Ínicio » Musicas » Top 10 maiores bandas de rock brasileiras da história

Top 10 maiores bandas de rock brasileiras da história

O Brasil tem uma das cenas musicais mais complexas e diversas ao redor do mundo, já que é o maior país na América do Sul e América Latina, assim como o quinto maior país do mundo por área a população. O Brasil gerou muitos gêneros musicais únicos, com samba e bossa nova sendo os mais conhecidos no exterior.

Mas também há alguns gêneros únicos e específicos desenvolvidos no Brasil, como pagode, MPB, axé, forró, sertanejo, funk carioca, choro, rock gaúcho, entre outros. Tais músicos famosos mundialmente como Antônio Carlos Jobim, João Gilberto e Caetano Veloso são do Brasil. Os músicos eletrônicos famosos Gui Boratto e Amon Tobin são brasileiros também. Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores bandas de rock brasileiras da história.

10°

Los Hermanos

los hermanos entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Los Hermanos é uma banda de rock do Rio de Janeiro, formada em 1997. O grupo misturou rock alternativo com MPB, samba, folk, entre outros. Embora a banda seja brasileira, o nome é espanhol, que significa “os irmãos”. Seu maior sucesso, sem dúvida, foi “Anna Julia” nos anos 2000.

Angra

Angra entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Angra é uma banda de metal power progressivo de São Paulo, formada em 1991. A banda é conhecida fora do Brasil, especialmente na Europa e Japão. Em novembro de 2014, a banda anunciou seu oitavo álbum de estúdio, Secret Garden, que foi lançado em dezembro no Japão e em janeiro de 2015 no Brasil e Europa.

Em setembro de 2015, Angra se apresentou no Rock in Rio com convidados especiais Doro Pesch e Dee Snider. Um terceiro convidado surpresa foi também anunciado no meio do show, o guitarrista Marcelo Barbosa, que foi revelado como substituição de tour do Kiko Loureiro. Ele tinha se juntado ao Megadeth no início do ano.

Barão Vermelho

Barao Vermelho entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Barão Vermelho é uma banda brasileira do Rio de Janeiro, formada em 1981. Ela é considerada uma das mais influentes bandas no rock brasileiro. Após seu fim em 2013, a banda decidir retornar as atividades em 2017 sem o vocalista Frejat. Em seu lugar entrou o cantor Rodrigo Nogueira, líder da banda Suricato, revelada pelo programa Superstar em 2014.

Krisiun

Krisiun entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
A banda de death metal mais conhecida do Brasil, Krisiun foi formada em 1990. Desde sua formação eles ganharam uma reputação no mundo todo por seu estilo death metal, mas técnico.

Os Paralamas do Sucesso

Os Paralamas do Sucesso entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia

Os Paralamas do Sucesso é um famosa banda de rock brasileira, formada em Seropédica, no final da década de 1970. Em seu início, a banda combinou reggae e ska com rock e new wave, mas mais tarde adicionou arranjos de sirene e ritmos latinos.

Sarcófago

Sarcofago entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Sarcófago foi uma banda de metal brasileira muito influente nos anos de 1985 a 2000. Eles foram liderados pelo cantor original do Sepultura, Wagner Lamounier, e Geraldo Minelli. A capa do álbum de estréia da banda, “I.N.R.I.”, é considerada uma grande influência na maquiagem de estilo de pintura de corpo do black metal.

Este disco é também considerado um dos álbuns “first wave” que ajudaram a moldar o gênero. Seu segundo álbum, “The Laws of Scourge”, foi um dos primeiros discos de death metal técnico a ser lançado. E foram citados como influências por ícones do black metal como Euronymous (Mayhem), Fenriz (Darkthrone), Marko Laiho (Beherit), e Satyr (Satyricon).

Titãs

Titas entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Titãs é uma das bandas de rock de maior sucesso no Brasil. Ela foi formada em São Paulo, em 1981. Embora os Titãs basicamente toquem pop rock/alternativo, sua música também tem muitos outros estilos ao longo de sua carreira, como new wave, punk, rock, grunge, MPB, música eletrônica e mais.

Sobre o primeiro álbum, no ano de 1984, Ciro Pessoa tem exclusão da banda pelos conflitos com André Jung, baterista. Logo após, assinaram com gravadora WEA e fazem gravação do primeiro disco da banda, agora como Titãs, nome oficial.

Neste disco homônimo são encontrados os sucessos, sendo exemplo “Sonífera Ilha” que resultou para banda em várias apresentações nos programas de Chacrinha e Raul Gil. Neste disco também, a banda colou nas rádios a canção “Toda Cor”.

Legião Urbana

Legiao Urbana entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Legião Urbana é uma das bandas de rock mais famosas. Ela foi formada em 1982 em Brasília, Distrito Federal. A banda se separou oficialmente em 1996, após a morte do líder Renato Russo, é até hoje uma das bandas de rock brasileiras mais famosas. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá seguiram suas carreiras solo após o fim.

Os Mutantes

os mutantes entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Uma das bandas brasileiras mais influentes, Os Mutantes foi formada em São Paulo, em 1966, pelos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias e a cantora principal Rita Lee. Ativa durante o movimento Tropicália do final da década de 1960, eles levaram a música brasileira e fundiram-na com o rock britânico e psicodelia americana para criar um som único, distintivo.

Sepultura

sepultura entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
Definitivamente a banda brasileira mais conhecida fora do país, Sepultura foi uma força importante nos gêneros thrash metal e groove metal durante o final da década de 1980 e começo dos anos 1990. Originalmente formada como uma banda de metal blackened death/thrash, eles mais tarde mudaram o estilo várias vezes, com seus experimentos posteriores criando influência do metal alternativo, world music, nu metal, hardcore punk e metal industrial.

O nome Sepultura foi selecionado na situação de Max Cavalera traduzir a música do Motörhead denominada “Dancing on Your Grave”. De modo original era composta por Igor Cavalera na bateria, Paulo Jr. no baixo, Max Cavalera apenas guitarrista, e Wagner Lamounier de guitarrista e vocalista.

No ano de 1985, Wagner deixa a banda para formação de Sarcófago, e Max assume vocais, com Jairo Guedez entrando de segundo guitarrista. Jairo sai e entra Andreas Kisser em 1987, determinando a composição clássica que iria durar por 10 anos. Na formação atual, o vocal tem o americano Derrick Green, e Eloy Casagrande na bateria, sendo Andreas guitarrista único.

H

Menção Honrosa: Mamonas Assassinas

mamonas assassinas entre as maiores bandas de rock brasileiras da historia
As bandas relacionadas nesse top 10 possuem/possuíram mais de 20 anos de carreiras de muito sucesso, mas nenhuma se compara as atividades da banda Mamonas Assassinas entre 1995 e 1996. Não podemos deixar de citar honrosamente uma banda que em 7 meses deixou um legado eterno. Com uma misturas de ritmos denominado como rock cômico, eles fizeram um sucesso meteórico até o fim da banda em um acidente aéreo que chocou o Brasil.

Veja também as 10 maiores bandas de rock do mundo em todos os tempos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

lugar do pecado entre as coisas que voce nao sabia sobre Guns N Roses

Top 10 coisas que você não sabia sobre Guns N’ Roses

Nesta seleção estão em destaque as 10 coisas que você não sabia sobre Guns N’ …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *