana-de-açúcar.
São muitas regiões de monoculturas para exportação, as plantations. E a Índia possui o segundo maior rebanho bovino no mundo. Os serviços e indústria apresentam grande desenvolvimento.

Japão – PIB 5,4 trilhões

japao industria automobilistica
Esta é a terceira economia do mundo, considerando o PIB nominal, atrás somente da China e EUA. O Japão ocupa a nona posição em competitividade do Fórum Econômico Mundial.
A mineração é focada em enxofre, asfalto natural e calcário; e a indústria japonesa em máquinas, produtos eletroeletrônicos, siderúrgica e equipamentos de transporte. Também são importantes os setores da pecuária e de produtos agrícolas.

China – PIB 10,8 trilhões

china uma das maiores economias da Ásia
A China é o país mais rico da Ásia e é segunda maior economia do mundo, atrás dos EUA. Esta nação apresenta maior crescimento econômico pelos últimos 25 anos, e a renda per capita também cresce; ocupa na seleção a primeira posição de país mais rico no continente asiático.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

eslovaquia paises com maior consumo de alcool no mundo

Top 10 países com maior consumo de álcool no mundo

Desde os tempos primitivos, a bebida alcoólica é a mais desnecessariamente usada de todos os …

5 Comentários

  1. A Rússia e a Turquia estão aparecendo no ranking da Ásia e da Europa?

  2. Estes são por PIB, os por IDH são:
    1º Singapura – IDH 0,912
    2º Hong Kong – IDH 0,910
    3º Coreia do Sul* – IDH 0,898
    4º Israel – IDH 0,894
    5º Japão* – IDH 0,891
    6º Brunei – IDH 0,856
    7º Chipre – IDH 0,850
    8º Catar – IDH 0,850
    9º Arábia Saudita* – IDH 0,837
    10º Emirados Árabes Unidos – 0,835

    * – Na lista de PIB

  3. O pib da India ta muito errado ai…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *